Equipamento Mec Bier - Linha Hobby

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ola,
Ja faz alguns meses que adquiriu a Mec.
O que achou?
recomenda?

Olá!
Eu fazia brassagem com um parente meu em panelas de alumínio, mas com um processo bem simples para IPAS, Quando fui fazer um receita com controle de temperatura, achei o processo tão massante que já havia decidido na compra de uma panela semi automatizada.

Antes de adquirir a Mec eu pesquisei bastante e até tive duvidas quando vi as reclamações no inicio do deste tópico. Mas quando entrei em contato com o fabricante e fui informado que os problemas foram resolvido, acreditei e fiz a compra.

Gostei muito das minhas primeiras brassagens com a panela, e recomendaria a compra para qualquer pessoa iniciante.

Más o auge veio quando coloquei o controlador ARDBIR, a panela ficou perfeita para mim.

A de 30 litros para quem faz a brassagem sozinho parece ser a ideal, pois fico imaginando como seria manipular uma maior como: tirar cesto de malte da panela sem talha, lavar e limpar.

Bem como já havia comentado antes recomendo a compra por ter o melhor custo beneficio para mim.

Espero ter ajudado, sudações!
 
Compra sem medo ...
Acho que a de 50L pela bomba e um controlador melhor vale a pena sim. Com a bomba pode mandar para o fermentador tb.
Se não se adaptar ela é bem mais simples para transformar por exemplo em panela de fervura .. a minha de 30L que tive problemas fiz isso .. mostura na panela de alumínio e filtrava e fervia na mec.
A de 30L é facil tirar e colocar o cesto .. a de 50L não consegue sozinho .. só com ajuda de um guincho ou roldanas e cordas.
 
Eu tenho uma Mec Hobby 50 antiga, diria que não vale muito a pena... Ela é bem pior que a plus em termos de automatização, eu gastei uns 3mil ou mais nela para dar uma melhorada...

As modificações que eu fiz nela que eu disse que gastei uns 3mil foram: tirei a bomba de máquina de lavar que veio com ela, que é muito ruim na primeira brassagem a mangueira já soltou e começou a vazar; botei duas chugger pump uma para recirculação e outra para trasfega/whirlphool; coloquei uma válvula para whirlphool; engates rápidos; conexões e válvulas em inox; e por ultimo coloquei rodinhas...

Obs: Eu consigo fazer sozinho a brassagem nela, levanto o cesto sozinho mesmo no braço mas fica bem pesado... Outra coisa a bomba que vem nela fica conectada numa saída bem embaixo e serve só para recirculação pois se usar para trasfega puxa o trub, a panela tem uma saida mais em cima para trasfega...
 
Eu tenho uma Mec Hobby 50 antiga, diria que não vale muito a pena... Ela é bem pior que a plus em termos de automatização, eu gastei uns 3mil ou mais nela para dar uma melhorada...

As modificações que eu fiz nela que eu disse que gastei uns 3mil foram: tirei a bomba de máquina de lavar que veio com ela, que é muito ruim na primeira brassagem a mangueira já soltou e começou a vazar; botei duas chugger pump uma para recirculação e outra para trasfega/whirlphool; coloquei uma válvula para whirlphool; engates rápidos; conexões e válvulas em inox; e por ultimo coloquei rodinhas...

Obs: Eu consigo fazer sozinho a brassagem nela, levanto o cesto sozinho mesmo no braço mas fica bem pesado... Outra coisa a bomba que vem nela fica conectada numa saída bem embaixo e serve só para recirculação pois se usar para trasfega puxa o trub, a panela tem uma saida mais em cima para trasfega...

Alexandre a Plus eu verifiquei isso mesmo. Mas como ainda não usei ( apenas testei o cesto e achei difícil de tirar sozinho).
Mas será que depois do whirlphool não da para "perder" uns 2 litros dando uma tirada no trub primeiro? Ai só colocar essa perda na receita.
 
Diogo,

Acho que até da para fazer isso, mas dai manda tudo com trub mesmo... Porque quando tu ligar a bomba não vai sair o trub certinho primeiro e depois começar a sair a cerveja entende.. Tu vai ligar a bomba que puxa bem embaixo da panela no canto e o trub no meio, a agitação vai ir desmanchando o trub aos poucos e vai ir indo junto com o mosto...
 
