Equipamentos para montagem de um brewpub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DSJ

Member
Joined
May 12, 2016
Messages
8
Reaction score
6
Olá pessoal!
Estou idealizando a montagem de um BrewPub aqui na cidade de Analândia-sp
e como sou iniciante na fabricação de cerveja, tenho pesquisado bastante sobre plantas completas e automatizadas de fabricação de cervejas artesanais. O problema que encontrei foi um número elevado de equipamentos, com diversas características e recursos, que me deixaram paralisado sem saber que decisão tomar. Minha solicitação,
Seria possível relacionar e comparar, os melhores equipamentos do mercado comparando: preços, recursos, características, funções, níveis de automação e etc. Também, qual as vantagens de single vessel, bibloc e tribloc.
De equipamentos a gás e elétricos
Algo como é feito com celulares, computadores e etc
Acho que essas informações concentradas, minimizariam em muito os erros na aquisição de equipamentos, desistências precoces e reclamações.

Grato
DSJ /Deusdedith Silva Junior
 
Fala DSJ,tudo certo?

Bem vindo ao fórum

Primeiro, você postou uma dúvida profissional em uma seção de homebrewing. Tem uma seção específica pra área profissional aqui no fórum.
Segundo, você solicitou uma infinidade de informação. Basicamente, você deseja todo o estado da arte sobre equipamentos e método de produção em um modo sistematizado e comparativo.
É como contratar uma consultoria especializada, entende? é pra isso que serve.
Tudo bem não ter experiência em fazer cerveja para começar um negócio. Bastar ser empreendedor. Mas, novamente, nesse caso se consulta uma consultoria especializada.
Acho pouco provável que alguém te responda.
Se não tem grana para contratar uma consultoria especializada para começar o negócio, debruce nos livros profissionais de cervejaria e venha para a seção profissional do fórum com dúvidas específicas.

Espera que entenda
 
Olá amigo Scaranello,
Já estou pesquisando e muito, os consultores também começaram como eu e como muitos aqui do Fórum, então acho que chego lá também. Mas, a questão não é essa, o que eu quis com a explanação da minha dúvida, foi tentar trazer informações mais precisas sobre equipamentos e plantas cervejeiras, que possam ajudar a todos do fórum. Vejo muita gente perdida e fazendo investimentos errados em função das propagandas enganosas e da falta de informações corretas. Vocês que são mais experientes, poderiam abrir essas discussões e avaliações com os próprios fabricantes então então o fórum seria um loca de informações fidedignas e segura para todos.Quanto a postagem no local errado, é porque foi meu primeiro post e não sabia como fazê-lo no local correto. Agora não sei como transportar essa discussão para a seção correta, se puder me ajudar agradeceria muito.
Abraços
 
Concordo com o Scaranello e já falei isso outras vezes aqui no fórum.
Aqui é HOMEBREWtalk, é pra cervejeiro caseiro, é para troca de informações entre pessoas que levam isso como hobby, e não para o lado profissional.
Quem tem o conhecimento de equipamentos profissionais e capacidade de compará-los objetivamente estudou muito isso. Nada mais justo do que ser contratado como consultor, ao invés de dar uma consultoria free num fórum.

As pessoas que fazem investimentos errados talvez façam justamente por não querer abrir a mão para fazer uma consultoria ou um projeto decente. Vejo isso muito aqui no Brasil (não sei como é nos outros locais, mas aqui é assim). O pessoal desvaloriza muito projeto / consultoria em praticamente todas as áreas de conhecimento, e depois vem chorar as pitangas...
 
É fazendo cerveja, na prática, que vai começar a entender o processo, os fenômenos e o que podemos fazer para alcançar objetivos conforme a vontade.

Recomendaria começar com o básico, fazer, errar, refazer, corrigir, aprender. Aí vai começar a ter dúvidas de verdade.

Sem conhecimento básico, fica difícil até ter dúvidas concretas.

Percebi bem isso quando fiz um curso, e depois decidi levar adiante a brincadeira. Se eu já soubesse tudo que aprendi lendo inúmeros tópicos e posts deste fórum e internet em geral, teria aproveitado bem melhor o curso e esclarecido dúvidas, que até então não tinha.

Estudar é legal, mas praticar mostra outra dimensão das coisas, lhe permitindo estudar corretamente.
 
