Equipamento Mec Bier - Linha Hobby

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, bom dia.
Vi e revi vários vídeos a respeito dos Equipamentos Mec Bier (Home) e Master Bier. Confesso que estou inclinado a adquirir um desses...
No entanto, tenho um pé atrás com muita tecnologia, visto que placas tendem a manifestar problemas.
O pessoal que está usando estes equipamentos, quais impressões tem? É um equipamento robusto (não da problema)? Se apresentou algum problema foi após quantas brassagens? O problema foi solucionado facilmente?
Um forte abraço

Bom dia Patrick.

Comprei uma mecbier 30L e fiz apenas uma brassagem! Fiquei muito satisfeito com a desenvoltura do equipamento principalmente no que diz respeito a controle de temperatura e limpeza.

Fácil de manusear, ótimo pra limpar e faz-se tudo no mesmo equipamento, brassagem, filtragem, fervura.

Recomendo. Se quiser tirar alguma dúvida específica pode me chamar no skype guilherme.colombo86!

Abraços!
 
Boa noite pessoal, tudo bom?

A Vale do Lúpulo é a representante de vendas em Santa Catarina.

Na compra de um dos produtos da linha Hobby com a vale do Lúpulo, você recebe alguns brindes, veja conosco maiores detalhes.

Caso tenham alguma dúvidas, estamos a disposição por e-mail e telefone:

E-mail: [email protected]
Fone: (47) 9181-3090

Grande abraço
 
Pessoal, comprei uma Mecbier Hobby 30L na metade do ano e já fiz uma meia dúzia de brasagens com ela. A minha é 110 V e recirculo o tempo todo da brassagem com uma bomba March.
Um problema que venho enfrentando é a diferença de 5 ºC a mais de temperatura com relação à temperatura desejada quando a resistência é desligada. Suponho que por um efeito de indução a temperatura ainda continua subindo...
Alguém já passou por isso? O controlador de temperatura que veio instalado é o TIC-17RGTi. Quaisquer ideias para contornar o problema são bem vindas!
Abs
 
O tic17 só vai desligar as resistências quando o líquido chegar na temperatura programada. Aí é claro que existe uma inércia térmica e a temperatura continua subindo.
Pra contornar esse problema, o equipamento teria que ter um controlador PID de temperatura no lugar do tic17.
Mas pra evitar ter que mexer no equipamento, porque você não programa ele para 4ºC ou 5ºC a menos?

Valeu!
 
O tic17 só vai desligar as resistências quando o líquido chegar na temperatura programada. Aí é claro que existe uma inércia térmica e a temperatura continua subindo.
Pra contornar esse problema, o equipamento teria que ter um controlador PID de temperatura no lugar do tic17.
Mas pra evitar ter que mexer no equipamento, porque você não programa ele para 4ºC ou 5ºC a menos?

Valeu!

Olá Tiago,
É isso que venho fazendo, mas queria ver se conseguia programar melhor o TIC pra contornar o problema....
Outra dúvida de leigo em eletrônica: teria como instalar um potenciômetro pra regular a potência da resistência quando o TIC a aciona?:confused: Percebo que não é necessária tanta potência para a fervura, por exemplo.
Obrigado!
Jessé
 
Oi @Jblagos, dá pra fazer isso sim, não sei como seria pra mexer no seu equipamento, mas eu pretendo fazer isso na minha panela simples DIY pra aproveitar a mesma resistência da fervura (assim que chegar minha resistência...)

Procura por "dimmer" de acordo com a potência da sua resistência, vai ser uma caixinha com um potenciômetro que vai controlar o acionamento da carga geralmente com um dissipador de calor junto, que pode necessitar ventilação. Tem uns que são pra chuveiro e precisam ser fixados no cano de metal do chuveiro pra refrigerar, cuidado com esses detalhes. Também muito cuidado pra não danificar seu equipamento, o dimmer deve controlar apenas a resistência e nunca interferir na alimentação do TIC ou qualquer outro equipamento eletrônico.

Eu comprei o meu no MercadoLivre. Não sei onde mais poderia encontrar...
 
Olá Tiago,
É isso que venho fazendo, mas queria ver se conseguia programar melhor o TIC pra contornar o problema....
Outra dúvida de leigo em eletrônica: teria como instalar um potenciômetro pra regular a potência da resistência quando o TIC a aciona?:confused: Percebo que não é necessária tanta potência para a fervura, por exemplo.
Obrigado!
Jessé

Bom, por que você está achando que a potência da resistência está muito alta?
Está caramelizando o mosto? Pelo que me informei quando estava pra comprar um equipamento automatizado, a MecBier tem resistência de baixa densidade.
Se ao fim da fervura você está com menos água que o esperado, é questão de corrigir a quantidade de água usada nas receitas pra bater com seu equipamento.
Eu pensaria em mexer equipamento se estivesse caramelizando o mosto, ou se estivesse com fervura fraca.

