ExBEERiments: testando técnicas e processos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Amigos,

Compartilho com vocês um site bem interessante que gastei os últimos dias lendo. Trata-se de experimentos feitos para testar diferentes processos e técnicas que são consideradas "essenciais" para atingir como resultado final a "melhor" cerveja possível:

http://brulosophy.com/exbeeriments/

Sempre busquei informações e leituras que pudessem me direcionar à fazer a melhor brassagem possível. Admito que muitas vezes me decepcionei imaginando que algumas alterações no meu processo seriam responsáveis por elevar substancialmente o nível da minha cerveja o que, na maioria dos casos, não foi o que observei ao degustar o produto final.

Quando li o referido site, achei muito interessante ver um cara muito curioso testando diversas variáveis consideradas "dogmas" para uma brassagem ideal e submetendo as cervejas a uma pesquisa contando, algumas vezes, com renomados juízes de concursos, em busca de significância estatística que "comprovassem" que práticas consideradas ruins afetariam de tal forma o produto final a ponto de ser percebido por experientes narinas e paladares. Me surpreendi muito ao ver que em experimentos como de pitching rate, aeração de mosto, temperatura de inoculação de fermento, temperatura de fermentação de lager, hot-side aeration, levar grandes quantidade de trub ao fermentador etc., os resultados finais sempre levaram à cervejas praticamente indistinguíveis.

Considerei muito bom pra mim ler todas as experiências. De antemão, digo que não mudarei meu processo nem deixarei de seguir aquilo que considero boas práticas de produção de cerveja artesanal (muitas delas, inclusive, aprendidas aqui, na leitura deste excelente e muito informativo fórum). Entretanto, certamente alguns dos resultados obtidos pelo cara serviram para me mostrar que muitas vezes não vale a pena investir uma grana muito alta ou um tempo muito grande em alguns estágios que, em um primeiro momento, eu acabava pensando que seria um divisor de águas na qualidade da minha cerveja.

Qual a opinião do pessoal?

Grande abraço,

Chico
 
Cara, muito show!!!

O teste Single vs. Double Dry Hop é impressionante. Tenho muito para ler no feriado.
Valeuu!!!
 
Muito legal,são experimentos que eu sempre tive curiosidade mas a falta de tempo,dinheiro e paciência nunca me deixaram realizar
 
Back
Top