Dificultadades com WHIRLPOOL

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa tarde, galera! Sempre tive uma curiosidade, no caso do whirlpool com bomba, em panelas com resistência elétrica, a resistência não atrapalha na formação do cone de trub? Uma resistência em W, por exemplo!
 
Boa tarde, galera! Sempre tive uma curiosidade, no caso do whirlpool com bomba, em panelas com resistência elétrica, a resistência não atrapalha na formação do cone de trub? Uma resistência em W, por exemplo!

Oi Evicentini,

Eu acho que não tem problema, porque a bomba força a formação do cone ali.

Faço whirpool com bomba, minha resistência é circular apenas, mas também está presente um chiller de imersão razoavelmente assimétrico (eufemismo pra bem torto... hehehe).

Abraço
 
Legal, Tiago! Só mais uma dúvida, eu pesquisei aqui no fórum mas não encontrei, para whirlpool com bomba, a saída do mosto para a bomba deve ser tangencial também ou posso umas a saída comum mesmo? Ou o melhor seria uma saída no fundo da panela? Obrigado!
 
Legal, Tiago! Só mais uma dúvida, eu pesquisei aqui no fórum mas não encontrei, para whirlpool com bomba, a saída do mosto para a bomba deve ser tangencial também ou posso umas a saída comum mesmo? Ou o melhor seria uma saída no fundo da panela? Obrigado!

O mosto tem que voltar lateralmente na panela... Vc pode instalar um registro e colocar um joelho 90º ou algo que faça a curva. Ou se vc não quer furar a panela pode colocar um pedaço de cano de cobre dobrado, entrando por cima da panela... É melhor se o retorno for perto do fundo da panela do que em cima.

Abraço
 
Particularmente eu nem me preocupei em quebrar a cabeça com essa questão de sanitização do chiller pra fazer isso.. desde que comecei a ler sobre o assunto achei que teria problemas nessa parte. E aí tive ideia de fazer uma adaptação do tipo que uso pra mexer verniz aqui, porém maior.

Fiz minha primeira brassagem agora. Peguei 2 pedaços (20+30cm) de inox 3/8 e soldei em "T" pra usar na furadeira/ parafusadeira.

Coloquei o chiller na fervura pra esterilizar, comecei a esfriar e fiz o redemoinho com o chiller dentro, perto de 40ºC sem me atrapalhar em nada. (Não escolhi essa temperatura não - ia fazer ainda quente mesmo, mas na hora esqueci.. coisas de novato, rs..)

De qualquer forma sedimentou muito bem. Colhi amostras pequenas durante a transferência pro fermentador e estava bem limpo.

Mais fácil de fazer que o do video mostrado no começo do post.

Se acharem interessante na próxima faço um video desse agitador em T trabalhando. Ou posso até fazer só com água mesmo..
 
Luciano, posra um vídeo desse processo, por favor ����
 
@luciano_queiroz
Nos EUA inclusive tem lojas que já vendem um adaptador semelhante pra ajudar no whirpool. Com certeza ajuda muito o processo.
A vantagem que eu vejo no esquema da bomba com entrada tangencial é que tu simplesmente coloca o chiller, liga a bomba e esquece... e esse movimento permanente, de preferência mosto em um sentido e água do chiller no outro, aumenta a eficiência da troca de calor e teu mosto resfria bem mais rápido. Dá pra fazer na furadeira também, mas daí envolve mais mão de obra....
 
Pessoal, excelente discussão. Duas perguntas:

O método de bomba, comparado com de colher, geraria mais ou menos oxidação do mosto?
Outra pergunta: vocês consideram viável fazer o whirpool com bomba e ao mesmo tempo resfriar o mosto com um chiller de placas?

