Envase em garrafa contra pressão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

General

Well-Known Member
Joined
Jul 9, 2015
Messages
94
Reaction score
11
E ai galera, tudo bem?

Estou com uma dúvida. Se eu envasar a cerveja por contra pressão em garrafas de vidro, preciso fazer pasteurização pra deixar a mesma em temperatura ambiente?

Fiz um teste com algumas garrafas de cerveja Pilsen e após o envase ficaram em temperatura ambiente por 7 dias. Fui abrir pra provar e estavam bem azedas com um cheiro não muito agradável.

Ainda não testei com cerveja Ale ou bem Lupuladas.

Alguém com alguma experiencia parecida???
:tank:
Obrigado!
 
Cervejeiros caseiros geralmente não pasteurizam cerveja, seja ela com carbonatação forçada e engarrafada com contra-pressão ou engarrafada com carbonatação por priming.
No seu caso, provavelmente houve contaminação na hora de engarrafar e a solução é melhorar a sanitização de tudo que entrar em contato com a cerveja da próxima vez que for engarrafar.
 
Pra que gastar mais de 1000 reais em algo de contra-pressão se existe uma solução bem mais simples?
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411960
Xará (também sou Ricardo) são produtos com propósitos de envase mas, digamos, quase distintos. Primeiro vamos falar de custos, já que foi citado um valor maior que 1.000,00(!). O primeiro contra-pressão que eu montei em casa custou uns 150,00 feito de latão e cobre. Depois montei um já com partes em inox e até engates tipo DMFIT e gastei um pouco mais. Já montei 3 em casa basicamente seguindo um esquema do blog do Breda. Mas agora já vi em lojas de insumos e equipamentos, acho que inclusive na Malteshop, aquele importado todo em inox, com válvula de 3 vias, ajuste fino e tudo mais, por menos de 190,00 à vista. E tem mil tipos no ML por valores entre 200 a 300 na média.

Cara, com esse contra-pressão do estilo que montei, faz-se uma "linha de produção" para envasar desde pequenas levas até volumes consideráveis com resultado e sem riscos, fazendo o devido procedimento e com a cerveja corretamente carbonatada, claro. Bota a garrafa, insere Co2, expulsa O2, insere cerveja, controla a pressão e vazão, tampa e se quiser já abre e bebe na hora mesmo a cerveja perfeitinha. Sei inclusive de muitas cervejarias pequenas que usam exatamente esse tipo de envasador.

E eu tenho esse dispositivo ball lock mostrado no vídeo que deve ser usado em garrafas pet com rosca, que pede todo esse processo manual de espremer a pet para tirar o O2 antes de injetar o Co2, sacudir, injetar de novo, sacudir novamente e esperar o líquido absorver o gás, etc. Imagina isso em quantidades maiores. Digo isso porque nos materiais que vi esse produto, ele é usado e fica na pet como tampa até o líquido ser consumido. Mas foi bacana essa evolução do uso dele nesse vídeo. Mas mesmo assim o cara injeta, afrouxa a valvula pro gás sair, reaperta, insere, etc. E espumou mais do que devia. Eu uso em pet de 2L pra aproveitar o que fica abaixo da torneira do fermentador, tendo o cuidado de não levar a lama mas às vezes até vai, já que vai ficar bem compactada e vou ter o cuidado ao servir esses 2 ou 3 canecos a mais de cerveja em casa geralmente um dia depois. Desconheço garrafas de vidro que tenham a rosca desse injetor mas mesmo que exista o risco de acidentes é enorme, tanto que o produto só é indicado para garrafas pet que aguentam a pressão. Inclusive é fortemente contra-indicado para uso em vidro.

Boas cevas:mug:
 
E ai galera, tudo bem?

Estou com uma dúvida. Se eu envasar a cerveja por contra pressão em garrafas de vidro, preciso fazer pasteurização pra deixar a mesma em temperatura ambiente?

Fiz um teste com algumas garrafas de cerveja Pilsen e após o envase ficaram em temperatura ambiente por 7 dias. Fui abrir pra provar e estavam bem azedas com um cheiro não muito agradável.

Ainda não testei com cerveja Ale ou bem Lupuladas.

Alguém com alguma experiencia parecida???
:tank:
Obrigado!
General, como já sugerido, vale revisar algum procedimento de sanitização, inclusive do envasador, pois pode ter ocorrido contaminação.
 
Obrigado pelas respostas mas gostaria de saber se algum de vocês ja fez o teste com cerveja PILSEN.

Foi a unica que testei até o momento e sei que a pilsen, principalmente a minha que é bem leve (3.8% abv), da muita diferença por qualquer coisinha.

Vou tentar novamente com uma cerveja Ale pra ver se rola.

Eu até deixaria as garrafas em geladeira, mas pra mim deixar uma geladeira somente pra cerveja não daria certo, por isso quero envasar e deixa-las em temperatura ambiente.
 
Jorge, como você tem sanitizado o enchedor de contra pressão?
 
Back
Top