Olá pessoal!
Estou idealizando a montagem de um BrewPub aqui na cidade de Analândia-sp
e como sou iniciante na fabricação de cerveja, tenho pesquisado bastante sobre plantas completas e automatizadas de fabricação de cervejas artesanais. O problema que encontrei foi um número elevado de equipamentos, com diversas características e recursos, que me deixaram paralisado sem saber que decisão tomar. Minha solicitação,
Seria possível relacionar e comparar, os melhores equipamentos do mercado comparando: preços, recursos, características, funções, níveis de automação e etc. Também, qual as vantagens de single vessel, bibloc e tribloc.
De equipamentos a gás e elétricos
Algo como é feito com celulares, computadores e etc
Acho que essas informações concentradas, minimizariam em muito os erros na aquisição de equipamentos, desistências precoces e reclamações.

Grato
DSJ /Deusdedith Silva Junior

Boa tarde DSJ,

Bom, em primeiro lugar, não acho que o fórum seja só pra cervejeiro caseiro, apesar do nome, como o amigo disse no post anterior, tanto é que nosso outro amigo já lhe indicou um link que pode começar a te dar um norte. Dentro dessa mesma seção ''PRO BREWING" tem esse link (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406686), que apesar de não ter lido todo, basicamente discutem sobre legislação.

Talvez ajude.

Abraço.
 
Olá pessoal!
Estou idealizando a montagem de um BrewPub aqui na cidade de Analândia-sp
e como sou iniciante na fabricação de cerveja, tenho pesquisado bastante sobre plantas completas e automatizadas de fabricação de cervejas artesanais. O problema que encontrei foi um número elevado de equipamentos, com diversas características e recursos, que me deixaram paralisado sem saber que decisão tomar. Minha solicitação,
Seria possível relacionar e comparar, os melhores equipamentos do mercado comparando: preços, recursos, características, funções, níveis de automação e etc. Também, qual as vantagens de single vessel, bibloc e tribloc.
De equipamentos a gás e elétricos
Algo como é feito com celulares, computadores e etc
Acho que essas informações concentradas, minimizariam em muito os erros na aquisição de equipamentos, desistências precoces e reclamações.

Grato
DSJ /Deusdedith Silva Junior

Sugiro que voce faça uma via sacra pessoalmente nos fabricantes de cozinhas de brassagem no Brasil e tente coletar o maximo de informacoes deles. Daí voce filtra e toma sua decisao estrategica.

Esse é um tipo de negocio que requer muuuuuuuuito planejamento.
 
Oi @DSJ,
De certa forma concordo com o @Scaranello e @tiefensee, a ajuda de um bom profissional pode evitar que você se meta em furada, mas venho estudando ultimamente sobre o assunto pois também estou pensando em abrir uma cervejaria, e abaixo seguem algumas informações que podem te ajudar. Se eu estiver equivocado quanto alguma informação, favor me corrijam.

Tipos de equipamento:
Single vessel: Pelo que vi não são indicados para uso profissional a não ser que você pretenda ter uma produção muito pequena;

Bi blocks: na verdade são tri blocks, pois possuem um terceiro tanque para água quente (para aquecer a água de mostura e lavagem, além de armazenar a água quente resultante do resfriamento), nos que vi a mostura e a fervura são feitas na mesma panela, sendo que a segunda possui o fundo falso e serve para a clarificação e lavagem. As vantagens seriam o preço menor e a menor necessidade de espaço para instalação, a desvantagem seria não poder iniciar uma nova brassagem até terminar a anterior;

Tri blocks: também possuem um tanque extra de água quente (mas vi um caso que a água de lavagem era aquecida na panela de mostura depois que os grãos e mosto foram transferidos para a panela de clarificação) , possuem uma panela para a mostura, uma para a clarificação e outra para a fervura. A principal vantagem é poder iniciar uma nova brassagem depois que os grão e mosto foram para a panela de clarificação (no caso que a água de lavagem é aquecida na panela de mostura, só depois que o mosto foi para a fervura), as desvantagens são o preço elevado e a maior necessidade de espaço.

Tipo de aquecimento:
Aquecimento direto (queimadores) e elétrico só são indicados para equipamentos até 500 litros, acima disso é recomendado o uso de caldeira ou gerador de vapor.

Automação:
Normalmente os equipamentos são “semi-automaticos”, ou seja, o controle de temperatura das panelas é feito por controladores PID que acionam válvulas solenoides (no caso do aquecimento direto e vapor) ou resistências (no caso dos elétricos), e o acionamento de bombas e válvulas é feito manualmente.

