Duvidas Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xavanty

Well-Known Member
Joined
Jun 2, 2015
Messages
48
Reaction score
6
Boa tarde pessoal,

Dei uma fuçada no forum e uma pesquisada na web, mas acabei não conseguindo sanar minhas duvidas completamente, até hoje só fiz cervejas mais simples, IPA,IRA, Session IPA, e gostaria de fazer uma Lager

A receita é :

5,6 KG - Malte Pilsen Globalmalt - importado (Alemanha): 3 - 4 EBC
70g - Lúpulo Saaz pellets
40g - Lúpulo em Pellets Hallertau Perle
200g - Malte Carahell - Weyermann
Fermento Cervejeiro Fermentis S-23 11.5g

Segue as duvidas:

1- Toda Lager precisa de starter : ?

2- Não tem problema o starter ficar em temperatura ambiente ?

3- Tem problema eu utilizar o proprio mosto para fazer o starter, e deixar o mosto na geladeira enquanto o starter não esta pronto ?

4- O que seria o Lagering, não entendi
 
Sua pergunta não tem nada a ver com a receita, e sim com fermentação, ou seja, vou movê-la para essa área e tirar da área Receitas.

Abraço,
 
Boa tarde pessoal,

Dei uma fuçada no forum e uma pesquisada na web, mas acabei não conseguindo sanar minhas duvidas completamente, até hoje só fiz cervejas mais simples, IPA,IRA, Session IPA, e gostaria de fazer uma Lager

A receita é :

5,6 KG - Malte Pilsen Globalmalt - importado (Alemanha): 3 - 4 EBC
70g - Lúpulo Saaz pellets
40g - Lúpulo em Pellets Hallertau Perle
200g - Malte Carahell - Weyermann
Fermento Cervejeiro Fermentis S-23 11.5g

Segue as duvidas:

1- Toda Lager precisa de starter : ?

2- Não tem problema o starter ficar em temperatura ambiente ?

3- Tem problema eu utilizar o proprio mosto para fazer o starter, e deixar o mosto na geladeira enquanto o starter não esta pronto ?

4- O que seria o Lagering, não entendi

1- Não, precisa das celulas viaveis suficiente como qualquer outra cerveja. Aeração do mosto é aconselhavel mesmo com fermento seco.

2- Se tu não mora em lugares com temperaturas extremas não.

3- Não, é bom que o mosto esteja por volta de 1.040 de densidade

4- Seria abaixar a temperatura apos a fermentação acabar para a cerveja clarificar a desenvolver certos aromas e sabores.

Muito cuidado com o diacetil!!!!
 
Peço desculpas pela falha guenter, muito obrigado luz, foi uma luz no fim do túnel rs, vou comprar o DME para fazer o starter.
 
Boa tarde pessoal,

Dei uma fuçada no forum e uma pesquisada na web, mas acabei não conseguindo sanar minhas duvidas completamente, até hoje só fiz cervejas mais simples, IPA,IRA, Session IPA, e gostaria de fazer uma Lager

A receita é :

5,6 KG - Malte Pilsen Globalmalt - importado (Alemanha): 3 - 4 EBC
70g - Lúpulo Saaz pellets
40g - Lúpulo em Pellets Hallertau Perle
200g - Malte Carahell - Weyermann
Fermento Cervejeiro Fermentis S-23 11.5g

Segue as duvidas:

1- Toda Lager precisa de starter : ?

2- Não tem problema o starter ficar em temperatura ambiente ?

3- Tem problema eu utilizar o proprio mosto para fazer o starter, e deixar o mosto na geladeira enquanto o starter não esta pronto ?

4- O que seria o Lagering, não entendi

3- Sua ideia é utilizar um mosto que guardou de outra brassagem, ou fazer essa brassagem, guardar todo o mosto e preparar o starter?
Se for o segundo caso não é uma boa ideia. Mas como disse que vai comprar o DME, imagino que não seja o caso.
 
Era o caso, mas vou comprar o DME para fazer as coisas de forma correta.
 
O não que eu falei em relação a terceira pergunta é: Não, não tem problema, só é bom que o mosto esteja em torno de 1.040, normalmente esta acima, dai é só diluir com agua previamente fervida. Como normalmente este mosto do starter vai ser descartado depois de decantar não faz muita diferença se foi feito com DME ou malte mesmo.
 
Aproveitando o tópico tenho uma duvida a respeito do Lagering. Não prejudica na hora de fazer o priming e engarrafar? e se o Lagering for feito após a cerveja ter sido engarrafada não irá criar sedimentos indesejados no fundo da garrafa?
 
Aproveitando o tópico tenho uma duvida a respeito do Lagering. Não prejudica na hora de fazer o priming e engarrafar? e se o Lagering for feito após a cerveja ter sido engarrafada não irá criar sedimentos indesejados no fundo da garrafa?

Todas as minhas cervas, mesmo não sendo Lager eu baixo bastante a temperatura por uns dias antes de engarrafar para sedimentar melhor, e ficar mais bonita, fora isso ja testei gelatina em algumas e ainda assim carbona normalmente com o priming, o problema as vezes é que demora mais.
 
Back
Top