Valeu!
 
O mosto não carameliza, pois a resistência é de baixa densidade.
Pelo contrário, tenho quase boil off durante a fervura, por isso a necessidade de controlar a potência da resistência com mais precisão. Estou suspeitando que possa ser essa a causa do aumento tão rápido da temperatura das rampas e a diferença na temperatura desejada.
Comprei um dimmer ventilado no mercado livre e quando chegar instalo e posto os resultados.
Agradeço os comentários!
Jessé
 
Ola galera! Para o pessoal que esta em duvida em qual equipamento comprar eu criei um tópico com o nome Panelas Automáticas com vários modelo e preço para discutirmos e avaliarmos cada equipamento e assim ajudar nas decisões. Valeu e obrigado aos proprietários pelas informações que nos ajudam muito.
 
Essa dica é pra quem tem a mec hobby 50 plus.
Na última leva que fiz na hobby, fiz a mosturação com o whirprool durante todo o processo, meu problema com o mosto vazando para fora da panela foi resolvido.
O que notei de melhor é que tive uma eficiência acima dos 70 %
O contra é que dá um pouco mais de trabalho pois tem que tá mexendo o mosto mais vezes e a clarificação demora mais um pouco também.
Se alguém já fez algo parecido compartilha aí também :mug:
 
Essa dica é pra quem tem a mec hobby 50 plus.
Na última leva que fiz na hobby, fiz a mosturação com o whirprool durante todo o processo, meu problema com o mosto vazando para fora da panela foi resolvido.
O que notei de melhor é que tive uma eficiência acima dos 70 %
O contra é que dá um pouco mais de trabalho pois tem que tá mexendo o mosto mais vezes e a clarificação demora mais um pouco também.
Se alguém já fez algo parecido compartilha aí também :mug:

rafa, vc ta colocando o tubo do whirpool dentro do cesto de grãos?
fiz minha segunda brassagem com a 50 litros plus, to tendo eficiência de 50%
to pensando em quando esquentar a água e separar um tanto para lavagem e tentar extrair mais açucar.
 
rafa, vc ta colocando o tubo do whirpool dentro do cesto de grãos?
fiz minha segunda brassagem com a 50 litros plus, to tendo eficiência de 50%
to pensando em quando esquentar a água e separar um tanto para lavagem e tentar extrair mais açucar.

Sim eu coloco o tubo do whilrpool dentro do cesto de grãos e mexo os grãos quando o mosto começa a subir para não vasar por cima do tubo, desligo a bomba as vezes quando a temperatura está acima da rampa quando ela baixa e ligo a bomba e mexo os grãos novamente.

Na minha próxima leva vou fazer com lavagem também, se assim consigo uma eficiência acima de 72% acho que com lavagem da para conseguir mais.

Com agitação tem mais ação das enzimas e assim aumenta a eficiência
 
Pessoal, vocês também tiveram problemas com a passagem de malto na parte de cima da panela interna?

Já utilizaram um bag junto para tentar conter o problema?

Na versão hobby, que não tem o whirlpool, como estão fazendo?

Abraços.
 
Pessoal, vocês também tiveram problemas com a passagem de malto na parte de cima da panela interna?

Já utilizaram um bag junto para tentar conter o problema?

Na versão hobby, que não tem o whirlpool, como estão fazendo?

Abraços.

Olá Gabriel!
Para não ter o transbordo do malte eu ajusto a vazão da bomba com o registro sempre em 50% ou menos de abertura.
Depende muito da moagem do malte e do malte utilizado.
Mexer o malte com uma colher ajuda também.

Saudações a todos!
 
