Dimensionando Chopeira a gelo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Partala

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2016
Messages
128
Reaction score
22
Hallo camaradas cervejeiros!!

Estou montando minha 1a chopeira a gelo e gostaria da ajuda de vcs no seu dimensionamento.

Primeiro os dados fixos;

-18 metros de serpentina inox dupla 3/8 (perda de carga 0,9 Bar)
- Altura de serviço do barril até a chopeira 60 cm (perda de carga de 0,06 bar)
- 1,5 metros de mangueira 3/8 de pvc para ligar até a chopeira( considerando a mesma do tubo mesmo sendo um pouco maior 0,075 bar)

Somando tudo teremos uma perda de carga no total de 1,035 bar

Considerando que para servir o barril a temperatura ambiente e não descarbonatar o mesmo eu terei que utilizar cerca de 2 a 2,5 bar(dependendo do estilo) e usando a torneira italiana com o fluxo aberto no maximo mantendo a regulagem para quando necessario, teremos cerca de 1,46 bar para compensar...

Minha ideia e duvida, quero utilizar 2 metros de mangueira cristal vonder (foi a que encontrei na cidade) 3/16 antes de conectar a serpentina que vão somar cerca de 0,68 bar cada metro totalizando 1,36 bar de perda de carga, praticamente equalizando o sistema. Acham viável? ou desnecessário essa adaptação?

Duvida 2: A mangueira tem um pouco de cheiro de plastico, posso deixar de molho em agua e vinagre ou agua e limao para retirar esse aroma? (não encontrei mangueira 3/16 atoxica na minah regiao e preciso pra meio logo rsrs

Ate mais, qualquer ajuda é bem vinda!! comentem suas experiencias com esses equipamentos
 

Latest posts

Back
Top