Olá! Tenho um equipamento da Mec Bier (Mec Hobby 50) e gosto muito. Já fiz umas 10 brassagens nele e achei perfeito. Todo em inox, o controle de temperatura é bem exato, a bomba não me deu nenhum problema... enfim, tudo certo!
Acho que vc vai gostar do equipamento! Eu recomendo!
 
Cbarros, estou procurando o arduino R3, e encontrei modelos diferentes:

http://pt.aliexpress.com/item/NEW-ATmega328P-CH340G-UNO-R3-Board-Free-USB-Cable/2036631633.html

http://pt.aliexpress.com/store/prod...MEGA16U2-1PCS-USB-Cable/111482_961834589.html

Qual seria o melhor para aplicação?
Vc saberia me dizer qual o tamanho exato da placa para impressão do circuito, pois a imagem, salvo engano não imprime no tamanho correto teria que dimensionar!
Obrigado.

Olá!
Também tive problemas para imprimir com o Paint do Windows 8.1!
No Corel já abre do tamanho certo!
Para o Paint vá "Arquivo" "Imprimir" "Configurar Pagina" e deixe marcado o campo 'Colocar em escala" como "Ajustar Para: 100% do tamanho normal.
Pode ver que o tamanho é 10,10x8,01cm.

As placas são Clones do padrão Arduino UNO R3 compatíveis tanto com o hardware quanto com o software do Arduinoas feitas por fabricantes diferentes, já que é um projeto de hardware livre e seguem o mesmo padrão de pinagens.

Saudações
 

Attachments

  • configura pagina.bmp
    805 KB · Views: 420
Muito obrigado mesmo Cbarros, ajudou muito. Vou fazer a placa e comprar o arduino mais caro, deve ser melhor hehehehe.
 
A Mec Bier Plus tem resistência de quantos watts?
Pergunto isso pra saber se uma rede elétrica com fiação de 4mm atenderia sem risco.
 
Hobby Plus 50 litros – resistência (e consumo) 7.000wats
Monofásica – Disjuntor 32A / cabo 6mm

Hobby 30 litros – resistência (e consumo) 4.000wats
Monofásica – Disjuntor 30A / cabo 4mm
 
Eu imprimir importando a imagem para o word. E ficou bom. Fiz duas pci.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1413298682132.jpg
    uploadfromtaptalk1413298682132.jpg
    210.5 KB · Views: 210
Alexandre a Plus eu verifiquei isso mesmo. Mas como ainda não usei ( apenas testei o cesto e achei difícil de tirar sozinho).
Mas será que depois do whirlphool não da para "perder" uns 2 litros dando uma tirada no trub primeiro? Ai só colocar essa perda na receita.

Alexandre fui usar a mec 50L plus e vi .. ela vem com a saida transfega.

ps: a fota ta meio escura mas da pra ver.
 

Attachments

  • 20141028_022208.jpg
    20141028_022208.jpg
    135.4 KB · Views: 244
Ola Cbarros, chegaram meus componentes, fiz a placa, vi que no seu esquema tem um rele azul (OMITIR-SS-112LM) no meu esquema não tem. esse rele é necessário?
Na placa ainda faltam os componentes, mas esta correta?
 

Attachments

  • foto 2 (1).JPG
    foto 2 (1).JPG
    133.3 KB · Views: 160
  • foto 1 (1).JPG
    foto 1 (1).JPG
    128.7 KB · Views: 160
A que usa rele é para bomba com alimentação de 12 volts e a PCI sem rele e para bomba com rele ssr alimentação 110/220volts.
 
Valeu Sidney, fiz a placa errada então, minha bomba é 12v! Vou ter que colocar um conversor no esquema! É isso mesmo? Ou da pra instalar algum relê que converta nesse modelo meu?
 
Ola Sidney, estava olhando a placa e pelo que consegui notar a entrada da dlaca é 12 V, então é "impossível" ter uma saída 110/220V.
 