Pessoal, ontem fiz minha primeira brassagem com a Mec Hobby Plus. Minhas considerações:

- Gostei muito do controle de temperatura, só passou um pouco na rampa final, mas foi apenas 1 grau acima e logo voltou.
- Fiquei recirculando o tempo todo na mosturação. De vez em quando eu pegava a mangueira e jogava mosto direto sem passar pela "escumadeira" da tampa para dar uma mexida nos grãos.
- Fizemos uma receita básica de pilsen só que usei lupulos em flor americanos (heheheheh).
- Gostei muito do cano de whirpool para depois da fervura.
- O trub formado foi otimo e consistente. Pela nossas contas foram 2 ou 3 litros de perda por trub. Achei muito pouco.
- Algumas particulas grudaram na resistência mas acredito que sejam do lupulo.
- Nem fizemos as medições direito, o cansaço bateu já que foi um dia inteiro de processo por conta da primeira utilização(limpeza, sanitização e preparo da água).
- Na recirculação tinha que diminuir um pouco a vazão do liquido pq senão vazava mosto pra fora da panela por conta da água espirrada na "escumadeira" da tampa.

No geral estou muito satisfeito.

Importante: Cuidado ao lavar a panela, a resistência fica parafusada na panela por onde os cabos são parafusados com borne.
A panela estava dando choque de uma fase (110v) e tivemos que esperar secar tudo por fora para poder tocar na panela novamente. Até descobrirmos o que era foi bem tenso, afinal estávamos com a fiação elétrica corretamente conectada.
Usamos um detector de tensão Fluke pra saber quando poderiamos tocar na panela de novo. Era até engraçado. Com cerca de 5 cm de distância da panela o sensor começava a apitar.
Até ligamos para a Mec e o cara sugeriu aterrar a carcaça da panela diretamente no chão mas assim que ela secou o choque parou.

Colocarei fotos assim que possível.


Cabo PP 3x6mm já dão conta do recado assim como um disjuntor Siemens 40a que coloquei diretamente no quadro elétrico da residência.
 
Boa tarde a todos.

Já faz algum tempo que não vejo mensagens referentes a linha da Mec Bier então resolvi compartilhar minhas intenções e feitios.

Em Março de 2015 adquiri a Mec Hobby 30L. Achei que a de 50 seria demais. Fiquei um pouco chateado com o atendimento do vendedor Francisco, que inclusive, inicialmente me cobrou o absurdo de R$800,00 de frete da máquina para Brasília. Posteriormente o Wendel entrou na negociação e ainda assim, após uma promessa que a fábrica pagaria o frete, fui cobrado por um redespacho de R$450,00 (melhor que R$800 né).
Passada a confusão, a máquina chegou em quase perfeitas condições. O caixote veio quebrado na parte superior e o tanque com um pequeno amassado na parte de cima também, como se uma coisa estive ligada a outra. Como o amassado foi pequeno e não havia sinal de arranhado no metal, resolvi fazer vista grossa.

Enfim...ainda não testei minha Hobby. Estou construindo um "quarto" nos fundos da minha casa para atender 100% a produção da cerveja, desde a fabricação (adaptação a Hobby) ao envasamento (espaço para dispor as garrafas vazias e cheias, relacionando a fermentação tb) e a sanitização (instalação hidráulica e ambiente condicionado). Estou bastante ansioso e confiante de que a Hobby, no espaço destinado, irá funcionar bem, mas um pouco decepcionado pela falta de informações. Não há um perfil dela no BeerSmith e pouco se fala em receitas adaptadas para ela oq torna a utilização um tanto aventurada. Sendo assim, me comprometo a dispor todas as informações que eu colher durante as etapas e se necessário, criar outro tópico para melhor atender o propósito.

Deixo assim registrado meu manifesto silencioso rs e o pedido para que, quem já utilize, compartilhe mais informações. Ressaltando que há modificações na minha como bomba de recirculação (inox), e a resistência foi baixada para 4.000W, pela própria fábrica, para evitar que os resíduos (diversos) grudem.
 

Attachments

  • IMG_20150407_170452.jpg
    IMG_20150407_170452.jpg
    210.6 KB · Views: 376
  • IMG_20150407_170500.jpg
    IMG_20150407_170500.jpg
    234.6 KB · Views: 316
  • IMG_20150407_164558.jpg
    IMG_20150407_164558.jpg
    126.5 KB · Views: 250
  • IMG_20150407_164633.jpg
    IMG_20150407_164633.jpg
    125.2 KB · Views: 210
  • IMG_20150407_164615.jpg
    IMG_20150407_164615.jpg
    126.5 KB · Views: 213
e ai galera, tenho tido eficiência baixa com minha mecbier 50 plus, ontem resolvi acompanhar com termômetro de imersão e com um tic que tenho, deu uma diferença gritante de temperatura comparado com o sensor que já vem, vcs já perceberam algo assim?
 
Outra dúvida é a configuração no BS, ele configura com a água para o sparge e na Mec vocês estão usando água total?
como configurar o Bs neste caso?
 
