Excesso de carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlineFinatto

New Member
Joined
Oct 31, 2016
Messages
4
Reaction score
0
Boa tarde galera, to com um probleminha de excesso de carbonatação e gostaria de ver se podem me ajudar...
Bom, é a segunda brassagem de weiss que faço e acontece o mesmo problema, porém, nessa última em uma quantidade um pouco menor de carbonatação que a primeira, mas ainda assim parecendo um champagne!
A receita foi de 20L com um rendimento de 18L, utilizei açúcar cristal para o priming, onde foram usados 6g/L. A quantidade de fermento utilizada foi 11g do FERMENTIS WB-06. Durante a brassagem tudo ocorreu bem, porém, no resfriamento foi quando houve o maior problema, pois só consegui resfriar em mais ou menos duas horas (não sei se influenciaria na carbonatação).
Maturei ela por 20 dias, e após fiz a refermentação por mais sete dias, em ambos os casos controlando temperatura.

Desde já sou grata pela atenção e ajuda.
 
Boa tarde galera, to com um probleminha de excesso de carbonatação e gostaria de ver se podem me ajudar...
Bom, é a segunda brassagem de weiss que faço e acontece o mesmo problema, porém, nessa última em uma quantidade um pouco menor de carbonatação que a primeira, mas ainda assim parecendo um champagne!
A receita foi de 20L com um rendimento de 18L, utilizei açúcar cristal para o priming, onde foram usados 6g/L. A quantidade de fermento utilizada foi 11g do FERMENTIS WB-06. Durante a brassagem tudo ocorreu bem, porém, no resfriamento foi quando houve o maior problema, pois só consegui resfriar em mais ou menos duas horas (não sei se influenciaria na carbonatação).
Maturei ela por 20 dias, e após fiz a refermentação por mais sete dias, em ambos os casos controlando temperatura.

Desde já sou grata pela atenção e ajuda.

A mim me parece que possam haver duas causas aqui:

1)A cerveja pode não ter atenuado completamente e por isso continuou fermentando na garrafa,o que com mais o açúcar do priming resultou em um excesso de gás.
Sua maturação de 20 dias foi feita a que temperatura?

2)Excesso de priming.
Você tem certeza que renderam 18l no final?
 
Causas comuns:

1 - Envase com fermentação incompleta
2 - Excesso de açucar no primming (6g/L é um valor bem comum, então acho que não foi isso)
3 - Contaminação por gushing (a cerveja vai ficando fraca e aguada conforme o tempo vai passando)

Champagne é uma caracteristica bem comum nesse tipo de contaminação, então pode ser isso. Dá uma pesquisada aqui no fórum e veja como essa cerveja vai envelhecer (se envelhecer mal, confirma a suspeita de contaminação...)
 
A temperatura inicial de maturação foi de 10°C, depois foi baixada para 5°C.
Faltou poucas ml para 18L de rendimento final.
 
A temperatura inicial de maturação foi de 10°C, depois foi baixada para 5°C.
Faltou poucas ml para 18L de rendimento final.

Nessa faixa de temperatura, o fermento estará inativo, portanto você pode não ter terminado a fase primária...

O WB-06 atenua bastante...Como vc concluiu que a primária foi finalizada?

Mediu um dia e após 2 dias mediu novamente e observou que não houve alteração de densidade?
 
Causas comuns:

1 - Envase com fermentação incompleta
2 - Excesso de açucar no primming (6g/L é um valor bem comum, então acho que não foi isso)
3 - Contaminação por gushing (a cerveja vai ficando fraca e aguada conforme o tempo vai passando)

Champagne é uma caracteristica bem comum nesse tipo de contaminação, então pode ser isso. Dá uma pesquisada aqui no fórum e veja como essa cerveja vai envelhecer (se envelhecer mal, confirma a suspeita de contaminação...)
É como o @jalendre falou...

