Equipamento Mec Bier - Linha Hobby

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Também tenho um mec hobby plus 50, e quanto a fervura a ideia de programar a temperatura para 130ºC é para que a resistência nunca desligue, quando fiz cerveja na minha, programei a fervura para 120ºC e o máximo que a temperatura chegou foi 110ºC mais que isso não passau, e a evaporação é bastante, más não tem muita precisão de colocar ferver a 130ºC, uns 110ºC já ta bom
 
Gente na opinião de vcs: mec hobby 100/200 ou um equipamento da mybeer de 100 litros, pensando em microcervejaria, uns 400 litros por mês, qual equipamento vcs escolheriam?
 
Boa tarde amigos,

Tenho acompanhado o fórum e realmente não consigo definir qual equipamento oferece a melhor relação de custo-benefício. Os orçamentos atualizados foram:

- Mec Hobby (Home) 30 litros R$ 3.850,00
- Mec Hobby (Home) 50 litros R$ 5.590,00
- Mec Hobby Plus 50 litros R$ 7.150,00
- Masterbier 50 R$ 9.200,00
- BrauMaister Cervejaria Piloto para 20 litros / Bech composta por: 01 Sistema de Cozimento e Filtração, 01 Sistema de Aquecimento e resfriamento (serpentina inox 304), 01 fermentador 30 litros, 01 moinho de malte, 01 manta isolante, concha para malte e um fermentador de 30 litros plástico Speidel.
R$ 11.300,00 ou R$ 9.950,00 (Só a panela)
- BrauMaister Cervejaria Piloto para 50 litros / Bech composta por: 01 Sistema de Cozimento e Filtração, 01 Sistema de Aquecimento e resfriamento (serpentina inox 304 ou chiller de placas), 01 IHM para controle do processo, 01 manta isolante e um fermentador de 55 litros em Inox.
R$ 14.917,00 ou R$ 13.200,00 (Só a panela)
MyBeer R$15.000,00

A Masterbier 10 infelizmente foi descontinuada...

Não pretendo produzir mais do que 20-40L por vez.

Abraços,

Leonardo.
 
Boa tarde amigos,

Tenho acompanhado o fórum e realmente não consigo definir qual equipamento oferece a melhor relação de custo-benefício. Os orçamentos atualizados foram:

- Mec Hobby (Home) 30 litros R$ 3.850,00
- Mec Hobby (Home) 50 litros R$ 5.590,00
- Mec Hobby Plus 50 litros R$ 7.150,00
- Masterbier 50 R$ 9.200,00
- BrauMaister Cervejaria Piloto para 20 litros / Bech composta por: 01 Sistema de Cozimento e Filtração, 01 Sistema de Aquecimento e resfriamento (serpentina inox 304), 01 fermentador 30 litros, 01 moinho de malte, 01 manta isolante, concha para malte e um fermentador de 30 litros plástico Speidel.
R$ 11.300,00 ou R$ 9.950,00 (Só a panela)
- BrauMaister Cervejaria Piloto para 50 litros / Bech composta por: 01 Sistema de Cozimento e Filtração, 01 Sistema de Aquecimento e resfriamento (serpentina inox 304 ou chiller de placas), 01 IHM para controle do processo, 01 manta isolante e um fermentador de 55 litros em Inox.
R$ 14.917,00 ou R$ 13.200,00 (Só a panela)
MyBeer R$15.000,00

A Masterbier 10 infelizmente foi descontinuada...

Não pretendo produzir mais do que 20-40L por vez.

Abraços,

Leonardo.

Coloca aí na sua lista cigarra elétrica. 4.990,00 e faz de 20 a 50L.
 
Olha Leo,
Eu fui para um equipamento de 50/60 litros pensando que pouparia trabalho.
Ah...Já que vou fazer cerveja é melhor fazer logo uma boa batelada.
Pois bem, logo vi que um equipamento deste porte é pesado e sozinho fica difícil operar, limpar e sanitizar.
Comprei então um de 20 litros.
Com este equipamento tenho feito ao menos duas brassagem por semana.
É fácil operar sozinho e limpar é moleza.
Hoje estou com o de 50 encostado, só uso o de 20.
Pense nisso!
 
