Excesso carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cipriani

Well-Known Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
190
Reaction score
40
Hoje eu percebi que a vida de cervejeiro caseiro pode se tornar muito perigosa. Explodiram duas garrafas de cerveja de trigo após três dias do engarrafamento. Pelo que pude pesquisar há duas causas principais: fermentação incompleta e excesso de açúcar no primming.
Acho errei nos dois. Em relação a fermentação incompleta, serei mais diligente da próxima vez. Quanto ao açúcar, eu usei calculadoras disponíveis na web que me indicaram 75g de açúcar para uma leva de 8 litros. Entretanto, lendo as mensagens aqui no fórum, vi que raramente se ultrapassa 8 g/L.
E isso mesmo?
 
Hoje eu percebi que a vida de cervejeiro caseiro pode se tornar muito perigosa. Explodiram duas garrafas de cerveja de trigo após três dias do engarrafamento. Pelo que pude pesquisar há duas causas principais: fermentação incompleta e excesso de açúcar no primming.
Acho errei nos dois. Em relação a fermentação incompleta, serei mais diligente da próxima vez. Quanto ao açúcar, eu usei calculadoras disponíveis na web que me indicaram 75g de açúcar para uma leva de 8 litros. Entretanto, lendo as mensagens aqui no fórum, vi que raramente se ultrapassa 8 g/L.
E isso mesmo?

cara, as calculadoras geralmente são bem confiáveis. Se tu preencheu tudo certinho, as quantidades de açúcar geralmente são precisas.
não necessariamente 9,4 g/L vai estourar as garrafas. Se as garrafas estiverem íntegras, podem sim aguentar. Mas EU não arriscaria, ou faria antes um teste com poucas garrafas isoladas.

http://brejadobreda.blogspot.com.br/2010/11/desmistificando-o-medo-do-priming.html - aqui ele relata que já utilizou várias vezes 9/L e não teve problemas.

O que pode ter acontecido:
- Tu tem CERTEZA que eram 8 litros? como tu mediu para ter certeza disso?
- Como tu fez o priming? misturou em balde ou garrafa a garrafa? em caso de mistura, ela foi bem uniforme? se garrafa a garrafa, como tu calculou a concentração?
- qual fermento tu usou, quais temperaturas e quanto tempo fermentando? tinha controle de temperatura?

Acho mais provável excesso de priming devido a má dosagem (incerteza quanto ao volume de cerveja ou mistura não uniforme) ou fermentação incompleta.
 
Tiefense,

Bom, na verdade foram 7,2 litros depois de engarrafada. Meu cálculo foi de 8 litros e engarrafei 7,2.

Fiz o primming no balde. Acho que ficou bem dissolvido, pois todas as garrafas estão muito carbonatadas apesar de somente duas terem explodido.

O fermento foi o M20 e ficou treze dias no fermentador. No dia do envase achei que tinha muito gás residual na cerveja. Talvez tenha sido isso.

Essa leva me queimou um pouco a pestana.

1º- levei muito trub para o fermentador.
2º- depois de uma semana de fermentação e de o airlock já ter parado de borbulhar por uns três dias, recomeçou uma fermentação meio esquisita na lama depositada no fundo do balde e o airlock voltou a borbulhar.
3º fiquei com medo dessa fermentação no fundo do balde trazer algum prejuízo para a cerveja. Afinal de contas a fermentação Ale deveria ocorrer na superfície.
4º decidi fazer uma trasfega, embora saiba que já não é bem aceita. A cerveja ficou no segundo fermentador por três dias. O airlock, desde a trafega, não borbulhou.
5º fiz o envase, mas no dia, como já disse, havia muito gás na cerveja. Misturei o primming no balde.

Estava me preparando para uma witbier, mas agora depois do estouro da granada (o armário ficou todo cortado com os estilhaços da garrafa), fiquei meio receoso.
 
e o que pode ser feito depois de explodir uma garrafa? tem como parar o primming pra não gerar mais gás? to com esse medo, ou perde-se tudo? tenho que abrir e tomar, e o que não tomar jogar fora???
 
e o que pode ser feito depois de explodir uma garrafa? tem como parar o primming pra não gerar mais gás? to com esse medo, ou perde-se tudo? tenho que abrir e tomar, e o que não tomar jogar fora???

Coloque na geladeira. Em baixa temperatura o fermento não trabalha. Você pode também abrir todas as garrafas para retirar a pressão excessiva e tampar novamente, mas não garante que não existirá mais açúcar fermentável na cerveja.
 
O procedimento que eu adotei foi o seguinte:

1- Coloque todas as garrafas na geladeira (primeira e imediata ação);

2- no dia seguinte, abre só um pouco as tampas, o suficiente para uma parte do gás sair. Se abrir toda a tampa, como a pressão interna é muito superior à externa, o líquido vai virar espuma e sair da garrafa. Você vai perder a cerveja.

3- volta a fechar a tampa, assim que a espuma atingir a boca da garrafa.

3- continuar esse processo até chegar na pressão que julgar adequada. Cuidado para não retirar excessivamente o gás.

Espero ter ajudado.
 

Latest posts

Back
Top