A minha de 30 litros funciona do mesmo jeito. Diferença grande entre o TIC e o termômetro comum. É difícil controlar a temperatura principalmente porque a resistência é muito potente e joga a temp nas alturas toda vez que ela cai um pouco. Se o fluxo da recirculação for baixo piora ainda mais a situação. Já fiz umas 15 brassagens mas não encontrei solução. Talvez um dimmer resolvesse o problema. Controlo por um termometro dentro do cesto.
 
e ai galera, tenho tido eficiência baixa com minha mecbier 50 plus, ontem resolvi acompanhar com termômetro de imersão e com um tic que tenho, deu uma diferença gritante de temperatura comparado com o sensor que já vem, vcs já perceberam algo assim?

Também tenho uma 50 plus e tenho essa diferença também de temperatura, isso é causado porque o sensor fica abaixo da resistência e da essa diferença. No meu caso eu medi a diferença de temperatura da rampa que faço, sei que se eu fizer uma rampa a 62ºC tenho que programar 68ºC na máquina porque tenho 6ºC de diferença, à medida que sobe a temperatura aumenta a diferença, a 72º C já da 7ºC de diferença para mim.

Eu faço lavagem nela, más sei que para mim poder fazer uma brassagem nela se eu botar a relação 2,7 L/kg de malte, não vai ter muita água para fazer a mostura porque abaixo do cesto de grãos vai +ou- 15 L de água, então coloco esses 15 L de água mais a relação 3L/KG de malte, porque fica um pouco de água ao redor do cesto e desconto toda essa água que botei da água de lavagem.

Pelo que tenho notado para mim poder fazer 50 L tenho que botar:

6L ou 7l para o trub, se for fazer uma ipa recomendo contar 10 L para o trub

10L para evaporação,

meus rendimentos tem dado 66% - 72%

O que tenho percebido é que ela sobe 5,2 ponto no densímetro por cada hora de fervura
 
Ao pessoal que possui a Mec Hobby 30Litros, poderia dar sua opinião sobre a maquina? (funcionamento, eficiência, limpeza, e qualidade do produto final).

Obs.(pergunto, pois estou pensando em comprar a Mini Cervejaria JB-30 litros).

Desde já, fica aqui meu obrigado.
 
então, mandei e-mail pra fabrica e me retornaram dizendo que me enviarão um video de como ajustar a temperatura, recebendo eu envio pra vcs.
 
A minha de 30 litros funciona do mesmo jeito. Diferença grande entre o TIC e o termômetro comum. É difícil controlar a temperatura principalmente porque a resistência é muito potente e joga a temp nas alturas toda vez que ela cai um pouco. Se o fluxo da recirculação for baixo piora ainda mais a situação. Já fiz umas 15 brassagens mas não encontrei solução. Talvez um dimmer resolvesse o problema. Controlo por um termometro dentro do cesto.

Gustavo, quando vc comprou sua Hobby, ela já veio com a resistência de 4.000 Watts? Tenho uma de 30 L também porém ainda não usei. Me lembro de ter visto essa questão, principalmente com a fábrica e em decorrência do problema, eles alteraram. Antigamente ela vinha com resistência de 7.000 e daí então passou para 4.000 (7.000 permanece na de 50L) o que supostamente foi resolveu o problema.
 
Sobre a temperatura:

Tentem colocar algum liquido para troca rápida de calor como a vaselina ou álcool 70, lacre a saída com silicone de modo que ele não saia.
Ou somente lacre a saída com silicone de modo a preservar o tubo fechado para não ter troca de calor no sensor de temperatura.

Pra mim deu uma melhorada.
 
Ao pessoal que possui a Mec Hobby 30Litros, poderia dar sua opinião sobre a maquina? (funcionamento, eficiência, limpeza, e qualidade do produto final).

Obs.(pergunto, pois estou pensando em comprar a Mini Cervejaria JB-30 litros).

Desde já, fica aqui meu obrigado.

Pessoal,

Eu tenho uma Mechobby 30, e estou na minha 70ª brassagem. Com a ajuda da Mecbier, eu consegui reduzir o efeito de temperatura adicionando uma correção no P03 do Controlador. A minha diferença é de quase 4°C...

A eficiência da Brewhouse é em função de algumas variáveis, mas o principal é que vc conheça as características dos maltes usados. Para que vc consiga realmente identificar a eficiência de sua cozinha, vc tem que calcular o Extrato Potencial de cada malte usado, para que dessa forma o seu resultado seja o mais coerente possível.

