Esqueci de aerar o mosto.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nandopavao

Well-Known Member
Joined
Feb 14, 2014
Messages
47
Reaction score
3
Olá a todos.. Fiz uma american pale ale no domingo e esqueci completamente de aerar o mosto. Estou usando o bio4 american ale, com starter de 2 litros. Acordei de manhã e fui dar uma olhada e não tinha nenhuma atividade no airlock. Aí foi que eu lembrei que não aerei o mosto.

Peguei minha pedra com uma bombinha de aquário e fiz a aeracao por uns 10 minutos... Não consegui mais porque espuma ficou muito alta. 10 minutos de fechado, o airlock começou bem intenso e está até agora lá.

Será que preciso aerar mais esse mosto? Fico com medo de não fermentar direito por falta de oxigênio e dar problema de supercarbonatacao na garrafa.

O que eu faço?

Muito obrigado!
 
Olá a todos.. Fiz uma american pale ale no domingo e esqueci completamente de aerar o mosto. Estou usando o bio4 american ale, com starter de 2 litros. Acordei de manhã e fui dar uma olhada e não tinha nenhuma atividade no airlock. Aí foi que eu lembrei que não aerei o mosto.

Peguei minha pedra com uma bombinha de aquário e fiz a aeracao por uns 10 minutos... Não consegui mais porque espuma ficou muito alta. 10 minutos de fechado, o airlock começou bem intenso e está até agora lá.

Será que preciso aerar mais esse mosto? Fico com medo de não fermentar direito por falta de oxigênio e dar problema de supercarbonatacao na garrafa.

O que eu faço?

Muito obrigado!

Cara, não aere mais..

O fermento tem um lag time, ele pode não mostrar atividade por horas, até umas 24h é razoavelmente comum, isso não quer dizer que ele não esteja trabalhando, é só uma fase.

Não aerar o mosto é menos grave em ales de OG média/baixa, quando se faz um bom starter.

Eu suponho que não vai acontecer nada de mais com a cerveja por vc ter aerado ela 12h depois. O fermento deve ter voltado à atividade aerobica e criado mais fermento com o açucar do mosto, talvez vc tenha menos alcool e mais sabor de fermentação. Mas espere pra ver, relate os resultados.

Abraço
 
Mesmo com starter, ele tem esse lag time?

O que aconteceria ser eu não tivesse aerado?

Muito obrigado!
 
Mesmo com starter, ele tem esse lag time?

O que aconteceria ser eu não tivesse aerado?

Muito obrigado!

Cara, isso depende muito de como vc fez o starter, quantidade de fermento que tinha nele, temperatura de inoculação, se deu choque termico no starter...

É comum sim vc jogar um starter em plena atividade e ter um lag time na fermentação. O processo precisa dessa fase, é a que a gente menos vê acontecer, mas ela é extremamente importante. Muita gente fica feliz em ter uma cerveja borbulhando em 4 horas depois de inocular... eu já não sei, leva 4 horas só pra saturar de CO2 o líquido e começar a soltar, eu acho estranho isso.

Aerando vc disponibiliza oxigênio pras células se multiplicarem e sintetizarem alguns compostos importantes pra saúde delas. Essa é a importancia, sem oxigênio há maiores chances delas chegarem extenuadas no final da fermentação e deixarem de reabsorver parte dos off-flavors que ela reabsorveria.
 
Eu sinceramente não vejo tanto problema em ter lag-time curto. Na maioria dos casos, vejo até vantagem.

Slurry recém coletado de outro fermentador, por exemplo, começa a atividade quase instantaneamente.

Outra coisa.... lag-time varia ABSURDAMENTE de fermento pra fermento. Exemplo recente com os testes que tenho feito da Mangroove Jack's... Abbey.... demora pra cacete.... Belgian... rapidíssimo.

Aerar é sempre bom, mas usando fermento seco, pra cervejas não muito fortes, pode-se dizer que não há necessidade.... mas se quiser aerar, ótimo.

Com fermento líquido, como foi o teu caso, eu discordo do Tiago....... aerar é muito importante, mesmo que seja de forma tardia..... o fermento vai absorver tudo em minutos.

Abraço,
 
Depois dessa aerada que eu dei, o fermento começou seu trabalho. Hoje, depois de uma semana fermentando, cheguei no 1.007 (já corrigido).

Fiz o dry hop ontem e vamos ver no que dá. Volto para dar noticias!

Abraços
 
Eu sinceramente não vejo tanto problema em ter lag-time curto. Na maioria dos casos, vejo até vantagem.