Dimensionamento:
Acho que esta fase é a que um consultor vai ajudar mais, com base na produção mensal que você pretende ter será definido o tamanho da cozinha e fermentadores. Uma coisa comum é ter fermentadores com o dobro do volume que a sua cozinha pode produzir em uma brasagem, assim você tem que fazer duas brasagens para encher um fermentador. Como exemplo vamos pensar numa produção de 10.000 litros/mês, com uma cozinha de 500 litros e fazendo cervejas que ocupem o fermentador em média por duas semanas, seriam necessários 5 fermentadores de 1000 litros. Para enchê-los você precisaria fazer 20 brassagens por mês, podendo fazer 2 por dia, assim seriam necessários 10 dias de brasagens por mês. Neste caso ainda sobra capacidade para aumentar a produção com a compra de mais fermentador.

Equipamentos necessários:
Além da cozinha e fermentadores, tem outros equipamentos que precisam ser adquiridos, como:
- Cozinha bi ou tri block;
- Tanque de água quente;
- Caldeira ou gerador de vapor (caso opte por vapor);
- Resfriador de placas;
- Fermentadores
- Tanque de água fria para resfriar os fermentadores e o mosto (com glicol ou álcool);
- Unidade de refrigeração para o tanque de água fria;
- Filtro para cerveja
- Bomba CIP (para limpeza de equipamentos)
- Equipamentos para envase

Abraço
 
Esse perfilzão é cada vez mais comum nos fóruns e listas de discussões:

O cara faz 40 litros de cerveja com os amigos, se empolga com a brincadeira, vê uma ou duas matérias no jornal dizendo que cerveja artesanal tá bombando, e vai na internet perguntar para pessoas que ele nunca viu como transformar sua idéia em algo real.

"WTF is wrong with you people?"

@DSJ, faça cerveja por diversão e invista em algum mercado que você conhece, ou pague uma consultoria para acelerar a coisa.

Esse mercado _não é fácil_ pra quem sabe o que tá fazendo, imagina pra quem não sabe. Pergunte pra qualquer dono de brewpub/microcervejaria por aí.
 
Olá pessoal,
Muito obrigado a aqueles que entenderam minha postagem, e também sem dúvida aqueles que não entenderam, porque aqui é um fórum de discussões e claro democrático. Não tenho e nunca tive a intensão de procurar um consultor para me dizer o que devo ou não fazer para montar o meu BrewPub, mesmo porque qualquer fabricante de equipamentos cervejeiros quando você entra em contato, eles fornecem um número expressivo de informações, na Europa e EUA têm fóruns que comparam os equipamentos de diversos fabricantes, mostrando inclusive ao vivo o funcionamento com tempos, recursos, problemas e etc. Como eu acho que nesse fórum como todos estamos aqui como uma família para ajudarmos uns aos outros e trocarmos informações e experiências, coloquei essa dúvida com esse sentido, ajudarmos uns aos outros a termos experiências prazerosas e não estressantes. Estamos num país em crise, financeira e política e temos todo tipo de vendedor e propaganda enganosa, porque temos que tatear no escuro se temos uma ferramenta valiosíssima aqui, que é esse fórum. Temos lembrar que Homebrew,Kraftbeer ou Kraftbier, Nanobrewing, Microbrewing só depende do volume.

Obs. Com essa pesquisa que estou fazendo, recebi orçamentos de diversos equipamentos nacionais e importados e bastante informações relevantes, vou compilá-las de colocarei aqui para todos terem essas referências.
Grato
 
Obrigado Rafael pelas informações, pois vai ajudar muita gente como eu que gostariam de empreender neste ramo.
Abraço
 
Olá pessoal,
Muito obrigado a aqueles que entenderam minha postagem, e também sem dúvida aqueles que não entenderam, porque aqui é um fórum de discussões e claro democrático. Não tenho e nunca tive a intensão de procurar um consultor para me dizer o que devo ou não fazer para montar o meu BrewPub, mesmo porque qualquer fabricante de equipamentos cervejeiros quando você entra em contato, eles fornecem um número expressivo de informações, na Europa e EUA têm fóruns que comparam os equipamentos de diversos fabricantes, mostrando inclusive ao vivo o funcionamento com tempos, recursos, problemas e etc. Como eu acho que nesse fórum como todos estamos aqui como uma família para ajudarmos uns aos outros e trocarmos informações e experiências, coloquei essa dúvida com esse sentido, ajudarmos uns aos outros a termos experiências prazerosas e não estressantes. Estamos num país em crise, financeira e política e temos todo tipo de vendedor e propaganda enganosa, porque temos que tatear no escuro se temos uma ferramenta valiosíssima aqui, que é esse fórum. Temos lembrar que Homebrew,Kraftbeer ou Kraftbier, Nanobrewing, Microbrewing só depende do volume.

