Duvida - recirculação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

viniciusfp

Active Member
Joined
Mar 21, 2014
Messages
26
Reaction score
3
Pessoal eu comprei uma bomba e estou pensando em mudar o meu processo de brasagem de BIAB para fundo falso com recirculação e então lendo alguns posts ainda não ficou claro pra mim se eu devo recircular o mosto apenas quando eu ligo o fogo ou faço a recirculação o tempo todo, alguém que já utiliza esse método ou sabe pode me esclarecer ?
Queria saber o quanto eu ganho em media de eficiência também, hoje com BIAB eu tenho em media 60%.
Utilizo o kit do lamas de 5 litros.
 
Montei recentemente um BIAB para 5L com cesto interno e recirculação. Realizo a recirculação durante toda a mosturação e acredito que essa é a prática da maioria. Também optei pelo método "full volume mesh". Eficiência média de 70%. Abraço.
 
Vinícius, eu utilizo BIAB para 10 litros e tenho uma eficiência bem baixa: entre 50 e 60%. Também quero mudar para um sistema com fundo falso, mas quero aumentar minha produção para entre 15 e 20 litros (poder trabalhar nessa faixas, de acordo com o que eu espero da cerveja).

Também tenho essa dúvida.

Até onde eu sei, normalmente se recircula constantemente em sistemas elétricos onde há um controlador de temperatura que mantém ela constante. A recomendação utilizando no fogão é recircular sempre que o fogo estiver aceso até chegar na temperatura desejada e depois deixar parado e aí depois da mosturação sim recircular durante um tempo para clarificar o mostro.


Montei recentemente um BIAB para 5L com cesto interno e recirculação. Realizo a recirculação durante toda a mosturação e acredito que essa é a prática da maioria. Também optei pelo método "full volume mesh". Eficiência média de 70%. Abraço.

Recirculando durante toda a brassagem tu não perde muito calor?

Abraços!
 
Vinícius, eu utilizo BIAB para 10 litros e tenho uma eficiência bem baixa: entre 50 e 60%. Também quero mudar para um sistema com fundo falso, mas quero aumentar minha produção para entre 15 e 20 litros (poder trabalhar nessa faixas, de acordo com o que eu espero da cerveja).

Também tenho essa dúvida.

Até onde eu sei, normalmente se recircula constantemente em sistemas elétricos onde há um controlador de temperatura que mantém ela constante. A recomendação utilizando no fogão é recircular sempre que o fogo estiver aceso até chegar na temperatura desejada e depois deixar parado e aí depois da mosturação sim recircular durante um tempo para clarificar o mostro.




Recirculando durante toda a brassagem tu não perde muito calor?

Abraços!

O melhor metodo é fazendo a recirculação durante todo mash, clarifica melhor e homogeniza melhor a temperatura. Normalmente quando o mosto esta parado ele aos poucos vai criando gradientes de temperatura, varias vezes ja tirei medidas de 64 dai ia la subir a temperatura começava a mexer e ja subia a temperatura em 5 segundos, com a recirculação constante não se tem isso.

"Recirculando durante toda a brassagem tu não perde muito calor?"

Sim, por isso normalmente o pessoal usa sistema elétrico para não ter que ficar esquentando toda hora, isso pode ser minimizado fazer uma manta térmica para panela (algo que resista altas temperaturas ou que de pra colocar depois de desligar o fogo) e colocando aqueles isolamentos térmicos para tubos nas mangueiras. Porém recomendo fortemente um sistema elétrico nem que seja um mais fraco para fazer somente a manutenção da temperatura.
 
A perfeição seria recirculação o tempo todo.... no entanto, se não tens um sistema automático pra corrigir a temperatura, eu acho COMPLETAMENTE desnecessário e desvantajoso.

Se estiver usando fogo direto, só recircule quando estiver com o fogo aceso.

