Duvidas de Iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lejgenoves

Member
Joined
Aug 25, 2014
Messages
10
Reaction score
6
Ola pessoal, estou começando agora a tentar fazer a minha cerveja, li bastante, vi vários videos, etc.
Então montei meus equipamentos e fiz minha primeira leva, seguindo instruções adquiridas em vários lugares.
Mas no processo efetivo é que surgem as dúvidas, então gostaria de tentar esclarecer com vocês.

1 - Moagem do Malte.
Vi vários videos de moagem e pensei que seria facil, mas como eu não tinha o moedor correto tive dificuldade. Acabei moendo em um cilindro
de pão, onde os grãos ficaram amassados e abertos e não moidos. Acredito que esse é um ponto que tenho que mudar.
Agora lhes pergunto, os grãos podem ficar somente amassados e levente abertos?

2 - Mostura.
Essa parte não achei muito difícil, consegui controlar bem a temperatura, ficando entre 63º e 68º, porém devido ao aspecto da moagem demorou muito
para conseguir converter o amido em açucar.
Minha duvida aqui é se preciso ficar mexendo o malte durante toda a mostura ou somente quando o fogo estiver ligado?

3 - Fermentação.
Baixei a temperatura do mosto após a brasagem e ficou em torno de 28º e inculei o fermento previamente hidratado.
Só que fui perceber dai 2 dias que o meu fermentador não esta bem vedado, ele esta saido ar pela borda da tampa.
Isso teria algum problema? Sei que vou ter que resolver isso para a próxima, mas isso irá influenciar nessa leva?

Valeu pessoal.
 
1 - Moagem do Malte.
Podem mas não é o recomendado.o certo seria Quebra-los pra expor a maior parte possível, e assim a casca se soltar e ajudar na filtragem.. só abertos creio que as cascas não se soltem como necessário.

2 - Mostura.
Mexa apenas quando o fogo estiver ligado.. porém, não é tão necessário ficar acendendo e apagando o fogo para o controle de temperatura.. em diversos posts vai ver recomendação da galera (principalmente do Guenther) para acertar a temperatura inicial, desligar, colocar os grãos, tampar e esperar 90 minutos.. é melhor e vai te trazer um resultado mais garantido (sem riscos).

3 - Fermentação.
Problema nenhum! Não é o recomendado, mas da mesma forma, a pressão dentro do balde é maior e dificilmente o ar vai seguir o sentido inverso e entrar lá.. mas nas próximas tente vedar bem.


Só uma dica, todos as respostas pra suas peguntas já foram dadas em diversos posts.. nesses casos dá uma pesquisada que consegue solucionar suas dúvidas bem mais rápido.. pq vc acha antes de alguém te escrever as respostas.

Boa sorte aí e abs.
 
Apenas complementando o que o Luccasm disse, acho que tu começou a fermentar numa temperatura muito alta. 28ºC é muito pra começar a fermentação. Se tu não tem controle de temperatura, o ideal é baixar pelo menos até uns 16-18 graus antes de inocular a levedura, aí nas primeiras 36-48 horas de fermentação, coloca garrafas congeladas em volta do fermentador. Isso vai ajudar a estabilizar um pouco a temperatura e evitar problemas.

Abraços!
 
Apenas complementando o que o Luccasm disse, acho que tu começou a fermentar numa temperatura muito alta. 28ºC é muito pra começar a fermentação. Se tu não tem controle de temperatura, o ideal é baixar pelo menos até uns 16-18 graus antes de inocular a levedura, aí nas primeiras 36-48 horas de fermentação, coloca garrafas congeladas em volta do fermentador. Isso vai ajudar a estabilizar um pouco a temperatura e evitar problemas.

Abraços!

Verdade, nem me atentei a isso..
Os primeiros dias são cruciais, são os mais sensíveis a gerar off flavours na cerveja. Tenta iniciar bem baixo como o Dryfon comentou.. depois de alguns dias não tem problema subir para a cadas dos 20+, que nesse período até e bom para o fermento reabsorver um pouco do que ele gerou indevidamente.

abs
 
Cara
1-Se tu conseguiu expor o endosperma do malte (aberto) não teria problema em deixar a casca inteira ate melhora a filtragem mas creio que seja meio que impossível conseguir um bom resultado com o rolo de massa,
2- Não precisa ficar mexendo direto, mexe so quando tiver com fogo ligado.
3- Não esquenta a cabeça com o vazamento, depois que começa a fermentação forma uma boa camada de CO2 por cima e isso protege a cerveja.
Abraço.
Bruno
 
Back
Top