Olha Leo,
Eu fui para um equipamento de 50/60 litros pensando que pouparia trabalho.
Ah...Já que vou fazer cerveja é melhor fazer logo uma boa batelada.
Pois bem, logo vi que um equipamento deste porte é pesado e sozinho fica difícil operar, limpar e sanitizar.
Comprei então um de 20 litros.
Com este equipamento tenho feito ao menos duas brassagem por semana.
É fácil operar sozinho e limpar é moleza.
Hoje estou com o de 50 encostado, só uso o de 20.
Pense nisso!

Ola Victor, concordo plenamente... Acredito que existam produtos diferentes, para perfis diferentes. No meu caso, que busco testar os mais diversos tipos de receitas, desafios, fazer brassagens com mais de 20L por vez pode ocorrer inclusive em problemas de espaço para fermentação e maturação. Inclusive a MasterBier 10L atendia bem minhas necessidades mas foi descontinuada. Qual seu equipamento? Agradeço pela ajuda...
Abraços.
:mug:
 
Ola Victor, concordo plenamente... Acredito que existam produtos diferentes, para perfis diferentes. No meu caso, que busco testar os mais diversos tipos de receitas, desafios, fazer brassagens com mais de 20L por vez pode ocorrer inclusive em problemas de espaço para fermentação e maturação. Inclusive a MasterBier 10L atendia bem minhas necessidades mas foi descontinuada. Qual seu equipamento? Agradeço pela ajuda...
Abraços.
:mug:

Leo,
Tenho uma Masterbier e uma Braumeister.
 
Vendo as informações sobre a BeerBot60, me interessei bastante pelo equipamento. Me pareceu o mais versátil de todos que vi até agora. Completo e sem firulas desnecessárias. Em setembro vou até Jaraguá do Sul, visitar o fabricante e ver o equipamento funcionando. O interessante q tem pra vender separado o esquema pra erguer o tubo de malte em brassagens maiores.
 
Bom dia.

Não existe equipamento perfeito ou dos sonhos de todos, mas existem varias opções, cada uma com suas características, é como comprar um carro.

Você indo para o Inox e equipamentos automatizados é uma grande evolução, você vai notar muita diferença nos dias de brasagem, para melhor.

Bom, sei que sou suspeito em falar, pois revendemos Mec Bier, a linha Hobby, mas vou listar o que analisei antes de escolher a Mec Bier para representar, espero que te ajude. (fiz a propaganda, ehehehe)

- EQUIPAMENTO: os que tem o equipamento em funcionamento, o que falam sobre;

- GARANTIA DO PRODUTO: quanto tempo e como funciona, e o que dizem os que tiveram problemas, tiveram o suporte, pois escrever garantia de 1 ano qualquer empresa escreve no papel. Problemas podem ocorrer, assim como carros, mas o suporte funciona, trocaram peças, se mostraram interessadas, realmente resolveram o problema? Agilidade? Contato facil?

- REPOSIÇÃO DE PEÇAS: a empresa costuma ter em estoque? para um homebrew, ficar 1 mês ou mais sem fazer cerveja pode ser frustante;. Geralmente quando as peças são importadas, podem demorar para chegar.

- EMPRESA FABRICANTE: se a empresa é solida no mercado, a quantos anos existe e o que falam dela, indiferente do produto. Isso ajuda a ter uma ideia se esta empresa continuará trabalhando e lhe dando suporte quando necessário. Empresas com mais de 10 anos no mercado podem ser uma estatística positiva.

- AMADURECIMENTO DO PRODUTO: a falta de amadurecimento não quer dizer que o produto não seja bom, mas pode haver alguns ajustes a serem feitos. Você esta disposto a ver se o suporte funciona, se a empresa é interessada em resolver, se os ajustes demoram, ...

- PREÇO: quem paga quer pagar o menos possível, é um dos fatores que todos usam para decidir a compra;

- SUPORTE: você tem suporte, de qual forma(telefone, e-mail, skype, ...), o suporte é local ou distante, qual o custo disso, qual o horário? Você vai fazer brasagem nos fins de semana, alguém vai te dar um help se precisar?

Bom, espero que o equipamento que você compre atenda o maior numero de requisitos possíveis, indiferente da marca/modelo.

