Eletricidade x gás- balanços quantitativos e qualitativos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

berto_pedro

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Olá :mug:!! Estou pesquisando bastante sobre equipamentos pois estou montando um novo de 80l. Contudo, deparei-me com uma questão cujas respostas na internet pouco me satisfizeram: até que ponto um equipamento elétrico é mais conveniente aos à gás?
Pergunto isso porque levarei para a panela de fervura aproximadamente 105 litros e fiquei me questionando que fogareiro deveria utilizar, uma vez que pouco se fala sobre a potência deles. Achei, então, que a solução seria o uso de resistências, mas quando me deparei com as amperagens necessárias, fiquei um pouco perplexo e cético quanto a esse método, por mais que seja extremamente mais conveniente usar um sistema totalmente elétrico.
O que tenho na cabeça no momento é um sistema RIMS, com resistências de 4000w nas panelas de mostura e de água e um fogareiro ultra potente para fervura. O que acham?
Fico na dúvida também sobre que fogareiro adquirir, se precisará de brewstand ou não etc.
Muito obrigado a todos desde já! :ban:
 
Bom dia.
Estou indo no mesmo caminho. Montando RIMS com resist de 4000W, e para a fervura vou manter a gás.
Eu colocaria 90 litros para começar a ferver, o que necessitaria de uns 9000W de potência na resistência. Mas para ter algum controle colocaria um dimmer, até para o caso de querer fazer alguma leva menor.
Para isso teria que puxar um 220 direto do padrão de entrada da casa, e precisaria investir mais...
Li varios posts aqui e vou apostar no gás pela economia e facilidade de controle. Pelo menos aqui na minha cidade ainda compro gás P13 a R$ 38,00.

Fábio Arruda Rolfsen
 
Bom dia! Eu uso um HERMS de 80 litros, mas a unica resistencia que uso é na mostura. tenho uma panela de 6 litros dedicada, com uma resistencia elétrica de 3500W. Da conta tranquilamente. Para a água de lavagem eu uso um fogareiro pequeno de 5 caulins, pois não tenho pressa, por isso acredito que uma resistenca elétrica pequena, uns 2000W, de conta. Para a fervura, eu comprei um fogareiro de pasteleiro, aqueles redondos, com 8 caulins. Mas antes de usar, eu usei uma chapa de metal para isolar os furos dele, pois a chama saia por ali. Assim eu tenho um maçarico super concentrado. E mesmo assim não é o bastante para ferver 100 litros de forma rápida, então faço auxilio com um ebulidos de 2000W.

Esse é meu equipamento: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405096

Abraços!
 
Bom dia.
Estou indo no mesmo caminho. Montando RIMS com resist de 4000W, e para a fervura vou manter a gás.
Eu colocaria 90 litros para começar a ferver, o que necessitaria de uns 9000W de potência na resistência. Mas para ter algum controle colocaria um dimmer, até para o caso de querer fazer alguma leva menor.
Para isso teria que puxar um 220 direto do padrão de entrada da casa, e precisaria investir mais...
Li varios posts aqui e vou apostar no gás pela economia e facilidade de controle. Pelo menos aqui na minha cidade ainda compro gás P13 a R$ 38,00.

Fábio Arruda Rolfsen
Muito bacana, Fabio!! Você usa 4000W tanto no HLT quanto na panela de mostura? Que fogareiro está pensando em comprar?
E de fato, o gás sempre será mais econômico! Só preferiria idealmente a eletricidade por segurança e maior conveniência!
Valeu! =)
 
Bom dia.
Para ferver 90 litros eu usaria uma resistência dentro da panela + o fogareiro. Assim vc não precisaria investir muito puxando uma fiação dedicada à resistência e nem num fogareiro muito forte. Uma resistência de 5000w vc precisaria de aproximadamente 23A. Fio de 6mm aguenta com folga.
É só uma dica. Abraço

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Bom dia,

Estou na fase de compra das peças para o meu futuro equipamento, um RIMS com capacidade final para até uns 65-70 litros.

Na panela de água quente e na de mostura, vão resistências controladas por PID Rex C100 e, para a fervura, vou usar fogareiro + resistência.

Para a panela de água quente, optei por uma resistência móvel de 4000W, daquelas que não precisa furar a panela.

Então, assim que acabar o sparge, mudo a resistência para a panela de fervura para auxiliar o fogareiro.

Essa foi a minha ideia para não precisar uma resistência de 7000-8000W só para a fervura, não precisar de uma fiação ainda mais robusta e maximizar a utilização de uma resistência que iria ficar lá parada.
 
Bom dia,

Estou na fase de compra das peças para o meu futuro equipamento, um RIMS com capacidade final para até uns 65-70 litros.

Na panela de água quente e na de mostura, vão resistências controladas por PID Rex C100 e, para a fervura, vou usar fogareiro + resistência.

Para a panela de água quente, optei por uma resistência móvel de 4000W, daquelas que não precisa furar a panela.

Então, assim que acabar o sparge, mudo a resistência para a panela de fervura para auxiliar o fogareiro.

Essa foi a minha ideia para não precisar uma resistência de 7000-8000W só para a fervura, não precisar de uma fiação ainda mais robusta e maximizar a utilização de uma resistência que iria ficar lá parada.



Excelente sacada cervejeiro!! Vou fazer da mesma forma! Penso também na facilidade de boa limpeza da resistência móvel depois de auxiliar no mosto além de que penso que quanto menos furar melhor!
Mas devo manter o projeto de um sensor de temperatura ligado em controlador simples on/off com contatora.

Você tem uma foto da sua resistência para compartilhar? Eu pensei nessas de baixa densidade com 3-4 voltas.

Cheers!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Bom dia,

Estou na fase de compra das peças para o meu futuro equipamento, um RIMS com capacidade final para até uns 65-70 litros.

Na panela de água quente e na de mostura, vão resistências controladas por PID Rex C100 e, para a fervura, vou usar fogareiro + resistência.

Para a panela de água quente, optei por uma resistência móvel de 4000W, daquelas que não precisa furar a panela.

Então, assim que acabar o sparge, mudo a resistência para a panela de fervura para auxiliar o fogareiro.

Essa foi a minha ideia para não precisar uma resistência de 7000-8000W só para a fervura, não precisar de uma fiação ainda mais robusta e maximizar a utilização de uma resistência que iria ficar lá parada.



Excelente sacada cervejeiro!! Vou fazer da mesma forma! Penso também na facilidade de boa limpeza da resistência móvel depois de auxiliar no mosto além de que penso que quanto menos furar melhor!
Mas devo manter o projeto de um sensor de temperatura ligado em controlador simples on/off com contatora.

Você tem uma foto da sua resistência para compartilhar? Eu pensei nessas de baixa densidade com 3-4 voltas.

Cheers!
 
Excelente sacada cervejeiro!! Vou fazer da mesma forma! Penso também na facilidade de boa limpeza da resistência móvel depois de auxiliar no mosto além de que penso que quanto menos furar melhor!
Mas devo manter o projeto de um sensor de temperatura ligado em controlador simples on/off com contatora.

Você tem uma foto da sua resistência para compartilhar? Eu pensei nessas de baixa densidade com 3-4 voltas.

Cheers!

Na verdade, vou deixar o projeto de lado por enquanto. Estou até vendendo algumas peças já compradas. Mas fica a ideia, quem sabe seja uma boa. A foto está neste álbum http://imgur.com/a/GhCwh
 
Matheus, sei que o tópico é bastante antigo, mas pode me informar que bomba é aquela? Onde vc comprou?
 
Back
Top