Tem varios modelos de pci no site para baixar e montar. Eu montei duss pci uma com rele mecanico e outra com ssr assim quando mudar a bomba para 220volts so troco a pci
 
Eu achei um esquema de instalação num site em espanhol. Ainda to montando a minha sobfalta os reles e s bomba pra fazer os teste. Vou ver se acho as imagens de instalação e posto depois.
 
Valeu Sidney, fiz a placa errada então, minha bomba é 12v! Vou ter que colocar um conversor no esquema! É isso mesmo? Ou da pra instalar algum relê que converta nesse modelo meu?

Olá pessoal!
poseidonata o que utiliza relé (que é o meu caso), é para bombas de 127v - 220V. Sem o relé é para bombas de 12V!
Como existe o transistor que aciona a saida de 12v no caso da sua placa dá para adaptar com jumpers um relé. Mas não seria mais fácil fazer outra placa com o Relé.

Segue o site que eu já passei em outro post com as placas e codigos.

https://www.dropbox.com/sh/96o6i39o50llama/AAD3cgNyiUxKXF73_qjhm_uia?dl=0

Um abraço a todos!
 
Valeu Cbarros, então a minha está certa! Minha bomba é 12v! Valeu! Tenho mais algumas dúvidas, 1-a fonte alimenta somente a placa com 12 v, não alimenta o arduino? Quantos ampères deve ser a fonte? 2- o sistema é só copiar no arduino via USB? Eu vi que tem outras duas bibliotecas a serem copiadas, é só copia-las na pasta padrão?
 
Valeu Cbarros, então a minha está certa! Minha bomba é 12v! Valeu! Tenho mais algumas dúvidas, 1-a fonte alimenta somente a placa com 12 v, não alimenta o arduino? Quantos ampères deve ser a fonte? 2- o sistema é só copiar no arduino via USB? Eu vi que tem outras duas bibliotecas a serem copiadas, é só copia-las na pasta padrão?

1 - A fonte alimenta a shield ARDBIR e o Arduino. O arduino tem um regulador de tensão.
A fonte para placa sem relé eu acredito que depende da bomba, vc. precisa verificar qual o consumo da sua pomba.

2 - Sim as bibliotecas tem que estar no seu pc na pasta "library", e quando for feita a compilação o programa de compilação copia elas para o arduino.
#include <EEPROM.h>
#include <LiquidCrystal.h>
#include <OneWire.h>
#include <PID_v1.h>
 
Dica, cuidado ao alimentar o Arduino com 12V. Ele tem um regulador linear que pode aquecer muito dependendo da carga. Eu queimei um assim... Com 5 também não funciona muito bem, porque o regulador trabalha no limite (de 5V pra 5V). Se puder alimentar com 6V, 7V, melhor! Difícil é conseguir uma fonte de 7V hehe

EDIT: esclarecendo, queimei o meu ligando em 12V e usando a saída regulada de 5V dele pra ligar várias cargas: backlight do LCD do shield, relés, etc. Agora em 7V o regulador não frita mais quando ligo o backlight do LCD. Mas sugiro evitar alimentar cargas que puxam mais corrente através do regulador dele. Se não ligar nada deve rodar tranquilo em 12V =)
 
Dica, cuidado ao alimentar o Arduino com 12V. Ele tem um regulador linear que pode aquecer muito dependendo da carga. Eu queimei um assim... Com 5 também não funciona muito bem, porque o regulador trabalha no limite (de 5V pra 5V). Se puder alimentar com 6V, 7V, melhor! Difícil é conseguir uma fonte de 7V hehe

EDIT: esclarecendo, queimei o meu ligando em 12V e usando a saída regulada de 5V dele pra ligar várias cargas: backlight do LCD do shield, relés, etc. Agora em 7V o regulador não frita mais quando ligo o backlight do LCD. Mas sugiro evitar alimentar cargas que puxam mais corrente através do regulador dele. Se não ligar nada deve rodar tranquilo em 12V =)

Olá Valter t!
Legal seu comentário mas para este projeto o arduino exita o transistor da shield Ardbir que não ultrapassa os limites de corrente da porta
segue as características técnicas do projeto Arduino Uno R3.

