Estimativa de leveduras por volume

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rabello

Well-Known Member
Joined
Oct 12, 2014
Messages
194
Reaction score
39
pessoal,

se eu coloco uma quantidade de lama lavada em um tubo falcon e depois de decantado a frio, eu tenho algo, tipo, 1ml de levedura no fundo, qual seria a estimativa da quantidade de células neste decantado?

Pelo que andei lendo, uma boa estimativa seria algo em torno de 1bi/ml. É isso mesmo? Ou o valor seria outro?
 
Eu gosto de usar a calculadora do MrMalty (http://www.mrmalty.com/calc/calc.html), basta selecionar o slurry e inserir os dados e como seu slurry está (data, mais compactado ou todo em suspensão, % de do que não é levedura), inserir a OG e a quantidade (infelizmente está em galões) e ele indica quantos ml da sua lama deverá usar. Dê uma olhada, mas a resposta, infelizmente, sem um microscópio e as devidas técnicas de contagem, você não poderá ter com certeza (mas esta calculadora já é de boa valia).
 
Eu gosto de usar a calculadora do MrMalty (http://www.mrmalty.com/calc/calc.html), basta selecionar o slurry e inserir os dados e como seu slurry está (data, mais compactado ou todo em suspensão, % de do que não é levedura), inserir a OG e a quantidade (infelizmente está em galões) e ele indica quantos ml da sua lama deverá usar. Dê uma olhada, mas a resposta, infelizmente, sem um microscópio e as devidas técnicas de contagem, você não poderá ter com certeza (mas esta calculadora já é de boa valia).

Então... pelo que observei a calculadora me pede exatamente a estimativa que eu gostaria de saber hehe.. Ela pede que eu informe "qual a concentração de células em bi/ml" como parâmetro de entrada :)

Bom, na barra deslizante ele considera que a parte sólida, se bem compactada" teria até 4,5bi/ml (melhor caso)..... se eu for "pessimista", posso considerar então que teria algo por volta de 3,5bi/ml...

Seria este um raciocínio correto?
 
Então... pelo que observei a calculadora me pede exatamente a estimativa que eu gostaria de saber hehe.. Ela pede que eu informe "qual a concentração de células em bi/ml" como parâmetro de entrada :)

Bom, na barra deslizante ele considera que a parte sólida, se bem compactada" teria até 4,5bi/ml (melhor caso)..... se eu for "pessimista", posso considerar então que teria algo por volta de 3,5bi/ml...

Seria este um raciocínio correto?

Exato, este dado que queria que visse, que deveria responder sua dúvida. Tenho utilizado esta calculadora e nunca tive problemas. Mas faço um pouco diferente. Eu deixo cerveja no fundo do balde e chacoalho. Colho, quando se formam as fases eu faço mais uma coleta, mas só da levedura, assim mantendo ela no ambiente que ela mesma criou. O quanto que retiro é sempre 500ml. Então, mesmo que depois decante novamente, eu agito e considero a calculadora como 1bi de células e inoculo o quanto é necessário. Se preciso de mais de 500ml, uso de outro frasco. Mas isto é totalmente empírico (vulgo, olhômetro comparando com leveduras comerciais líquidas), ainda desejo muito ter acesso a laboratório (na faculdade provavelmente) para contar as células.
 

Latest posts

Back
Top