Duas brassagens e muitas dúvidas...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DanielsGiako

Member
Joined
Jul 3, 2015
Messages
13
Reaction score
0
Olá galera, recentemente eu e meu ''sócio'' fizemos duas brassagens e cada uma está se comportando diferente na fermentação, se puderem me tirar dúvidas agradeço.

Receita para 15 litros.
3,200kg malte pale ale
75g malte crystal
30g lúpulo challenger (inicio da fervura)
20g lúpulo East kent golding(ao desligar)
15g lúpulo styrian golding(ao desligar)
fermento s04

Na primeira brassagem ocorreu tudo nos conformes porém não conseguimos vedar bem a rolha para o airlock e percebemos que havia vazamentos de co2(ainda estamos começando, dá um desconto). Fermentou durante 02 dias e parou, porém a temperatura aqui na minha cidade baixou para uns 9ºC e tentei ligar o ar condicionado no quarto pra aquecer mas não rolou. Bom Engarrafamos em garrafas de 300ml e fizemos o primming em cada garrafa
colocando uma soluçao de açucar invertido na proporção de 1ml de solução pra 100ml de cerveja. Passaram 10 dias maturando e surpresa! A espuma era mínima e acabava em segundos, o sabor estava delicioso, mas faltava uma acidez do co2.
Minha dúvida: a espuma não ficou legal por causa do frio que matou o fermento?
PS: Nosso densímetro sofreu um acidente e quebrou, fizemos sem desta vez.

Na segunda brassagem fizemos a mesma coisa, porém nos preocupamos em deixar a rolha do airlock bem vedada, no capricho. Deixamos fermentar numa adega onde a temperatura fica nos 20ºC.
A dúvida é que faz 12 dias hoje que está saindo bolhas no airlock(bem lentamente) e estamos com medo de perder a leva ou sei lah. Não temos como medir densidade. É normal uma pale ale fermentar todo esse tempo???
 
Olá galera, recentemente eu e meu ''sócio'' fizemos duas brassagens e cada uma está se comportando diferente na fermentação, se puderem me tirar dúvidas agradeço.

Receita para 15 litros.
3,200kg malte pale ale
75g malte crystal
30g lúpulo challenger (inicio da fervura)
20g lúpulo East kent golding(ao desligar)
15g lúpulo styrian golding(ao desligar)
fermento s04

Na primeira brassagem ocorreu tudo nos conformes porém não conseguimos vedar bem a rolha para o airlock e percebemos que havia vazamentos de co2(ainda estamos começando, dá um desconto). Fermentou durante 02 dias e parou, porém a temperatura aqui na minha cidade baixou para uns 9ºC e tentei ligar o ar condicionado no quarto pra aquecer mas não rolou. Bom Engarrafamos em garrafas de 300ml e fizemos o primming em cada garrafa
colocando uma soluçao de açucar invertido na proporção de 1ml de solução pra 100ml de cerveja. Passaram 10 dias maturando e surpresa! A espuma era mínima e acabava em segundos, o sabor estava delicioso, mas faltava uma acidez do co2.
Minha dúvida: a espuma não ficou legal por causa do frio que matou o fermento?
PS: Nosso densímetro sofreu um acidente e quebrou, fizemos sem desta vez.

Na segunda brassagem fizemos a mesma coisa, porém nos preocupamos em deixar a rolha do airlock bem vedada, no capricho. Deixamos fermentar numa adega onde a temperatura fica nos 20ºC.
A dúvida é que faz 12 dias hoje que está saindo bolhas no airlock(bem lentamente) e estamos com medo de perder a leva ou sei lah. Não temos como medir densidade. É normal uma pale ale fermentar todo esse tempo???

Daniel, depois de quanto tempo vcs perceberam o vazamento de co2 ao longo da fermentação? Nessa solução de primming do primeiro lote vocês usaram quantos g/Litro de cerveja de açúcar? Você citou que após "10 dias de maturação" a espuma era mínima, mas quantos dias você deixou as suas garrafas carbonatarem e em qual temperatura? Tudo isso pode influenciar e até msm o modo como a brassagem foi conduzida pode alterar a espuma da sua cerveja, mas pelo que entendi aparentemente foi falta de carbonatação adequada... Pode ficar tranquilo que o frio não matou o seu fermento não, e recomendo no próximo lote (se possível) você trasfegar do balde fermentador após a maturação para outro balde sanitizado já com a solução de primming dentro. A homogeneização será muito mais eficaz e o trabalho de colocar uma a uma reduzido.