Características:
Tamanho: 5,3cm x 6,8cm x 1,0cm
Microcontrolador: ATmega328
Tensão de operação: 5V

Tensão de entrada (recomendada): 7-12V
Tensão de entrada (limites): 6-20V


Pinos de entrada/saída (I/O) digitais: 14 (dos quais 6 podem ser saídas PWM)
Pinos de entrada analógicas: 6
Corrente DC por pino I/O: 40mA
Corrente DC para pino de 3,3V: 50mA
Memória Flash: 32KB (dos quais, 0,5KB são usados pelo bootloader)
SRAM: 2KB
EEPROM: 1KB
Velocidade de Clock: 16MHz
Temperatura de operação: de 10º a 60º

Saudações
 
Que bom saber disso @cbarros! Estou bem interessado em implementadar esse projeto! Assim que terminar de montar a panela...

Por sinal, agora entendi porque o shield do LCD não é oficial hehehe

Abraço!
 
Antes de tudo, o aviso: :off:

Só pra deixar claro que o problema que me referi não tem relação com a corrente máxima nos pinos de I/O, mas sim com a corrente fornecida pelo pino de 5V que alimenta os shields. Ou seja, não adianta fazer um driver a transistor pra acionar o relé se for alimentar o relé com os 5V que vem do Arduino.

O site oficial desencoraja alimentar qualquer coisa através desse pino:
http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardUno said:
5V.This pin outputs a regulated 5V from the regulator on the board. The board can be supplied with power either from the DC power jack (7 - 12V), the USB connector (5V), or the VIN pin of the board (7-12V). Supplying voltage via the 5V or 3.3V pins bypasses the regulator, and can damage your board. We don't advise it.

Que eu saiba o que limita essa corrente é o regulador linear do Arduino, e quanto maior a queda de tensão em cima dele menor a corrente que ele vai fornecer sem "fritar", por isso a sugestão de usar uma tensão de alimentação mais baixa.

Bom, só estou relatando pra compartilhar minha experiência (negativa hehe). Não tem necessariamente relação com o Ardbir, não parei pra olhar o projeto ainda, mas farei assim que possível :)

EDIT: na verdade parece que o texto do site desencoraja a alimentar o Arduino através do pino 5V, e não alimentar periféricos, como eu havia dito. Mas vou deixar o texto aí pois o resto está correto, e não tem nenhuma informação sobre a corrente máxima fornecida nesse pino.
 
Ola Cbarros, como havia lhe falado acho que meu problema vai ser o arduino, estou tentando instalar e baixei o programa e mandei verificar o meu codigo, apareceu o seguinte erro:
This report would have more information with
"Show verbose output during compilation"
enabled in File > Preferences.
Arduino: 1.0.6 (Windows 7), Board: "Arduino Uno"
ArdBir_2_6_70b10.ino:109:25: error: LCD20x4_ITA.h: No such file or directory
In file included from ArdBir_2_6_70b10.ino:95:
Pcb_ArdBir_DanielXan.h:2: error: 'OneWire' does not name a type
Pcb_ArdBir_DanielXan.h:3: error: 'A4' was not declared in this scope
Pcb_ArdBir_DanielXan.h:3: error: 'A5' was not declared in this scope
Pcb_ArdBir_DanielXan.h:6: error: 'A3' was not declared in this scope
Pcb_ArdBir_DanielXan.h:7: error: 'A2' was not declared in this scope
Pcb_ArdBir_DanielXan.h:8: error: 'A1' was not declared in this scope
Pcb_ArdBir_DanielXan.h:9: error: 'A0' was not declared in this scope
Pcb_ArdBir_DanielXan.h:12: error: 'byte' does not name a type
Pcb_ArdBir_DanielXan.h:13: error: 'byte' does not name a type
Pcb_ArdBir_DanielXan.h:14: error: 'byte' does not name a type
In file included from ArdBir_2_6_70b10.ino:100:
Presentazione.h:1: error: variable or field 'scriviSprite' declared void
Presentazione.h:1: error: 'byte' was not declared in this scope
Presentazione.h:1: error: 'byte' was not declared in this scope
 
