Equipamento Mec Bier - Linha Hobby

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Encomendei há uns 20 dias o MEC Hobby 50 Litros junto com o moedor e a bomba. Só agora ouvi falar do Masterbier então não pude avaliar.

Acredito que fiz um bom negócio. O acabamento parece ser ótimo. Estive no beer experience em são paulo neste último fds e me disseram que o MEC bier é muito bom, no entanto tem gente que não gosta porque deve-se adaptar ao equipamento. Acho que qualquer coisa é melhor do que o jogo de panelas que eu uso. hehe
Para terem uma idéia hoje eu filtro o mostro usando um coador grande de aço inox. Dá o maior trabalhão. Espero que com o MEC bier as minhas brassagens sejam mais ligeiras e motivadoras =D

Quando encomendei achei que o MEC bier vinha com o controle automático das rampas de temperatura... então não é isso? Vou ter que ficar monitorando o equipamento o tempo todo? Alguém pode me explicar?

Abrás!
 
Pessoal, muito obrigado pelas respostas!

Consegui contato com o pessoal que fabrica a Masterbier. Fui muito bem atendido, explicaram bem sobre o produto e tiraram (quase) todas as dúvidas. Entendi que o equipamento é novo, tem apenas 2 meses de lançamento. O pessoal que fez é cervejeiro novo então eles ainda estão aprendendo sobre processos, técnicas, etc.
Acho que isso explica um pouco o sentimento do Victor com relação ao pós venda. Me parece que é mais falta de conhecimento do que falta de vontade.

Lucas, me explicaram que as duas bombas é porque uma só nao teria força para empurrar o líquido contra o malte. E de fato o tamanho do malt pipe limita um pouco as ações mas isso é uma característica do tipo de equipamento. Todos terão o mesmo problema.

Czar, tive a mesma dúvida. O pessoal da Mec é bem ruim de contato, levam 3 a 4 dias para me responder cada e-mail. entendi em alguns lugares que o controlador é um opcional. No e-mail que a Mec me enviou não falaram nada sobre isso. Ainda estou aguardando a resposta deles.

Em geral, o que estou percebendo é:
Mec Hobby - Demora para responder, não tem um contato próximo com os consumidores.
Masterbier - É um produto novo, ainda tem algum chão em desenvolvimento e aprendizado.
Braumeister - Parece ser o mais evoluído. É o mais caro.


abraços!
 
Bom dia, galera!
To na mesma da maioria aqui, e estou entre o Mec Hobby e o Masterbier.
Gostei bastante do atendimento do pessoal da Mec Hobby, e li críticas quanto à esse ponto em relação a Masterbier.
Mas fora isso, os equipamentos em si, há muita diferença? Pois estou propenso a comprar o Mec Hobby...
 
Depois que postei que fui ler esse post...
Bom, o pessoal da Mec Hobby tá me respondendo os emails na hora, não sei se hoje estão com pouco serviço, hehehe...
Então, não vou mais falar do atendimento, mas minha dúvida ainda persiste quanto à qualidade e funcionamento dos dois.
 
Me ligaram hoje para ir buscar o meu Mec Hobby ... e esse fds não poderei usar :(.. pois tem encontro da acerva paulista e não quero perder... hehehe..
Mas vou lá na fabrica buscar para conhecer o pessoal. ( quanto a e-mail não tive problemas ) ...
O controlador que vem nele é o Tic17 então ele sobe a temperatura e para, já o controlador que coloquei da para cadastrar a receita e deixar circulando com a bomba até fazer todas as rampas, sem precisar ficar mexendo e controlando a temperatura ( pelo menos na teoria .. rsrs ) + custa R$900,00 a mais.


Vou postando mais novidades assim que tiver. Possivelmente envio fotos até sexta-feira.
 
O pessoal que fez é cervejeiro novo então eles ainda estão aprendendo sobre processos, técnicas, etc.
Acho que isso explica um pouco o sentimento do Victor com relação ao pós venda. Me parece que é mais falta de conhecimento do que falta de vontade.

Tomara!
Quem sabe vem junto com as instruções do equipamento uma boa receita de uma Märzen, Vienna ou Bock?
 
Diogo

rola um review do equipamento pra gente? com bastante detalhe e fotos!?

abs

Sim, vou colocar o máximo de informações possiveis.

Falei com o vendedor ele me disse que ainda não tem disponivel o perfil para o BS.
 
