English Pale Ale: dúvidas de uma primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RCBaggio

New Member
Joined
Feb 23, 2017
Messages
2
Reaction score
0
Olá pessoal, tudo bom??

Estudei alguns tutoriais pela internet e fiz um curso básico de cerveja de panela em uma cervejaria da minha cidade, e então, resolvi fazer a minha primeira brassagem: 40L de uma English Pale Ale.

Receita do BeerSmith: BodeBrown English Pale Ale V2.

O processo seguiu muito bem, mas tem alguns pontos que eu gostaria de destacar e ouvir a opinião/conselho de vocês se possível, que são mais experientes e conhecedores.

Podem me ajudar?

Importante: usamos um fogareiro de alta pressão com 2 bocas, mas nossa válvula do gás estava com problema e assim nossa chama ficou muito fraca. Tivemos bastante cuidado com sanitização para evitar contaminação (acho que até demais da conta).

1. Usamos água de uma nascente de nossa chácara, que tem phd testado e nada de cloro. Acrescentamos apenas o sulfato de cálcio nessa água, conforme pedia a receita.
2. O malte foi foi moído 4 dias antes da brassagem e colocado na água fria, e esquentamos até 54ºC (de acordo com a receita) partindo de 20ºC. Isso pode ser um problema?
3. Deixamos os 5 min nessa temperatura (conforme manda a receita) e quando a temperatura subiu um pouco mexemos com a pá e caiu para 45ºC
4. Chegamos em seguida aos 67ºC mas em 62 minutos e não em 15 min como manda a receita. Muito tempo para subir a temperatura pode ser um problema?
5. O processo de manter 1 hora a 67 graus foi perfeito
6. Chegamos então a 80ºC na última rampa da mostura, passando os 76ºC necessários (teremos muito tanino na cerveja? Isso será prejudicial?)
7. A densidade medida estava em 1,054 a 62ºC. Fiquei em dúvida de como aplica a tabela de correção de densidade. Com a correção a densidade fica em 1,054 + 15,8 = 15,854? Deveria estar em 1,051. O que isso quer dizer? Faltou temperatura para extração das enzimas?
8. A lavagem e filtração parece ter sido perfeita. Não entupiu o fundo falso, e a cama de mosto foi preservada bem intacta. Colocamos um pouco de água tratada no fundo falso antes de iniciar o processo para retirar o oxigênio do fundo.
9. Não conseguimos a fervura (o fogo estava ruim e lento). Ficamos umas 2 horas tentando chegar na fervura. Por isso, incluímos os lúpulos a cerca de 85 graus, muito perto da fervura. Teremos algum impacto?
10. No resfriamento também acabamos perdendo qualidade pois nosso equipamento fez o resfriamento que deveria chegar a 18ºC chegar apenas a 25ºC em cerca de 2 horas. Levamos para a bombona com essa temperatura e não a 18ºC, conforme pede a receita.
11. Antes de colocarmos na bombona para fermentação, a densidade estava em 1,045 a 25ºC. Colocando o ajuste, fica em cerca de 1,045 + 1,1 = 2,145? Deveria estar em 1,051. O que isso quer dizer?
12. Conseguimos manter a temperatura cravada em 18 graus durante a fermentação, como manda a receita, pois nosso controle de temperatura do ambiente estava perfeito. E todos os dias o airlock ficou soltando bolhas, de forma lenta e gradual. Uma bolha a cada 10-30 segundos.
13. A fermentação deveria seguir por 10 dias, mas tivemos que engarrafar um dia antes por falta de tempo disponível. Para compensar deixaremos mais tempo na maturação? 29 dias dias de maturação ao invés de 28 (conforme receita)?
14. A etapa do envase ocorreu perfeitamente. A densidade antes do envase estava em 1,020 a 18ºC. Precisamos aplicar a correção e assim fica quanto?
15. Com isso tudo, como calculamos o teor alcoólico da cerveja?
16. Para o primming, a receita pedia 7g por litro. Fizemos a seguinte conta: 280g para 40L, com uma quantidade de 700 ml de água. Com isso, injetamos 10ml da solução em cada garrafa antes de completar com o líquido fermentado.
17. Para o processo de maturação, as garrafas estão a uma temperatura precisa de 0ºC como manda a receita. A receita pede 28 dias. Vamos deixar uns 30 dias.
18. Estamos com 71 garrafas de 600 ml maturando. Provamos o líquido e está bastante gostoso, porém com gosto de cerveja choca (faltando gás e com pouca espuma), e além disso, percebemos que ainda está um tanto turvo, com sedimentos (falha na filtração e lavagem?).
19. Quando ficar pronta conto para vocês o resultado kkk

Mais que agradeço a ajuda de vocês.

Abraço,
Ricardo Cabral Baggio
 
Esqueci de listar os equipamentos e ingredientes que utilizamos, para melhor análise de vocês.

Equipamentos
3 panelas alumínio de 50L todas com torneiras
1 serpentina de cobre
1 fogareiro de alta pressão com 2 bocas (o problemático do processo kkk)
1 fundo falso
2 Pás de madeira
1 Bombona de 50L com torneira
Ácido para sanitização de tudo, máscaras, luvas, tocas, etc

Ingredientes
66,2 L de água
54 g Sulfato Cálcio
8 kg de Pale Ale Malt Weyermann
1 kg Caramunich II
0,4 kg Melanoidina
50 g Northern Brewer
30 g U.S. Goldings
2 Pastilhas Whirfloc (20 L cada)
280g de açúcar refinado (primming)
 
cara, comecei a escrever item por ítem, mas n tem como..

dê uma boa lida em todos tópicos fixos, vão esclarecer a grande maioria das suas dúvidas.. vou só apontar seus maior erro em todo o processo:

- parada proteíca totalmente desnecessária, processo de infusão tb precisa ser revisto, usando maltes esquece parada proteica, vá direto pra sacarificação na sua próxima receita

- vc n ferveu o mosto, logo pode ter contaminação ainda presente nele. Adicionar os lupulos em 85°C vai gerar bem menos amargor do que calculado. Um fogareiro bom é essencial pra se ter um processo sempre padronizado.

-suas medições de OG com correção deve adicionar os dígitos no final da leitura.. ex.1.050+12=1.062

-levou muito tempo pra resfriar seu mosto, aumento do risco de contaminação, formação de DMS..

-como foi feita esse controle de temp? fermentações são processos exotérmicos, produzem calor e se faz o controle do líquido, n simplesmente o ambiente. Outra, como foi feita a inoculação do fermento? Eis o processo mais importante de todos e que precisa ter bastante foco

-Pq se usa priming, e como se procede após envase? leia sobre o conceito e entenderá pq está choca.

-outra coisa: 54g de gypsum em 66L de água. Tratamento de água é uma coisa mais complexa, tem que entender o pq de cada aspecto e suas consequencias. Na tabela do brun's, deu 500ppm de SO4! é coisa pra caramba
Eu acho que sua breja vai ter um gosto mineralizado, e ainda um amargor meio estranho.. ou não, depois conte o resultado

Primeira breja é sempre acompanhada de erros, que aos poucos vão sendo superados. Mas leia bastante os sobre, a maioria deles poderia ter sidos sanados com simples leitura dos tópicos fixos desse fórum
 
Back
Top