Dry Stout - avaliação de receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robertocaruso

Well-Known Member
Joined
Oct 21, 2014
Messages
148
Reaction score
26
Vou fazer uma Dry Stout em breve, e gostaria de saber se a receita está de acordo com o estilo.
 

Attachments

  • Stout.pdf
    98.7 KB · Views: 472
Não sei se é porque estou no celular mas a imagem não apareceu aqui.

EDIT: Era mesmo porque eu estava no celular, visto que não é uma foto e sim um pdf... haha

A receita parece ok, não tenho muito a acrescentar.
 
Achei a proporção de maltes torrados alta (13,6%)... se fosse uma imperial tudo bem, como como não é ficaria no máximo 10%.

Mas se quiser fazer o teste pro seu paladar, vai na fé. Abraço!
 
Ajustei individualmente cada malte, não cheguei a ver no total a porcentagem dos maltes torrados.

Vou ajustar para 10%.
 
Ontem aproveitei o feriado e dei início a Dry Stout.

Ajustei a receita que ficou assim:

1.900 g de Malte Pale Ale;
220 g de Cevada em Flocos;
70 g de Carafa Special III;
77 g de Malte Chocolate;
77 g de Cevada Torrada;
40 g de café Mogiana.

9,9 g de Galena (FWH);
1,9 g de Pilot.

Levedura US-05.

Infusão à 66°C 90 min com o pale ale, flocos de cevada e carafa special III, o malte chocolate e cevada torrada adicionei nos últimos 30 min, foi quando fui induzido pelo cheiro das mistura destes dois últimos a adicionar um tanto de café, a ideia era colocar uns 20 g, mas acabou indo 40 g para a panela, também faltando 30 mim.

Fervura normal, consegui me achar com o meu equipamento, a OG estimada bateu com a OG medida 1.044, 62% de eficiência.
O IBU 45, primeira vez que uso o Galena 12,5%.

Agora é só controlar a fermentação, o esperado é que fique com FG 1011 e 4,5% de álcool.
 
Com dois dias de fermentação, a densidade já está próxima da FG estimada.
Hoje a noite já vou programar o controlador para deixar a temperatura subir de 18°C até 20°C, com o tempo que está aqui em Porto Alegre, deve demorar quase um dia para subir.

Estou pensando em colocar chips de carvalho durante a maturação, devo ter uns 10g com tosta média.
 
Fiz uma na Segunda, o mosto ficou um sabor absurdamente incrível de chocolate, nunca tinha feito uma Stout assim:

20L
3kg de malte Pilsen;
500g de malte Ponteado Malteria Blumenau (equivale Carapils);
500g de Carafa III;
250g de Cevada Torrada;

30g de lúpulo Challenger 7,12%aa a 60 min
20g de lúpulo Challenger 7,12% a 5 min

OG 1041
Mangrove Jack Britsh Ale

Ficou top!
Abraço
 
17% de malte tostado????

To curioso pra ver o resultado! já usou tanto assim? fez o mash dos grãos torrados desde o inicio?



Fiz uma na Segunda, o mosto ficou um sabor absurdamente incrível de chocolate, nunca tinha feito uma Stout assim:

20L
3kg de malte Pilsen;
500g de malte Ponteado Malteria Blumenau (equivale Carapils);
500g de Carafa III;
250g de Cevada Torrada;

30g de lúpulo Challenger 7,12%aa a 60 min
20g de lúpulo Challenger 7,12% a 5 min

OG 1041
Mangrove Jack Britsh Ale

Ficou top!
Abraço
 
Pessoal. Fiz esta receita inspirada na Guiness:

20L
2.7kg Pale
0.9kg Cevada
0.45kg Cevada Torrada
0.4kg Aveia em flocos
30min 50º - 40min 69º - 10min 76º

60g East Kent Goldings 60min
S-04

Tomei a primeira esta semana. A ceveja ficou bem leve, que era o objetivo. Porém eu achei que o sabor do torrado ficou muito fraco. Pensei em aumentar um pouco. Como não coloquei lupulo de aroma, pensando em ressaltar o aroma torrado, achei que ficou um pouco sem aroma também.

Alguem tem alguma sugestão?
 
A Cevada Torrada tem impacto bem menor do que o Carafa III. Usei só no Mash Out, então ficaram pouco tempo em contato com mosto. O gosto está bem interessante, depois de pronta eu comento aqui o resultado.

Abraços
 
A Cevada Torrada tem impacto bem menor do que o Carafa III. Usei só no Mash Out, então ficaram pouco tempo em contato com mosto. O gosto está bem interessante, depois de pronta eu comento aqui o resultado.

Abraços
Já utilizou o Carafa Special III? Tem muita diferença com relação ao Carafa III?
Eu provei o grão e não tinha muito gosto de torrado, parecia que estava comendo um pedaço de chocolate amargo.

Hoje vou iniciar a maturação a frio, devo envasar possivelmente no domingo que vem.
 
Já utilizou o Carafa Special III? Tem muita diferença com relação ao Carafa III?
Eu provei o grão e não tinha muito gosto de torrado, parecia que estava comendo um pedaço de chocolate amargo.

Hoje vou iniciar a maturação a frio, devo envasar possivelmente no domingo que vem.

Na verdade nunca utilizei o Carafa normal. só o Special. A diferença é que o Special é sem casca, então tem menor potencial de adstringencia de torrado. Sinto bastante diferença em relação ao Black da Muntons por exemplo, esse sim, com casca e com aquele gosto torrado amargo bem mais forte.

Abraço
 
Dry Stout envasada no sábado! Contando nos dedos os dias para poder provar.
Na última prova, senti um gosto bom de café e o amargor do malte torrado e lúpulo.
 
Amanhã vou abrir a primeira garrafa, para comemorar o aniversário do meu irmão.
A refermentação foi muito tranquila, em 3 dias já formou um depósito de levedura que se manteve estável.
Depois publico as fotos.
 
Seguem as fotos da Dry Stout.

IMG_7463.jpg


O sabor de torrado ficou bem suave, e com uma presença de sabor de café bem significativa.
Como é de se esperar de uma Dry Stout, o corpo ficou leve e bem agradável de beber.

IMG_7467.jpg


Gostaria de fazer alguns ajustes para a próxima, dar um pouco mais de corpo sem fugir do estilo, talvez com mais malte chocolate ou carafa special III.
 
Back
Top