Quando utilizo equipamento desse tipo, basicamente... faço a infusão inicial, verifico se a temperatura ficou exatamente como quero (99% das vezes), tampo a panela, e espero 1h30.... feito isso... começo a recircular (seja com jarra ou bomba) enquanto aqueço a panela para o mash-out....... e então normalmente quando chegam os 76 graus... o mosto já está limpo o suficiente pela recirculação...... ou seja... tudo pronto para começar a filtrar.

Abraço,
 
A perfeição seria recirculação o tempo todo.... no entanto, se não tens um sistema automático pra corrigir a temperatura, eu acho COMPLETAMENTE desnecessário e desvantajoso.

Se estiver usando fogo direto, só recircule quando estiver com o fogo aceso.

Quando utilizo equipamento desse tipo, basicamente... faço a infusão inicial, verifico se a temperatura ficou exatamente como quero (99% das vezes), tampo a panela, e espero 1h30.... feito isso... começo a recircular (seja com jarra ou bomba) enquanto aqueço a panela para o mash-out....... e então normalmente quando chegam os 76 graus... o mosto já está limpo o suficiente pela recirculação...... ou seja... tudo pronto para começar a filtrar.

Abraço,

Também faço dessa forma, mas sempre acabo corrigindo a temperatura uma ou duas vezes durante uma mostura de 90 minutos.

Eu adiciono o malte quando a água está a 72ºC e assim alcanço os 67/68ºC desejados. Normalmente depois de 30 ou 40 minutos preciso ligar o fogo para ajustar a temperatura, que já caiu para 63/64ºC. E isso ocorre no mínimo mais uma vez.

Uso panela de alumínio e faço a brassagem em uma garagem aberta (vento e frio as vezes hehe). Acho que é por isso que a temperatura cai tanto e eu preciso corrigir algumas vezes. O ideal mesmo seria atingir a temperatura inicial e deixar a panela fechada até o final dos 90 minutos.
 
Também faço dessa forma, mas sempre acabo corrigindo a temperatura uma ou duas vezes durante uma mostura de 90 minutos.

Eu adiciono o malte quando a água está a 72ºC e assim alcanço os 67/68ºC desejados. Normalmente depois de 30 ou 40 minutos preciso ligar o fogo para ajustar a temperatura, que já caiu para 63/64ºC. E isso ocorre no mínimo mais uma vez.

Uso panela de alumínio e faço a brassagem em uma garagem aberta (vento e frio as vezes hehe). Acho que é por isso que a temperatura cai tanto e eu preciso corrigir algumas vezes. O ideal mesmo seria atingir a temperatura inicial e deixar a panela fechada até o final dos 90 minutos.
Eu nunca corrijo... não vejo motivo nenhum.

A temperatura inicial vai influenciar no quão ativa vai estar a Alfa Amilase no começo.... e depois que a temperatura baixa, fica perfeito para o restante das Beta Amilases terminarem o serviço... ou seja, a não ser que a brassagem ocorra num lugar a zero graus.. não vejo motivo nenhum par corrigir.

Aliás, nesse equipamento que faço infusão simples... é justamente de alumínio e também baixa bastante a temperatura.... no entanto é preciso entender que a temperatura cair NÃO É PROBLEMA nenhum. Na verdade, pense que quanto mais cair, melhor fica pra Beta Amilase terminar o serviço, e essa queda vai fazer as Beta Amilases que sobraram passar para uma faixa de temperatura onde param de se desnaturar.

Abraço,
 
Supondo uma infusão simples de 65, se cair, sem crise?

E o limite inferior, seria uns 60, mais ou menos?

Putz, meu momento de maior paranoia é justamente essa temperatura durante a mosturação inteira.
 
É, infelizmente esse é um dos maiores (e mais errados mitos). Na verdade são dois grandes mitos:

Mito 1 - que precisa ficar mexendo o tempo inteiro: não precisa, e caso estiver usando fundo falso, NÃO TOQUE nos grãos.