Obs. Com essa pesquisa que estou fazendo, recebi orçamentos de diversos equipamentos nacionais e importados e bastante informações relevantes, vou compilá-las de colocarei aqui para todos terem essas referências.
Grato


DSJ, concordo com você que devemos nos ajudar. Eu estou começando a pesquisar equipamentos também e se você puder dividir conosco sua experiência, será ótimo.
 
Sim, com essa pesquisa obtive bastante informações mas, como são muitas, preciso compilá-las para deixar mais fácil a todos.Já decidi pelo equipamento https://www.facebook.com/neuheitbier/?hc_ref=NEWSFEED - http://neuheitbier.com.br/site/, que é o único totalmente automatizado vendido aqui no Brasil e o preço está "quase justo" levando em consideração a tecnologia embarcada. Existem outras boas opções no mercado mas nenhuma ao meu ver, tão completa como essa. Acho sim, que podemos ter aqui informações completas de todos os níveis e de qualidade pois enriquece o fórum com informações de qualidade para quem queira acessar.
 
DSJ, eu não queria usar single vessel. Obrigado de qualquer forma por dividir conosco o que aprendeu.
 
betomelo vou usar porque quero produzir mais que 3.000 litros /mês e preciso de repetibilidade de 100% e rendimento acima de 85% e esse equipamento consegue e tem essas características. Mais para frente envio mais informações que consegui com outros fabricantes.
 
85% de rendimento num single vassel???? Cara, dá uma olhada melhor nisso. Cervejarias artesanais ralam para chegar próxima a 80% em seus equipamentos mono e tribloco...
Minha sugestão: Procure quem tem esse equipamento, visite, discuta e estude. Vendedor quer vender, desconfie desses números.
Quanto à repetibilidade, esse é um "mantra" de fabricantes de equipamentos single vassel automatizados...se fosse por isso ninguém estaria usando sistemas tradicionais e com menor grau de instrumentação.
 
Apesar de não ter nada contra a postagem do amigo, acredito que seja bom ponderar tudo o que disseram, pois realmente o mercado é dificílimo.
Eu também penso em montar uma cervejaria artesanal um dia, porém somente quando eu estiver dominando todas as técnicas (apesar de o processo industrial ser muito diferente).
Se quer montar, manda bala, mas como disse ser iniciante, tome cuidado, pois sucesso com os amigos é completamente diferente de fazer sucesso com o público em geral.
É preciso saber avaliar uma cerveja...Eu procuraria uma consultoria ou como sugeriram, faria uma série de visitas, trocaria ideia com muitos cervejeiros e faria um curso de Somelier.
 
85% de rendimento num single vassel???? Cara, dá uma olhada melhor nisso. Cervejarias artesanais ralam para chegar próxima a 80% em seus equipamentos mono e tribloco...
Minha sugestão: Procure quem tem esse equipamento, visite, discuta e estude. Vendedor quer vender, desconfie desses números.
Quanto à repetibilidade, esse é um "mantra" de fabricantes de equipamentos single vassel automatizados...se fosse por isso ninguém estaria usando sistemas tradicionais e com menor grau de instrumentação.

Sim, com essa pesquisa obtive bastante informações mas, como são muitas, preciso compilá-las para deixar mais fácil a todos.Já decidi pelo equipamento https://www.facebook.com/neuheitbier/?hc_ref=NEWSFEED - http://neuheitbier.com.br/site/, que é o único totalmente automatizado vendido aqui no Brasil e o preço está "quase justo" levando em consideração a tecnologia embarcada. Existem outras boas opções no mercado mas nenhuma ao meu ver, tão completa como essa. Acho sim, que podemos ter aqui informações completas de todos os níveis e de qualidade pois enriquece o fórum com informações de qualidade para quem queira acessar.

Lógico, cada um sabe das características do seu próprio equipamento, porém concordo com o que o kbid disse... vendedor quer vender e, chegar a 85% também acho um pouco demais. Uma opção interessante seria pedir para fazerem um vídeo detalhando a receita o mostrando a quantidade de açucares que conseguiram extrair, OG, etc. Tudo bem que vendedor que esteja só preocupado em vender também pode manipular esses resultados, mas enfim...
Agora, com relação à máquina, a princípio, parece ser um bom equipamento, porém achei o preço um pouco alto.
 
Back
Top