Diluição no barril

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Opa, ja fizeram algum lote mais concentrado e, ao invés de adicionar agua no fermentador, adicionaram direto no barril, antes de carbonatar?
 
nunca. mas não tem por que dar errado se fizer certinho. Use água filtrada e fervida (ferva um dia antes e deixe esfriar naturalmente em algum recipiente fechado (pode ser outro barril)
 
Eu acho que seria melhor fazer no fermentador mesmo, por que senão terá um mosto com uma OG elevada e precisará de mais levedura, nutrientes, etc... é como fermentar uma high gravity querendo uma breja tipo session.... Eu acho que terá mais problemas com a fermentação podendo até gerar off flavors...

Mas teste ai e depois nos informe se deu certo.
 
Eu acho que seria melhor fazer no fermentador mesmo, por que senão terá um mosto com uma OG elevada e precisará de mais levedura, nutrientes, etc... é como fermentar uma high gravity querendo uma breja tipo session.... Eu acho que terá mais problemas com a fermentação podendo até gerar off flavors...

Mas teste ai e depois nos informe se deu certo.
a questão é que o fermentador vai estar no limite ja
 
Eu acho que seria melhor fazer no fermentador mesmo, por que senão terá um mosto com uma OG elevada e precisará de mais levedura, nutrientes, etc... é como fermentar uma high gravity querendo uma breja tipo session.... Eu acho que terá mais problemas com a fermentação podendo até gerar off flavors...

Mas teste ai e depois nos informe se deu certo.
nao necessariamente, pq a quantidade de açucar vai ser a mesma, entao em ambos os casos o pitch rate é praticamente o mesmo.
se a levedura tiver com viabilidade e pitch rate adequado entao nao tem pq da errado em qlqr uma das formas

Concordo com edgar, se vc fizer no barril vai depender da precisa dos seus calculos, mas como é um diluiçao entao da pra ficar bem proximo.

pega a SG e o volume correto e aplica a formula de diluiçao que da certo
 
e o o2 dissolvido na agua a ser usada para diluição pós fermentaçäo, não é um problema?
Vai ser removido de alguma forma?

Outro fator a se observar é a mudança no pH.
 
Last edited:
e o o2 dissolvido na agua a ser usada para diluição pós fermentaçäo, não é um problema?
Vai ser removido de alguma forma?

Outro fator a se observar é a mudança no pH.
É verdade amigo. Acredito que são questões relevantes que devem ser levadas em conta.
Na mostura, existe mudança importante do ph resultante do processo.
A questão do o2 dissolvido também faz sentido. Ele é consumido logo no início da fermentação na fase de multiplicação celular. Depois disso o o2 só servirá pra oxidar a breja.
Seguindo essa lógica pode ter problema sim.
Só colocaria água na fase pré fermentação.
 
Na mostura, existe mudança importante do ph resultante do processo.

Exatamente, na mostura e também na fermentação. E o risco que vejo não é o pH pelo pH , e sim as alterações sensoriais que isso traria, além da estabilidade do produto acabado (shelf life), lembrando que o ambiente levemente acidificado ajuda na não proliferação de organismos indesejados.

Eu também só faria diluição imediatamente antes do pitching.
 
Vale dizer, diluição é prática comum nas grandes cervejarias. Mas o controle da água cervejeira e o controle de processo são diferentes do que é viável em escala caseira.
 
Back
Top