Mito 2 - que precisa ficar corrigindo a temperatura: errado.

Num processo de infusão simples, o importante é pensar que a temperatura inicial de infusão vai afetar o quão intenso será o trabalho de Alfa Amilase no início, e isso vai definir o quanto de açúcares não fermentáveis teremos. No entanto, mesmo a 64, 65 graus... essa atividade inicial de Alfa já é suficiente, na maioria dos casos, para quebrar GRANDES cadeias de amido, em cadeias menores....... e a Beta Amilase já pode começar a trabalhar nessas cadeias menores. É preciso lembrar que na verdade, Beta Amilase já está ativa lá pelos 55 graus... e a temperatura excelente fica em torno justamente dos 60 graus... ou seja, não há problema na queda. Pensem simplesmente no quanto de envolvimento inicial vocês querem para Alfa, e trabalham em cima disso. Eu por exemplo.... 99% das minhas mosturações quando utilizo meu equipamento mais simples (infusão simples) eu faço entre 67 e 68 graus, tal qual a maioria nos homebrewers americanos, tal qual indicado no livro do Palmer, e por aí vai. Nunca entendi o motivo de aqui no Brasil a maioria sempre querer mosturar a 63, 64, 65. Isso em muitos casos pode até gerar uma conversão incompleta e deixar amidos não convertidos, já que Beta Amilase não consegue se encaixar nessas cadeias grandes.... e amido não convertido deixa a cerveja com aroma de mosto......... que aliás, não é nada difícil de se encontrar por aí, o que muita gente diz que é "cheirinho de cerveja artesanal".

Abraço,
 
Citei 65º porque minha próxima receita será uma Belgian Golden Strong Ale e tanto no Brewing Classic Styles quanto no Brew Like a Monk, citam essa temperatura (ou até 64ºC) em infusão simples.

EDIT: Correção, no Brew Like a Monk essa temperatura está na Blond, para a Golden sugerem 66-67ºC.
 
Fiz a brasagem essa madrugada(Panela de 9 litros com fundo falso, final 5 litros, brassagem com 7 litros + 2kg de grãos, lavei com 2 litros, fervura com 7 litros)
Segue os meus comentários:
1 - sempre me preocupei com temperatura da brassagem para deixar a cerveja mais ou menos encorpada/seca de acordo com o que eu queria, já vi que estou bem errado.
2 - recirculei o tempo todo com correção de temperatura com uma certa frequência(esfria muito com a recirculação), em cima 69/70 graus e em baixo 65/66(ficou assim a mostura toda). queria uma cerva mais encorpada, não mexi nenhuma vez na cama de grãos, da próxima vou seguir os comentários e tampar a panela e recircular somente quando ligar o fogo.
3 - NÃO TEVE QUASE NADA DE TRUB mosto limpo mesmo, fiquei muito surpreso, é assim mesmo usando bomba e recirculando ?
4 - tive uma eficiência muito baixa mesmo, creio que falhei na mostura e na lavagem, acho que deveria ter feito a mostura com 6 litros e lavado com 3 litros ou então feito a mostura com volume total 9 litros para ficar 7 na fervura, o que acham ????
 
Guenther,

Eu faço com bazooka numa panela de 66 Litros, penso em mudar para fundo falso e esses mitos tenho visto bastante. E tenho dúvida justamente no mito 1.

Se eu for utilizar fundo falso, posso utilizá-lo durante toda a brassagem, apenas recirculando full time o mosto sem a necessidade de mexer com a pá? Apenas a circulação é suficiente para "homogeneizar" a temperatura do mosto?
 
Guenther,

Eu faço com bazooka numa panela de 66 Litros, penso em mudar para fundo falso e esses mitos tenho visto bastante. E tenho dúvida justamente no mito 1.

