Dip tube / C invertido na fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatoat

Well-Known Member
Joined
Jul 23, 2013
Messages
296
Reaction score
87
Olá,

Vi em alguns lugares o pessoal usando um "C invertido" ou dip tube na panela de fervura, achei interessante e peguei uns restos que eu tinha em casa e fiz um na minha.

Fiz um teste com água e estava crente que a simples pressão do líquido na extração faria um "efeito sifão", mas não ocorreu, ou seja, chegando numa dada altura de líquido, ele para de sair.

Vocês fazem alguma magia negra para o efeito sifão funcionar, usam bomba na extração da fervura para o fermentador ou a simples entrada do mínimo de ar na conexão já estraga a extração nesse esquema?

Obrigado.
 
Olá,

Vi em alguns lugares o pessoal usando um "C invertido" ou dip tube na panela de fervura, achei interessante e peguei uns restos que eu tinha em casa e fiz um na minha.

Fiz um teste com água e estava crente que a simples pressão do líquido na extração faria um "efeito sifão", mas não ocorreu, ou seja, chegando numa dada altura de líquido, ele para de sair.

Vocês fazem alguma magia negra para o efeito sifão funcionar, usam bomba na extração da fervura para o fermentador ou a simples entrada do mínimo de ar na conexão já estraga a extração nesse esquema?

Obrigado.


Amigo, o que voce precisa é de uma mangueira que saia da sua conexão e vai para baixo do nível do líquido. Esse é o pescador. vai nessa que vai funcionar
 
Amigo, o que voce precisa é de uma mangueira que saia da sua conexão e vai para baixo do nível do líquido. Esse é o pescador. vai nessa que vai funcionar

É basicamente o que o dip tube faz. O meu é muito parecido com esse tubo em C (mas coloquei ainda mais no fundo):
P1010626.jpg


Testei apenas uma vez, sobrou um tanto de líquido ainda no final, achei que extrairia mais. Talvez seja assim mesmo... ou você consegue quase secar a panela com isso?

Obrigado.
 
Renato, ele estava falando do lado de fora da panela. Para o sifão funcionar, a saída deve estar abaixo da entrada, então não basta abrir a válvula. Tem que conectar uma mangueira na saída, manter ela cheia e com a extremidade abaixo da altura do fundo da panela. Aí não tem erro!

Espero que ajude. Abraço!
 
Renato, ele estava falando do lado de fora da panela. Para o sifão funcionar, a saída deve estar abaixo da entrada, então não basta abrir a válvula. Tem que conectar uma mangueira na saída, manter ela cheia e com a extremidade abaixo da altura do fundo da panela. Aí não tem erro!

Espero que ajude. Abraço!

Sent from my XT1563 using Tapatalk
Ah, entendi... Ajudou muito, vou testar assim, muito obrigado aos dois!

Abraço.
 
Renato, ele estava falando do lado de fora da panela. Para o sifão funcionar, a saída deve estar abaixo da entrada, então não basta abrir a válvula. Tem que conectar uma mangueira na saída, manter ela cheia e com a extremidade abaixo da altura do fundo da panela. Aí não tem erro!

Espero que ajude. Abraço!
Não fiz o teste na fervura ainda, apenas com água, e usando a bomba ainda sai muito mais líquido que no sifão, mesmo abrindo pouco na saída.

Será que a bomba levaria mais trub que o sifão, neste caso, mesmo considerando que o cone vai ficar no meio e o C está no canto da panela?

Como eu uso a bomba no Whirlpool, seria só tirar do retorno e mandar para o fermentador.

Vou fazer ambos os testes na fervura do mosto, sei que só assim vou ter certeza no meu equipamento, mas ouvir a experiência dos outros é importante.

Obrigado.
 
É basicamente o que o dip tube faz. O meu é muito parecido com esse tubo em C (mas coloquei ainda mais no fundo):
P1010626.jpg


Testei apenas uma vez, sobrou um tanto de líquido ainda no final, achei que extrairia mais. Talvez seja assim mesmo... ou você consegue quase secar a panela com isso?

Obrigado.

Bom dia amigo, poderia me informar como é o nome daquela adaptação utilizada nos tubos de cobre???? Pretendo fazer algo assim para retorno do mosto na recirculação, mas não sei o nome do adaptador. Obrigado!
 
Bom dia amigo, poderia me informar como é o nome daquela adaptação utilizada nos tubos de cobre???? Pretendo fazer algo assim para retorno do mosto na recirculação, mas não sei o nome do adaptador. Obrigado!

Olá,

Acredito que encontre em lojas de fogão industrial e gás encanado.

É uma porca de compressão por fora e uma anilha de compressão por dentro. A anilha tem uma leve folga no tubo e, quando você aperta pela primeira a vez a porca, ela prensa a anilha, fazendo a fixação.

Apenas um adendo sobre o retorno do mosto na recirculação, tem algumas recomendações aqui no fórum para evitar engenhocas que façam chuveirinho (que acaba perdendo temperatura e aerando o mosto quente, o que é ruim) substituindo por algo mais simples: uma mangueira de silicone de comprimento suficiente para dar uma volta completa por dentro da panela, podendo ficar no líquido, logo acima da cama de grãos.

Abraço.
 
Renato, ele estava falando do lado de fora da panela. Para o sifão funcionar, a saída deve estar abaixo da entrada, então não basta abrir a válvula. Tem que conectar uma mangueira na saída, manter ela cheia e com a extremidade abaixo da altura do fundo da panela. Aí não tem erro!

Espero que ajude. Abraço!
Vou reviver um pouco o tópico, mas é que realmente esse comentário ajudou muito! Na minha última brassagem eu perdi muito mosto na panela quando levei pro fermentador, minha torneira acho que ficou um pouco acima do indicado, fui medir e vi que ficaram pra trás 4 litros do mosto, mesmo inclinando a panela, mas teve uma hora que não dava pra inclinar mais, e ficaram 4 litros pra trás.

Fui pesquisar a respeito, e vi o tal de "dip tube", resolvi comprar um cotovelo e um espigão de inox pra testar:
20170922_142627.png

No primeiro teste, sobrou muita água, o dip tube não teve força pra puxar tudo, foi quando eu fui na internet e achei esse post, a resposta do amigo ajudou muito. No segundo teste, eu conectei uma mangueira na saída da panela e levei a mangueira para o balde e com o efeito sifão quase toda a água foi sugada, sobrou apenas 700ml no fundo da panela!!
 
Back
Top