DUvida sobre Porter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

djfelipe2004

Well-Known Member
Joined
Oct 28, 2014
Messages
199
Reaction score
31
pessoal vi esse post no lupulento enquanto estou estudando uma tecnica para produzir minha porter com suas particularidades, e ví esse comentário:

"Aqui vale um comentário: diferente dos outros esse sub-estilo normalmente é feito com fermentação em baixas temperaturas, com leveduras Lager. Se for com leveduras Ale é feito em temperaturas abaixo da normal para este tipo de levedura."

agora vem a questão, estou querendo usar fermento ALE para fabricar a minha, pensei em usar o US05 por ser mais neutro mesmo não sendo o mais apropriado (não sendo Ingles)

terei que deixar fermentando então na faixa de 17 a 18 graus como sugere o post ?

segue link completo:
http://www.lupulento.com.br/2013/08/porter-x-stout-qual-a-diferenca/
 
A porter é uma cerveja em que o sabor dela é bem limpo no que diz respeito ao fermento (é bem parecida com uma schwarzbier).
Então realmente, com esse fermento (us-05) e em baixa temp. a tendencia é ficar bem perto do estilo.
Qual é o grist que pretendes fazer?
 
A porter é uma cerveja em que o sabor dela é bem limpo no que diz respeito ao fermento (é bem parecida com uma schwarzbier).
Então realmente, com esse fermento (us-05) e em baixa temp. a tendencia é ficar bem perto do estilo.
Qual é o grist que pretendes fazer?

Rins as porporções não tenho aqui porque estou sem o BS, mas vai ser malte pilsen de base, Black Mutons e munich, na maturação vou entrar com cacau torrado para puxar para o aroma....
 
o lupulo acho que vou ter que encomendar, senao vou usar o Nugget que tenho aqui mesmo pra ver.....
 
pessoal vi esse post no lupulento enquanto estou estudando uma tecnica para produzir minha porter com suas particularidades, e ví esse comentário:

"Aqui vale um comentário: diferente dos outros esse sub-estilo normalmente é feito com fermentação em baixas temperaturas, com leveduras Lager. Se for com leveduras Ale é feito em temperaturas abaixo da normal para este tipo de levedura."

agora vem a questão, estou querendo usar fermento ALE para fabricar a minha, pensei em usar o US05 por ser mais neutro mesmo não sendo o mais apropriado (não sendo Ingles)

terei que deixar fermentando então na faixa de 17 a 18 graus como sugere o post ?

segue link completo:
http://www.lupulento.com.br/2013/08/porter-x-stout-qual-a-diferenca/

Esse comentário do post é referente a Baltic Porter que geralmente é fermentada usando fermento Lager.

Se for usar o US-05, essa faixa vai permitir uma fermentação mais limpa (sem gerar aromas ou sabores), como o estilo pede.
 
pessoal vi esse post no lupulento enquanto estou estudando uma tecnica para produzir minha porter com suas particularidades, e ví esse comentário:

"Aqui vale um comentário: diferente dos outros esse sub-estilo normalmente é feito com fermentação em baixas temperaturas, com leveduras Lager. Se for com leveduras Ale é feito em temperaturas abaixo da normal para este tipo de levedura."

agora vem a questão, estou querendo usar fermento ALE para fabricar a minha, pensei em usar o US05 por ser mais neutro mesmo não sendo o mais apropriado (não sendo Ingles)

terei que deixar fermentando então na faixa de 17 a 18 graus como sugere o post ?

segue link completo:
http://www.lupulento.com.br/2013/08/porter-x-stout-qual-a-diferenca/

Porter é uma cerveja ALE, Baltic Porter seria lager.
De qualquer maneira, 17C/18C seria quente demais para uma levedura lager.
 
Rins as porporções não tenho aqui porque estou sem o BS, mas vai ser malte pilsen de base, Black Mutons e munich, na maturação vou entrar com cacau torrado para puxar para o aroma....

Entendi. Eu se fosse você usaria um malte escuro que fosse torrado sem a casca, tipo o Blackprinz da Briess. Ele dá o aroma de café/chocolate, mas sem dar aquele gosto ácido que os maltes pretos dão e que lembram o gosto das Stouts. E aí nem precisaria usar o cacau torrado.

Eu fiz uma Schwarzbier com esse malte Blackprinz e ficou muito boa, bem dentro do estilo.
Caso não ache o da Briess, o da Weyermann é o Carafa Especial, ele também é fabricado da mesma maneira.

E outra coisa, pode usar o fermento Nothingham, ele também é beeeeem parecido com o US-05. O segredo é cuidar bem da fermentação (quantidade de fermento+hidratação do fermento+aeração do mosto+temp. de inoculação=fermentação saudavel)
 
Fala @djfelipe2004 , beleza?

Como ficou a sua cerveja? Estou pensando em fazer um clone da Fuller`s, a Londo Porter.

Como foi a sua primaria, secundaria e maturação (garrafa ou geladeira? Qual foram as temperaturas?

Valeuu e Cheers!
 
Nossa viajei... em vez de criar um post novo, escrevi em cima do post do colega... por favor moderador, pode apagar?
 
Back
Top