Essência de baunilha

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gualvim

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
63
Reaction score
17
E aí pessoal... andei dando um pesquisada e não achei nada muito conclusivo.
Estou fermentando uma brow Porter e gostaria de adicionar baunilha... como na acho as favas, gostaria de saber se alguém já usou aquelas essências de baunilha que é usada para culinária... se alguém já usou qual seria a proporção???
O resultado foi bom???
Como é uma essência minha intenção é colocar na hora de engarrafar..
ABS!!!!
 
Eu coloquei em uma stout, e ficou bem sutil, mas era isso mesmo que eu queria, ficou lembrando até um chocolate mesmo eu nao colocando nada de chocolate.
usei a Essência de Baunilha Oetker e coloquei 15 mL para 20 L, e foi na hora de engarrafar mesmo.
 
Eu fiz a minha essência com fava. 1 fava em 100ml de vodka.
usei 40ml em 20l de uma robust porter que anteriormente tinha fervido com outra fava inteira. Ficou sutil, lembrando chocolate amargo. Ainda está com 4 meses de guarda e seus sabores ainda estão arredondando, mas ficou boa.
 
Coloquei a essência de baunilha na cerveja, no momento do envase, misturei junto com o priming. Deixei carbonatando por 15 dias, com já faço de costume. Usei a proporção de essência de baunilha conforme mencianado pelo aniga acima. Como minha produção foi de 5L somente usei 4ml de essência. A cerveja carbonatou mas sem espuma nenhuma, ficou flat. Quando olhamos na superficie da cerveja da para ver uma camadinha de gordura. Já li que elementos gordurosos com por exemplo avelã quando adicioando a cerveja atrapalham a espuma. A cerveja ficou boa, mais totalmente flat.

O que vocês acham que pode ter acontecido?

A receita, foi 80% Pale Ale, e os outros 20% dividos entre Chocolate, carafa III e aveia.

Abraços!!!
 
Coloquei a essência de baunilha na cerveja, no momento do envase, misturei junto com o priming. Deixei carbonatando por 15 dias, com já faço de costume. Usei a proporção de essência de baunilha conforme mencianado pelo aniga acima. Como minha produção foi de 5L somente usei 4ml de essência. A cerveja carbonatou mas sem espuma nenhuma, ficou flat. Quando olhamos na superficie da cerveja da para ver uma camadinha de gordura. Já li que elementos gordurosos com por exemplo avelã quando adicioando a cerveja atrapalham a espuma. A cerveja ficou boa, mais totalmente flat.

O que vocês acham que pode ter acontecido?

A receita, foi 80% Pale Ale, e os outros 20% dividos entre Chocolate, carafa III e aveia.

Abraços!!!

Existem dois tipos essências vendidas no comercio, as com base em óleo e as com base em solução alcoólica, as oleosas normalmente são pra chocolate e outros produtos gorduroso em que a alcoolica não mistura.

Talvez vc tenha usado essa por engano. Se a camada de óleo chega a ser visível é porque a quantidade foi "grande", quero dizer, não deve ser resquício de sujeira no equipamento ou qualquer coisa assim, deve ter sido de algo colocado ali mesmo, a essência.

Abraço
 
Existem dois tipos essências vendidas no comercio, as com base em óleo e as com base em solução alcoólica, as oleosas normalmente são pra chocolate e outros produtos gorduroso em que a alcoolica não mistura.

Talvez vc tenha usado essa por engano. Se a camada de óleo chega a ser visível é porque a quantidade foi "grande", quero dizer, não deve ser resquício de sujeira no equipamento ou qualquer coisa assim, deve ter sido de algo colocado ali mesmo, a essência.

Abraço

Eu usei a aquela essência que vende em supermercado da Dr. Oetker... como fiz o processo com sempre fiz...acredito que o erro foi na essencia mesmo, pq no processo não aconteceu nada errado, temperaturas, tempo e densidades foram bem controladas. Como vi esse pequena camada de gordura na superficie da cerveja..achei que poderia ter sido a essência mesma...
Valeu pela ajuda!!!
abs.
 
Gualvim, se tu usou a Essência de Baunilha Oetker, aquela que vem 30 mL em um vidrinho, ela é base, alcool, nao pode ter sido ela de maneira nenhuma, costumo a usar ela pois ja vem um padrao, e é otima qualidade. Revisa teu metodo, a gordura pode ter sido introduzida de outra maneira. Eu tambem ja usei favas de baunilha, so usando a parte interior raspada, nao usei a parte externa, so o pozinho mesmo. e a cerveja ficou boa, esta parte interna nao tem gordura pelo que observei.
Uma suspeita, a aveia, a aveia depedendo a que tu usou, possui um teor de gordura que nao sei precisar, mas depedendo o quanto tu colocou de aveia, pode ser ela a culpada. Eu uso aveia em flocos, no maximo 200g / 20L.
 
Acho mais seguro usar trigo em flocos pra retenção de espuma devido a oleosidade da aveia

André Wenderosck
 
Gualvim, se tu usou a Essência de Baunilha Oetker, aquela que vem 30 mL em um vidrinho, ela é base, alcool, nao pode ter sido ela de maneira nenhuma, costumo a usar ela pois ja vem um padrao, e é otima qualidade. Revisa teu metodo, a gordura pode ter sido introduzida de outra maneira. Eu tambem ja usei favas de baunilha, so usando a parte interior raspada, nao usei a parte externa, so o pozinho mesmo. e a cerveja ficou boa, esta parte interna nao tem gordura pelo que observei.
Uma suspeita, a aveia, a aveia depedendo a que tu usou, possui um teor de gordura que nao sei precisar, mas depedendo o quanto tu colocou de aveia, pode ser ela a culpada. Eu uso aveia em flocos, no maximo 200g / 20L.

Sim usei a essência que falei... olhei a composição dela. É realmente ela é a base de álcool. Eu lembrei que na hora que coloquei a aveia caiu mais do que eu precisava. Até tentei tirar mais não deu certo..fiz uma receita de 5l total de 1.4 kg de maltes... deve ter caído umas 150g de aveia... além de eu ter comprado uma aveia mais barato.. na caixa diz 2,5g de gordura em 30g.
Provavelmente foi a aveia... como foi a primeira vez que usei aveia eu não sabia que ela contia gordura e poderia atrapalhar se usada é uma quantidade maior...
Vivendo e aprendendo com certeza foi isso.... muito obrigado galera!!!
Abs
 
Back
Top