Quanto mais eu mexo pior fica! Tentei importar as bibliotecas, agora o erro ficou pior:
Arduino: 1.0.6 (Windows 7), Board: "Arduino Uno"
C:\Program Files (x86)\Arduino\hardware\tools\avr\bin\avr-g++ -c -g -Os -Wall -fno-exceptions -ffunction-sections -fdata-sections -mmcu=atmega328p -DF_CPU=16000000L -MMD -DUSB_VID=null -DUSB_PID=null -DARDUINO=106 -IC:\Program Files (x86)\Arduino\hardware\arduino\cores\arduino -IC:\Program Files (x86)\Arduino\hardware\arduino\variants\standard -IC:\Users\Public\Documents\Cerveja\libraries\EEPROM -IC:\Users\Public\Documents\Cerveja\libraries\LiquidCrystal -IC:\Users\Public\Documents\Cerveja\libraries\OneWire -IC:\Users\Public\Documents\Cerveja\libraries\ArdBir_2_6_70b10 C:\Users\vaio\AppData\Local\Temp\build3621023397107512682.tmp\ArdBir_2_6_70b10.cpp -o C:\Users\vaio\AppData\Local\Temp\build3621023397107512682.tmp\ArdBir_2_6_70b10.cpp.o

ArdBir_2_6_70b10.ino:82:20: warning: PID_v1.h: No such file or directory
In file included from ArdBir_2_6_70b10.ino:100:
/Presentazione.h: In function 'void Presentazione(byte, byte)':
/Presentazione.h:89: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/Presentazione.h:91: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
In file included from ArdBir_2_6_70b10.ino:101:
/ArdBir1.h: In function 'void ArdBir1(byte, byte)':
/ArdBir1.h:38: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/ArdBir1.h:41: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
In file included from ArdBir_2_6_70b10.ino:102:
/Funzioni.h: In function 'void CountDown(long unsigned int, byte, byte, byte)':
/Funzioni.h:135: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/Funzioni.h:139: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/Funzioni.h: In function 'byte LeggiPulsante(byte&, long unsigned int&)':
/Funzioni.h:193: warning: no return statement in function returning non-void
/Funzioni.h: In function 'float Arrotonda025(float&)':
/Funzioni.h:203: warning: no return statement in function returning non-void
/Funzioni.h: In function 'float ConvertiCtoF(float&)':
/Funzioni.h:210: warning: no return statement in function returning non-void
/Funzioni.h: In function 'float ConvertiFtoC(float&)':
/Funzioni.h:216: warning: no return statement in function returning non-void
/Funzioni.h: In function 'int Set(int&, int, int, int, long int, byte)':
/Funzioni.h:247: warning: no return statement in function returning non-void
/Funzioni.h: In function 'float Set(float&, float, float, float, long int, byte)':
/Funzioni.h:278: warning: no return statement in function returning non-void
/Funzioni.h: In function 'byte Set(byte&, byte, byte, byte, long int, byte)':
/Funzioni.h:309: warning: no return statement in function returning non-void
In file included from ArdBir_2_6_70b10.ino:109:
/LCD20x4_ITA.h: At global scope:
/LCD20x4_ITA.h:1: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:1: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:1: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:1: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:1: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:1: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:2: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:2: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:2: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:2: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:2: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:2: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:2: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:2: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:2: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:3: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:3: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:3: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:3: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:3: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:3: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:3: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:3: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:3: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h:3: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*'
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void LCDSpace(byte)':
/LCD20x4_ITA.h:13: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Version(byte, byte)':
/LCD20x4_ITA.h:37: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Intestazione()':
/LCD20x4_ITA.h:43: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void LCD_Procedo()':
/LCD20x4_ITA.h:49: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void LCD_Default(float)':
/LCD20x4_ITA.h:68: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void PauseScreen()':
/LCD20x4_ITA.h:81: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:83: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:86: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:88: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void LCD_QQSO()':
/LCD20x4_ITA.h:93: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void LCD_QQxO()':
/LCD20x4_ITA.h:97: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void LCD_SGEO()':
/LCD20x4_ITA.h:101: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void LCD_xGEO()':
/LCD20x4_ITA.h:105: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void LCD_SxEO()':
/LCD20x4_ITA.h:110: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_1()':
/LCD20x4_ITA.h:118: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Manuale(float, float, float)':
/LCD20x4_ITA.h:131: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_2()':
/LCD20x4_ITA.h:138: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void AddMalt()':
/LCD20x4_ITA.h:142: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Stage(byte, float, float)':
/LCD20x4_ITA.h:150: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:163: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void SaltoStep()':
/LCD20x4_ITA.h:168: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void RemoveMalt()':
/LCD20x4_ITA.h:174: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Boil(float, float, byte)':
/LCD20x4_ITA.h:187: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:194: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:198: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void HopAdd(byte)':
/LCD20x4_ITA.h:208: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3()':
