Duvidas projeto de Caldeirão Cervejeiro Eletrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

stormridersp

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2015
Messages
162
Reaction score
32
Boa tarde pessoal,

Apesar de ainda ser novato aqui, ja faço cerveja a algum tempo e gostaria de aumentar minha produção, passando de uma panela #32 para uma #36.

Atualmente consigo produzir até 14 litros com esse equipamento e fervendo no fogão de casa. Porém estou planejando montar um sistema elétrico, mais automatizado e preciso, utilizando um controlador de temperatura PID. Como sou formado em Adm e atualmente estudo Gastronomia, sou completamente leigo nesse assunto de eletrica e mesmo tendo lido alguns topicos daqui do forum, ainda tenho diversas dúvidas.

eHerms.jpg

Eu utilizaria a minha atual panela de 22L apenas para fornecer agua para Sparge, enquanto continuaria usando meu BIAB feito sob medida na nova panela, com recirculação/whirlpool e uma resistencia de imersão de 3000W.

Para esse projeto, não me interessa muito a possibilidade de programar muito o controlador, fazer rampas de temperatura, nem nada disso. Só gostaria de poder ter o controle preciso e manual da temperatura e poder ajusta-la "on-the-go": durante o processo.

Estive pesquisando e encontrei alguns combos de PID + SSR + Sensor e, apesar do preço um pouco salgado, ainda estaria dentro do orçamento.

http://pt.aliexpress.com/item/4-IN-...40A-SSR-heat-sink-2m-quality-K/678148141.html

-Controlador PID RKc REX C100 SSR
-SSR 40A + Dissipador
-Sensor de rosca.
+
-Resistencia de 3000W
-Bomba de recirculação

Minhas perguntas:
1- Como faço para saber se a instalação da minha casa aguentaria esse sistema?

2- Para usar esse sensor, eu precisaria instalar um poço de termometro, certo? Qual?

3- Existem opções mais baratas de PID para um sistema dessa dimensão?

4- Estive pesquisando as bombas, inclusive na Florencio de Abreu aqui em SP, porém sem saber o que estou procurando, não dá para ter certeza de nada. O que vocês recomendariam?

É isso, obrigado!
 
aguenta, normalmente a tomada do chuveiro e bem forte. eu uso resistencia de 3000w na garagem em uma tomada comum mesmo! a amperagem e baixa!

acho que esse sensor nao precisa de poco.

esse PID chines e o mais barato do mercado.

pra esse sistema a bomba chinesa da e sobra!

http://pt.aliexpress.com/item/12V-3..._77_91_80,searchweb201644_5,searchweb201560_9


3000w a 110V da uma amperagem de 27,7. Maior que qualquer tomada comum. Melhor dar uma estudada antes de fazer essas recomendações porque dependendo das instalações dele pode ser perigoso. Tem um topico excelente aqui no forum sobre eletricidade.

Abraços
 
É sempre bom dar opiniões mais embasadas...

3.000W em 110V dá 27A... em 220V dá 13,6A... Tomadas "padrão" são para 10A..
 
Obrigado pelas respostas pessoal, acho que para complementar posso adicionar algumas informações:

Moro num ap pequeno e tenho ar condicionado, que acredito ser o item que deve funcionar com maior amperagem na minha casa. Vi na caixa de dijuntores que o principal tem 63a, e os outros, identificados pelo setor da casa, eu não lembro dos modelos exatos, sei que havia um deles, acredito que do ar condicionado, que parecia ser duplo. Na cozinha, alimentando o filtro de agua brastemp, tenho uma tomada 220v, que pensava em usar com essa panela cervejeira eletrica.

IMG_4074.jpg

Será que só trocando a tomada para uma de maior amperagem resolveria?
 
Bom dia dragão verde das tempestades paulistas! (Põe o nome na assinatura, vai!)

Eu tenho algumas respostas mas também algumas perguntas, afinal nada é de graça ;) Como você faria esse sparge no seu BIAB? Como manter a grain bag suspensa? Você sabe que por definição BIAB não tem sparge e adicionar essa etapa pode complicar tanto o processo a ponto de não valer a pena fazer BIAB, mas é escolha de cada um, e se você me apresentar um método prático vou querer usar também!

Ok, agora as respostas.

