[Duvida] Beersmith - Equipamento e Agua Adicional

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LRossi

Active Member
Joined
Sep 3, 2014
Messages
29
Reaction score
5
Tranquilo galera?

Estou com uma dúvida cruel aqui, adquiri minha licença no Beersmith e pretendo usar ele para fazer minhas receitas, imprimindo os resumos que ele gera para utilizar como um "guia" visual na hora da brassagem.

Entretanto, na hora de montar meu equipamento surgiu um problema, ativo para ele calcular automaticamente a quantidade da água da fervura para mim, até aí tudo bem, seleciono que quero uma leva de 20L e ele manda eu ferver 25,8L do mosto mas minha panela é de 22,5L ... Claro se eu baixar os 20L desejados para menos (uns 15,5L) ele ajusta a fervura para um número que caiba na panela, MAAAAS, gostaria realmente de manter os 20L finais (ou próximo disso pelas perdas do fermentador), aí que entra o ponto X, no campo água adicional onde adicionamos água diretamente no fermentador na hora da aeração do mosto e adição do fermento, se eu colocar por exemplo 4L de água adicionada ele fecha os 20L finais com uma fervura de 21,68L (bingo!), isso é correto? fazendo isso ele ajusta todos os cálculos de densidade, águas, etc para que isso se efetive com sucesso sem que eu tenha problemas em 'aguar' minha cerveja?

Agradeço de antemão a ajuda ;)

Abs
 
Tenho a mesma situação , já que minha panela de mostura tem capacidade para 22 litros porém a minha fervura sempre faço com 26 em outra panela maior.
O problema que venho enfrentando e que a minha OG NUNCA fecha com o esperado.
 
LRossi e alvaroroche, vocês podem sim fazer do modo como o LRossi descreveu, acrescentando agua posteriormente no fermentador. Lembre-se, porém de ferver essa água, para eliminar qualquer tipo de contaminação e de fazer os cálculos corretamente, digo, levando em conta a "perda" da graduação alcoolica, cor e amargor devido à diluição do mosto.
O que eu faço quando chego no limite da minha panela em determinada produção é ir na aba "MASH", diminuir a quantidade de água na sacarificação (de modo que fique no limite da panela), e aumentar a mesma quantidade de água do sparge (se não me engano o programa já faz esse segundo passo automático).
Dica: Sei que a vontade de fazer mais cerveja é grande, mas lembre-se de respeitar a relação de quantidade de água para cada Kg de malte (aproximadamente 2,5L/Kg).
 

Attachments

  • água.jpg
    água.jpg
    144.4 KB · Views: 432
motammg, muito obrigado.

Se eu for adicionar água no fermentador antes de lacrá-lo para a fermentação vou ferver ela antes !

No caso tenho duas panelas de 22,5L e a qtde de malte total da receita que irei fazer é de ~5kg, ou seja, seria estimada uma água inicial de 13L e na lavagem 20L, contando que cada kg de malte retém 1L irei perder 5L dos 13, sobrando 8L, se eu adicionar +20 ficaria com 28L, inviáveis para meu equipamento (eu sei, assim que der vou vender uma das panelas e pegar uma de 30-35L), o desejo de fazer 20L não é em si pela quantidade de cerveja até porque meu desejo agora que estou começando é acertar e entender tudo que estou fazendo, mas como faço receitas de 20L quero dar um jeito de chegar nessa litragem de um jeito que não seja gambiarra.

Tu comentou que eu teria que cuidar na adição de água a diluição do mosto, mas, em se tratando do beersmith e eu deixando configurado nele que irei adicionar 4L de água no fermentador, ele não calcula sozinho o resto da receita para que dê tudo certo independente dessa água adicionada em outro momento?