Quanto ao segundo lote, realmente para uma Pale Ale a 20°C 12 dias de fermentação está anormal... Mas a falta do densímetro complica a situação. Talvez de algum modo oxigênio entrou ou foi "estressado" no seu fermentador (com o ato de manusear o balde por exemplo chaqualhando-o) e isso está enganando sua percepção de final de fermentação (já aconteceu comigo). Se eu fosse você providenciaria um densímetro novo o mais rápido possível pois ele irá clarear situações como essa com uma simples medição.

Abraço!
 
Olá galera, recentemente eu e meu ''sócio'' fizemos duas brassagens e cada uma está se comportando diferente na fermentação, se puderem me tirar dúvidas agradeço.

Receita para 15 litros.
3,200kg malte pale ale
75g malte crystal
30g lúpulo challenger (inicio da fervura)
20g lúpulo East kent golding(ao desligar)
15g lúpulo styrian golding(ao desligar)
fermento s04

Na primeira brassagem ocorreu tudo nos conformes porém não conseguimos vedar bem a rolha para o airlock e percebemos que havia vazamentos de co2(ainda estamos começando, dá um desconto). Fermentou durante 02 dias e parou, porém a temperatura aqui na minha cidade baixou para uns 9ºC e tentei ligar o ar condicionado no quarto pra aquecer mas não rolou. Bom Engarrafamos em garrafas de 300ml e fizemos o primming em cada garrafa
colocando uma soluçao de açucar invertido na proporção de 1ml de solução pra 100ml de cerveja. Passaram 10 dias maturando e surpresa! A espuma era mínima e acabava em segundos, o sabor estava delicioso, mas faltava uma acidez do co2.
Minha dúvida: a espuma não ficou legal por causa do frio que matou o fermento?
PS: Nosso densímetro sofreu um acidente e quebrou, fizemos sem desta vez.

Na segunda brassagem fizemos a mesma coisa, porém nos preocupamos em deixar a rolha do airlock bem vedada, no capricho. Deixamos fermentar numa adega onde a temperatura fica nos 20ºC.
A dúvida é que faz 12 dias hoje que está saindo bolhas no airlock(bem lentamente) e estamos com medo de perder a leva ou sei lah. Não temos como medir densidade. É normal uma pale ale fermentar todo esse tempo???


Controle de temperatura é fundamental. Resolva isso primeiro, e depois siga eliminando o restante dos problemas.

Se não for possível comprar um freezer/geladeira usados, tente ao menos criar um 'efeito tampão' usando uma bacia com água e deixando o fermentador no local com temperatura mais estável.

Suas dúvidas são bem básicas (sem ofensa, todos nós somos/fomos iniciantes em quase todos os aspectos da vida) e tudo já foi explicado nos minimos detalhes nesses 3 tópicos a seguir. Pegue uma breja e leia com calma. Se ainda ficar dúvidas, volte e pergunte, ok?

E seja bem vindo ao fórum.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529
 
O primming eu fiz com 300g de açucar e 300ml de água. Deixei ferver a cauda e desliguei, deixei descansar por uns 10min até chegar na temperatura de uns 22ºC. Depois de engarrafada eu deixei 5 dias na temperatura ambiente que estava variando de 10 a 15ºC, e depois deixei mais 5 dias na geladeira onde estava 7ºC.
Putz, o problema que moro numa cidade pequena e numa loja que era possível ter densimetro não tinha. vou ter que ir pra outra cidade catar um densímetro.
Algo de errado no primming?
Em anexo uma foto.
 

