equipamento mini portatil versatil

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 10, 2013
Messages
19
Reaction score
16
Acabei de concluir meu equipamento portátil e gostaria de compartilhar a ideia com os amigos. Levei bastante tempo pesquisando, pensando e arquitetando alternativas praticas para todos os pontos do processo. Optei por fazer ele todo em inox com engates rápidos e todas as facilidades que julguei necessárias. Como os barris estão ao contrario, e com os orifícios de fabrica soldados, possibilita fazer tranquilamente uns 30litros.

Bom, o sistema foi baseado em uma união de conceitos visando criar uma maior facilidade e comodidade para o cervejeiro caseiro.
O equipamento consiste de dois barris de 30litros que servem no dia a dia como bancos de cozinha. A segunda alternativa é para a utilização como chopeira.

O primeiro keg, possui uma resistência de 3000w ligado em um tic 17rgti com um sensor de temperatura e uma serpentina. Este keg é utilizado como sistema herms para a mostura, a água dele é recircula na lavagem e preenchida para a fervura. É necessário a utilização de uma pequena panela de cozinha para se captar o final do liquido (mosto) dos grãos.

O segundo keg, possui um fundo falso e falta ainda eu instalar um termômetro analogico para a medição precisa da temperatura na mostura, tendo outra referencia sem ser a temperatura da água na panela herms.

Ao final do processo de fervura, a serpentina do herms utilizada no primeiro momento, serve como chiller para resfriamento restando apenas o encaminhamento para o fermentador.
 

Attachments

  • 2013-10-23 23.15.07.jpg
    2013-10-23 23.15.07.jpg
    30.7 KB · Views: 1,015
  • 2013-10-24 20.53.52.jpg
    2013-10-24 20.53.52.jpg
    38.5 KB · Views: 953
  • 2013-10-24 20.54.27.jpg
    2013-10-24 20.54.27.jpg
    44.1 KB · Views: 975
  • 2013-10-24 20.54.55.jpg
    2013-10-24 20.54.55.jpg
    43.3 KB · Views: 940
  • 2013-10-24 20.56.49.jpg
    2013-10-24 20.56.49.jpg
    32.2 KB · Views: 889
Ficou show de bola. Acabou ficando bastante conosco. Excelente iniciativa. Parabéns
 
Ficou ótimo mesmo!!!
Super compacto!

Mostra a foto de como fica no formato banco de cozinha! heheheh disfarçado!

Onde vc comprou os conectores rápidos "cam lock"? Não encontro com um preço razoável em nenhum lugar.. :/

Quando vc vai usar a serpentina como o chiller, vc só coloca água com gelo e pronto? ou faz algo diferente?

Valeu!!!!
 
Hamilton está convocado a uma "brassagem demonstrativa de seu equipamento" no próximo encontro fechado da ACervA Gaúcha....
 
os conectores eu comprei de sp la na acepil.com.br ..mas realmente são bem caros. quanto a serpentina eu uso passando agua da torneira mesmo para resfriar.
gostaria que tivesse ficado pronto pro ultimo ipaday, mas nao rolou... em uma proxima oportunidade apresento ele funcionando! :ban:
 
Bem legal!

Eu tô projetando um equipamento super pequeno também de Inox... mas algo de 5.. 10 litros no máximo.

Quero fazer um troço todo embutido, incluindo fermentadorzinho de Inox com controle, etc.

Abraço!
 
Guenther, já tem alguma coisa do seu projeto?
Tô montando um modelo de teste de 15L, faltam muitas peças da china ainda :p

Eu tbm estou desenhando um equipamento desses bem compactos... mas produção em inox e fermentador em plástico mesmo...
O mais automatizado possível, mas que seja desmontável pra lavar..

Claro que tem que ficar bonito.. essa é a parte mais difícil! hahahaha

Abraços!
 
Acabei aproveitando o feriado de sabado para dar uma polida nos banquinhos!
 

Attachments

  • 2013-11-02 16.04.26.jpg
    2013-11-02 16.04.26.jpg
    40.4 KB · Views: 556
Back
Top