1a - Sobre a instalação elétrica, o maior problema é o aquecimento. Quanto mais corrente passar no fio, mais ele vai aquecer. Então você deve se preocupar com o diâmetro do fio. Agora pensa o seguinte, provavelmente vai ter outras tomadas ligadas no mesmo disjuntor, então a corrente no fio que sai do disjuntor vai ser a soma dessas correntes, por isso presta atenção aos outros equipamentos ligados no mesmo disjuntor, o fio deve aguentar todos eles ao mesmo tempo, ou lembre de nunca ligar tudo ao mesmo tempo. Tem tabelas relacionando diâmetro do fio com a corrente máxima, mas depende também da distância, então é bom sempre ficar um pouco acima e ficar observando se está esquentando.
1b - Além disso, muito cuidado com emendas!! Onde o fio é emendado (se divide para ir para duas tomadas) pode apresentar resistência maior, o que implica em maior aquecimento nesse ponto, podendo derreter o fio, fita isolante, etc, causar um curto, pegar fogo, etc... Então o legal seria ter certeza que as emendas são bem feitas. Eu gosto de estanhar as emendas quando é pra corrente mais alta. Se você abrir as caixas das tomadas que estão no mesmo disjuntor deve ver as emendas. Pode tirar a fita isolante e inspecionar (lembre-se de desligar o disjuntor).
1c - As tomadas funcionam como emendas. O problema de uma tomada especificada para corrente menor é justamente o aquecimento. Você usar 23A em uma tomada de 20A não vai "explodir tudo", só vai aquecer um pouco mais, e dependendo a qualidade da tomada pode derreter o plástico, encostar os terminais, dar curto, pegar fogo, etc. Fica atento a isso, use marcas boas, verifica se não está aquecendo muito os pinos, deformando o plástico, etc... Se nada disso estiver acontecendo, fica tranquilo. Só lembre-se de verificar sempre, especialmente após uso prolongado.

(MEU RELATO)
Para minha cervejaria elétrica em 220V coloquei um disjuntor dedicado com um fio de 4mm (recomendado para até 28A) direto para uma tomada industrial de 32A. Minha panela de fervura tem resistência de 4500W e geralmente já ligo ela durante o sparge, como minha panela de água quente é pequena deixo ela ligada também e vou adicionando água (é um saco, preciso melhorar isso) então ela fica ligada também, 2000W HLT + 2000W ebulidor + 4500W BK / 220V = 38.63A. Mas o fio é para 28A e a tomada para 32A, e agora? Aquece um pouco mais, paciência. Eu fico sempre atento e (NO MEU CASO) nunca ficou quente a ponto de não conseguir encostar (tiro a tomada e sinto a temperatura nos pinos). O fio também não passa de levemente morno, e não tem nenhuma emenda. Para 4500W está bem dimensionado e o tempo que uso mais que isso é curto. Fiz errado e não recomendo ninguém fazer assim, mas como sei o que estou fazendo me sinto seguro do jeito que está.

2 - Se você vai fazer recirculação contínua, coloca o sensor no retorno do mosto. Aí você pode ver o jeito que fica melhor fazer. Eu particularmente uso um termostato comum (tipo TIC, AGEON) e enfio o sensor pra dentro da mangueira pela saída de água, é simples e funciona bem. Você pode colocar um joelho de latão preso na panela para conectar a mangueira de retorno e furar ele para rosquear a sonda, por exemplo.

3 - Cara o PID não vai depender da dimensão do teu equipamento, o SSR sim. Esse do anúncio é de 40A que para 3000W/110V=27.3A que dá e sobra. Não sei o preço do SSR mas acredito que o PID é o mais caro nesse kit, e esse REX-C100 tem um excelente custo benefício (ao menos tinha quando o dólar estava menos absurdo e não estavam cobrando imposto de um percentual tão alto das importações). Se não tiver problema com a demora pra chegar vai nessa, senão olha no ML que com pouco mais tu compra o REX e SSR e vai ter em mãos rapidinho.

4 - Bombas... o eterno problema das bombas... você precisa de uma bomba que não seja feita com material que possa soltar resíduos tóxicos na sua cerveja! Assim o ideal é usar inox, porém como o preço costuma ser proibitivo (chugger pump, march pump) tem a alternativa de usar plástico "alimentício da China", usadas para aquecimento solar etc. Tem um tópico só sobre bombas, dá uma olhada lá.

Outra dica é usar a panela um pouco maior pra não se arrepender depois... Não calculei para seu caso, mas se você um dia quiser fazer high gravity vai ter que caber mais grãos junto com a água, por exemplo, então é bom pensar em tudo na hora de dimensioar a panela.

Boa sorte com o equipamento, abraço!
 
