Espuma na mosturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CaioSb71

Well-Known Member
Joined
May 15, 2016
Messages
82
Reaction score
15
Pessoal, acho que este assunto foi tratado em outro tópico, tentei encontrar mas não consegui, por isso trago novamente o tema.
Trabalho com um sistema Rims, panela 30lt e bomba chugger para mosturação/filtragem. Durante os 90 minutos de recirculação vai formando uma espuma sobre o mosto, a qual eu vou retirando, pois se deixar, ela transborda da panela.
Está certo a formação desta espuma?
Está certo retira-la?
Lendo um tópico ontem sobre um fundo falso que entortou devido a uma vazao forte da bomba de recurculação, me ocorreu se não poderia ser esta a razão da geração de espuma, pois eu tb usava a bomba na vazao maxima (na proxima vou fechar um pouco o retorno para recircular lentamente).
Obrigado
Caio


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, alguem poderia me ajudar com esta duvida?
Valeu!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, acho que este assunto foi tratado em outro tópico, tentei encontrar mas não consegui, por isso trago novamente o tema.
Trabalho com um sistema Rims, panela 30lt e bomba chugger para mosturação/filtragem. Durante os 90 minutos de recirculação vai formando uma espuma sobre o mosto, a qual eu vou retirando, pois se deixar, ela transborda da panela.
Está certo a formação desta espuma?
Está certo retira-la?
Lendo um tópico ontem sobre um fundo falso que entortou devido a uma vazao forte da bomba de recurculação, me ocorreu se não poderia ser esta a razão da geração de espuma, pois eu tb usava a bomba na vazao maxima (na proxima vou fechar um pouco o retorno para recircular lentamente).
Obrigado
Caio


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diminua a vazão...a recirculação tem que ser bem lenta.
Se abrir muito a torneira, pode-se criar canais preferenciais e prejudicar a filtragem.
Somando-se a isso, se estiver usando outros cereais não maltados, tenderá a gerar ainda mais espuma.

Eu faço com a vazão bem reduzida
 
Tomazela, obrigado pela resposta.
Acho que tens toda a razao. As brassagens que fiz antes de usar a bomba nao geravam espuma. E pensei que com a bomba deveria usar na vazao maxima para aumentar a eficiencia da conversao, mas lendo outros posts vi que estou fazendo errado, não apenas pela geraçao de espuma, mas pela criaçao de cavidades na lateral dos graos, e pelo entupimento parcial da cama de graos.
Inclusive na proxima brassagem, alem de reduzir bem a vazao, vou seguir uma sugestao que li em um post: nao ligar a bomba na 1a hora de mosturaçao, apenas nos 30 minutos finais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top