Experimento de percepção de oxidação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe1

Active Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
37
Reaction score
3
Bom dia cervejeiros!

Vi um vídeo no youtube em que a pessoa engarrafava a cerveja já carbonatada usando apenas um tubo acoplado no picnic, para não fazer splash e espumar. Não havia nenhuma forma de purga de O2 na garrafa.
O pessoal no comentário estava afirmando que era "chuva" de oxidação. Uma das pessoas postou este link de um experimento:

http://brulosophy.com/2017/06/05/fl...-bottling-beer-from-kegs-exbeeriment-results/

Resumindo, ele brassou uma cream ale para o experimento. Carbonatou em um KEG e engarrafou 2 levas. A primeira usando um beergun e a segunda engarrafou direto do picnic para a garrafa. O aparelho mediu 26.5 ppb a 43 ppb na primeira leva e 250 ppb and 700 ppb de oxigênio na segunda.
Ele também realizou um teste cego em 41 pessoas. E apesar de haver uma diferença enorme em quantidade de o2, as pessoas que experimentaram não conseguiram perceber qual era qual.
Alguém conhece algum outro estudo que tenha foco na capacidade de percepção de oxidação na cerveja ou tenho experiência própria sobre este assunto?
 
O Dr Charles Bamforth fez vários estudos e chegou a conclusão de que a temperatura de armazenamento é muito mais importante para reduzir a oxidação do que a quantidade de oxigênio dissolvido na cerveja. A cada 10ºC a mais, a oxidação dobra de velocidade fazendo com que uma cerveja armazenada a 40ºC em um sótão ou armazém sob o sol oxide em uma semana e a mesma cerveja mantida perto de 0ºC demore até 1 ano para dar sinais perceptíveis de oxidação.
Claro que o ideal é diminuir em todas as áreas mas, se vai beber a cerveja rapidamente e ela estiver refrigerada na geladeira, não é o método de engarrafamento que vai mudar muito a situação, principalmente se tiver cuidado mínimo no envase.
Eu uso o Beergun, já engarrafei com e sem o flush de CO2 e não vi nenhum diferença, mas também não mantive a cerveja 6 meses fora da geladeira, não sei que diferença teria nesse caso.

Abs

Victor
 
O Dr Charles Bamforth fez vários estudos e chegou a conclusão de que a temperatura de armazenamento é muito mais importante para reduzir a oxidação do que a quantidade de oxigênio dissolvido na cerveja. A cada 10ºC a mais, a oxidação dobra de velocidade fazendo com que uma cerveja armazenada a 40ºC em um sótão ou armazém sob o sol oxide em uma semana e a mesma cerveja mantida perto de 0ºC demore até 1 ano para dar sinais perceptíveis de oxidação.
Claro que o ideal é diminuir em todas as áreas mas, se vai beber a cerveja rapidamente e ela estiver refrigerada na geladeira, não é o método de engarrafamento que vai mudar muito a situação, principalmente se tiver cuidado mínimo no envase.
Eu uso o Beergun, já engarrafei com e sem o flush de CO2 e não vi nenhum diferença, mas também não mantive a cerveja 6 meses fora da geladeira, não sei que diferença teria nesse caso.

Abs

Victor
Armazenamento resfriado é o caminho, também ouvi o podcast que o Dr. Bamforth explica isso.
 
Legal o post pessoal, parabéns. Vou acompanhar aqui

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
O Dr Charles Bamforth fez vários estudos e chegou a conclusão de que a temperatura de armazenamento é muito mais importante para reduzir a oxidação do que a quantidade de oxigênio dissolvido na cerveja. A cada 10ºC a mais, a oxidação dobra de velocidade fazendo com que uma cerveja armazenada a 40ºC em um sótão ou armazém sob o sol oxide em uma semana e a mesma cerveja mantida perto de 0ºC demore até 1 ano para dar sinais perceptíveis de oxidação.
Claro que o ideal é diminuir em todas as áreas mas, se vai beber a cerveja rapidamente e ela estiver refrigerada na geladeira, não é o método de engarrafamento que vai mudar muito a situação, principalmente se tiver cuidado mínimo no envase.
Eu uso o Beergun, já engarrafei com e sem o flush de CO2 e não vi nenhum diferença, mas também não mantive a cerveja 6 meses fora da geladeira, não sei que diferença teria nesse caso.

Abs

Victor

Interessante. Na minha cabeça isso faz o maior sentido, inclusive desde que passei para carbonatação forçada a cerveja fica 100% do tempo refrigerado. Vocês tem o linlk do podcast ( @Dexavator @matozo)? Estou interessado em ouvir.

Mas nesse experimento em especifico o autor deixou uma parte das 2 amostras por 3 semanas na lavanderia dele (ele não diz a temperatura, mas diz ser quente). Mesmo assim ele diz não perceber, em nenhuma das 2 amostras (na do beergun e a direto do picnic), sinais de oxidação no paladar, nem o “escurecimento” proveniente da oxidação. Será que 3 semanas não foi tempo suficiente?
 
Interessante. Na minha cabeça isso faz o maior sentido, inclusive desde que passei para carbonatação forçada a cerveja fica 100% do tempo refrigerado. Vocês tem o linlk do podcast ( @Dexavator @matozo)? Estou interessado em ouvir.

Mas nesse experimento em especifico o autor deixou uma parte das 2 amostras por 3 semanas na lavanderia dele (ele não diz a temperatura, mas diz ser quente). Mesmo assim ele diz não perceber, em nenhuma das 2 amostras (na do beergun e a direto do picnic), sinais de oxidação no paladar, nem o “escurecimento” proveniente da oxidação. Será que 3 semanas não foi tempo suficiente?
Hoje (19/0672017) saiu um novo experimento no Brulosophy.com sobre oxidação. Dessa vez uma Pale Ale deixada na casa dos 20°C por 100 dias.

Uma versão ele tomou bastante cuidado com oxigenação na transferência pro keg e na outra, não. Não houve diferença percebida (estatisticamente falando).

Tem que ficar com pé atrás com esses experimentos, porque é específico pro equipamento do cara, pra receita usada, nas condições de clima da cidade dele, enfim. Só não deixa de ser interessante.

Com certeza oxidação é real e deve ser evitada, mas isso talvez não seja significativo pra alguns casos.

Não foi pra Pale Ale do experimento.

Link pro podcast: http://pca.st/CQJL

Link pro novo experimento: http://brulosophy.com/2017/06/19/po...-and-storage-temperature-exbeeriment-results/
 

Latest posts

Back
Top