Esta bomba de recirculação é boa?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu comprei a minha parecida com essa esta é a mp15 eu comprei a mp10 menorzinha, comprei em novembro e chegou agora. Inclusive acabei de testar hoje, muito boa bom fluxo silenciosa eu peguei uma promo de black friday deu 189 reais com o frete se tiver paciência vale muito a pena. Demora uma vida mas chega. Nem acredito que a minha de lava-louças aguentou mais 12 receitas depois de travar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bom dia amigo, onde você comprou a 10R?
 
Como tudo dentro do homebrewer, seu bolso é seu guia. Não existe certo ou errado.
Eu mesmo montei a minha bomba de recirculação com essas bombinhas de maquina de lavar, minhas cervejas passaram a ficar extremamente transparentes, sem que seja necessário o uso de gelatina no processo.
Como não faço mash-out, a temperatura mais alta a qual é submetida chega a 70ºC, caso queria fazer o mash-out, chegaria no máximo a 80ºC.
Quanto ao medo com sua toxicidade, considere por exemplo as maquinas de café expresso, quais também possuem componentes plásticos.
 
Como tudo dentro do homebrewer, seu bolso é seu guia. Não existe certo ou errado.
Eu mesmo montei a minha bomba de recirculação com essas bombinhas de maquina de lavar, minhas cervejas passaram a ficar extremamente transparentes, sem que seja necessário o uso de gelatina no processo.
Como não faço mash-out, a temperatura mais alta a qual é submetida chega a 70ºC, caso queria fazer o mash-out, chegaria no máximo a 80ºC.
Quanto ao medo com sua toxicidade, considere por exemplo as maquinas de café expresso, quais também possuem componentes plásticos.
Eu tenho duas de máquina de lavar mas não estão funcionam direito, tem que encher elas de água primeiro para depois ligar e puxar o líquido? faço cerveja há 5 anos e nunca usei, na primeira vez já não funcionou direito e ai abandonei as mesmas. Se puder dar alguma dica de utilização eu agradeço.
 
Então pessoal, tenho preocupação em relação aos materiais aplicados na bomba e dessa forma acabo coletando numa panela de alumínio e fazendo o aparelho com um escorredor de macarrão para fazer aparte e com isso.tenho certeza se a filtragem está funcionando bem.
Estou desenvolvendo um sistema por diferença de pressão que se funcionar posto aqui para vocês avaliarem se vale a pena fugir da bomba inox ou alimentícia.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
 
Eu tenho duas de máquina de lavar mas não estão funcionam direito, tem que encher elas de água primeiro para depois ligar e puxar o líquido? faço cerveja há 5 anos e nunca usei, na primeira vez já não funcionou direito e ai abandonei as mesmas. Se puder dar alguma dica de utilização eu agradeço.
Mas esse é o procedimento mesmo. Elas funcionam afogadas. Não estão com problema.
 
Eu tenho duas de máquina de lavar mas não estão funcionam direito, tem que encher elas de água primeiro para depois ligar e puxar o líquido?

Mas esse é o procedimento mesmo. Elas funcionam afogadas. Não estão com problema.

Só não precisa encher com água...
Tem que encher com o próprio líquido que vai puxar...
Coloca a bomba abaixo do nível.... "afoga" ela com o líquido.... e liga
 
Mas esse é o procedimento mesmo. Elas funcionam afogadas. Não estão com problema.

Pra mim, são pelo menos 4 coisas a se considerar para usar essas bombinhas por muito tempo e sem ter problemas.

1 - Exatamente isso, afogar ela primeiro, ela tem que ser instalada um pouco abaixo do nível da mostura, aí abre a torneira, deixa ela encher e só depois liga;
2 - respeitar a temperatura máxima, que na maioria dos casos é de 80ºC;
3 - na hora que ela é ligada, já afogada, o ideal é que não precise jogar a mais do que 50 cm de altura, depois que pega força, pode ser até 1 m mais ou menos. Mas atenção não apenas a altura, mangueiras costumam dobrar e aí força demais a bomba cuidado com as curvas.
4 - limpar muito bem e sanitizar logo após o uso para evitar contaminação. Elas são fáceis até de abrir e fechar.

Observando essas coisas, elas vão funcionar muito tempo e mesmo que dê problema, é moleza substituir o motorzinho.
 
Lembrando que a bomba chugger está homologada pela NSF que órgão que audita produtos na área alimentícia nos EUA.

Pelo menos as Chugger da WE não tem o interior feito de qualquer plástico, é feito de Polysulfone, adequado para uso alimentício.

