Diluição Iodofor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gutors

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2016
Messages
112
Reaction score
11
Pessoal,

Vejo em vários comentários aqui no fórum vcs falarem que fazem a diluição do Iodofor na proporção de 1ml por litro, ou seja, 0,1%. Comprei o S390 e vi que na embalagem a proporção mínima indicada seria de 0,4%, 4ml por litro.

Essa proporção de 1ml não estaria muito abaixo do recomendo, podendo ficar a santificação deficiente? Ou vocês estão utilizando outro Iodofor, e este é que recomenda 1ml?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A concentração de iodo livre na solução, para que não necessite de enxagüe, é de 12,5ppm a 25ppm.

Pra conseguir 12,5ppm com o Kalyclean S390, é 0,86ml (ou algo assim) em 1 litro de água.

Portanto, usa 1ml por litro, que fica dentro da faixa segura.

4ml por litro passa dos 25ppm. Aí vai precisar enxagüar.

Não ligue para as recomendações do fabricante. :)
 
Pessoal,

Vejo em vários comentários aqui no fórum vcs falarem que fazem a diluição do Iodofor na proporção de 1ml por litro, ou seja, 0,1%. Comprei o S390 e vi que na embalagem a proporção mínima indicada seria de 0,4%, 4ml por litro.

Essa proporção de 1ml não estaria muito abaixo do recomendo, podendo ficar a santificação deficiente? Ou vocês estão utilizando outro Iodofor, e este é que recomenda 1ml?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Dê uma lida neste artigo:
http://cervejarte.org/blog/2009/07/20/sanitizando-com-iodofor-ou-acido-peracetico/

Abraço!
 
Ótimo, respondida a questão!!

No meu cálculo não tinha levado em consideração a quantidade de iodo em si na solução.

Obrigado!
 
boa tarde, comprei uma soluçao de iodo que informa apenas que cada 100 ml de solucao contem 1000 ppm de iodo. nao consigo converter par ater uma soluçao de iodo a 1 ou 2,5 % que é a concentraçao que estou acostumado a sanitizar, alguem me ajuda por favor. grato:mug:
 
para sanitização se precisa algo em torno de 12,5ppm.

então é uma regra de 3.
100ml - 1000 ppm
x ml - 12,5 ppm

dá algo em torno de 1,25 ml

daí é só colocar na solução (água / álcool)
 
Completando, dá para chegar a quase 25 ppm para sanitização sem enxague.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Comprei um Kalyclean S390 que diz no modo de usar:

- Concentração da diluição: 6ml por litro de água.
- Tempo de contato: No mínimo 10 minutos.
- Aplicação: ...Enxaguar após 10 minutos com água potável.

Devo simplesmente esquecer esse modo de usar, e me fixar na fórmula 1ml/l e um minuto de contato?
 
Comprei um Kalyclean S390 que diz no modo de usar:

- Concentração da diluição: 6ml por litro de água.
- Tempo de contato: No mínimo 10 minutos.
- Aplicação: ...Enxaguar após 10 minutos com água potável.

Devo simplesmente esquecer esse modo de usar, e me fixar na fórmula 1ml/l e um minuto de contato?



Sim, pois essa diluição é para "uso geral". Para sanitização na produção de cerveja, pode usar 1ml/l, bastando 1 minuto de contato para sanitização.

Essa dosagem leva em consideração a quantidade em ppm de iodo na solução, considerando a concentração de iodo presente no S390.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sempre usei 0,8ml de iodophor para cada litro de água. Nunca tive problemas de contaminação.
 
Sempre usei 0,8ml de iodophor para cada litro de água. Nunca tive problemas de contaminação.

Sim, a dosagem maias exata, seguindo o que citei no post anterior, seria 0,8ml. Mas eu, e vejo que muitos também fazem, é arredondar para 1ml, o que fica mais fácil na hora da dosagem, e também não chega a ser uma superdosagem
 
A concentração de iodo livre na solução, para que não necessite de enxagüe, é de 12,5ppm a 25ppm.

Pra conseguir 12,5ppm com o Kalyclean S390, é 0,86ml (ou algo assim) em 1 litro de água.

Portanto, usa 1ml por litro, que fica dentro da faixa segura.

4ml por litro passa dos 25ppm. Aí vai precisar enxagüar.

Não ligue para as recomendações do fabricante. :)

Ótimo ler isso..srrsrsrs
(Boa noite)
Estou com outra dúvida, vejam se podem ajudar.
A validade descrita no rótulo é de apenas 8 meses após a fabricação.
Isso confere ou é mais um "preciosismo" do fabricante?


Grande abraço.
 

Latest posts

Back
Top