Se eu for utilizar fundo falso, posso utilizá-lo durante toda a brassagem, apenas recirculando full time o mosto sem a necessidade de mexer com a pá? Apenas a circulação é suficiente para "homogeneizar" a temperatura do mosto?
Vc deve recircular só o tempo que estiver com o fogo aceso.

Exemplo.... se calcular certinho a temperatura da água.... fazer a infusão, e a temperatura inicial resultar no que queria (digamos, 67)..... é só tampar a panela até chegar na hora de fazer mash-out.... sem corrigir temperatura nem nada. Mexer.... nunca.

Abraço,
 
Vc deve recircular só o tempo que estiver com o fogo aceso.

Exemplo.... se calcular certinho a temperatura da água.... fazer a infusão, e a temperatura inicial resultar no que queria (digamos, 67)..... é só tampar a panela até chegar na hora de fazer mash-out.... sem corrigir temperatura nem nada. Mexer.... nunca.

Abraço,

Fala pessoal,

Andei acompanhando algumas discussões aqui e no face (principalmente o que o Guenther respondeu num tópico lá) sobre fazer uma infusão simples e direto na panela com o fundo falso.

Bom eu aprendi no curso a fazer primeiro numa panela e depois passar tudo para a panela com o fundo falso. Mas li que não precisa, que dá para fazer direto na panela com o fundo falso e quero fazer desta maneira na próxima brassagem agora no final de semana.

A dúvida é a seguinte, vou aquecer a água a uns 72° (como falado acima por alguém) para então adicionar o malte (quero a temperatura alvo de 68°). Se descer abaixo dessa, continuo com o fogo e vou recirculando correto? Ao atingir a temperatura deixo 1h30min parado (outra dica do Guenther que vou seguir) antes em algumas brassagens eu fazia até umas 5 rampas diferentes e para depois, a rampa final de 76°.

Outra questão é depois no mash-out, vi em um vídeo que se derramava toda água de vez e com isso mexia a cama de grãos, não seria melhor ir colocando a água devagar?
 
A dúvida é a seguinte, vou aquecer a água a uns 72° (como falado acima por alguém) para então adicionar o malte (quero a temperatura alvo de 68°). Se descer abaixo dessa, continuo com o fogo e vou recirculando correto? Ao atingir a temperatura deixo 1h30min parado (outra dica do Guenther que vou seguir) antes em algumas brassagens eu fazia até umas 5 rampas diferentes e para depois, a rampa final de 76°.

Outra questão é depois no mash-out, vi em um vídeo que se derramava toda água de vez e com isso mexia a cama de grãos, não seria melhor ir colocando a água devagar?

Pode usar uma panela só sem problemas (a com fundo falso).
Exatamente, coloque o grão na temperatura, 70/74, dependendo da quantidade de grãos e da temperatura que vc quiser utilizar (aparentemente no seu caso 72º vai funcionar), e meça a temperatura após acrescentar o grão. Ficou em 68º como queria? tampa a panela e aguarde o tempo necessário. Ficou abaixo? mantenha o fogo ligado recirculando a agua até alcançar a temperatura desejada.
Depois que alcançar a temperatura tampa a panela e "esquece", mais ou menos pois é bom conferir a temperatura de vez em quando, eu olho a cada 20/30m mais ou menos, só para ter certeza que a temperatura não caiu muito, por exemplo abaixo de 58/60 graus.
Quanto ao método utilizado pós mashout, para lavar o grão, são dois métodos distintos. O de despejar toda a água, misturar e retirar é o batch sparge. Já o de ir acrescentando a água aos poucos, enquanto passa o líquido para outra panela é o Fly sparge.
No seu caso, que usa fundo falso, o fly sparge é mais indicado, mas você pode usar o método que achar mais fácil ou mais confortável, dependendo do seu equipamento.
 