"Polysulfones have good resistance to aqeous mineral acids, alkali and salt solutions, oils and greases. Their high biocompatibility and ability to be sterilized makes them highly suitable for medical applications. Most grades can withstand long term exposure to hot chlorinated water. Several grades have received approval for food contact and drinking water." fonte: polysulfone
 
Como qualquer hobby, o que manda é o bolso, que o inox e o alimentício é o melhor não há dúvida. Na minha experiência até o momento, fui feliz com essas de máquina de lavar por quase 2 anos até eu quebrar o copo dela, adaptei umas conexões aquatherm que aguentam mais temperatura e depois espigões em inox, funcionava muito bem, no verão aonde elas esquentam, adaptei um cooler 12v no lado dela para resfriar, nunca tive problema, como o pessoal falou, um dos grandes segredos como em qualquer bomba é depois de usar já limpar, circular água quente para tirar o mosto, abrir, limpar, sanitizar e respeitar a temperatura de trabalho. Agora comprei aquelas solar, que também não são atóxicas, mas aguentam uma temperatura mais alta, com mais margem e no futuro depois que essa estragar, provavelmente vou partir para uma inox.

IMG_20161228_230050.jpg
 
Como qualquer hobby, o que manda é o bolso, que o inox e o alimentício é o melhor não há dúvida. Na minha experiência até o momento, fui feliz com essas de máquina de lavar por quase 2 anos até eu quebrar o copo dela, adaptei umas conexões aquatherm que aguentam mais temperatura e depois espigões em inox, funcionava muito bem, no verão aonde elas esquentam, adaptei um cooler 12v no lado dela para resfriar, nunca tive problema, como o pessoal falou, um dos grandes segredos como em qualquer bomba é depois de usar já limpar, circular água quente para tirar o mosto, abrir, limpar, sanitizar e respeitar a temperatura de trabalho. Agora comprei aquelas solar, que também não são atóxicas, mas aguentam uma temperatura mais alta, com mais margem e no futuro depois que essa estragar, provavelmente vou partir para uma inox.

IMG_20161228_230050.jpg
isso mesmo, eu tinha a solar, mas antes de fazer minha primeira leva a conexão dela quebrou quando estava montando as conexões semlhantes a sua, tinha testado ela e estava muito satisfeito, nem parecia que estava ligada, mas quando ela quebrou comecei a procurar pelas chugger, ms o valor alto comparado a da esferaval que ja era de grau alimenticio e facil de desmontar pra lavar me fizeram optar po ela
 
Só não precisa encher com água...
Tem que encher com o próprio líquido que vai puxar...
Coloca a bomba abaixo do nível.... "afoga" ela com o líquido.... e liga
Valeu amigo, faço cerveja a cinco anos, mas essas bombas nunca tinha usado, fazia o resfriamento com chiller dentro da panela, mas agora com a elétrica resolvi fazer, coloquei abaixo e funcionou, mas o problema é no final, que fica no chiller de contrafluxo, ela não retira todo o mosto. Mas no final deu certo, a perda foi pequena. Obrigado.
 
Eu tenho duas de máquina de lavar mas não estão funcionam direito, tem que encher elas de água primeiro para depois ligar e puxar o líquido? faço cerveja há 5 anos e nunca usei, na primeira vez já não funcionou direito e ai abandonei as mesmas. Se puder dar alguma dica de utilização eu agradeço.

Coloque abaixo do nível da válvula da panela, pois é ela trabalha por gravidade, assim, quando abrir a válvula ela vai se encher e após isso basta liga-la normalmente. Dessa maneira ela conseguirá criar um fluxo constante sem a necessidade de você colocar água!

Depois que estiver funcionando basta regular o fluxo por estrangulamento na válvula da panela, como é o meu caso. No entanto, esse método não é o mais aconselhável, já que força um pouco a bomba, o ideal é que senha uma segunda válvula na saída da bomba para fazer o controle do fluxo, assim não há o risco de rodar seca.

A imagem anexada é da minha primeira bomba, uso ela há um ano, quando ela parar de funcionar vou aprimorar o projeto com uma segunda válvula como citei, mas até então ela funciona perfeitamente.
 

Attachments

  • IMG-20180708-WA0022.jpg
    IMG-20180708-WA0022.jpg
    41.5 KB · Views: 81
Quem ainda está procurando bomba para recirculação e Whirlpool, dêem uma olhada na Rowa RW S30.
Ela tem cabeçote de bronze, é classificada pelo fabricante para uso alimentício, suporta até 95°.
Essa e a bomba utilizada nas beermax de 25 e 75L.
Custa cerca de R$500.
 
Essa bomba é de máquina de lavar louças e suporta a temperatura alta que a lava-louças trabalha.

Por esse motivo não contamina,.

Uma bomba alimentícia seria melhor, mas é muitíssimo cara para quem quer ou precisa ficar no baixo custo.
 
Back
Top