Ou não deixou a Fermentação Primária terminar, ou seja, sobrou açúcar, e mais o açúcar que você adicionou depois, deu excesso.

Ou sua cerveja está contaminada, o que pode causar gushing (desprendimento descontrolado do CO2, causando espuma incessante) ou então super carbonatação.... que também faz espumar bastante mas é diferente de gushing, dá pra sentir o líquido super-carbonatado na boca, efervescente, o que é diferente do gushing.

Abraço,
 
Nos dois últimos dias da fermentação (sexto e sétimo) foi medido e não houve alteração, aí então no oitavo dia coloquei maturar.
Será que ainda tem como reverter ou controlar essa carbonatação?!
 
Nos dois últimos dias da fermentação (sexto e sétimo) foi medido e não houve alteração, aí então no oitavo dia coloquei maturar.
Será que ainda tem como reverter ou controlar essa carbonatação?!

Se a primária foi concluída e não tem erro no priming, então deve ser problema de contaminação por Gushing...

Deixa as garrafas na geladeira para dar uma reduzida nessa pressão e vai bebendo a cerveja...se ela estiver boa é claro...
 
Pois é, acredito que tenha sido sim, fiz as medições com refratômetro ao invés de densímetro, será que interfere muito?
Sim, já coloquei elas sob refrigeração pra ao menos reduzir.
 
É como o @jalendre falou...

Ou não deixou a Fermentação Primária terminar, ou seja, sobrou açúcar, e mais o açúcar que você adicionou depois, deu excesso.

Ou sua cerveja está contaminada, o que pode causar gushing (desprendimento descontrolado do CO2, causando espuma incessante) ou então super carbonatação.... que também faz espumar bastante mas é diferente de gushing, dá pra sentir o líquido super-carbonatado na boca, efervescente, o que é diferente do gushing.

Abraço,

Guenther falou tudo.

9 entre 10 pessoas que acham que estão com algum tipo de contaminação/gushing (que me perguntam) na verdade é excesso de carbonatação. O que eu faço é realmente o que você descreveu: prove a cerveja..parece espumante? Então é muito provável que você tenha tido uma fermentação incompleta ou muito primming ou os dois juntos. O gushing faz uma bagunça mas se você provar a cerveja ela parece choca, sem gás.
 
Pois é, acredito que tenha sido sim, fiz as medições com refratômetro ao invés de densímetro, será que interfere muito?
Sim, já coloquei elas sob refrigeração pra ao menos reduzir.

Olha, não recomendo utilizar o refratômetro para medir a cerveja, depois que ela já começou a fermentar, pois a presença do álcool prejudica a leitura.

Mesmo usando tabelas de correção e etc, as medidas não são confiáveis.

Para FG eu só uso densímetro. Refratômetro uso somente para verificar como está indo a lavagem...
 
Boa tarde, sobre a contaminação por gushing, li em outro post do Gunther que seria originado em fungos de um malte mal acondicionado, estes fungos nao morrem na fervura? qual seria a forma de evitar/prevenir esta contaminação? Casualmente estou com uma stout que esta apresentando este problema, pressão fraca ao abrir a garrafa porém logo ela comeca espumar. Fiz justamente com os restos de malte que tinha em casa, boa parte do grist carunchado.
 
Olha, pela descrição que ela fez não fiquei convencido de que tenha sido terminada a fermentação primária. Fermentando a uma temperatura tão baixa é só notou ausência de atenuação de um dia para o outro...
Fermentando a essa temperatura eu iria esperar ausência de atenuação por pelo menos 3 dias.
Outra hipótese para o que possa estar acontecendo, supondo que ela tenha terminado a primária, é que esteja transferindo muito fermento para as garrafas. Uma vez li um artigo de um cara que como pesquisa no envase colocou diferentes quantidades de fermento em cada garrafa para uma mesma leva e com priming em quantidade igual para todas as garrafas.
Nas garrafas sem sedimento visível ocorreu carbonatação normal e conforme aumentava a quantidade de sedimento ouve desde hipercarbonatação até a garrafa estourar nas com maior quantidade
 
Isso aconteceu comigo, na minha segunda brassagem. Também foi uma Weiss, e também fermentei com WB-06.

