Engarrafar a cerveja sem utilizar priming ou carbonatação forçada.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MateusCampos

New Member
Joined
Jan 20, 2014
Messages
4
Reaction score
1
Eu estava conversando com um amigo sobre produção de cerveja, ambos somos cervejeiros caseiros, e esse meu amigo me falou sobre uma cervejaria que engarrafa a cerveja sem a carbonatação forçada e sem a utilização de priming. Entendemos que segundo a lei da pureza da cerveja não se pode adicionar o açúcar, correto?

O que eles fazem é que antes de colocar o mosto no fermentador, separam uma quantia que fica armazenada em um outro recipiente sanitizado, e então adicionam o fermento somente no mosto que ficou no fermentador. Após todo o processo de fermentação mistura-se a cerveja que fermentou e o mosto que foi separado, e então prossegue o engarrafamento. Como o mosto que não recebeu fermento continua com os açúcares fermentáveis, esses açúcares que servirão para reativar o fermento, já dentro da garrafa, sendo consumidos e gerando o CO2 da cerveja. Alguém sabe direito como esse processo funciona ou já produziu alguma leva utilizando esse método? E também aproveito para perguntar como é possível saber a quantidade de açúcar fermentável no mosto, para calcular a quantidade que deve ser separada, evitando que ocorra uma super carbonatação ou a cerveja acabe ficando com pouco gás.

Em breve vou tentar produzir alguma leva com esse método, afinal o legal de produzir cerveja em casa é experimentar coisas novas!!!
 
O nome do método é speise. Da uma googlada aí....

Eu fiz uma planilha com esses cálculos.. viu ver se acho..
 
Eu conheço como Krausening ou Gyle.
Segundo o site do BS, uma regra meio barro meio tijolo, é adicionar mosto bastante pra subir a gravidade por 3 pontos.
Tem neste link uma "calculadora" que pode ajudar você.
Krausening ou Gyle
 
Caro Victor...no curso que terminei recentemente de Tecnologia Cervejeira do SENAI, os "velhinhos"..ehehe..ensinaram isso da lei de pureza alemã, vc tem que armazenar (antes da fervura) em torno de 8% do mosto pra fazer o priming...é isso...E a Braumaister chegou por ai...rs
Pedrosa
 
Caro Victor...no curso que terminei recentemente de Tecnologia Cervejeira do SENAI, os "velhinhos"..ehehe..ensinaram isso da lei de pureza alemã, vc tem que armazenar (antes da fervura) em torno de 8% do mosto pra fazer o priming...é isso...E a Braumaister chegou por ai...rs
Pedrosa

Fala Pedrosa!
Já chegou faz um semana, mas ainda n~em tive tempo de ligar.
Esta semana ao menos faço os testes de volume etc.
 
Caro Victor...no curso que terminei recentemente de Tecnologia Cervejeira do SENAI, os "velhinhos"..ehehe..ensinaram isso da lei de pureza alemã, vc tem que armazenar (antes da fervura) em torno de 8% do mosto pra fazer o priming...é isso...E a Braumaister chegou por ai...rs
Pedrosa

Fiz um teste pegando após a fervura, e 10 e 12%... ficou bom também...
 
Eu já fiz alguns testes carbonatando cerveja na garrafa sem priming ou forçar a carbonatação. A técnica foi meio simples, a cerveja que eu esperava chegar a uma FG de 1012, fui acompanhando quando chegou em 1018 engarrafei. Pronto, breja carbonatada perfeitamente, sem adicionar nada...
Ficou tri boa, depois é só deixar maturar já direto na garrafa, claro que assim a breja não vai ficar cristalina, mas funciona bem :)
Abraços
 

Latest posts

Back
Top