Eficiência de apenas 50%, BIAB com lagavem manual

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Erick1

Active Member
Joined
Sep 22, 2014
Messages
26
Reaction score
2
Boa tarde senhores, acabei de mandar pro fermentador minha segunda cerveja, tive uma eficiência próxima dos 75% na primeira, mas essa que trago a baixo ficou com a OG muito abaixo do esperado.
Mosturei a 65º por uma hora e dez minutos, 21 litros de água. Após o período de infusão lavei com mais 12, fui com 25 para fervura para chegar com 21 no fermentador.
Meu primeiro pensamento foi de muito grão para pouca água, a infusão ficou em uns 3,5 L/Kg, e a primeira ficou na casa dos 5 L/Kg. Isso por si já seria motivo suficiente para tão baixa eficiência?
 

Attachments

  • PORTER BAIXA EFICIENCIA.JPG
    PORTER BAIXA EFICIENCIA.JPG
    101.1 KB · Views: 62
  • PORTER BAIXA EFICIENCIA 2.JPG
    PORTER BAIXA EFICIENCIA 2.JPG
    56.1 KB · Views: 61
Tua proporcao, na verdade, esta ate um pouco alta (muita agua para pouco grao).
Ja tiveram varios topicos sobre causas para baixa eficiencia, como moagem dos graos, falhas de controle de temperature nas rampas levando a baixa conversao de acucares, lavagem com caminho preferencial na cama de graos...
 
Boa tarde senhores, acabei de mandar pro fermentador minha segunda cerveja, tive uma eficiência próxima dos 75% na primeira, mas essa que trago a baixo ficou com a OG muito abaixo do esperado.
Mosturei a 65º por uma hora e dez minutos, 21 litros de água. Após o período de infusão lavei com mais 12, fui com 25 para fervura para chegar com 21 no fermentador.
Meu primeiro pensamento foi de muito grão para pouca água, a infusão ficou em uns 3,5 L/Kg, e a primeira ficou na casa dos 5 L/Kg. Isso por si já seria motivo suficiente para tão baixa eficiência?
Cara, sugiro dar uma revisada boa na configuração do teu equipamento, pois não tem muito sentido a tua eficiência total estar tão mais baixa que a tua Mash Efficiency.

Abraço,
 
Eu faço BIAB e faço lavagem manual tambem. As vezes que aconteceu de a minha eficiência ficar baixa, geralmente foi problema na moagem.
Se a moagem fica muito grossa, a eficiencia cai demais. Por isso agora, sempre faço a moagem o mais fina possível. As vezes passo 2x no moedor.
Aí a eficiência sempre fica na casa dos 70 a 75%.
 
Cara, sugiro dar uma revisada boa na configuração do teu equipamento, pois não tem muito sentido a tua eficiência total estar tão mais baixa que a tua Mash Efficiency.

Abraço,

Guenther, beleza?

Também faço BIAB e te pergunto: qual parâmetro de configuração do equipamento pode estar tão errado que dá esta divergência toda?

Outra coisa, tenho Mash Efficiency em torno de 72% e total em torno de 58%. Tá normal isto?

Valeu
 
Guenther, beleza?

Também faço BIAB e te pergunto: qual parâmetro de configuração do equipamento pode estar tão errado que dá esta divergência toda?

Outra coisa, tenho Mash Efficiency em torno de 72% e total em torno de 58%. Tá normal isto?

Valeu
Pra mim é muita diferença... isso indicaria uma perda de mosto muito grande.
 
Back
Top