O meu equipamento tem uma eficiência em torno de 74%, com uma taxa de evaporação de cerca de 12% e contração de volume pelo resfriamento de 2%.

By the way, eu uso o software Brewersfriend!!! Ele é muito bom!!!
 
Pessoal,

Eu tenho uma Mechobby 30, e estou na minha 70ª brassagem. Com a ajuda da Mecbier, eu consegui reduzir o efeito de temperatura adicionando uma correção no P03 do Controlador. A minha diferença é de quase 4°C...

A eficiência da Brewhouse é em função de algumas variáveis, mas o principal é que vc conheça as características dos maltes usados. Para que vc consiga realmente identificar a eficiência de sua cozinha, vc tem que calcular o Extrato Potencial de cada malte usado, para que dessa forma o seu resultado seja o mais coerente possível.

O meu equipamento tem uma eficiência em torno de 74%, com uma taxa de evaporação de cerca de 12% e contração de volume pelo resfriamento de 2%.

By the way, eu uso o software Brewersfriend!!! Ele é muito bom!!!
É muito difícil mexer nesse controlador?
 
É muito difícil mexer nesse controlador?

Quando vc faz o setup das rampas de temperaturas, vc faz isso no P02, certo? No P03, que fica após o P02, vc faz incrementos (a mais ou a menos) para zerar a diferença de temperatura entre o que o sensor do Mechobby mede e o que vc mediu com um termômetro digital.
 
Bald-buddy - a minha é de 4000w, das primeiras com esse set up. Como não tem dimmer, quando ela liga para regular a temp durante a rampa a temperatura vai às alturas nunca retornando àquela que foi setada. Muito chato isso
 
Rafa, esta eficiência que vc tem conseguido na sua hobby 50 L é com whirpool direto ?

Sim, eu faço a mostura com o whirlpool ligado direto dentro do cesto com o malte e mexendo o malte quando o nivel começa a subir
 
quanto ao problema de temperatura vou testar hj alterando o p03 na configuração, pois a fabrica não me deu suporte, cobrei varias vezes e nada, paciência né. se funcionar eu posto aqui para ajudar os outros.
 
quanto ao problema de temperatura vou testar hj alterando o p03 na configuração, pois a fabrica não me deu suporte, cobrei varias vezes e nada, paciência né. se funcionar eu posto aqui para ajudar os outros.

willbillvet você conseguiu resolver essa diferença de temperatura??
 
Estou na nossa terceira brassagem com a mechobby 30 litros. A panela vem atendendo bem, exceto pela bomba que é uma vergonha.

A maior dificuldade está na realização do whirlpool com a colher. A resistência no fundo prejudica bastante. Nunca consegui um acumulo no centro da panela e acabo levando coisas indesejadas pro fermentador.

Qual o procedimento que vocês estão adotando? E qual resultado?
 
Estou na nossa terceira brassagem com a mechobby 30 litros. A panela vem atendendo bem, exceto pela bomba que é uma vergonha.

A maior dificuldade está na realização do whirlpool com a colher. A resistência no fundo prejudica bastante. Nunca consegui um acumulo no centro da panela e acabo levando coisas indesejadas pro fermentador.

Qual o procedimento que vocês estão adotando? E qual resultado?

Caro Romulo,

Tudo bem?

Tenho há 1 ano o Mechobby 30 e euros no fabrico número 70. Não tenho problema de queima de malte na resistência, o problema que vejo no equipamento é a falta de homogeneidade do mosto, dificultando com isso o controle da temperatura de mosturação.

Resolvi este problema, ajustando a temperatura na função P03 do controlador.

No caso da bomba, tive que tirar a tampa de aço que a cobre, pois gerava superaquecimento da mesma, com isso ela parava de funcionar por uns 15 a 20 minutos.

Eu faço 10 minutos de Whirlpool e 10 minutos de descanso, com isso o trub assenta bem.

Outra dica, caso vc faça uma cerveja com adição de bastante lúpulo (IPA, APA, ETC), use o Hopbag que facilita bastante na hora de trasfegar o mosto para o fermentador.

ABS. Ed
 
Bom dia!
Eu tenho um Mec Hobby 30L, e uso o beertools para formular minhas receitas..
Alguém saberia me dizer como desconto a água que fica fora do cesto, para calcular a água da brassagem no programa (volume tina)?


Agradeço desde já!
 
Pessoal, desculpem pela pergunta idiota, mas tenho uma mechobby 50 litros com controlador Flyever. Nunca vi, nem no manual, esta função P03. Como faço para chegar na programação dela ?
 
Back
Top