Esterilizando airlock

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gat

Active Member
Joined
Oct 3, 2018
Messages
26
Reaction score
0
Location
Itajubá-mg
Fui esterilizar o airlock com água feervente e ele se deformou. Ninguém me disse que o material não aguentava essa temperatura, perdi 3 de uma vez.
 
Brincadeiras à parte, acho que essa neura com sanitização é algo a ser analisado.
É importante ter cuidado com a sanitização, mas quando estamos começando, vimos tantos vídeos (concerveja, beer school) que nos dão tanto medo de fazer qualquer coisa que contamine a cerveja que fazemos coisas como o que foi relatado acima. Olha, é muito exagero. As coisas que já aconteceram comigo (todas acidentes de percurso) fazendo cerveja, nem dá para listar aqui. Nunca tive problema com contaminação.
Para terem uma ideia, já caiu um pano de prato muito sujo no balde de fermentação, já ouvi relatos de ter caído um filtro de ar condicionado no balde de fermentação...

Resumo: É muito importante a sanitização, mas ficar neurótico por conta disso a ponto de cozinhar air lock (e tenho certeza que tu fez isso por conta desse medo que colocam na gente), é demais.
 
Verdade, Emer.

Já aconteceu muita coisa comigo também. Lembro que numa das minhas primeira levas a mangueira do chiller soltou e foi água da torneira pro mostro já resfriado. Passei dias angustiantes enquanto a breja fermentava, viu?! rs. No fim, nada.... Recentemente aconteceu algo parecido, so que dessa vez liguei o "pôda-se!", kkkkkkkkkk. De novo, saiu breja boa.

Outra, uso iodopolvidona, ao invés de iodofor, que tem concentração diferente. Nos meus cálculos por gota, calculei errada a quantidade de concentração (pra menos) e fiquei utilizando a solução com concentração errada por um ano... Não perdi uma garrafa.

Dois anos e meio depois que comecei a fazer minhas cervejas, vejo o quanto aloprava com higienização e sanitização. Claro tem temos de ser cautelosos, certo. Tanto hoje continuo muito cuidadoso, mas sem excesso.
 
Last edited:
Aliás, pros meus airlocks, passo uma buchinha com detergente, mal mal, coloco na solução de iodo, depois guardo.
 
Verdade, Emer.

Já aconteceu muita coisa comigo também. Lembro que numa das minhas primeira levas a mangueira do chiller soltou e foi água da torneira pro mostro já resfriado. Passei dias angustiantes enquanto a breja fermentava, viu?! rs. No fim, nada....

Outra, uso iodopolvidona, ao invés de iodofor, que tem concentração diferente. Nos meus cálculos por gota, calculei errada a quantidade de concentração e fiquei utilizando a solução com concentração errada por um ano... Não perdi uma garrafa.

Dois anos e meio depois que comecei a fazer minhas cervejas, vejo o quanto aloprava com higienização e sanitização. Claro tem temos de ser cautelosos, certo. Tanto hoje continuo muito cuidadoso, mas sem excesso.

Perfeito, é isso mesmo. Ficamos excessivamente preocupados com essas neuras... Penso ainda que isso acaba fazendo com que muita gente desista de fazer cerveja por achar que não vai dar conta de tanto detalhe com higienização.
 
Compartilho com o que o colega acima disse sobre a "neura por sanitização". Um exemplo é limpar um chiller de placas com soda para você ver as porcarias pretas que sai de dentro, e nunca ouvi um relato de contaminação em razão disso.
Mas deixo uma dica que li em um relato do Gunther para quem está começando:
Observem bem o interior de suas torneiras e mangueiras, porque dentro delas é comum deixar sujeira que criam colônias de microorganismos, essas sim fontes extremas de contaminação.
Demorei algumas brassagens para descobrir que o fermento que ficava dentro de minha torneira criava uma crosta de podridão. Eliminei isso deixando de molho em água sanitária e depois sanitizando bem.
Meu sterilock eu passo uma água e deixo de molho no iodo após o uso antes de guardar, mas mais por "neura" mesmo, porque o negócio nem entra em contato com a cerveja.
 
damigol, uma questão em off: seu sterilock dá vazão suficiente e funciona bem?
 
