Dimensionamento das mangueiras da Chopeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FLAVIO

Member
Joined
Jan 29, 2015
Messages
6
Reaction score
1
Estava pesquisando sobre o assunto pq vou montar uma chopeira e ja vi muita chopeira por ai ou com problema de velocidade na tiragem do chope ou com muita espuma. Como só quero comprar uma vez o equipamento estou lendo bastante.

Lá nos USA parece que essa é uma fórmula bem popular.

http://www.kegworks.com/blog/determine-right-pressure-for-your-draft-beer-system/

Alguém aqui já testou isso neste país tropical, abençoado por Deus,,,,?
valeu
 
Isso aí de fato precisa ser feito QUANDO...... se usa torneira americana (que lá, é a quase totalidade).

Torneiras americanas, em sua maioria, não tem compensador de fluxo.

Compensador de fluxo é aquela mini-alavanca que existe acoplada nas torneiras italianas, por exemplo, que permite regular a vazão da torneira independente da pressão utilizada.

Resumindo, com torneira americana, é preciso restringir a vazão através do comprimento/bitola da tubulação.

Com torneira italiana, não precisa, basta ter a cerveja carbonatada corretamente.

Abraço,
 
Então se eu fosse usar as torneiras americanas sem compensador ou as belgas seria melhor eu fazer direito esse cálculo, certo?

Qual seria a pressão ideal para empurrar a cerveja? A mesma que ela se contra no keg, pq ai vc não alteraria a carbonatação dela no fim do dia se não consumisse tudo?

Guenther, li q vc não usa co2 para extrair a cerveja do barril, só quando para de sair ou no final do dia para corrigir a pressão e não perder a carbonatação, pq?

valeu
 
Torneiras Belgas tem compensador.

"Qual seria a pressão ideal para empurrar a cerveja?"

A que funcionar melhor.

"Guenther, li q vc não usa co2 para extrair a cerveja do barril, só quando para de sair ou no final do dia para corrigir a pressão e não perder a carbonatação, pq?"

Cara.... eu não fico com o CO² ligado 100% do tempo mantendo a pressão. Pq? Porque não precisa. Quando começa a sair mais devagar, eu completo. Quando paro de usar, eu completo a pressão para ficar a mesma que estava antes. Sem mistério.
 
@Guenther e se demorar muito pra consumir, a diferença entre a pressão no barril e a pressão "de equilíbrio" usada na carbonatação não pode fazer a cerveja perder carbonatação?

Eu estou longe desse papo, recém comecei usar mini kegs e post mix deve demorar, mas como a lógica é a mesma queria entender melhor.

Abraço!
 
@Guenther e se demorar muito pra consumir, a diferença entre a pressão no barril e a pressão "de equilíbrio" usada na carbonatação não pode fazer a cerveja perder carbonatação?

Eu estou longe desse papo, recém comecei usar mini kegs e post mix deve demorar, mas como a lógica é a mesma queria entender melhor.

Abraço!
Ué, mas é pressão de "equilíbrio".... ou seja, pressão suficiente pra manter a carbonatação que estava antes. :)
 
@FLAVIO

Eu usei algo parecido disso mas do brewers friend, esse link aqui:

http://www.brewersfriend.com/2009/0...our-kegged-beer-co2-line-length-and-pressure/

Baseado na temperatura que tenho do keezer, altura da torneira e mangueira que comprei. cheguei a uma mangueira de 1,2m usando 0,8kg de pressão, o mesmo suficiente para carbonatar a 2.4-2.5 volumes dada a temperatura do meu keezer.

tem funcionado bem.
 
Back
Top