Pode usar uma panela só sem problemas (a com fundo falso).
Exatamente, coloque o grão na temperatura, 70/74, dependendo da quantidade de grãos e da temperatura que vc quiser utilizar (aparentemente no seu caso 72º vai funcionar), e meça a temperatura após acrescentar o grão. Ficou em 68º como queria? tampa a panela e aguarde o tempo necessário. Ficou abaixo? mantenha o fogo ligado recirculando a agua até alcançar a temperatura desejada.
Depois que alcançar a temperatura tampa a panela e "esquece", mais ou menos pois é bom conferir a temperatura de vez em quando, eu olho a cada 20/30m mais ou menos, só para ter certeza que a temperatura não caiu muito, por exemplo abaixo de 58/60 graus.
Quanto ao método utilizado pós mashout, para lavar o grão, são dois métodos distintos. O de despejar toda a água, misturar e retirar é o batch sparge. Já o de ir acrescentando a água aos poucos, enquanto passa o líquido para outra panela é o Fly sparge.
No seu caso, que usa fundo falso, o fly sparge é mais indicado, mas você pode usar o método que achar mais fácil ou mais confortável, dependendo do seu equipamento.

Blza.

Eu uso em torno de 12 kg grãos geralmente. De cuidar a temperatura durante o descanso eu já fazia.

Essa etapa é que me matava, hehehe. Sempre precisa de alguém para ajudar a transferir o mosto de uma panela pra outra e colocar a panela no fogareiro, pq o negócio pesa.....e tb dá bem mais trabalho.

Vou usar o fly sparge, como uso bomba, fica mais fácil.

Bom, no próximo final de semana já vou utilizar esse novo (para mim) método. Volto para relatar como foi.

Valeu.
 
Rohr, a tua dúvida é quanto a adição de água quente para chegar a temperatura de mash out ou no que acontece depois do mash out? Se for a segunda, o motammg respondeu, se for a primeira, aqui vai a minha resposta:

Como a ideia é adicionar água fervente pra elevar a temperatura da mosturação, acho que adicionar de uma vez mas sem bagunçar muito os grãos (se estiver usando fundo falso) seria o ideal pra diminuir a perda de calor. Adicionando lentamente quem sabe não chegasse a temperatura esperada porque a água iria esfriando.

Abraços!
 
Rohr, a tua dúvida é quanto a adição de água quente para chegar a temperatura de mash out ou no que acontece depois do mash out? Se for a segunda, o motammg respondeu, se for a primeira, aqui vai a minha resposta:

Como a ideia é adicionar água fervente pra elevar a temperatura da mosturação, acho que adicionar de uma vez mas sem bagunçar muito os grãos (se estiver usando fundo falso) seria o ideal pra diminuir a perda de calor. Adicionando lentamente quem sabe não chegasse a temperatura esperada porque a água iria esfriando.

Abraços!

Era o que o motammg respondeu.

Valeu.
 
Isso aí, e pessoal.... calculem a temperatura exata da água na infusão! Não custa nada, e se fizerem tudo certo...... dá na mosca!

É só usar uma calculadora como essa: http://www.brewersfriend.com/mash/

Ou usem algum software pra celular... eu uso o Brewzor no Android.

A dica que eu dou nesse caso é, caso usem fundo falso, levem em consideração somente a água ACIMA do fundo falso.

Abraço,
 
Isso aí, e pessoal.... calculem a temperatura exata da água na infusão! Não custa nada, e se fizerem tudo certo...... dá na mosca!

É só usar uma calculadora como essa: http://www.brewersfriend.com/mash/

Ou usem algum software pra celular... eu uso o Brewzor no Android.

A dica que eu dou nesse caso é, caso usem fundo falso, levem em consideração somente a água ACIMA do fundo falso.

Abraço,

Guenther, uma dúvida quanto essa tua última dica. Digamos que eu tenha 18 litros abaixo do meu fundo falso. Eu devo colocar esse volume como perda na tina de mostura do BeerSmith certo? Assim o BS vai me dizer com quantos litros devo começar a mostura, ou ainda assim devo pegar o volume indicado e adicionar os 18 litros além do indicado pelo software?
 