Acho que o alerta é pertinente, eu mesmo já deformei um airlock em água quente, não por querer esterilizar, mas porque meu fermentador transbordou na fermentação e ficou tudo grudado dentro do airlock. Como era aquele modelo de peça única sem chance de conseguir limpar.

Se o caso for continuar usando airlock, vale a pena investir em um modelo de 2 ou 3 peças que é tranquilo desmontar e limpar com uma escovinha, geralmente são de acrílico e mais resistentes (cuidar com álcool 70% que pode ressecar esses), senão muda de vez para blow off que é sucesso!
 
damigol, uma questão em off: seu sterilock dá vazão suficiente e funciona bem?

Nunca tive problema de vazão com o sterilock.
Já li que usar ele com o "filtro" molhado pode causar seu entupimento. Por isso sempre sanitizo antes de guardar ele
 
Só nas últimas levas que percebi que o filtro do sterilock sai. Aí com uma daquelas escovas para limpar de pipeta fica tranquilo de limpar. Vou testar essa questão do entupimento quando o filtro est´á molhado, passando a santizar com álcool 70 de véspera. Eu sempre sanitizei com iodofor e tive já problema de vazão, na real quase sempre os baldes estufam à beça.
 
Meus sterilocks estufam bastante o balde, tenho usado somente qnd faço cold crash mesmo. mas provavelmente é pq deixo mergulhado no álcool 70 antes de conectar no fermentador.

Mas o lance de esterilizar com água fervente eu já perdi uns dois potes de plástico com isso :/
 
As vezes vemos alguns vídeos onde dizem para colocar água fervida (isso não quer dizer necessariamente que fervida é fervendo).

Eu uso água mineral e adiciono alcool 70% junto no airlock. Afinal de contas o conteúdo dele não vai ter contato direto com a cerveja, vai apenas deixar sair o que tem que sair e prevenir que entre o que não pode entrar! :)

forte abraço
 
Eu comecei recentemente a produzir cerveja em casa e já comecei direito com o Sterilock, pois eu já tinha lido sobre a dificuldade de limpeza, manutenção do líquido e além do tamanho que atrapalha para uso em geladeira doméstica com esses airlocks tradicionais.
 
Já fervi uma torneira de fermentador daquelas brancas comuns e aconteceu o mesmo. Entortou toda.
Agora eu limpo internamente um espetinho de churrasco com algodão na ponta e deixo mergulhado no Kalyclean, depois passo água e deixo mergulhado no alcool 70. Depois só escorro.
 
Chamei um amigo pra fazer uma brassagem uma vez e o cara, que é agronomo, no final do resfriamento me enfia a mão no mosto pra ver se já tava frio... e não deu nada.
Eu uso blow off e mesmo assim meus baldes estufam, dá nada.
 
Eu uso blow off e mesmo assim meus baldes estufam, dá nada.
Que bom que vc fez essa observação Eu estava pensando migrar do sterilock definitivamente pro blowoff por conta desse problema com os baldes. Tive um balde, que devia estar com defeito, uma pequena fissura, que acabei perdendo os 20 litros quando estufou... Eu estva pensando em usar o blowoff no início da fermentação e depois trocar pelo starilock pra evitar esse "efeito estufa"..srrsrs
 
Que bom que vc fez essa observação Eu estava pensando migrar do sterilock definitivamente pro blowoff por conta desse problema com os baldes. Tive um balde, que devia estar com defeito, uma pequena fissura, que acabei perdendo os 20 litros quando estufou... Eu estva pensando em usar o blowoff no início da fermentação e depois trocar pelo starilock pra evitar esse "efeito estufa"..srrsrs

Comprei mangueiras de silicone da mesma bitola do sterilock, que encaixam na mesma borracha, para usar ambos de acordo com a necessidade. Assim posso usar um ou outro... Como falaram acima, sterilock é muito melhor para o cold crash, pois este reduz a pressão interna do balde e isso acaba sugando o líquido do blowoff para o balde
 
Back
Top