Fui buscar hoje o Mec Hobby.
Primeiras impressões estão agradando, o acabamento veio conforme eu estava esperando e tinha visto na feira. Realmente bom. Tinha outro lá pronto e também estava muito bom.
Veio embalado, sem perigo.
A bomba não consegui ver direito, mas assim que tiver mais fotos e funcionando mando para vocês.
 

Attachments

  • 20131004_143517.jpg
    20131004_143517.jpg
    42.4 KB · Views: 1,216
  • 01.jpg
    01.jpg
    76.9 KB · Views: 1,236
  • 20131004_144302.jpg
    20131004_144302.jpg
    37.9 KB · Views: 1,145
  • 20131004_144358.jpg
    20131004_144358.jpg
    55.6 KB · Views: 1,151
Fui buscar hoje o Mec Hobby.
Primeiras impressões estão agradando, o acabamento veio conforme eu estava esperando e tinha visto na feira. Realmente bom. Tinha outro lá pronto e também estava muito bom.
Veio embalado, sem perigo.
A bomba não consegui ver direito, mas assim que tiver mais fotos e funcionando mando para vocês.

show Diogo! ansioso pra ver o resto...

abs
 
Eu não tinha reparado e hoje na hora do teste, vi que na tampa vem um furo para encaixe do sistema de agua, faz o chuveirinho...subiu a temperatura em menos de 1 minuto por grau ( sem malte só agua) .. o controlador funciona beleza, fica ligando e desligando mantendo a temperatura.
A bomba é de maquina de lavar, e ficou ligada quase o tempo todo do teste, sem nenhum problema. Mas já olhei e cabe certinho se um dia der problema só trocar por uma dessas importadas de inox.
Tem dois poços de termometro, um acima da resistencia e outro abaixo mais proximo dela. Mas também estou afim de adaptar outro na saida da bomba, mas por enquanto não vou fazer nada.
 

Attachments

  • 20131006_174211.jpg
    20131006_174211.jpg
    27.3 KB · Views: 1,086
  • 20131006_174159.jpg
    20131006_174159.jpg
    39.8 KB · Views: 1,001
  • 20131006_175651.jpg
    20131006_175651.jpg
    27.1 KB · Views: 997
  • 20131006_174226.jpg
    20131006_174226.jpg
    44.9 KB · Views: 1,033
  • 20131006_174053.jpg
    20131006_174053.jpg
    37.1 KB · Views: 1,063
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=W7e2gxhovAo"]http://www.youtube.com/watch?v=W7e2gxhovAo[/ame]

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=wE6Ps_UmP1k"]http://www.youtube.com/watch?v=wE6Ps_UmP1k[/ame]
 
Diogo,

Parabéns pelo equipamento e muito obrigado pelos videos e fotos.

Olhando estes videos, estou achando que é possível comprar um equipamento de 50 litros e se necessário ter a possibilidade de fazer levas menores.
 
Diogo, vamos as perguntas, hehehe...
Esse chuveirinho da foto vem com o equipamento?
A entrada de água que você diz é para "iniciar" o processo, ou pra lavagem dos grãos?
Para a lavagem vou ter que aquecer a água em outra panela e jogar nessa manualmente?

Obrigado, e parabéns pelo equipamento!
 
Diogo,

Parabéns pelo equipamento e muito obrigado pelos videos e fotos.

Olhando estes videos, estou achando que é possível comprar um equipamento de 50 litros e se necessário ter a possibilidade de fazer levas menores.

Eu também achei que da sim, principalmente se fizer BIAB ... só tomar cuidado para não encostar na resistencia.
 
Diogo, vamos as perguntas, hehehe...
Esse chuveirinho da foto vem com o equipamento?
A entrada de água que você diz é para "iniciar" o processo, ou pra lavagem dos grãos?
Para a lavagem vou ter que aquecer a água em outra panela e jogar nessa manualmente?

Obrigado, e parabéns pelo equipamento!

Sim, o chuveirinho vem ( mas o vendedor nem me avisou, rsrs ) eu estava matutando como iria fazer ..

Essa entrada eu me referi na tampa da panela, que tem um furo para encaixe e fazer o chuveirinho, ele serve para ficar fazendo a recirculação durante a mostura para não ter que ficar mechendo, e serve também para lavagem. ( mas ainda não testei direito, se der certo hoje a noite vou fazer uma brassagem nela. )

Na lavagem eu vou fazer aquecendo em outra panela, mas vou depois tentar fazer uma outra brassagem com toda a agua no inicio.
 
Legal, tenho uma bomba de máquina de lavar e vou usar pra "bombear" a água de lavagem por esse chuveirinho então...
To achando que vou optar pelo Mec Hobby mesmo...
 
diogo, bomba de máquina de lavar? é aquela bombinha que o pessoal usa normalmente? não né...? poderia tirar umas fotos dela pra gente?

parabéns pelo equipamento!