Isso aí, e pessoal.... calculem a temperatura exata da água na infusão! Não custa nada, e se fizerem tudo certo...... dá na mosca!

É só usar uma calculadora como essa: http://www.brewersfriend.com/mash/

Ou usem algum software pra celular... eu uso o Brewzor no Android.

A dica que eu dou nesse caso é, caso usem fundo falso, levem em consideração somente a água ACIMA do fundo falso.

Abraço,

Guenther, uso fundo falso na minha tina de mostura de 94 litros. Abaixo do fundo falso fica um volume de 10/12 litros. Na configuração do meu equipamento no Beersmith, setei 10 no "Mash Tun Deadspace". Seria isso mesmo? Sempre usei as temperaturas e volumes de infusão recomendados pelo Beersmith e nunca tive problemas.

Se eu fosse utilizar essa calculadora do brewersfriend deveria calcular de que forma para meu equip?

Valeu!
 
Da mesma forma.. ignorando o volume morto abaixo do fundo falso.

Agora, se está funcionando perfeitamente com o BS, por que mudar? :)

Abraço,
 
Da mesma forma.. ignorando o volume morto abaixo do fundo falso.

Agora, se está funcionando perfeitamente com o BS, por que mudar? :)

Abraço,

Obrigado pela explicação. Não pretendo mudar não ... era apenas para entender como funciona :)
 
dúvida: beersmith calculou 37 litros pra mostura e 43 litros pra lavagem.
água de lastro são 12 litros, então na mostura eu fico com 49 litros na panela

Na hora da lavagem, eu uso 43 litros, ou 31 (descontando os 12 da agua de latro?)

valeu!
 
dúvida: beersmith calculou 37 litros pra mostura e 43 litros pra lavagem.
água de lastro são 12 litros, então na mostura eu fico com 49 litros na panela

Na hora da lavagem, eu uso 43 litros, ou 31 (descontando os 12 da agua de latro?)

valeu!

Usa quanto precisar pra completar o volume pré-fervura.

É muito mais fácil do que prever a quantidade que irá obter, que pode ser meio imprevisivel se vc não tem uma boa experiencia já com o equipamento que vc ta usando...

Abraço
 
Olá, pessoal. Sou novo no fórum e estou indo para a minha terceira brassagem. Tenho recirculado durante todo o processo e consegui manter a temperatura constante em 65º, com algumas variações. O vandedor do meu equipamento fala em recirculação apenas nos 15 minutos finais.
 
Olá, pessoal. Sou novo no fórum e estou indo para a minha terceira brassagem. Tenho recirculado durante todo o processo e consegui manter a temperatura constante em 65º, com algumas variações. O vandedor do meu equipamento fala em recirculação apenas nos 15 minutos finais.

Olá hals, bem vindo ao fórum!
Desculpe ser tão direto mas quando for colocar uma dúvida ou comentário, evite "ressuscitar" tópicos (por ex. este, a ultima postagem era de 2014). Isso a longo prazo fica ruim para todos pois ninguém vê sua pergunta e os tópicos ficam cheios de devaneios, dificultando a busca de repostas diretas.
Se tiver um tempo, da uma lida antes nesse tópico fixo: https://www.homebrewtalk.com.br/threads/boas-práticas-do-forum-leitura-obrigatória.405986/

Sobre a recirculação, alguns vendedores recomendam a bomba para recircular apenas no fim: para filtragem e clarificar melhor o mosto. Mas a fim de controlar a temperatura, não é tão necessário (leia https://www.homebrewtalk.com.br/threads/mosturação-preciso-corrigir-a-temperatura.407203/)

Novamente, bem vindo ao fórum, é uma excelente comunidade e todos se ajudam! abs
 
Obrigado, Saba. Vou dar uma circulada no fórum para me inteirar mais, obrigado!
 
Back
Top