Duvida Mosturação com Fundo Falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GuilhermeCunha

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2015
Messages
145
Reaction score
46
Bom dia pessoal,

Esse final de semana fiz pela primeira vez a mosturação com minha panela de fundo falso. Durante o processo me deparei com a duvida pois a agua que eu retirava do fundo para circular já esta proximo a 76°C, mas o meu termometro medindo no meio dos grãos não subia a temperatura, permanecendo em 63°C. Recirculei bastante tempo mas a situação não mudou. O que eu fiz de errado? O que é o ideal neste caso, confiar apenas na temperatura de saida da água ou devo medir a temperatura em outro local? Eu queria fazer uns 20 minutos a 76°C e acabei desistindo.

Obrigado.
 
Ok, este tópico foi um dos primeiros que li no forum e o que me instigou a tentar de um jeito diferente. Mas na pratica surgiu a duvida, e lendo após o post do Guenter vi que ele fala em medir acima da cama de grãos. Vou mudar para a próxima brassagem, mas achei realmente estranho que por mais que eu recircule, a temperatura no meio do bagaço não aumentava nem um grau...

Obrigado!
 
Ok, este tópico foi um dos primeiros que li no forum e o que me instigou a tentar de um jeito diferente. Mas na pratica surgiu a duvida, e lendo após o post do Guenter vi que ele fala em medir acima da cama de grãos. Vou mudar para a próxima brassagem, mas achei realmente estranho que por mais que eu recircule, a temperatura no meio do bagaço não aumentava nem um grau...

Obrigado!

Estranho mesmo...

Também uso fundo falso.

Durante o Mash Out eu leio a temperatura com um termômetro digital tipo espeto (termômetro de cozinha Tramontina, muito bom por sinal).

Insiro o espeto por cima, então ele entra em contato com o mosto por cima e com a cama de grãos um pouco abaixo.

Sempre funcionou bem assim, é só despejar a água que saiu por baixo que na hora a temperatura sobe um pouco.
 
Eu utilizei um termometro de vidro, sempre utilizei ele e não tinha problemas. Vou procurar algum termometro tipo espeto e ver se foi isso. Também vou prestar atenção para não colocar o termometro muito no fundo da cama de graos.

Valeu a dica!
 
Eu utilizei um termometro de vidro, sempre utilizei ele e não tinha problemas. Vou procurar algum termometro tipo espeto e ver se foi isso. Também vou prestar atenção para não colocar o termometro muito no fundo da cama de graos.

Valeu a dica!

Antes eu usava um "Termômetro Cervejeiro", de vidro com aquela proteção de plástico.

Troquei porque bagunçava muito a cama de grãos, ficava um buraco onde estava o termômetro, de tanto puxar para ler a temperatura e colocar de novo enfiado na cama de grãos.

Agora, com o espeto, a cama de grãos fica praticamente intacta.
 
O meu é de vidro sem aquela proteção, vou testar com outro termometro mesmo assim. Mas acredito que não tive problemas, arriei o malte na temperatura certa e depois não toquei mais na cama de grãos.
 
O meu é de vidro sem aquela proteção, vou testar com outro termometro mesmo assim. Mas acredito que não tive problemas, arriei o malte na temperatura certa e depois não toquei mais na cama de grãos.

A única explicação lógica que vejo seria que o malte formou uma "pelota" onde estava o termômetro, e a água quente não penetrava.

Fora isso não sei o que poderia ter causado esta situação.
 
A única explicação lógica que vejo seria que o malte formou uma "pelota" onde estava o termômetro, e a água quente não penetrava.

Fora isso não sei o que poderia ter causado esta situação.

Também tive essa dúvida! Durante a mostura em temperaturas baixas estava tudo certo, mas quanto fiz uma rampa com a temperatura maior e para o mash out fiquei recirculando boa parte do tempo.

Meu termômetro ficou logo na saída da mangueira de silicone (bomba) que ficou dentro da panela como comentado no tópico, sem bagunçar a cama de grãos. Mas uns 5min com tudo desligado (resistência e bomba) a temperatura já caía muito.

Durante a mostura fiz um teste: liguei apenas a bomba, sem a resistência, e a temperatura subiu para o valor certo. Fiquei bem na dúvida como medir corretamente...
 
Back
Top