Dimensionamento - Sisterma HERMS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorantoniazzi

New Member
Joined
Feb 11, 2016
Messages
1
Reaction score
0
Olá pessoal, moro na cidade do Rio de Janeiro e por aqui é proibida a venda de botijões de gás em determinadas áreas da cidade. Brasileiro sempre dá um jeitinho de conseguir, mas confesso que me assusta um pouco a ideia de uma multa ou um possível acidente.

Vou citar meu equipamento atual e vou tentar detalhar o que pensei e logo em seguida cito minhas dúvidas.

Atualmente tenho o equipamento abaixo:
- 2 panelas de 94L
- 1 panela de 42L
- 2 fogareiros de alta pressão grandes
- 1 bomba (para recirculação)


Bom, pensei em utilizar essas 3 panelas da seguinte forma:
- 1 panela de 94L para fervura
- 1 panela de 94L para mosturação
- 1 panela de 42L como HLT

A grande dúvida é em relação às resistências e o dimensionamento da parte elétrica como um todo.

- Vocês acham que 7000W consegue ferver cerca de 85L de mosto?
- Uma resistência de 3000W seria suficiente para o HLT ? (nesse ponto minha intuição indica que sim, já que devo colocar cerca de 30L de água somente)
- Bom, somando as resistências, temos 10000W de potência. I=P/V, utilizando uma corrente de 220V eu tenho 45,45A. Sei que a grossura dos cabos varia de acordo com a passagem de corrente, mas estou em dúvida se é melhor comprar um contator de 65A ou um Relé de estado sólido de 60A para esse caso.
- Pretendo utilizar um controlador da COEL ou qualquer termostato com rampa similar. Vocês tem alguma sugestão de modelos e quantos seria interessante utilizar (1 ou 2, ou até mais) ?

Me desculpem a quantidade de perguntas e informações no post, mas to tentando centralizar tudo numa postagem só pra não poluir o fórum ;)

Um abraço,

Vitor Antoniazzi
Cerveja Paranauê
 
Cara, tem um vendedor de resistência no mercado livre que uma vez me disse que para 80 litros tinha que ter uma resistência de 8500W.
 
Vítor, blz?

O recomendado é que vc utilize 1kw para cada 10 litros, mas essa é uma referência. Eu geralmente fervo 57/58 litros com uma resistencia de 5kw e a fervura é muito intensa (Cheguei comprar um dimmer para controlar a intensidade).

Uma possibilidade é vc adicionar duas resistências na panela de fervura (ex: 5000 + 3000). Vc acaba que pode variar suas produções (ja imaginou não querer fazer um lote de 80 litros toda vez? Testar novas receitas , etc...). com isso, vc pode acionar as duas resistências, em litragens maiores, ou ate desligar uma delas durante a fervura. Não sei avaliar se o custo aumentaria muito (achonaue vale a pena).

Para o HLT acredito que funcione, mas eu utilizaria, no minimo 50% da potência panela de fervura (devido a maior troca de calor no processo do HERMS).

Eu utilizo SSR e recomendo, mas não entendi o pq vc quer usar SSR na panela de fervura. Vc quer controlar a temperatura da fervura? Não vejo necessidade (talvez um dimmer para contrlar a intensidade da fervura - dessa forma pode ter uma so de maior potência - 8kw). Eu compraria SSR apenas pars o HLT, que é a panela que vc ira utilizar algum controlador de temperatura (PID ou TIC).

Eu utilizo o controlador PID Rex C100, recomendo.
 
Você iria utilizar o HLT como fonte de aquecimento e controle de temperatura do sistema HERMS? Digo a serpentina do HERMS ficaria no HLT ?
 
Olá pessoal, moro na cidade do Rio de Janeiro e por aqui é proibida a venda de botijões de gás em determinadas áreas da cidade. Brasileiro sempre dá um jeitinho de conseguir, mas confesso que me assusta um pouco a ideia de uma multa ou um possível acidente.

Vou citar meu equipamento atual e vou tentar detalhar o que pensei e logo em seguida cito minhas dúvidas.

Atualmente tenho o equipamento abaixo:
- 2 panelas de 94L
- 1 panela de 42L
- 2 fogareiros de alta pressão grandes
- 1 bomba (para recirculação)


Bom, pensei em utilizar essas 3 panelas da seguinte forma:
- 1 panela de 94L para fervura
- 1 panela de 94L para mosturação
- 1 panela de 42L como HLT

A grande dúvida é em relação às resistências e o dimensionamento da parte elétrica como um todo.

- Vocês acham que 7000W consegue ferver cerca de 85L de mosto?
- Uma resistência de 3000W seria suficiente para o HLT ? (nesse ponto minha intuição indica que sim, já que devo colocar cerca de 30L de água somente)
- Bom, somando as resistências, temos 10000W de potência. I=P/V, utilizando uma corrente de 220V eu tenho 45,45A. Sei que a grossura dos cabos varia de acordo com a passagem de corrente, mas estou em dúvida se é melhor comprar um contator de 65A ou um Relé de estado sólido de 60A para esse caso.
- Pretendo utilizar um controlador da COEL ou qualquer termostato com rampa similar. Vocês tem alguma sugestão de modelos e quantos seria interessante utilizar (1 ou 2, ou até mais) ?

Me desculpem a quantidade de perguntas e informações no post, mas to tentando centralizar tudo numa postagem só pra não poluir o fórum ;)

Um abraço,

Vitor Antoniazzi
Cerveja Paranauê

Oi Vitor,

Quase todas as suas perguntas estão respondidas nesse tópico:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403630

Vale a pena a leitura.

Adiciono minha experiência pessoal. Começo minhas fervuras normalmente com 55 litros, a resistência que tenho na panela é de 4000w. Ela sozinha não é suficiente, utilizo uma boca em fogo baixo do fogão normal, sobre o qual a panela está, para manter uma fervura satisfatória.

No seu caso, vc teria mais watts por litro (82w) eu tenho apenas 72w. Talvez funcione, mas os 100w/litro (1000w pra cada 10 litros) é uma boa margem de segurança.

Em relação aos contatores e relés, são coisas diferentes. Não vai rolar vc utilizar um contator num sistema com controlador PID, vai desgastar demais. O bom é vc ter os dois, o contator controla a ligação final da resistência através de uma chave on/off, e o SSR na saída do controlador, controla os pulsos da resistencia.

Visite o www.theelectricbrewery.com , esse site pode te ajudar na montagem do sistema.

Abraço
 
Back
Top