Eficiência no mash, lavagem e fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vmsouza

Well-Known Member
Joined
Apr 1, 2016
Messages
266
Reaction score
60
Pessoal, boa tarde!

Gostaria de compartilhar com vocês o resultado de duas brassagens, uma feita no sábado e outra no domingo, quando fiz estilos parecidos mas com resultados impressionantemente diferentes e gostaria de entender e tentar identificar se apenas um fator ou mais foram responsáveis pelo aumento de eficiência.

Desde já agradeço a todos que tiverem paciência de ler até o fim.

Não fiz curso, fiz apenas uma brassagem na casa de um amigo e depois através de muita leitura e estudo, principalmente no fórum, me ajudaram e me ajudam constantemente a me aprimorar. Estas duas foram as produções terceira e quarta, sendo que a minha segunda (primeira sozinho) foi um verdadeiro desastre.

Bom, no sábado fiz uma belgian blonde ale (18A) e no domingo uma blonde ale (6B), porém no domingo fiz algumas coisas diferentes que renderam uma medida muito maior que o esperado. A eficiência final até a fase de início da fermentação da belgian (18A) foi de 65%, enquanto da blonde (6B) foi de 78,5%, isso calculado no beersmith com os resultados colocados fielmente pelas medições. Achei essa eficiência de 78,5% alta de mais (isso é bom), mas é possível no equipamento que tenho (a seguir) e técnicas que utilizei?

Meu equipamento de mash e fervura:

- 1 panela 36 com fundo falso para filtragem
- 1 panela 38 para água
- 1 panela 40 para fervura e mosturação
- 1 fogareiro de alta pressão com 12 jaulins
- 1 moinho de rolos botini

Bom, vamos aos detalhes das duas cervejas, vou chamar a primeira que tive menor eficiência de belgian e a outra, com maior eficiência, apenas de blonde.

Belgian (sei que fugi do padrão, mas não era objetivo ir 100% ao padrão do estilo):

objetivo: 26L ao fermentador
obtido: 23L ao fermentador
eficiência desejada: 70%
eficiência obtida: 65,2%
quantidade de água: 3l/kg
moagem: cascas abertas e grãos partidos ao meio, em três partes (maioria) e nenhum grão inteiro, diria que foi uma moagem mais para média que para fina
ph do mosto: 5.14
74,9% pilsen globalmalt (6kg)
20% wheat blanc (espuma) (1,6kg)
3,1% cara 20 (cor e aroma) (0,25kg)
2% biscuit (apenas para experiência de aroma) (0,16kg)

Esses maltes eu tinha em casa, então resolvi aproveitar tudo.

Blonde:

objetivo: 26L ao fermentador
obtido: 29L ao fermentador
eficiência desejada: 70%
eficiência obtida: 78,5%
quantidade de água: 3,5l/kg
moagem: muito fina, mal se via as cascas abertas, tudo triturado e relativamente bastante farinha branca, nenhum grão inteiro
ph do mosto: 5.26
93,5% pilsen globalmalt (5,358kg)
4,4% cara 20 (cor e aroma) (0,25kg)
2,1% wheat blanc (espuma) (0,123kg)

Usei o resto do que tinha aberto, para consumir o estoque aberto.

Vamos aos processos utilizados:

- para ambas usei o single mash, ou seja, elevei a temperatura para 70 graus, misturei o malte moído, depois de bem misturado coletei 20ml em um becker de 50ml, resfriei rapidamente a 25 graus e medi o PH com o phmetro de bolso hx2011 vendido na WE (mesmo alguns me dizendo que não é 100% eficaz).

- fiz a correção de ph em ambos os casos (com ácido lático, +- 10 a 15 gotas por litro), mas ficaram com uma diferença pequena, conforme descrito acima. Li que o ideal é ficar entre 5.2 e 5.3, foi o que fiz na blonde, mas na belgian ficou abaixo, em 5.14.

- o processo de lavagem também foi diferente, filtrei e recirculei bem a ajuda de uma jarra e espumadeira para não gerar bolhas de ar e manter a cama de grãos (apenas na blonde).

na belgian:

- ajustei o ph do mosto para 5.14
- ajustei a temperatura do mosto para 68 graus, tapei e deixei durante 90 minutos, confirmando a conversão completa
- passei para a panela 36 de filtragem e deixei descansando por 20 a 30 minutos
- recirculei para filtrar e deixar o mais cristalina possível (umas 10 vezes)
- retirei o líquido e o coloquei na panela de 40, medindo a gravidade do líquido na panela 40
- adicionei mais água a 78C conforme indica o bsmith, mexi bem no mosto, misturando bem os grãos na água (conforme também li que no batch sparge isto seria necessário), aguardei mais 20min e refiz o processo acima
- cada vez que eu adicionava mais água da lavagem à panela de 40, mexia essa de 40 durante cerca de dois minutos e media a gravidade. Fiz assim até obter a gravidade pré-fervura indicada no bsmith
- levei à fervura com fogo intenso por 60 minutos e perdi neste processo muito líquido
- fiz o whirlpool e deixei descansar por 30 minutos
- fiz a transfega para o fermentador para resfriar e deixei quase 1 litro na panela por não conseguir retirar todo o líquido sem levar trub (me atrapalhei com a altura da panela para o fermentador com o transferidor de mosto e depois não consegui tirar mais sem levar trub)