Abs
 
LRossi e alvaroroche, vocês podem sim fazer do modo como o LRossi descreveu, acrescentando agua posteriormente no fermentador. Lembre-se, porém de ferver essa água, para eliminar qualquer tipo de contaminação e de fazer os cálculos corretamente, digo, levando em conta a "perda" da graduação alcoolica, cor e amargor devido à diluição do mosto.
O que eu faço quando chego no limite da minha panela em determinada produção é ir na aba "MASH", diminuir a quantidade de água na sacarificação (de modo que fique no limite da panela), e aumentar a mesma quantidade de água do sparge (se não me engano o programa já faz esse segundo passo automático).
Dica: Sei que a vontade de fazer mais cerveja é grande, mas lembre-se de respeitar a relação de quantidade de água para cada Kg de malte (aproximadamente 2,5L/Kg).


Obrigado pela explicação,.

Eu particularmente não acrescento água no fermentador. Partindo do cálculo que a minha panela de 22 litros suporta 6 kg de malte (proporção 2,5 por litro) o cálculo que o beersnith faz é de uma lavagem com 19 litros para chegar no volume final. Acredito que entre perdas de fervura mais fermentação término em 20 finais.
 
LRossi, nunca tinha testado isso no BeerSmith. E a resposta é sim, quando você edita o equipamento com adição posterior de água, ele diminui automaticamente a quantidade de água do Sparge, ou seja, ele já faz essa compensação.

Espero ter ajudado, abraço
 
LRossi, nunca tinha testado isso no BeerSmith. E a resposta é sim, quando você edita o equipamento com adição posterior de água, ele diminui automaticamente a quantidade de água do Sparge, ou seja, ele já faz essa compensação.

Espero ter ajudado, abraço

Reativando o tópico para não criar outro só para essa dúvida...

motammg, vou adquirir para a próxima brassagem uma panela maior (38,5L) para efetuar a fervura e não precisar adicionar água no fermentador, aumentando assim a quantidade de água que utilizarei na lavagem dos grãos. Montei uma receita ontem no BS2 para ver e notei uma coisa curiosa, ele utiliza água demais na brassagem, pelo menos aqui... utiliza algo muito maior do que ~2,4L/kg, notei que na imagem que tu postou ali em cima pode ser alterado essa proporção, mas teria algum jeito de fazer o programa utilizar por padrão um valor como 2,4L/kg ?

Obrigado,

Abs
 
Vamos por partes:

1º --> Essa minha configuração de 2,4L/Kg foi um exemplo em uma adaptação que eu fiz pra uma brassagem específica. Pela literatura, o ideal é ficar entre 2,5 a 3L/kg, aproximadamente, para que se consiga uma boa eficiência enzimática.

2º --> Levando isso em consideração, tem como você mudar, mas não para todo o programa, e sim para o seu perfil de mosturação. Basta ir em Profiles/Mash, e selecionar o perfil que você usa, abrir o itel que quer alterar e fazer a mudança.

obs: ah, e já ia esquecendo. Não recomendo a mudança se não souber exatamente o que está fazendo. Indico até manter e mudar sempre que for fazer uma receita. Ou então, recomendo mais ainda, ajustar a receita pra quantidade de água que cabe na panela.
 

Attachments

  • exemplo.jpg
    exemplo.jpg
    194.8 KB · Views: 302
Interessante motammg,

Eu to levando por base que fiz a configuração do meu equipamento de forma certa com suas devidas perdas e usando como 'target' 20L no balde fermentador, com isso, usei meu mash tun para 22L e achei que ele deixaria uma quantidade de água adequada para a minha panela, coisa que não aconteceu.

Ao configurar ontem uma receita de uma American IPA utilizei aproximadamente 6kg de malte e ele indicou que na mostura eu teria um total de ~23L, quantidade essa que é superior ao tamanho da panela que configurei, inclusive o programa sinalizou com um sinal vermelho esse item. Vou pegar uma panela maior para usar na fervura e como tudo que já li sobre água x kg malte diz usar uma média de 2 a 3L de água/Kg de malte na mostura e depois multiplicar essa água por 1,5 para usar de água na lavagem... analisando as quantidades de água que o BS2 usa, elas são diferentes desses parâmetros, queria achar um jeito de configurar o programa neles.

Claro que entendo, por trás do programa essas quantidades padrões que ele estabelece não estão erradas, mas vai me gerar problemas na quantidade de água + malte na mostura, não vai caber na minha panela...

Abs
 
Back
Top