Enchedor contra pressão vale mesmo a pena?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tintscevadis

Well-Known Member
Joined
May 27, 2016
Messages
142
Reaction score
20
Fala pessoal, boa noite;

Faço carbonatação forçada já faz um tempo porém até hoje me vejo com levas que não conseguimos beber por inteira ficando no postmix e ocupando espaço na geladeira.

Estava pensando em comprar um enchedor de contra pressão mas as vezes fico com o pé atrás pensando se realmente vale a pena o investimento. Assim gostaria de saber suas opiniões em relação a:

1) Perda de carbonatação no envase por contra pressão. Muita gente fala que perde boa parte da carbonatação no envase. Isto acontece até pegar o jeito ou é raro?

2) Trabalho do envase. É muito trabalhoso? Trocariam uma carbonatação com priming na garrafa pela forçada com envase em contra pressão?

3) Por último, talvez relacionado com o item 2. Dizem que o envase por contra pressão reduz a sedimentação no fundo da garrafa pelo fato da carbonatação ter sido feita direto com co2 e não refermentando (o que multiplica as leveduras). Procede a informação, reduz muito ou pouco?


Obrigado galera.

//Rodrigo
 
Xará, vou falar de minha experiência. Tenho o mesmo problema seu quanto à cerva no post mix, não de não beber tudo, mas de ocupar a geladeira. Resolvi então montar um CP.
1 . Nunca tive perdas de carbonatação na cerva da garrafa comparada a do PM. Mas apanhei até deixar meu sistema redondo sem vazamentos, pois quando vazava era cerva pra todo lado.
2. Se estiver com o equipamento todo certinho, conexões, mangueiras ( sem vazamentos). Da trabalho algum. A diferença, ao menos pra mim é que cedo a garrafa assim que termino de encher, com priming dava pra fazer no final todas.

3. Realmente não vai ter sedimento do priming, mas se sua cerva não tiver sido bem clarificado pode acontecer sim, se bem que se carbonatar forçado, em geral é a frio e com isso já da tempo de sedimentar. Pode ser, se não purgar o primeiro jato venha algum, ou se agitar novamente o PM.

Uma outra maneira que faço para liberar a geladeira, mas não o PM é fazer o priming direto nele, nesse caso posso deixar fora da geladeira.
ABS
Skinner
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
1) Perda de carbonatação no envase por contra pressão. Muita gente fala que perde boa parte da carbonatação no envase. Isto acontece até pegar o jeito ou é raro?

Muito pelo contrário, a ideia do contra-pressão é exatamente envasar sem perder carbonatação porque você está envasando em um ambiente totalmente pressurizado.


2) Trabalho do envase. É muito trabalhoso? Trocariam uma carbonatação com priming na garrafa pela forçada com envase em contra pressão?

É mais trabalhoso já que no priming é só misturar o açúcar e envasar. Muito mais trabalhoso? De forma alguma.


3) Por último, talvez relacionado com o item 2. Dizem que o envase por contra pressão reduz a sedimentação no fundo da garrafa pelo fato da carbonatação ter sido feita direto com co2 e não refermentando (o que multiplica as leveduras). Procede a informação, reduz muito ou pouco?

Acho que reduz muito pouco. Com um cold crash bem feito e você envasar uma parte por contra pressão e outra parte com priming o resultado vai ser muito semelhante, acho que esse não é um ponto para escolher o contra pressão.

Abraços!
 
Obrigado a todos que contribuíram com suas opiniões. Acabei de comprar o meu :)

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Vou só dar uma reforçada aqui e responder sua pergunta 1

Ha sim uma pequena perda no volume de co2. Isso acontece pq a cerveja tem que pressurizar o gargalo da garrafa e isso acaba diminuindo um pouco a carbonatação.

Pela minha experiencia de alguns anos no envase por contra pressão, tenho uma cerveja estabilizada a 1 bar e 0 grau na torneira, se quero esse mesmo volume de carbonatação no meu copo com a cerveja vindo de uma garrafa, meu barril deve estar estabilizado a 1.2bar na mesma temperatura para o envase.