Eu não tinha reparado e hoje na hora do teste, vi que na tampa vem um furo para encaixe do sistema de agua, faz o chuveirinho...subiu a temperatura em menos de 1 minuto por grau ( sem malte só agua) .. o controlador funciona beleza, fica ligando e desligando mantendo a temperatura.
A bomba é de maquina de lavar, e ficou ligada quase o tempo todo do teste, sem nenhum problema. Mas já olhei e cabe certinho se um dia der problema só trocar por uma dessas importadas de inox.
Tem dois poços de termometro, um acima da resistencia e outro abaixo mais proximo dela. Mas também estou afim de adaptar outro na saida da bomba, mas por enquanto não vou fazer nada.
 
Lucas, pelo que o pessoal da Mecbier me falou e acho que falaram nesse tópico também, é uma bomba "comum" mas ela é "reforçada" para suportar altas temperaturas...

me corrijam se estiver errado...
 
Sim é isso mesmo. Não consegui tirar uma foto melhor pois tem que 'desmontar" a "carenagem" dela... mas pelo que consegui ver e pelo que o vendedor me falou é uma comum mas "reforçada", tipo essa da foto.
 

Attachments

  • eletrobombabomba-de-drenagem-bratempconsul-127v_MLB-F-225700609_8711.jpg
    eletrobombabomba-de-drenagem-bratempconsul-127v_MLB-F-225700609_8711.jpg
    36.9 KB · Views: 959
  • 20131006_174226.jpg
    20131006_174226.jpg
    44.9 KB · Views: 945
Sim é isso mesmo. Não consegui tirar uma foto melhor pois tem que 'desmontar" a "carenagem" dela... mas pelo que consegui ver e pelo que o vendedor me falou é uma comum mas "reforçada", tipo essa da foto.

está ótimo! já deu pra ver como é! valeu mesmo!

e aí, conseguiu brassar ontem?
 
está ótimo! já deu pra ver como é! valeu mesmo!

e aí, conseguiu brassar ontem?

Não consegui mecher nela ainda .. to na com aquela ansiedade mas o tempo não ajuda... rsrs o trampo resolveu não dar tempo para o lazer essa semana .. rs... mas aindei mechendo um pouco no controlador que é bem legal...
Assim que tiver mais novidades vou postando ...
 
Agora começa a minha ansiedade, encomendei um Mecbier!
ahahahah

Putss...parabéns!! mais um ai pra ajudar no topico .. ehehe ...

E eu olhando todo dia pra ela sem poder fazer a brassagem .. rs... ontem cheguei 00:15h em casa depois do trampo ... e hoje as 07h tava em pé novamente ... ta osso essa semana .. hehe
 
Comprei pra 30, meu fermentador, geladeira, blábláblá, é tudo pra 30...
Dá 1.500,00 de diferença, eu prefiro comprar mais freezer ou geladeira pra fazer 1 por semana, pois atualmente tenho 1 geladeira só, o que me limita bastante...
 
acho que vou comprar essa semana um de 30 l ....

foda vai ser esperar os 45 dias de entrega
 
Eu tenho a de 50l mas na verdade rola fazer mais do que isso a capacidade total da panela de fora sem a de dentro é de 90 e pocos litros... a panela funciona, faz aquilo que ela se propoe... mas na minha opinão deixa um pouco a desejar no acabamento do inox e na bomba que não é grande coisa... ainda mais pelo preço... mas infelizmente não temos muitas outros opções no mercado brasileiro...
 
Eu tenho a de 50l mas na verdade rola fazer mais do que isso a capacidade total da panela de fora sem a de dentro é de 90 e pocos litros... a panela funciona, faz aquilo que ela se propoe... mas na minha opinão deixa um pouco a desejar no acabamento do inox e na bomba que não é grande coisa... ainda mais pelo preço... mas infelizmente não temos muitas outros opções no mercado brasileiro...


pois eh alexandre, essa questão da bomba me deixa com o pé atrás...e quanto a masterbier, já viu e tem alguma opinião?
 
caros amigos, dia 04/10 comprei uma masterbier 50l
aguardando ansiosamente
Li seus comentários, vi fotos, vídeos, e decidi ir no flex para 20 e 50L, já que tenho limitações na fermentação
abraços
 
caros amigos, dia 04/10 comprei uma masterbier 50l
aguardando ansiosamente
Li seus comentários, vi fotos, vídeos, e decidi ir no flex para 20 e 50L, já que tenho limitações na fermentação
abraços

Assim que receber posta fotos... abraços....