Fico a disposição para tirar suas dúvidas.

Grande abraço
 
Vendo as informações sobre a BeerBot60, me interessei bastante pelo equipamento. Me pareceu o mais versátil de todos que vi até agora. Completo e sem firulas desnecessárias. Em setembro vou até Jaraguá do Sul, visitar o fabricante e ver o equipamento funcionando. O interessante q tem pra vender separado o esquema pra erguer o tubo de malte em brassagens maiores.

Achei bem completo o "combo" de itens inclusos no orçamento:
1 Caldeirão Inox 110 litros com tampa
2 Resistências de 3400W 220V ou resistência dupla de 6800KW 220V
1 Bomba sanitária Inox/Polysulfone Chugger In-line/MarchPump
1 Módulo painel eletrônico microprocessado com display LCD
2 Conjuntos de engates rápidos de Inox
3 Pés com regulagem
1 Tubo Pipe para malte 15-30 litros
1 Tubo Pipe para malte 35-60 litros
2 Telas de filtro tipo peneira em Inox
2 Telas de reforço em Inox
2 Perfis silicone para tubo Pipe
1 Haste presilha em Inox
1 Borboleta e arruela de Inox
1 Alça de Inox
1 Cabo de força 3X4mm 3m
1 Plug 2P+T 32A
1 Chiller Resfriador de Placas 14/22
1 Manual do usuário.

Valor do equipamento completo: R$ 11.025,00
Pagamento à vista 10% = R$ 9.922,50
:mug:
 
Olá pessoal!
Adquiri a Hobby 30 por ter o melhor custo beneficio segundo minha analise, e não me arrependi!
Tive apenas um problema com a bomba mas foi enviada outra na garantia sem problemas.
Quando comprei já tinha a intenção de trocar o modulo de controle pelo Brauduino, Biraduino, Ardbir.
Hoje fiz a primeira brassagem com o controlador ARDBIR novo e tive uma excelente brasagem do tocante controle de tempos e temperatura.
O sensor DS18B20 tem uma precisão bem elevada 0,5 graus, não ví esta precisão nos sensores PT100 e tipo K.
Antes utilizava o BrewMate para controle dos tempos no dia da brasagem (excelente software melhor ainda Freeware), hoje todo tempo e temperatura foi controlado pelo ARDBIR. Vou continuar utilizando o BrewMate para elaborar e controle das receitas.

Site do ARDBIR
https://www.dropbox.com/sh/9e5rmyve6w71l3a/AADB8xn8xYGpo7aMDqo2sSgla

https://www.facebook.com/pages/Open-Ardbir/606829852720387

Saudações a todos....
 

Attachments

  • Panela Hobby 30.png
    Panela Hobby 30.png
    971.7 KB · Views: 525
  • LCD-24x4US-BOIL.png
    LCD-24x4US-BOIL.png
    765.1 KB · Views: 452
  • Shield-Ardbir.png
    Shield-Ardbir.png
    966.6 KB · Views: 460
Olá Alanlisboa.

Eu montei!
Utilizei até uma fonte de Notebook!
 

Attachments

  • Painel-montagem.png
    Painel-montagem.png
    956.8 KB · Views: 455
Vou montar o meu tb com arduino. Ja pedi da China o kit, agora é espera...
 
Olá R Filippus,
A principio você grava (carrega) o sketch (código, software) no arduino via USB, após a gravação ele fica armazenado. Ai os comandos de configuração são efetuadas pelos potões (push-bottons) é muito simples e intuitivo.
Pode ser armazenada até 10 receitas.
O Ardbir tem um sketch em português também, eu carreguei na memoria do meu em inglês.
Saudações
 
Cara, parabéns,

Eu acho muito legal esses esquemas e queria muito montar um, mas eu sempre imagino ser meio impossível pra mim, haha.

Tem algum passo a passo de montagem?

Abs
 
Olá Luccasm!
No site vc. encontra a PCB (Desenho da placa de circuito impresso) e a lista de materiais.
Desculpa!
No site acima estava indo apenas no manual.
https://www.dropbox.com/sh/9e5rmyve6w71l3a/AADB8xn8xYGpo7aMDqo2sSgla

Basicamente:
Imprimir a PCB (O lado das Trilhas de cobre) métodos de transferência vc. encontra no youtube como: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=tlirzV91kbs[/ame]

Comprar os componentes para placa que tem uma lista no site.