Quando pegarem gosto pela envasadora por contra pressão e ficarem cansados de segurar garrafas e tomarem banhos de cerveja gelada: http://www.brewmetal.com.br/buscar?q=envasadora

:p

Abraços
 
Vou só dar uma reforçada aqui e responder sua pergunta 1

Ha sim uma pequena perda no volume de co2. Isso acontece pq a cerveja tem que pressurizar o gargalo da garrafa e isso acaba diminuindo um pouco a carbonatação.

Pela minha experiencia de alguns anos no envase por contra pressão, tenho uma cerveja estabilizada a 1 bar e 0 grau na torneira, se quero esse mesmo volume de carbonatação no meu copo com a cerveja vindo de uma garrafa, meu barril deve estar estabilizado a 1.2bar na mesma temperatura para o envase.

Quando pegarem gosto pela envasadora por contra pressão e ficarem cansados de segurar garrafas e tomarem banhos de cerveja gelada: http://www.brewmetal.com.br/buscar?q=envasadora

:p

Abraços

Me ajuda com um dúvida, vamos supor que estou com 30psi de pressão no meu postmix, quero envasar pro contra pressão, seja com esse da brewmetal ou com outro, posso setar esse mesmo psi pra dentro da garrafa? no meu caso longneck, ou a chance de explodir é muito grande? se eu duminuir o psi pra envasar e para pugar o2 da garrafa, perderei tanta carbonatação assim? imagino que o CO2 vá se desprender do líquido caso eu baixe a pressão do barril, mas não sei quanto.
 
Me ajuda com um dúvida, vamos supor que estou com 30psi de pressão no meu postmix, quero envasar pro contra pressão, seja com esse da brewmetal ou com outro, posso setar esse mesmo psi pra dentro da garrafa? no meu caso longneck, ou a chance de explodir é muito grande? se eu duminuir o psi pra envasar e para pugar o2 da garrafa, perderei tanta carbonatação assim? imagino que o CO2 vá se desprender do líquido caso eu baixe a pressão do barril, mas não sei quanto.
Pelo que vi na Internet a pressão de envase é por volta de 0.8 (quase a mesma pressão para servir)

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Pelo que vi na Internet a pressão de envase é por volta de 0.8 (quase a mesma pressão para servir)

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

0,8? haha rpz ai ferrou então!! aumentou mais ainda minha dúvida sobre perder ou não carbonatação colocando nessa pressão!! uns dizem que tem que por pressão acima do que foi carbonatado
 
0,8? haha rpz ai ferrou então!! aumentou mais ainda minha dúvida sobre perder ou não carbonatação colocando nessa pressão!! uns dizem que tem que por pressão acima do que foi carbonatado
Diminuir a pressão para servir ou envasar não significa perda de carbonatação imediata. Isto demora um pouco para acontecer

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Me ajuda com um dúvida, vamos supor que estou com 30psi de pressão no meu postmix, quero envasar pro contra pressão, seja com esse da brewmetal ou com outro, posso setar esse mesmo psi pra dentro da garrafa? no meu caso longneck, ou a chance de explodir é muito grande? se eu duminuir o psi pra envasar e para pugar o2 da garrafa, perderei tanta carbonatação assim? imagino que o CO2 vá se desprender do líquido caso eu baixe a pressão do barril, mas não sei quanto.

Se vc tem 30 psi (2bar) no barril, sua cerveja está em temperatura ambiente! Se tiver essa pressão com ela gelada, temos uma problema de super carbonatação. Se ela estiver gelada, com essa pressão e não tiver super carbonatada, a pressão no barril não estabilizou. Das 3 uma.

Não se envasa cerveja quente, uma que em envasadoras normais vc não vai conseguir segurar essa pressão toda na mão, na nossa, até rola, porem quando for despressurizar a garrafa para tira-la, a espuma vai subir, é física.

Difícil falar a pressão que uma garrafa suporta, eu já coloquei 3 bar em garrafa longneck, mas vai depender do estado dela.

Recomendo vc da uma olhada no nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408940
 
Se vc tem 30 psi (2bar) no barril, sua cerveja está em temperatura ambiente! Se tiver essa pressão com ela gelada, temos uma problema de super carbonatação. Se ela estiver gelada, com essa pressão e não tiver super carbonatada, a pressão no barril não estabilizou. Das 3 uma.