Obs: eu ainda sem conseguir fazer a brassagem .. hoje vou esquentar agua e fazer uma circulação para higienização... rs
 
caros amigos, dia 04/10 comprei uma masterbier 50l
aguardando ansiosamente
Li seus comentários, vi fotos, vídeos, e decidi ir no flex para 20 e 50L, já que tenho limitações na fermentação
abraços

está pra quando? rola de fazer um review aí pra turma...

abs
 
Fiz mais um teste agora de fervura.

A brassagem se tudo der certo faço amanhã. Hoje já deixei o malte moido. Pela primeira vez tb usei o moinho de rolo.

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=o0IvUnS07Xs[/ame]
 
e aí, Diogo!!
Deu certo? hehehe

Fiz uma brassagem na quinta-feira (mas eu já tinha os maltes para 20l de cerveja pronta de uma American IPA), tive algumas duvidas no meio da brassagem, mas fui fazendo.
A eficiencia final pelo BS deu 58%, mas achei que fiz alguma coisa errada na mostura, pois acabei achando que ficou muito baixa a densidade antes da lavagem, ela ficou com 1.055.. mas a receita pedia 16 litros e eu acabei colocando 21l ... e a densidade final ficou com 1055, mas tive que colocar um pouco de açucar, e a receita falava em 1060.
Outra coisa é achar o esquema dele no BS, não sei qual usar.
Acabei esquecendo de medir a taxa de evaporação, mas acho que deu uns 15%, pois foram para o fermentador 21l, mas restou 6 litros no fundo da panela devido a quantidade grande de trub, o meu whirpool acho que não foi legal também.
Ainda tenho que me adaptar ao novo equipamento, pois as panelas eu já tinha todo o esquema e conseguia eficiencias por volta de 75%.
Mas oque eu mais queira aconteceu, foi ficar sem aquele barulhão do gás, fiquei praticamente sem mecher o malte, a temperatura ficou dentro do que programei sem ter que ficar me preocupando em ligar e desligar o fogo.
Mesmo como sendo minha primeira experiencia com o equipamento consegui diminuir em 1h o processo até a limpeza de todos os equipamentos.
Hoje pretendo fazer mais uma brassagem, e vou tentar tirar mais fotos e videos. Pois nessa primeira fiquei focado em outras coisas. Tirei só foto do trub.
Obs:Com certeza o equipamento cumpre oque promete. Mas para quem quer gastar com ele, gasta um pouco a mais e coloca o controlador com rampas, te auxilia bem nas rampas.
obs2: não coloque ele muito alto se for trabalhar sozinho como eu, pois o peso do cesto + malte + agua... não é tão facil assim de levantar sem ter apoio bom .. rsrsrs
obs3: coloquei um daqueles sacos de malha fina para não ter muita sujeira no mosto, mas não precisa, ele só me incomodou .. rsrs.. depois na hora de passar para o fermentador só utilizar uma peneira.
 

Attachments

  • 20131017_205833.jpg
    20131017_205833.jpg
    43.5 KB · Views: 975
  • 20131018_000258.jpg
    20131018_000258.jpg
    50.5 KB · Views: 979
Brassagem hoje foi pro ralo ... tinha uma bendita receita que comprei witbier ( já misturados os maltes ) e resolvi fazer para testar com 20l ... e não sei oque deu em mim de seguir a receita que pedida farinha de trigo.
Foi bem até os 54 graus, passou disso, grudou a farinha de trigo na resistencia e queimou tudo.
Estou colocando a culpa na farinha de trigo, mas como a receita levava 50% de trigo não maltado, também pode ter sido isso.
Virou uma "zona" e horas perdidas para limpar tudo .. rsrs
Então um alerta ai pra quem vai mudar para resistencia, ficar de olho pra ver se não esta esquentando demais e acabar queimando.

obs: isso que eu tinha aveia e trigo em flocos, mas como nunca tinha usado farinha de trigo em uma receita quis testar....
 

Attachments

  • queimada.jpg
    queimada.jpg
    62.2 KB · Views: 1,014
Vc poderia me passar seu email? E que eu fiz a minha primeira leva ontem no Mecbier Hobby 30 litros e a filtração ficou muito ruim. Se vc puder me ajudar, meu email e [email protected].
 
Diogo, eu fiz a minha primeira leva no Hobby 30 litros e a filtração não foi boa. Como não tenho muita experiência, gostaria de saber se podemos nos falar por email? Meu email e [email protected].
 
Back
Top