/LCD20x4_ITA.h:219: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_1()':
/LCD20x4_ITA.h:223: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void PidSet(int, byte)':
/LCD20x4_ITA.h:256: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_2()':
/LCD20x4_ITA.h:261: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void UnitSet(byte, byte)':
/LCD20x4_ITA.h:286: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:287: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:314: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:321: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:327: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:328: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:345: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:346: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:353: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_3()':
/LCD20x4_ITA.h:362: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void TimeSet(int)':
/LCD20x4_ITA.h:383: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_3_8()':
/LCD20x4_ITA.h:390: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_3_9()':
/LCD20x4_ITA.h:401: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_3_10(byte)':
/LCD20x4_ITA.h:407: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:410: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void TimeHops(int)':
/LCD20x4_ITA.h:419: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_4()':
/LCD20x4_ITA.h:426: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_4_1()':
/LCD20x4_ITA.h:434: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_4_2()':
/LCD20x4_ITA.h:439: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_4_3()':
/LCD20x4_ITA.h:444: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_4_4()':
/LCD20x4_ITA.h:449: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void NoRecipe()':
/LCD20x4_ITA.h:457: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Ricetta(byte, byte)':
/LCD20x4_ITA.h:468: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:470: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:475: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void LeggoRicetta(byte)':
/LCD20x4_ITA.h:488: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:493: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:494: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:496: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void SalvataggioRicetta(byte)':
/LCD20x4_ITA.h:503: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:504: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:506: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void SalvaRicetta()':
/LCD20x4_ITA.h:515: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:520: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void CancelloRicetta(byte)':
/LCD20x4_ITA.h:526: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:527: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Cancellazione(byte)':
/LCD20x4_ITA.h:538: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:543: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Inizializzazione()':
/LCD20x4_ITA.h:549: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Inizializza()':
/LCD20x4_ITA.h:557: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:561: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void MemoriaPiena()':
/LCD20x4_ITA.h:570: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:575: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Menu_3_5()':
/LCD20x4_ITA.h:582: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Pause_Stage(float, int)':
/LCD20x4_ITA.h:654: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:663: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void prompt_for_water()':
/LCD20x4_ITA.h:668: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Resume()':
/LCD20x4_ITA.h:675: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void PausaPompa(float, int)':
/LCD20x4_ITA.h:693: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void Iodine(float, int)':
/LCD20x4_ITA.h:703: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:712: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void End()':
/LCD20x4_ITA.h:722: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:724: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void PumpPrime()':
/LCD20x4_ITA.h:732: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void PartenzaRitardata()':
/LCD20x4_ITA.h:766: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:768: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void ImpostaTempo(long unsigned int)':
/LCD20x4_ITA.h:773: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void StartDelay(long unsigned int)':
/LCD20x4_ITA.h:782: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h: In function 'void TemperaturaRaggiunta()':
/LCD20x4_ITA.h:789: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
/LCD20x4_ITA.h:791: warning: only initialized variables can be placed into program memory area
ArdBir_2_6_70b10.ino: At global scope:
ArdBir_2_6_70b10:187: error: 'PID' does not name a type
ArdBir_2_6_70b10.ino: In function 'void PID_HEAT(boolean)':
ArdBir_2_6_70b10:293: error: 'myPID' was not declared in this scope
ArdBir_2_6_70b10.ino: In function 'void load_pid_settings()':
ArdBir_2_6_70b10:311: error: 'myPID' was not declared in this scope
ArdBir_2_6_70b10.ino: In function 'boolean wait_for_confirm(boolean&, byte, byte, byte)':
ArdBir_2_6_70b10.ino:365: warning: no return statement in function returning non-void
ArdBir_2_6_70b10.ino: In function 'void Iodine_Test()':
ArdBir_2_6_70b10.ino:727: warning: comparison between signed and unsigned integer expressions
ArdBir_2_6_70b10.ino:727: warning: suggest parentheses around && within ||
ArdBir_2_6_70b10.ino: In function 'byte Congruita(byte&, byte)':
ArdBir_2_6_70b10.ino:1435: warning: suggest explicit braces to avoid ambiguous 'else'
ArdBir_2_6_70b10.ino:1438: warning: suggest explicit braces to avoid ambiguous 'else'
ArdBir_2_6_70b10.ino:1446: warning: no return statement in function returning non-void
ArdBir_2_6_70b10.ino: In function 'void loadRecipe()':
ArdBir_2_6_70b10.ino:1470: warning: unused variable 'NomeRicetta'
ArdBir_2_6_70b10.ino: In function 'void setup()':
ArdBir_2_6_70b10:1862: error: 'myPID' was not declared in this scope
ArdBir_2_6_70b10:1862: error: 'AUTOMATIC' was not declared in this scope
 