Ai e ter um pouco de habilidade em montagem.

Se precisar de ajuda, e só ir perguntando.

Não é tão difícil quanto parece!
 
Muito obrigado Barros!

Vou me arriscar nisso.
Tenho um amigo que é engenheiro elétrico, e até fez esses robôs de competição, vou ver se convenço ele a perder uns dias de sofá me ajudando haha.

Abs!!!
 
Alan lisboa
Os componentes discretos (resistores transistores e diodos), são baratos.

Se tiver presa encontra no Mercado livre.

Se comprar pelo Ebay, vem da chima demora um pouco mas se não chegar na data estipulada vc. é ressarcido mas tem que fazer a reclamação. Já aconteceu comigo e eles devolveram meu pagamento, e já aconteceu do produto chegar depois e eu fiz o "re-pagamento"

Fiz esta compra hoje, fazer um segundo controlador com lcd menor.

Novo dissipador de calor de alumínio por estado sólido relé RSS tipo pequeno HeaEE002
R$ 2,72
( 261169437604 )

Waterproof Digital Thermal Probe or Sensor DS18B20 Length:1M
Sensor impermeável de térmica Digital ou Sensor DS18B20 Length:1M
( 170821333658 )
R$3,80

1602 16x2 Character LCD Display Module HD44780 Controller Blue Blacklight
( 170821333658 )
R$ 6,63


Output 24V-380V 25A SSR-25 DA Solid State Relay For PID Temperature Controller
( 271568923795 )
R$ 8,00


NEW ATmega328P CH340G UNO R3 Board & Free USB Cable for Arduino DIY
( 281399903526 )
R$ 15,65

Saudações
 
cbarros,

Eu estou fazendo um código no arduino para me auxiliar nas brassagens, e hoje, pesquisando sobre o assunto, cai nessa página e vi seu projeto, a ideia é exatamente a que eu estava montando, só que bem mais completo.

Fiquei com algumas dúvidas, esse relê de estado sólido que você utiliza é para a resistência, certo ? E a bomba, utiliza o relê pequeno (não sei o nome, aquele geralmente azul) ?

Obrigado,
Abraços.
 
cbarros,

Eu estou fazendo um código no arduino para me auxiliar nas brassagens, e hoje, pesquisando sobre o assunto, cai nessa página e vi seu projeto, a ideia é exatamente a que eu estava montando, só que bem mais completo.

Fiquei com algumas dúvidas, esse relê de estado sólido que você utiliza é para a resistência, certo ? E a bomba, utiliza o relê pequeno (não sei o nome, aquele geralmente azul) ?

Obrigado,
Abraços.

Olá Lucas,
No meu caso utilizo o código do Ardbir sem alteração.
O SSR ("tradução" Relé de Estado Solido) é para resistência, que dissipa parte da potencia e assim regulando a potência enviada para resistência.

Texto extraído wikpédia (O relé de estado sólido não possui partes mecânicas, operando por meio de tiristores que comutam quando uma determinada corrente passa por eles, esse é um processo químico que ocorre no tiristor, transistores ou triacs isso elimina a necessidade de contactos metálicos no interior do relé o que aumenta exponencialmente a sua vida útil e a segurança da operação além de eliminar o barulho e requerer cargas menores para a alimentação.)

O relé Azul(Eletro mecânico), serve para a bomba de 220vac!

No projeto do Ardbir tem uma PCB ("tradução" placa de circuito impresso), sem o relê de bomba para utilizar uma bomba de 12vcc. O pessoal costuma utilizar aquelas bombas de circulação de aquecedor solar.

http://produto.mercadolivre.com.br/...ra-liquidos-12v-circulaco-aquecedor-solar-_JM.

Quando terminar seu projeto posta ele aqui no site!

Saudações
 
Obrigado pelas respostas cbarros,

Eu pretendo usar o relê para a bomba também, tenho uma 110v, mas é de lava-louças, mas vou comprar uma chugger em breve.