Attachments

  • IMG-20150714-WA0021.jpg
    IMG-20150714-WA0021.jpg
    148 KB · Views: 83
O primming eu fiz com 300g de açucar e 300ml de água. Deixei ferver a cauda e desliguei, deixei descansar por uns 10min até chegar na temperatura de uns 22ºC. Depois de engarrafada eu deixei 5 dias na temperatura ambiente que estava variando de 10 a 15ºC, e depois deixei mais 5 dias na geladeira onde estava 7ºC.
Putz, o problema que moro numa cidade pequena e numa loja que era possível ter densimetro não tinha. vou ter que ir pra outra cidade catar um densímetro.
Algo de errado no primming?
Em anexo uma foto.

É Daniel, 20g por litro de cerveja é muita coisa! Ainda bem que o frio ai de 10° a 15° graus adormeceu as leveduras e a sua cerva não carbonatou direito, pois do contrário vc teria um estoque de granadas ai na sua casa... O ideal é no máx 9g/L de açúcar dependendo do estilo. Vai procurando informação por aqui que vc vai tirar muita dúvida e aprender muito!
 
Mas eu coloquei 1ml de solução para cada 100ml de cerveja. Fiz isso em cada garrafa. Foi o que eu achei pesquisando por aqui.
 
O recomendado são duas semanas a temperatura ambiente que geralmente é acima de 20 graus... Vc deixou 5 dias a uma temperatura relativamente baixa e depois gelou a cerveja... Claro que não carbonatou.

Calculando de cabeça aqui isso parece dar 10g/l, ainda é bem alto.

É tanta coisa equivocada que eu só vou sugerir que leia os tópicos fixos que tem pelo forum, e depois se restar alguma dúvida poste novamente... Pra uma leitura mais longa depois disso leia o How to Brew do John Palmer.
 
Ok, obrigado pelas respostas galera. Vou dar uma nova estudada pelo fórum e tentar não errar novamente.
 
5 dias é pouco, ainda mais em temperatura relativamente baixa

Sobre não reter a espuma, em quais temperaturas você fez a mostura? Se tiver feito parada proteica, pode ter prejudicado
 
Mas eu coloquei 1ml de solução para cada 100ml de cerveja. Fiz isso em cada garrafa. Foi o que eu achei pesquisando por aqui.

me indica aonde tu achou isso no fórum?
realmente essa não é uma indicação recorrente "por aqui". Nunca se indica "x" ml de solução / litro. O que importa é quantas g/L de açúcar.

sobre o densímetro, ele é fundamental. Se não achar por aí, compre pela internet.
 
Não tem como afirmar que ficou 2 dias fermentando e parou se você não mediu, vazar co2 no balde fermentador não é problema, isso não vai prejudicar tua cerveja em nada. Deixar pouco tempo fermentando sem medir e engarrafar é muito perigoso, calcular adequadamente o primming é fundamental, ficar dissolvendo 1ml a cada 100ml nessa proporção é um cálculo muito sucetível a erros de medição, todo mundo calcula em gramas por litro que é mais fácil. 5 dias na garrafa é muito pouco, apesar de que deixar mais agora pode explodir tuas garrafas já que não teve medições anteriores.

Lê os tópicos fixos, principalmente o de fermentação agora. Tem muica coisa aí pra corrigir, é a melhor experiência que tu pode ter agora.
 
Cara a conta é simples, tu tem 15 litros de cerveja x 7 gramas/litros de açúcar = 105 gramas de açúcar em toda tua leva de ceva, daí tu mistura como tu quiser, em cada garrafa, em outro balde, etc
 
Na minha opinião, é importante manter o CO2 preso no reservatório, mesmo que em maturação. Isso se consegue mantendo a cerveja num mesmo recipiente. Alterando o vaso de fermentação para maturação não causará melhoras na cerveja, pelo contrário a meu ver (o que ocorrerá é somente a saída da borra do fundo, não mais que isso).
O CO2 preso no vaso durante a fermentação e maturação favorece a carbonatação natural da cerveja. O próprio gás no preso no interior do líquido e o que está presente acima do líquido são extremamente importantes. Ao se transferir a outro recipiente, parte desse gás se desprende e se perde um pouco da carbonatação natural. Mesmo que tenha vazado o CO2 na fermentação, o que está no interior do líquido ajudará na carbonatação, mas necessitando de um primming em quantidade maior para se ter a espuma desejada.
Não tinha muito a ver com o assunto, mas é pra dar uma força na discussão.
Valeu, boas cervas, moçada.
 
Back
Top