Duvida Fermentação e Maturação - Iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorff

Active Member
Joined
May 28, 2015
Messages
39
Reaction score
5
Pessoal, boa tarde.


Estou na minha primeira produção de cerveja caseira fazendo 20L de Pale Ale e tenho uma duvida quanto a fermentação e maturação.


Fiz a brassagem no ultimo domingo e no próximo domingo (7 dias depois) acaba a etapa de fermentação, onde devo fazer a transferência da cerveja para outro recipiente (para maturar) e descartar o fermento (fundo do fermentador).

Acontece que tenho apenas 1 fermentador de balde. Se sanitizar minha panela posso fazer essa transferência do fermentador para panela, limpar o fermentador e depois voltar a cerveja para o mesmo? Tem problema ela entrar em contato com o ar?

Qual a maneira mais fácil de realizar isso sem risco de contaminação?
 
Pessoal, boa tarde.


Estou na minha primeira produção de cerveja caseira fazendo 20L de Pale Ale e tenho uma duvida quanto a fermentação e maturação.


Fiz a brassagem no ultimo domingo e no próximo domingo (7 dias depois) acaba a etapa de fermentação, onde devo fazer a transferência da cerveja para outro recipiente (para maturar) e descartar o fermento (fundo do fermentador).

Acontece que tenho apenas 1 fermentador de balde. Se sanitizar minha panela posso fazer essa transferência do fermentador para panela, limpar o fermentador e depois voltar a cerveja para o mesmo? Tem problema ela entrar em contato com o ar?

Qual a maneira mais fácil de realizar isso sem risco de contaminação?

Oi Vitor, bem vindo ao fórum...

Sua dúvida já foi respondida em diversos tópicos aqui... ela é bastante comum entre quem tá começando, então um tópico fixo foi criado pra respondê-las:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Leia esse e os outros tópicos fixos da área de fermentação.
Se tiver alguma duvida pergunte.

Abraço
 
Pode ser feito ? Sim , mas não recomendo por problemas de oxidação e contato com o alumínio.

Eu já fiz com bombonas de água e nunca tive problemas !

Hoje em dia não troco mais de recipiente para maturação.
 
Pode ser feito ? Sim , mas não recomendo por problemas de oxidação e contato com o alumínio.

Eu já fiz com bombonas de água e nunca tive problemas !

Hoje em dia não troco mais de recipiente para maturação.

Como você faz? Apenas abaixa a temperatura para maturar? sem retirar a lama?

Abc
 
Oi Vitor, bem vindo ao fórum...

Sua dúvida já foi respondida em diversos tópicos aqui... ela é bastante comum entre quem tá começando, então um tópico fixo foi criado pra respondê-las:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Leia esse e os outros tópicos fixos da área de fermentação.
Se tiver alguma duvida pergunte.

Abraço


Obrigado Thiago. Vou dar uma olhada...

Abraços
 
Back
Top