Bom dia dragão verde das tempestades paulistas! (Põe o nome na assinatura, vai!)

Eu tenho algumas respostas mas também algumas perguntas, afinal nada é de graça ;) Como você faria esse sparge no seu BIAB? Como manter a grain bag suspensa? Você sabe que por definição BIAB não tem sparge e adicionar essa etapa pode complicar tanto o processo a ponto de não valer a pena fazer BIAB, mas é escolha de cada um, e se você me apresentar um método prático vou querer usar também!

Ok, agora as respostas.

1a - Sobre a instalação elétrica, o maior problema é o aquecimento. Quanto mais corrente passar no fio, mais ele vai aquecer. Então você deve se preocupar com o diâmetro do fio. Agora pensa o seguinte, provavelmente vai ter outras tomadas ligadas no mesmo disjuntor, então a corrente no fio que sai do disjuntor vai ser a soma dessas correntes, por isso presta atenção aos outros equipamentos ligados no mesmo disjuntor, o fio deve aguentar todos eles ao mesmo tempo, ou lembre de nunca ligar tudo ao mesmo tempo. Tem tabelas relacionando diâmetro do fio com a corrente máxima, mas depende também da distância, então é bom sempre ficar um pouco acima e ficar observando se está esquentando.
1b - Além disso, muito cuidado com emendas!! Onde o fio é emendado (se divide para ir para duas tomadas) pode apresentar resistência maior, o que implica em maior aquecimento nesse ponto, podendo derreter o fio, fita isolante, etc, causar um curto, pegar fogo, etc... Então o legal seria ter certeza que as emendas são bem feitas. Eu gosto de estanhar as emendas quando é pra corrente mais alta. Se você abrir as caixas das tomadas que estão no mesmo disjuntor deve ver as emendas. Pode tirar a fita isolante e inspecionar (lembre-se de desligar o disjuntor).
1c - As tomadas funcionam como emendas. O problema de uma tomada especificada para corrente menor é justamente o aquecimento. Você usar 23A em uma tomada de 20A não vai "explodir tudo", só vai aquecer um pouco mais, e dependendo a qualidade da tomada pode derreter o plástico, encostar os terminais, dar curto, pegar fogo, etc. Fica atento a isso, use marcas boas, verifica se não está aquecendo muito os pinos, deformando o plástico, etc... Se nada disso estiver acontecendo, fica tranquilo. Só lembre-se de verificar sempre, especialmente após uso prolongado.

(MEU RELATO)
Para minha cervejaria elétrica em 220V coloquei um disjuntor dedicado com um fio de 4mm (recomendado para até 28A) direto para uma tomada industrial de 32A. Minha panela de fervura tem resistência de 4500W e geralmente já ligo ela durante o sparge, como minha panela de água quente é pequena deixo ela ligada também e vou adicionando água (é um saco, preciso melhorar isso) então ela fica ligada também, 2000W HLT + 2000W ebulidor + 4500W BK / 220V = 38.63A. Mas o fio é para 28A e a tomada para 32A, e agora? Aquece um pouco mais, paciência. Eu fico sempre atento e (NO MEU CASO) nunca ficou quente a ponto de não conseguir encostar (tiro a tomada e sinto a temperatura nos pinos). O fio também não passa de levemente morno, e não tem nenhuma emenda. Para 4500W está bem dimensionado e o tempo que uso mais que isso é curto. Fiz errado e não recomendo ninguém fazer assim, mas como sei o que estou fazendo me sinto seguro do jeito que está.

2 - Se você vai fazer recirculação contínua, coloca o sensor no retorno do mosto. Aí você pode ver o jeito que fica melhor fazer. Eu particularmente uso um termostato comum (tipo TIC, AGEON) e enfio o sensor pra dentro da mangueira pela saída de água, é simples e funciona bem. Você pode colocar um joelho de latão preso na panela para conectar a mangueira de retorno e furar ele para rosquear a sonda, por exemplo.

3 - Cara o PID não vai depender da dimensão do teu equipamento, o SSR sim. Esse do anúncio é de 40A que para 3000W/110V=27.3A que dá e sobra. Não sei o preço do SSR mas acredito que o PID é o mais caro nesse kit, e esse REX-C100 tem um excelente custo benefício (ao menos tinha quando o dólar estava menos absurdo e não estavam cobrando imposto de um percentual tão alto das importações). Se não tiver problema com a demora pra chegar vai nessa, senão olha no ML que com pouco mais tu compra o REX e SSR e vai ter em mãos rapidinho.