Slurry recém coletado de outro fermentador, por exemplo, começa a atividade quase instantaneamente.

Outra coisa.... lag-time varia ABSURDAMENTE de fermento pra fermento. Exemplo recente com os testes que tenho feito da Mangroove Jack's... Abbey.... demora pra cacete.... Belgian... rapidíssimo.

Aerar é sempre bom, mas usando fermento seco, pra cervejas não muito fortes, pode-se dizer que não há necessidade.... mas se quiser aerar, ótimo.

Com fermento líquido, como foi o teu caso, eu discordo do Tiago....... aerar é muito importante, mesmo que seja de forma tardia..... o fermento vai absorver tudo em minutos.

Abraço,

Oi Guenther,

Gostaria de entender melhor esse mecanismo...

Passadas as aproximadamente 12h de lag time, o fermento teria utilizado já todo o oxigênio dissolvido pra sintetizar seus compostos, além de determinar o que vai virar alcool e o que vai virar biomassa com o açucar disponível, ele passaria da fase aerobica pra fase anaerobica.

Além das high gravity em que existe a prática de adicionar mais um pouco de oxigênio no final da lag time, pra estender ela, nunca vi nenhuma referência que considerasse boa a prática de adicionar depois dessa fase. Entretanto, também há pouca referência (que eu conheço) que diga que é ruim, apenas a referência do Palmer, que diz que adicionando oxigênio depois do lag time vc terá geração de diacetil. Referência que foi repetida no site do brewersfriend.

Estou procurando pra ver se encontro algo mais definitivo sobre isso, pra confirmar ou desmentir o que falei de forma intuitiva. Se vc tiver alguma explicação ou referência sobre sua informação seria de grande acréscimo.

Abraço!
 
Tiago, é que tu estás confundindo fase aeróbica com a utilização do oxigênio para sintetizar ácidos graxos e esteróis.

Utilizar o oxigênio pra sintetizar ácidos graxos e esteróis é algo que o fermento faz em qualquer fase, e isso não quer dizer dizer é algo aeróbico..... pois não tema ver com geração de energia (ATP) e isso sim seria a ação aeróbica do fermento, nomeada como a famosa "respiração celular", NO ENTANTO, fase aeróbica com Saccaromyces praticamente não existe em decorrência do efeito de Crabtree.

Ou seja, oxigênio pra sintetizar ácidos e esteróis o fermento usa a qualquer momento, mesmo no meio da fermentação.... por isso a técnica de aerar novamente depois de X horas...... (mesmo quando depois isso a fermentação já iniciou)..... pois seria até prejudicial saturar DEMAIS de O² em uma etapa só (colocar, digamos, 20ppm)..... então faz-se a primeira aeração (até os limites recomendados), deixa ele absorver tudo, e depois pode aerar novamente até os limites de ppm recomendados, e o fermento vai absorver tudo novamente.

Ou seja..... se esqueceu de oxigenar...... pode oxigenar tranquilamente mais tarde pois o fermento vai utilizar o oxigênio do mesmo jeito.

Abraço,
 
Tiago, é que tu estás confundindo fase aeróbica com a utilização do oxigênio para sintetizar ácidos graxos e esteróis.

Utilizar o oxigênio pra sintetizar ácidos graxos e esteróis é algo que o fermento faz em qualquer fase, e isso não quer dizer dizer é algo aeróbico..... pois não tema ver com geração de energia (ATP) e isso sim seria a ação aeróbica do fermento, nomeada como a famosa "respiração celular", NO ENTANTO, fase aeróbica com Saccaromyces praticamente não existe em decorrência do efeito de Crabtree.

Ou seja, oxigênio pra sintetizar ácidos e esteróis o fermento usa a qualquer momento, mesmo no meio da fermentação.... por isso a técnica de aerar novamente depois de X horas...... (mesmo quando depois isso a fermentação já iniciou)..... pois seria até prejudicial saturar DEMAIS de O² em uma etapa só (colocar, digamos, 20ppm)..... então faz-se a primeira aeração (até os limites recomendados), deixa ele absorver tudo, e depois pode aerar novamente até os limites de ppm recomendados, e o fermento vai absorver tudo novamente.

Ou seja..... se esqueceu de oxigenar...... pode oxigenar tranquilamente mais tarde pois o fermento vai utilizar o oxigênio do mesmo jeito.

Abraço,

Faz todo o sentido, Guenther.

Abraço
 

Latest posts

Back
Top