Espuma Cremosa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatoat

Well-Known Member
Joined
Jul 23, 2013
Messages
296
Reaction score
87
Para começar, não tenho barril/post-mix, só engarrafei minhas cervejas, e fico com uma pontinha de inveja quando vou a um bar local e a cerveja on tap tem uma espuma absurdamente cremosa.

Acho que todo mundo sabe como é uma espuma "absurdamente cremosa", mas... como obtê-la, quando for a intenção?

Tem as "dicas padrões", de usar alguns grãos ricos em proteínas para ajudar na retenção de espuma, mas acredito que aquela característica de absurdamente cremosa não consiga ser atingida apenas com essa técnica. Posso estar errado (e prefiro estar!), então me corrijam se for o caso, por favor.

Ai eu vi em um lugar ou outro sobre a utilização de um blend de 25% de nitrogênio e 75% CO2, ou algo semelhante a isso. Dando uma pesquisada melhor, achei este tópico no HBT americano:

http://www.homebrewtalk.com/f128/great-nitrogen-bubble-debate-394874/

Mas ai, dentro dessa discussão, a "terceira opção" veio neste comentário: http://www.homebrewtalk.com/f128/great-nitrogen-bubble-debate-394874/index5.html#post5003738

"The creamy head is a result of smaller Co2 bubbles created by the beer being forced through the restrictor plate of a stout tap. The smaller the surface area of any surface, the more stable it is. [...]

Now to push the beer through the restrictor plate you need a psi of around 30 psi [...] to get an acceptable rate of flow. If did it with just Co2, too much would be absorbed into your beer resulting in over carbed beer. This is corrected by mixing the Co2 with a gas that cannot be dissolved in liquid at those pressures(i.e. argon, nitrogen).

The sole purpose of nitrogen is to prevent over carbonation of your beer at the pressure required to push beer through the stout tap to create the desired mouthfeel and head for that style of beer."

Enfim, a questão, não tendo encontrado nada aqui no fórum a respeito disso: qual a experiência e opinião de vocês sobre isso?
 
Fala Renato, tranquilo?

Eu possuo uma choppeira em casa com o esquema de nitrogênio e CO2, pesquisei bastante pra adquirir.

Aqui no Rio eu compro o gás com a Alta Pressão, é uma mistura que eles chamam de Mapax e você pode ler mais sobre no site deles:

http://www.altapressaorio.com.br/produtos/index/gases-para-alimentos-e-bebidas

Uso com torneira italiana comum e um manômetro especial pra essa mistura, não pode ser o de CO2.

O creme fica absurdo de bom, regulando pra mais nitrogênio na cerveja escura eu obtenho o efeito guinness, e no chopp claro o creme fica bem consistente!

O esquema da torneira de stout ou de café sem o nitrogênio funciona, a espuma sai bem cremosa e já tive oportunidade de ver em funcionamento, mas não fica tão duradoura quanto a que usa o nitrogênio, rapidamente virando espuma comum.

O manômetro você acha aqui:

http://www.zipchopp.com.br/loja/produtos.asp?produto=234

Espero ter ajudado.

Abraço
 
Opa Bruno, ajudou muito!

Então, para eu entender melhor, essa mistura que você compra é uma recarga para seu cilindro convencional de CO2 ou você usa um cilindro só para isso?

O manômetro, você usa esse que você falou quando usa a mistura, mas quando utiliza CO2, é com o manômetro para CO2?

Obrigado!
 
brunomachado, voce utiliza o Mapax, somente para extrair ou para carbonatar tambem?
 
Exato, o cilindro da Mapax é diferente do CO2.

No caso quando vou usar o CO2 desconecto o Mapax e conecto o CO2 trocando o manômetro também.
 
Não é 100% a mesma coisa, mas com uma seringa de plastico e baixa carbonatação é possivel copiar esse mesmo efeito do restrictor plate sem o custo e gas especial. Eu achei num forum inglês, onde estavam discutindo os efeitos dos sparklers nas cervejas tradicionais deles, e como emular em casa sem usar uma beer engine.

Eu uso uma seringa de 10mL sem agulha (que talvez ajuda, não sei), e agito (enchendo ~5mL e "injetando") bem varias vezes até ter bastante ar na cerveja. Forma aquela "cascade" de espuma famosa da Guinness e outras cervejas com nitrogênio, que depois acaba em uma espuma bem cremosa. O truque só funciona quando não tem muito CO2 na cerveja, e se tiver logo vai soltar muita espuma comum (mais grossa) e transbordar o copo.