4 - Bombas... o eterno problema das bombas... você precisa de uma bomba que não seja feita com material que possa soltar resíduos tóxicos na sua cerveja! Assim o ideal é usar inox, porém como o preço costuma ser proibitivo (chugger pump, march pump) tem a alternativa de usar plástico "alimentício da China", usadas para aquecimento solar etc. Tem um tópico só sobre bombas, dá uma olhada lá.

Outra dica é usar a panela um pouco maior pra não se arrepender depois... Não calculei para seu caso, mas se você um dia quiser fazer high gravity vai ter que caber mais grãos junto com a água, por exemplo, então é bom pensar em tudo na hora de dimensioar a panela.

Boa sorte com o equipamento, abraço!

Muito obrigado pela resposta Valter. Acho que terei que trazer um eletricista em casa para dar uma olhada nas instalações eletricas daqui. O barato costuma sair caro, então melhor que não haja riscos. Já até encomendei aquela bombinha beje xingling de 12DC. Vai demorar uns 3 meses, mas já vai ser um grande upgrade para o sistema.

Sobre o meu BIAB, na verdade BIAB só o nome ("Brew in a Bag"), pois faço como o pessoal com quem eu dividia ap. na Espanha faziam: O grainbag, de formato cilindrico como o da foto 1, fica constantemente "pendurado" por correntes. Assim eu consigo utilizar apenas 1 panelão cervejeiro para mostura e fervura. Além disso, consigo ganhar bastante tempo no processo, pois enquanto lavo a cama de grãos, que neste momento está pendurada mais alta, pouco acima da linha de mosto, já consigo começar a fervura.

291mznV.jpg


Para a lavagem dos grãos, eu pre-aqueço a quantidade de agua necessaria, alguns graus acima, e a armazeno no balde de fermentação que será usado posteriormente neste mesmo lote e, o coloco em cima da geladeira, bem ao lado do fogão. No momento da lavagem, abro a torneirinha do balde, e deixo a agua escorrer por uma mangueira de silicone, que, na sua outra extremidade, tem uma esculadeira de inox amarrada que funciona como um chuveiro.

DSC09394.JPG


O problema desse sistema é que ele necessita reciculação constante. Isso aprendi batendo cabeça, pois a grainbag dificulta a circulação do mosto na panela e forma bolsões de mosto superaquecido embaixo e ao redor da bag, desnaturando assim as enzimas e produzindo um mosto pouco fermentavel. Até eu perceber isso, não entendia porquê minha eficiencia não passava dos 58%! O que acontecia é que a temperatura da "Strike Water" ia caindo ao longo da mostura, e lá pelo minuto 30 eu reacendia o fogão para elevar a temperatura. Porém quando o termometro acusava a temperatura alvo, o mosto embaixo da bag já estava a mais de 80C!

Como solução, o que eu faço é uma recirculação constante e manual do mosto durante a mostura, medindo a temperatura do mosto enquanto encho o copo medidor para recircular.

Hoje em dia consigo ainda brassar acima da capacidade da minha panela, utilizando outras panelas menores nas outras bocas do fogão. Sou estudante de gastronomia, então estou habituado a trabalhar com várias panelas no fogo ao mesmo tempo. Isso significa que consigo fazer lotes de até 18 litros final com uma panela de 22.5L para cervejas fortes tipo a delirium.

Um exemplo foi esse clone da Delirium que fiz a um tempo atrás, na qual acrescento açucar + agua durante fermentação. Então começo com uma mostura concentrada (2L/Kg de malte) e utilizando todo o volume da panela e recirculando durante toda a mostura. Em seguida, faço 2 vorlaufs, enchendo 2 outras panelas de ~4.5L que já começam a ferver. Ao mesmo tempo, lavo os grãos, re-enchendo assim a panela principal até o nível maximo com que meu fogão consegue ferver. Durante a fervura, vou recirculando os mostos das 3 panelas entre si numa espécie de "decoction" e obtenho de ~15 a 16L no fermentador, mais os 3 de agua com açucar do late addition = 18 a 19L para carbonatar! Como faço tudo isso sozinho, no final do dia estou completamente exausto! :D
 
Caramba, que trabalheira hein Felipe! Mas com certeza funciona, e agora montando equipamento novo você já sabe o que melhorar, e pelo jeito realmente vai se livrar da parte mais trabalhosa. Eu faço sozinho com três panelas e fico cansadão também hehe mas acho legal, então tá de boa. O importante é se divertir (e gostar do resultado, é claro!). Abraço!
 
Back
Top