Com relação ao PCB, a noite vou procurar se acho esse mesmo projeto em outros sites, porque os arquivos devem ter sido deletados do dropbox do projeto, está dando erro quando tento baixar os arquivos.

Já dei upload no Arduino nesse projeto que você está usando, muito bom, estilo o que eu estava desenvolvendo mesmo, só que mais completo.

Se eu tiver dúvidas, e terei, vou perguntando aqui,

Obrigado,
Abraços,
Lucas Gomes.
 
Galera, sobre o equipamento MecHobby propriamente dito, alguém possui vídeo de brassagem ou mais informações? Só acho no youtube uns vídeos antigos e de curta duração.
 
Olá Leom lins!

Não tenho filmagens das minhas brassagens, quando fui retirar a minha panela lá em Pompeia eles haviam me dito que fariam um video, mas já faz 4 meses e nada.
Acredito que a parte boa da historia é que não pagamos pelo marketing da Mec Hobby. que pelo visto não existe.
Mas fiquei muito satisfeito com o produto.

Segue em as imagens do manual o pdf é de 631k não dá para subir aqui no site!
 

Attachments

  • MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-002.jpg
    MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-002.jpg
    150.4 KB · Views: 395
  • MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-003.jpg
    MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-003.jpg
    175.9 KB · Views: 358
  • MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-004.jpg
    MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-004.jpg
    112.5 KB · Views: 412
  • MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-005.jpg
    MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-005.jpg
    135.9 KB · Views: 348
  • MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-006.jpg
    MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-006.jpg
    150.9 KB · Views: 359
Recebi o orçamento de MINI CERVEJARIA CERES 50

Descrição: equipamento para produção de cerveja, todo fabricado em Inox 304, composto de: 1 panela de mostura/fervura através de resistência ou à gás, com isolamento térmico e capacidade total de 86 litros; 1 tanque de fermentação com resfriamento e isolamento térmico, com capacidade total para 60 litros e tampo abaulado fechado com parafusos suportando pressão de até 3kg/cm³; Cilindro de CO2 de 2,3kg; Bomba sanitária; moto bomba; Unidade condensadora de resfriamento; trocador de calor; manômetro; válvula de alivio; torneira extratora de chopp; válvula redutora de pressão de CO2; Conexões; válvulas; Rodas; Painel com controladores de temperatura e comandos; Painel elétrico;

Prazo de entrega: 60 dias da confirmação do pedido;

Investimento: R$33.000,00 (R$27.000,00+impostos)

Frete: por conta do comprador;

Condições de pagamento:
20% na confirmação do pedido;
10% em 30 dias após o pedido;
20% na entrega;
Restante em 5 vezes de 10% à cada 30 dias;
Validade da proposta: 10 dias;

www.prismaq.com localizado em Chapecó-SC.
 
Esse é do anterior, mais especificamente o modelo de 30L.

Massa, cbarros. É justamente este que eu estava paquerando!

Olá pessoal!

É isso mesmo modelo mais simples!
A resistência tem 4 voltas e 4.000Watts.
Nunca precisei mexer o mosto na fervura como pede o manual, mesmo com receitas de trigo ou aveia, (Não queima resíduos).
 
cbarros, muito show esse controlador que vc montou, tenho muito interesse em montar um, a parte elétrica vai tranquilo o difícil vai ser a parte do arduino. Ja havia visto esse ArdBir, li bastante a respeito, mas sou muito leigo em programação!
 
cbarros, muito show esse controlador que vc montou, tenho muito interesse em montar um, a parte elétrica vai tranquilo o difícil vai ser a parte do arduino. Ja havia visto esse ArdBir, li bastante a respeito, mas sou muito leigo em programação!

Olá poseidonata a montagem é a parte mais trabalhosa, colocar código (Sketch) que já está pronto para o arduino é a coisa mais fácil de todo processo.
Tem o curso do lab de Garagem para arduino, mas para montar o controlador vc. não precisa saber códigos de programação e sim apenas copiar o código (Sketch) para o arduino.
Como já comentei antes não é tão difícil o quanto parece.

Saudações
http://labdegaragem.com.br/cursoarduino/
 

Latest posts

Back
Top