Equipamento BrewHeadShop - 10L -parametros para melhor rendimento - experiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Joined
Oct 9, 2015
Messages
190
Reaction score
27
Pessoal, criei esse tópico com intuito de ajudar.

Sou novato, mas depois de algumas brassagens consegui dominar meu equipamento e chegar a um rendimento razoável para um BIAB de 10L.

Minha intenção aqui é ajudar quem possua equipamento semelhante e está começando, a obter o máximo em sua receita, afinal sao 10L!

Nao sou dono da verdade e estou aprendendo, portanto sugestões serão sempre bem vindas.

Iniciei com rendimento de aproximadamente 9 a 11 garrafas de 600ml. Hoje estou com 17 a 18! Para pequenos volumes, é sensacional!!



Equipamento (comprado como kit básico e adicionado alguns itens na brewheadshop - não tenho interesse comercial)

Sistema - BIAB

- Panela / caldeirão com válvula de 15,4L
- Balde fermentador de 12L com torneira e já furado para airlock
- grain bag para essa panela
- outro bag feito - para lupulo
- Termómetro alimenticio
- Densímetro grande (para OG)
- proveta de 250ml (para o densimetro grande)
- mini-densímetro (fundamental pra economizar e medir FG)
- mini-proveta de 100ml
- jarro medido com 3,5L de plástico
- colher de plastico
- airlock
- pipeta (para teste do iodo)
- borrifador para o alcool 70%
- iodo (tintura)
- engarrafador basico
- limpador de garrafas (tipo de mamadeira)
- funil de plastico
- coador pequeno de plástico
- minibag para adicao de algum adjunto
- seringas estéreis de 5ml (uso pra preparar e adicionar o prime na garrafa)
- escorredor de macarrão que encaixa sob o fermentador


Bom, para começar, essas medidas consegui para mim, na minha casa, com meu fogareiro!

Outra coisa, eu sempre "miro" o máximo de um estilo que vou fazer, tipo, se o OG é de 1.045 a 1.050, faco a receita mirando o 1.050, pq depois posso me dar ao "luxo" de acrescentar mais agua no fermentador, cair pra o 1.045 e ganhar mais uns ML`s.

Iniciei com receitas, mas hoje prefiro criar as minhas, dar uma olhada nas receitas "prontas" de alguns sites que vendem e comparar no beersmith - que uso. Assim posso ir vendo e readequando ao estilo e ao meu equipamento.


Iniciando

O numero mágico para esse equipamento, para a maioria dos estilo mais realizadas, tipo IPA, APA, Weiss... sao 3Kgs de malte!! Com isso consigo mirar em quase 6% de álcool, mas posso reduzir se quiser ganhar mais garrafas. Fora isso, com 3Kgs não estresse tanto o BAG. ja tentei fazer uma weissezbock com 4Kgs, no BIAB comum não rolou! perdi muito açúcar no bag!. Se for fazer uma triple, p.ex, que vai açúcar na fervura, não tem problema!

Uso 12L medidos para o MASH, assim com os 3Kgs de malte, não há vazamento, ele fica com um bom espaço para se colocar a colher e o termômetro

Separo mais uns 4,5L para a lavagem! Apesar de ser BIAB, tenho preferido retirar o bag para iniciar a fervura e enquanto isso vou lavando em cima do escorredor, dentro do balde, com os aprox. 4,5L de agua que ja havia separado e pre-fervido.

Se for um estilo com não muito lúpulo, lavo até completar perto de 14L na panela

Uso Bag para lupus, afim de economizar no strub!!

*se for fazer uma IPA com muito lúpulo, p.ex, lavo menos, acrescentando uns 12 a 13L de novo.

Resfrio e meco a OG. Em geral, nesse esquema consigo atingir o OG esperado ou até mais. Normalmente um pouco mais.

Completo com cerca de 1,5 a 2,5L de água (Se OG atingida - máxima ou passou), até deixar perto de uns 2 a 3 dedos para o head-space no balde

*obs: a OG que medi, faco ja com proveta e densimentro sanificados, pois reaproveita os 250ml

Meco a FG com o mini-densímetro perto de 10dias.

Uso 5ml exatos para cada 5g de açúcar para fazer o meu acucar invertido, mas coloca a seringa cheia (quase 6,5ml) - pois o açúcar aumenta o volume, em cada garrafa. as vezes ponho um pouco mais.

Com isso tenho obtido boa carbonatacao, umas 17 garrafas, com a quantidade esperada de álcool e IBU corretos..

enfim, espero ter dado uma forca para o pessoal, pois demorei ate chegar nesses números com meu equipamento e ja estou conseguindo repetir a 3a. leva do mesmo jeito.
 
Olá, interessante sua postagem.

Eu também faço levas de 10L, mas uso uma panela cervejeira de 18L, tb BIAB.

Também sou novo, e já fiz 6 brassagens porque compro kit de 20L e divido em 2 partes,
sobre o volume de água, acho que não existe um calculo, pois cada hora dá alguma coisa.
Não dá para prever quanta água vai perder na fervura, mas dá para corrigir fácil.
Aprendi que não existe cálculo e cada um sabe o que por de água.

No meu caso descobri que o segredo da boa cerveja é a paciência, muitos dias de maturação
e depois de engarrafar, a fermentação na garrafa por mais dias (20 pra mais). Quanto mais tempo melhor.

Guarde umas 2 garrafas das suas levas e abra/tome só depois de 1 mês, 45 dias
e verá a gigante diferença nos sabores, no arredondamento da cerveja.


Boa sorte e muitas brejas! :mug:
 
Back
Top