Envase mais rápido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorsmg

Well-Known Member
Joined
Feb 26, 2014
Messages
50
Reaction score
2
Pessoal, alguém tem alguma dica de um modo de envase mais rápido? Alguma traquitana?
 
Pessoal, alguém tem alguma dica de um modo de envase mais rápido? Alguma traquitana?

Mais rápido do que como? Que tipo de envase vc procura, priming ou contra-pressão?
 
O lance de pegar garrafa por
Garrafa com o bottle filler demora muito! Não estou entrando na questão do priming! Não quero gastar tanto tempo engarrafando uma a uma! Com
Isso queria saber se
Alguém
Já colocou um sistema
De
Contrapressão em
Série ou algo parecido pra
Ganhar tempo nesse
Hora
 
Nunca vi nenhum sistema caseiro de contra-pressão em série, acho que seria algo bastante trabalhoso de fazer e com um retorno muito pequeno, já que as levas são pequenas.

Eu levo uns 30 segundos mais ou menos pra encher cada garrafa, isso é muito lento pra vc?

30 garrafas em 15 minutos....
 
em série.... da para fazer.. sim! mas a cada ''bico'', você dobra o investimento... não é igual a um enchedor de líquido sem pressão onde o expurgo pode voltar para ser enchido novamente.
tem que ter um sistema de válvulas e registros para cada ''bico'' envasador.. o que se vê DIY na net é um sistema de contra pressão um ao lado do outro.. mas é até hilário, um core-corre da peste, por que cada garrafa enche num tempo diferente pelo não uso de válvulas individuais e de expurgo.... mas da para ser feito, com certeza, eu já até remodelei o projeto do que eu fiz em uma simulação em série para 3 ''bicos''.
 
Seria um projeto bem legalzinho de bolar, mas só vejo aplicação real pra uso em escala comercial. Me parece que é essa a intenção do colega.... mas dai vai ser mais dificil encontrar um DIY desses...
 
Meu envase era absurdamente lento (faço primming), toquei a torneira do fermentador para uma de 1/2 e comprei uma válvula de enchimento de 1/2 (aquelas que liberam o liquido ao tocar o fundo da garrafa.
Além de ficar muito mais rápido e pratico, agora tenho um headspace perfeito sempre.

Abraços.
 
infelizmente e ainda bem que o envase é lento, quando se faz priming. por se tratar de envase por gravidade, uma maior velocidade iria causar muita turbulência e muita espuma.... já está na hora de pensar em um contra pressão.... olha o meu na seção diy.... muito prático, mesmo em pequenas ou grandes tiragens.... envaso até 1000 garrafas as vezes, quanto os amigos resolvem bancar a brassagem.
 
Eu também uso um tubo 3/8" inox conetado na torneira e uma válvula de envase na ponta que só libera o líquido quando toca no fundo da garrafa. Não sei exatamente quanto tempo demora, mas é mais rápido do que quem fica tampando e acomodando as garrafas depois de tampadas.
 
Faço uma a uma com o sistema que só libera quando toca o fundo da garrafa, demora mesmo, mas encaro como terapia, levo cerca de 2-3 minutos por garrafa, contando sanitização da garrafa, tampinha, secagem, enchimento e fechamento das garrafas. Coloco uma boa música e relaxo.
 
Back
Top