Ao abrir cada garrafa (sem abridor, utilizando um isqueiro pressionado entre a tampinha e o polegar apertado na boca da garrafa) o efeito sonoro era como o de um espumante ou champanhe, aquele "BOOM!" e a tampinha voava pra cima, batia no teto de gesso ao ponto de produzir um retumbe.

A sensação da breja na boca era como um efervescente, a mesma sensação de excesso de gás de uma coca cola quente... Primming foi com açúcar cristal comum (6,5g/L).

Certamente não foi gushing, a sensação na boca não era nada choca, pelo contrário... e ainda meu processo de sanitização é nota média alta. Também não foi supercarbonatação, visto que antes de envasar troquei todo volume de breja de recipiente e pude medir assertivamente 45 litros prontos para envase, a quantidade de açúcar, como já dito, foi comum.

O que me sobrou? Com certeza digo que não deixei o WB-06 terminar a fermentação primária... Era minha segunda leva e acreditava que a fermentação primária durava pontualmente 7 dias, independente do caso. Deixei os 7 dias fermentando e mesmo vendo que quando pressionava levemente a bombona as bolhas saiam aos montes pelo airlock eu decidi erroneamente baixar a temperatura para 5ºC para "maturar".

Depois disso eu aprendi (muito aqui no HBT) que um densímetro ou pelo menos um refratômetro são essenciais para um bom controle do processo e ter pressa na etapa da fermentação é um gravíssimo erro de iniciantes empolgados (ejaculação precoce cervejeira...rs).

Pode até ter pressa pra tudo, menos para fermentar, pois é nesta etapa que sua cerveja de fato está sendo fabricada. Antes disso é água com açúcar, depois disso é cerveja pronta.
 
Atualmente produzo Red, Ipa e Weiss porem somente a weiss teve duas levas com transbordamento na abertura das garrafas, porém, esta ultima leva um amigo teve este problema e fizemos um teste 01/05 e nao tivemos o transbordo da cerveja.
Pesquisando esta ocorrencia pode ser
  • Agitação da garrafa ou da lata antes da abertura, ou ainda na armazenagem, no transporte, ou no manuseio;
  • Líquido muito carbonatado, especialmente nas cervejas onde há leveduras (fermento) no fundo da lata ou garrafa, quando não pasteurizadas (ou não pasteurizadas corretamente);
  • Contaminação (microorganismos, Oxalato de Cálcio, compostos indesejáveis formados pela incipiência de certos íons da água cervejeira, residual de agentes de sanitização, etc.);
  • Presença de certas proteínas oriundas da cevada cultivada em condições diferentes das usuais (mais úmidas);
  • Temperatura do armazenamento da cerveja sensivelmente diferente da temperatura da cerveja na hora da abertura (dica: quanto mais fria for a temperatura de armazenagem em contrapartida a uma temperatura mais quente na abertura da lata ou garrafa, maior será a possibilidade de ocorrer gushing).
Pode ser apenas gushing mesmo ou carbonatação? Temos como medir melhor o processo para evitar a carbonatação alta?

Um abraço,

Luciano Vieira
051 991192558
 
Eu tive problema de super carbonatação! Minhas garrafas explodiram... sorte foram na prateleira... senão poderia ter machucado alguém! Foi em janeiro e fevereiro deste ano... muito calor, e a breja estava carbonatando em temperatura ambiente! Foi um susto danado. Garrafas explodindo e caindo no chão de madrugada. Fora a sujeira e o trabalho que deu para limpar!

Aprendizado né! Conduzir melhor a fermentação!
 
Back
Top