Resultado:

OG estimado pré-fervura:1,060
OG obtido pré-fervura: 1,057
volume estimado pré-fervura: 28,93L
volume medido pré-fervura: 32L
eficiência mash pelo bsmith: 73,4%
OG estimado pós-fervura: 1,067
OG obtido pós-fervura: 1,069
volume estimado pós-fervura: 26L
volume obtido pós-fervura: 23,50 (deixei 1L pelo menos na panela 40)
eficiência estimada: 70%
eficiência obtida: 65,2%

na blonde:

- ajustei o ph do mosto para 5.26 (entre 5.2 e 5.3, conforme estudo)
- ajustei a temperatura do mosto para 68 graus, tapei e deixei durante 90 minutos, confirmando a conversão completa
- passei para a panela 36 de filtragem e deixei descansando por 20 a 30 minutos
- recirculei para filtrar e deixar o mais cristalina possível (umas 10 vezes)
- retirei o líquido e o coloquei na panela de 40, medindo a gravidade do líquido na panela 40
- adicionei mais água a 78C conforme indica o bsmith, mas NÃO MEXI no mosto, ou seja, cuidei para não destruir a cama de grãos com a água (mesmo indo contra o que li, que no batch sparge isto seria necessário), aguardei mais 20min e refiz o processo acima
- cada vez que eu adicionava mais água da lavagem à panela de 40, mexia essa de 40 durante cerca de dois minutos e media a gravidade. Fiz assim até obter a gravidade pré-fervura indicada no bsmith
- levei à fervura com fogo intenso até o início da fervura, depois mantive a fervura a 100 graus por 60 minutos, mas com o fogo o suficiente para manter essa temperatura, ou seja, não estava intenso, mas mantia a fervura a 100 graus, sinto que perdi menos volume. deixei meia panela tampada, para sair o vapor
- fiz o whirlpool e deixei descansar por 30 minutos
- fiz a transfega para o fermentador para resfriar e deixei bem menos líquido na panela, pois no fim, com ela mais fria, retirei mais 1 litro com o uso de um autosifão sem a tampa de baixo

Resultado:

OG estimado pré-fervura:1,043
OG obtido pré-fervura: 1,044
volume estimado pré-fervura: 28,93L
volume medido pré-fervura: 35,50L
eficiência mash pelo bsmith: 88,1%
OG estimado pós-fervura: 1,048
OG obtido pós-fervura: 1,048
volume estimado pós-fervura: 26L
volume obtido pós-fervura: 29L (deixei o mínimo de trub na panela, conforme foto)
eficiência estimada: 70%
eficiência obtida: 78,5%

Por via das dúvidas, medi pelo menos 3 vezes com o refratômetro antes de anotar estes dados, mexendo sempre no mosto que já estava na panela que iria para fervura.

Bom, para quem leu até aqui, obrigado pela paciência e interesse, a minhas dúvidas são:

1. É possível essa eficiência "caseira" de 78,5% no processo todo? ou fiz alguma medição errada?
2. A melhoria estaria mais pela moagem fina + ajuste do ph na blonde?
3. O batch sparge mexendo nos grãos como falam aqui no forum e em outros lugares, pode aumentar esta eficiência que tive na blonde em conjunto com o ajuste de ph e moagem fina?
4. A fervura com fogo médio, mas mantendo os 100 graus é algo bom ou indiferente para a perda de volume?

Esta foi a segunda e terceira brassagens que fiz sozinho, fiquei bastante contente do resultado, principalmente da blonde.

Segue algumas fotos da blonde, no fim deixei 24,5 L dentro de um fermentador de 32L e outros 4,5L em um garrafão de 5L com um airlock, pois fiquei com receito de que colocando os 29L em um fermentador de 32L, que ele iria jogar cerveja, fermento, espuma, tudo pelo airlock quando a fermentação ficasse mais intensa, fazendo aquela sujeirada.
 

Attachments

  • IMG-20160508-WA0002.jpg
    IMG-20160508-WA0002.jpg
    150.1 KB · Views: 72
  • IMG-20160508-WA0004.jpg
    IMG-20160508-WA0004.jpg
    99.7 KB · Views: 72
  • 20160508_155021.jpg
    20160508_155021.jpg
    111 KB · Views: 71
  • 20160508_160850.jpg
    20160508_160850.jpg
    164.9 KB · Views: 69
  • IMG-20160508-WA0015.jpg
    IMG-20160508-WA0015.jpg
    121.8 KB · Views: 71
Bom, vou dar o meu pitaco;

1 - Sim. Moagem mais fina ajudaria na eficiência.

2 - Sim, pela mesma razão acima.

3 - Sim. Mexendo os grãos teria mais chances de tirar um n° maior de açúcares. Mas, deve influenciar na filtragem (clarificação).

4 - Acho eu que, mais calor, mais evaporação...

Espero ter podido ajudar, já já a rapaziada mais experiente dá uma ajuda.
 
Back
Top