@poseidonata tem uma frase infame no meio da programação que diz "warning não é erro" hahah

Claro que eles podem ocasionar problemas, mas você pode preferir confiar que o cara que escreveu o código sabia o que estava fazendo ;)

Quanto aos erros, procure sempre solucionar o primeiro que aparece, os seguinte geralmente são decorrentes do primeiro.

Nesse caso "ArdBir_2_6_70b10:187: error: 'PID' does not name a type" é o primeiro erro, e sugere que não esteja inclusa a biblioteca do PID. Os erros seguintes certamente são decorrentes dele.

Vai procedendo assim e resolvendo com calma e paciência que tende a dar certo :D
 
Valtert, rapaz parece que realmente deu certo essa sua idéia, parou de dar erro e falou que transferiu, mas estranhamente no meu lcd não aparece nada escrito! Fica acesso mas nada escrito, testei em dois lcds que tenho aqui, inverti a pinagem apareceu uns quadradinhos mais nada escrito.
 
@poseidonata nem sei o que te recomendar pra depurar isso agora :(

O que eu faria seria usar a "serial" e ir editando o código para ir enviando texto pro PC para ver em que parte da inicialização ele está parando... mas é complicado te passar um procedimento, ao menos não me ocorre nenhuma ideia, teria que ir mexendo mesmo. Se estiver sofrendo muito me manda mensagem privada e combinamos pra eu te ajudar "ao vivo" (skype, teamviewer, whatever).

Boa sorte!
 
Valtert, rapaz parece que realmente deu certo essa sua idéia, parou de dar erro e falou que transferiu, mas estranhamente no meu lcd não aparece nada escrito! Fica acesso mas nada escrito, testei em dois lcds que tenho aqui, inverti a pinagem apareceu uns quadradinhos mais nada escrito.

Olá Peseidonata,

Conseguiu resolver?
Alterou o potenciômetro para resistência minima?
Desculpa não ter respondido antes, mas a ajuda do colega Valtert foi boa!
Saudações
 
Ola Cbarros, o Valter ajudou bastante, como eu havia lhe falado essa é a parte que eu teria mais dificuldade pois não tenho noção nenhuma, mas consegui, regulei o Trimpot e a imagem apareceu, agora to tentando configurar, tentei inserir em português mas deu erro, mas ta indo legal, ainda não vou poder testar completamente pois meu setup ainda não esta montado, mas assim que tiver pronto vou testar. Mas muito obrigado mesmo aos colegas pela ajuda.
 
Pessoal, bom dia.
Vi e revi vários vídeos a respeito dos Equipamentos Mec Bier (Home) e Master Bier. Confesso que estou inclinado a adquirir um desses...
No entanto, tenho um pé atrás com muita tecnologia, visto que placas tendem a manifestar problemas.
O pessoal que está usando estes equipamentos, quais impressões tem? É um equipamento robusto (não da problema)? Se apresentou algum problema foi após quantas brassagens? O problema foi solucionado facilmente?
Um forte abraço
 
Back
Top