Não deixa de ser sistema de nitrogênio, sendo que o ar é 78% nitrogênio :D
 
Não é 100% a mesma coisa, mas com uma seringa de plastico e baixa carbonatação é possivel copiar esse mesmo efeito do restrictor plate sem o custo e gas especial. Eu achei num forum inglês, onde estavam discutindo os efeitos dos sparklers nas cervejas tradicionais deles, e como emular em casa sem usar uma beer engine.

Eu uso uma seringa de 10mL sem agulha (que talvez ajuda, não sei), e agito (enchendo ~5mL e "injetando") bem varias vezes até ter bastante ar na cerveja. Forma aquela "cascade" de espuma famosa da Guinness e outras cervejas com nitrogênio, que depois acaba em uma espuma bem cremosa. O truque só funciona quando não tem muito CO2 na cerveja, e se tiver logo vai soltar muita espuma comum (mais grossa) e transbordar o copo.

Não deixa de ser sistema de nitrogênio, sendo que o ar é 78% nitrogênio :D

Hehehe 3 vezes mais Nitrogênio que a mistura do cilindro!

É verdade, funciona bem essa técnica, também já testei e fazia nas porter, dá um efeito cascada bem semelhante e aliás, nas latas da guinesse funciona mais ou menos assim não é mesmo? com aquela bolota de plástico com um furo minúsculo, expulsando a cerveja em alta velocidade quando a lata é aberta.

Mas eu acredito que é possivel ter uma espuma ótima sem a necessidade de nitrogênio. Eu costumo ter uma boa consistencia de espuma, com bolhas pequenas, extraindo a cerveja de um barril postmix normal, usando torneirinha picnic mesmo. Com uma linha adequada que permita reduzir a pressão, é possivel servir sem espumar, abrindo totalmente a torneirinha, no final abrir parcialmente a torneira resulta num jato praticamente só de espuma. As torneiras italianas fazem um esquema semelhante quando a alavanca é empurrada para trás.
 
Não é 100% a mesma coisa, mas com uma seringa de plastico e baixa carbonatação é possivel copiar esse mesmo efeito do restrictor plate sem o custo e gas especial. Eu achei num forum inglês, onde estavam discutindo os efeitos dos sparklers nas cervejas tradicionais deles, e como emular em casa sem usar uma beer engine.

Eu uso uma seringa de 10mL sem agulha (que talvez ajuda, não sei), e agito (enchendo ~5mL e "injetando") bem varias vezes até ter bastante ar na cerveja. Forma aquela "cascade" de espuma famosa da Guinness e outras cervejas com nitrogênio, que depois acaba em uma espuma bem cremosa. O truque só funciona quando não tem muito CO2 na cerveja, e se tiver logo vai soltar muita espuma comum (mais grossa) e transbordar o copo.

Não deixa de ser sistema de nitrogênio, sendo que o ar é 78% nitrogênio :D

Putz...não entendi nada! Hehehe
Vc pega uma seringa, enche de que é injeta onde?...hehehe
 
Desculpa, não ficou claro: enche com a própria cerveja, e injeta de volta, com bastante força. Só serve para agitar. Tem gente que "injeta" por cima, mas o meu resultado foi melhor com a seringa dentro do líquido.

A diferença é mais clara com uma cerveja sem gás nenhum. edit: só para ver o efeito, não para o melhor gosto!
 
É mais simples do que parece.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=KaqHxspJbyU[/ame]
 
Ah...Agora entendi.....Hehe......mas será que alguém faz isso? Hehehe

Eu não faço muita cerveja escura, mas a última que eu fiz usei a seringa algumas vezes e dá um resultado interessante. Se realmente faz muita questão de ver um efeito cascata e ter bolhas menores, vale a pena...

Já como existe o fator preguiça envolvido no lavar a seringa a cada uso, acho que é uma técnica que tende a declinar rapidamente no costume do usuário.
 
O que acontece também é que a espuma cremosa fica incrivelmente amarga, tirando um pouco do amargor do resto da cerveja (algo que os sparklers do Reino Unido tambem fazem). Isso (e a carbonatação baixa) deixa a cerveja mais leve.

Eu agito bem mais do que nesse video, mas também faço com cervejas com bem menos gás. Estou fazendo uma ESB mais escura no momento. Quando ficar pronta vou ver se lembro de fazer um video para demonstrar uma seringa e um sparkler.
 
Não fiz o video, mas tirei algumas fotos. Seguem: 1a - cerveja direto do Cubitainer, 2a - a mesma depois de alguns segundos agitando com a seringa e 3a - close-up da espuma cremosa, misturada com o resto da espuma original
 

Attachments

  • P1090649.jpg
    P1090649.jpg
    139.3 KB · Views: 243
  • P1090651.jpg
    P1090651.jpg
    118.7 KB · Views: 246
  • P1090654.jpg
    P1090654.jpg
    136.5 KB · Views: 235
Back
Top