espuma dentro da garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaroroche

Well-Known Member
Joined
Feb 21, 2014
Messages
180
Reaction score
23
Ola amigos cervejeiros,.
recente mente tenho me deparado com que minha ultima leva, que foi uma IPA esta muito carbonatada. Interessante que apos aberta começa a se formar espuma dentro da garrafa,,,. da para servir e tomar tranquilo mas eu pelo menos percebo que apos alguns minutos a cerveja fica melhor de tomar, mais gostosa.
Para o Primming usei algo como 8 gramas por litro,
Alguma vez li e de fato e verdade que cada estilo de cerveja tem um tipo de carbonatação,. pois bem, agora entra a duvida,. algum de vocês tem alguma informação de como carbonatar com açúcar invertido para cada estilo???

Muito obrigado e boas cervejas para voces:tank:
 
Ola amigos cervejeiros,.
recente mente tenho me deparado com que minha ultima leva, que foi uma IPA esta muito carbonatada. Interessante que apos aberta começa a se formar espuma dentro da garrafa,,,. da para servir e tomar tranquilo mas eu pelo menos percebo que apos alguns minutos a cerveja fica melhor de tomar, mais gostosa.
Para o Primming usei algo como 8 gramas por litro,
Alguma vez li e de fato e verdade que cada estilo de cerveja tem um tipo de carbonatação,. pois bem, agora entra a duvida,. algum de vocês tem alguma informação de como carbonatar com açúcar invertido para cada estilo???

Muito obrigado e boas cervejas para voces:tank:
Isso aí é normal de cerveja muito carbonatada. Usar 8 gramas de açúcar normal é muito alto, normalmente usa-se 4 ou 5g para uma carbonatação média-baixa, 6g para uma cerveja normal, 7 para uma carbonatação mais alta que fica gerando bolhas sem parar no copo, e 8 ou mais para cervejas super-carbonatadas.

A descrição dos estilos no BJCP (www.bjcp.org) descreve como deve ser a carbonatação de cada um deles.

Abraço,
 
Tenho como costume carbonatar com 8 sempre por medo da cerveja nao fazer espuma! na próxima leva colocarei menos a ver que tal fica!.
Dia 22 estarei no curso, obrigado Guenther
 
Tenho feito minhas carbonatações que nem o Guenther citou e nunca tive problemas por falta de espuma. Demora um pouco mais para concluir a carbonatação, por exemplo, com 5g/L, mas sempre fica no ponto e mais, com pouquíssimo resíduo no fundo da garrafa!
 
Alvaro, eu sempre usei 7g/litro... em todas as minhas levas... nunca senti excesso ou falta de carbonatação, sempre achei que ficou do jeito que eu queria... e nunca aconteceu comigo isso de espumar na garrafa.

Algumas garrafas às vezes fazem um belo barulho quando eu abro, mas nunca chegou a espumar.

Sei que é coisa básica, mas como não sei qual é a sua experiência em brassagens, não custa lembrar. Eu deixo pelo menos uma semana sem alteração na FG antes de fazer o primming, pra ter certeza de que não tem mais nada pra ser fermentado na cerveja.

Talvez você esteja engarrafando antes do adequado. Talvez ainda tenha algum açucar fermentavel residual na cerveja, mesmo que muito pouco, que o fermento soma ao primming e gera supercarbonatação.

Depois da fermentação acabar, vale a pena deixar pelo menos uma semana ainda em temperatura de fermentação, medindo densidade com densímetro todos os dias, pra garantir que não vai atenuar mais. Eu faço por margem de segurança. Talvez uma semana seja exagero, mas eu gosto de ter a certeza que não vou ter supercarbonatação ou granadas dentro do armário... rsrs

Abraço!
 
Muitas vezes o que parece ser supercarbonatação é exatamente o contrário: quer dizer que a cerveja ainda não carbonatou. Leva um tempo para que o CO2 fique dissolvido uniformemente na cerveja. Mesmo que todo o açúcar do priming já tenha sido fermentado em 3 dias, com certeza a cerveja não estará carbonatada nesse período.

Se você abrir uma garrafa muito cedo, é provável que observe muita espuma e poucas bolhas subindo através do líquido. Isso quer dizer que, embora muito do CO2 já tenha sido produzido, a cerveja ainda não carbonatou.

Nas cervejas com priming, é razoável esperar umas 3 semanas antes de abrir a primeira garrafa.

Outro fator relacionado é a capacidade de retenção de espuma da cerveja.
Quanto menos retenção a cerveja tiver, mais elevada poderá ser a carbonatação.

Basicamente, a diferença na retenção de espuma é o que faz com que um vinho espumante possa ser refermentado com 25g/l de açúcar de priming e a maioria das cervejas não.
 
Obrigado a todos pelas respostas,.
Acredito que alem dos 8g/l,, possa ser um pouco a ansiedade de tomar a cerveja! se nao me engano abri a primeira garrafa uma semana apos envase,,

abraços galera!
 
Tenho feito minhas carbonatações que nem o Guenther citou e nunca tive problemas por falta de espuma. Demora um pouco mais para concluir a carbonatação, por exemplo, com 5g/L, mas sempre fica no ponto e mais, com pouquíssimo resíduo no fundo da garrafa!

Parabéns pelo teu blog!!! muito legal:mug:
 
Cara, isso que o Paulo falou é extremamente válido. É que eu falo carbonatada quando o CO² se dissolve, mas de fato, esperar vários dias após a carbonatação faz bastante diferença, e temperatura baixa também ajuda.
 
Eu costumo deixar um mês carbonatando, sem pressa. Nas minhas 2 últimas levas acabei deixando carbonatar apenas 15 dias, para aproveitar a praia e as férias com cerveja boa: o que percebi é que a espuma não estava retendo muito bem. As cervejas que "sobraram" da praia e passaram um mês lacradas, fazem uma espuma densa e duradoura, coisa linda de se ver. Em ambas usei apenas 6g/L.
 
Back
Top