Não se envasa cerveja quente, uma que em envasadoras normais vc não vai conseguir segurar essa
pressão toda na mão, na nossa, até rola, porem quando for despressurizar a garrafa para tira-la, a espuma vai subir, é física.

Difícil falar a pressão que uma garrafa suporta, eu já coloquei 3 bar em garrafa longneck, mas vai depender do estado dela.

Recomendo vc da uma olhada no nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408940

Obrigado pela resposta!! na verdade não estou trabalhando com cerveja, mas tiro muita das minhas dúvidas aqui!! estou no ramo da soda!! por isso preciso de uma pressão maior!!

Edit: Já ouvi falar que com uma metragem grande de mangueira, consigo controlar bem essa alta pressão de saída do barril, sabe algo a respeito?
 
Para envasar a pressão no contra tem que ser sempre maior que a do barril/PM senão não vai adiantar nada, a ideia é justamente ter mais pressão do que no barril para não deixar a cerveja "espumar". Ou seja, se você carbonatou o barril a 30psi, aumenta pra 35...40 na hora de envasar.

Pra servir também não existe essa regra de 0,8 kgf/cm², depende de outras variáveis, o ideal mesmo é servir com a pressão um pouco acima da de carbonatação, caso não seja possível(mangueira curta e/ou torneira sem regulagem) aí sim, é comum abaixar bem pressão e deixar somente o suficiente para empurrar a cerveja.

ps: atenção com a medida utilizada, um estava perguntando em PSI e o outro respondeu em kgf/cm²

Abraços!
 
Para envasar a pressão no contra tem que ser sempre maior que a do barril/PM senão não vai adiantar nada, a ideia é justamente ter mais pressão do que no barril para não deixar a cerveja "espumar". Ou seja, se você carbonatou o barril a 30psi, aumenta pra 35...40 na hora de envasar.

Pra servir também não existe essa regra de 0,8 kgf/cm², depende de outras variáveis, o ideal mesmo é servir com a pressão um pouco acima da de carbonatação, caso não seja possível(mangueira curta e/ou torneira sem regulagem) aí sim, é comum abaixar bem pressão e deixar somente o suficiente para empurrar a cerveja.

ps: atenção com a medida utilizada, um estava perguntando em PSI e o outro respondeu em kgf/cm²

Abraços!

Exatamente isso que sempre ouvi falar das pessoas que usam contra pressão ha muito tempo. "envase sempre com pressão superior à pressão no barril". Uma mangueira longa resolveria o problema?
 
Obrigado pela resposta!! na verdade não estou trabalhando com cerveja, mas tiro muita das minhas dúvidas aqui!! estou no ramo da soda!! por isso preciso de uma pressão maior!!

Edit: Já ouvi falar que com uma metragem grande de mangueira, consigo controlar bem essa alta pressão de saída do barril, sabe algo a respeito?

Legal! De vez em quando misturo água com limão e coloco gás, 3 bar na pet com o liquido gelado :rockin:

Esse negócio de mangueira maior nunca entendi, uso torneira com alavanca de fluxo, então nunca despressurizo barril pra servir, creio que o tamanha da mangueira influencia quando server a cerveja só com leve pressão pra empurra-la.
 
No caso de você querer manter a pressão para servir, tem que controlar pela alavanca de fluxo ou então, p.ex usando uma picnic, tem que ter uma mangueira comprida o suficiente ( relação comprimento/diâmetro interno) para que a perda de carga nesta mangueira faça com que a cerveja saia por volta de 1 psi com a picnic toda aberta. Exemplo: pressão carbonatação 12 psi a 4C, precisa de uma mangueira comprida o suficiente que gere uma perda de. Pressão de 11 psi, uma mangueira de 3/16 vinyl gera uma resistência de 2 psi/ft mais ou menos, então um pouco mais de 5ft dariam conta. Claro que a altura a qual a torneira vai estar tb gera perda de pressão e deve ser considerada na conta. Mas se a mangueira for curta, aí controle de fluxo ou baixar a pressão ao mínimo possível.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Back
Top