Para contribuir, Quem deseja optar pelo esquema de bomba, vi este post bem interessante nas discussões da bodebrown:

https://groups.google.com/forum/m/#!topic/bodebrown/JtyGYROdjjQ

Abraços,

Mauro
 
O método de bomba, comparado com de colher, geraria mais ou menos oxidação do mosto?
dos dois jeitos dá pra fazer praticamente sem oxidar, mas com a bomba corre menos risco, pois o mosto volta dentro do mosto, não tem oxigênio envolvido.

vocês consideram viável fazer o whirpool com bomba e ao mesmo tempo resfriar o mosto com um chiller de placas?

Cara, a grande vantagem da bomba de whirpool é usar o chiller de imersão, o sistema funcionará semelhante a um chiller de contrafluxo (o mosto gira pra um lado, o chiller pra outro), e há bastante troca térmica. Não acho que a bomba vai gerar necessariamente um cone mais consistente do que fazendo o whirpool com a mão, as vantagens são que o whirpool continua enquanto o chiller de imersão tá lá dentro e que tu não precisa ficar suando na frente da panela fazendo ele manualmente...
 
Dae, pessoal!

Vou relatar como faço e peço para que vocês apontem suas opiniões.

1. Coloco o chiller há uns 15 min do término da fervura para esterilizar;

2. Apagado o fogo, conecto as mangueiras e abro a água fria (torneira);

3. De vez em quando mexo o chiller para cima e para baixo dentro do mosto para homogeneizar a temperatura, ajudando a resfriar mais rapidamente. Li isso em algum lugar, não lembro se foi no "How to Brew", mas parece que funciona, pq quando mexo o chiller, a água volta a sair mais quente dele; ALGUÉM ACHA QUE ISSO PODE SER PREJUDICIAL?

(ACABEI DE LER NESSE POST (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5108965#post5108965) UMA ÓTIMA OBSERVAÇÃO DO @Guenther , DIZENDO QUE A ÁGUA FRIA DEVE ENTRAR PELA PARTE DE BAIXO DO CHILLER, E EU ESTOU CONECTANDO A ÁGUA FRIA À PARTE DE CIMA DO CHILLER. ACHEI IMPORTANTE MENCIONAR ISSO AQUI ANTES QUE COMECEM A RESPONDER).

4. Após atingido uns 25 graus, tiro o chiller, faço um bom redemoinho com a colher e tampo a panela, deixando descansar por uns 20 min para tudo assentar;

Eu nunca consegui um "cone de trub", pelo menos não o vejo, pq o fundo da panela fica cheio de cold break, até a altura da torneira. Li que isso é bom sinal, indicando que o resfriamento está sendo rápido.

Na minha última APA, mandei praticamente todo o cold break para dentro do fermentador. Não vi problema nenhum, já que ele assentou todo no fundo do fermentador. SERÁ QUE ISSO ESTÁ CONTRIBUINDO PARA O CHILL HAZE?

Mais uma pergunta... já que não está formando cone de trub de qualquer maneira, faz diferença fazer ou não whirlpool??

Abraços!
 
Dae, pessoal!

Vou relatar como faço e peço para que vocês apontem suas opiniões.

1. Coloco o chiller há uns 15 min do término da fervura para esterilizar;

2. Apagado o fogo, conecto as mangueiras e abro a água fria (torneira);

3. De vez em quando mexo o chiller para cima e para baixo dentro do mosto para homogeneizar a temperatura, ajudando a resfriar mais rapidamente. Li isso em algum lugar, não lembro se foi no "How to Brew", mas parece que funciona, pq quando mexo o chiller, a água volta a sair mais quente dele; ALGUÉM ACHA QUE ISSO PODE SER PREJUDICIAL?

(ACABEI DE LER NESSE POST (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5108965#post5108965) UMA ÓTIMA OBSERVAÇÃO DO @Guenther , DIZENDO QUE A ÁGUA FRIA DEVE ENTRAR PELA PARTE DE BAIXO DO CHILLER, E EU ESTOU CONECTANDO A ÁGUA FRIA À PARTE DE CIMA DO CHILLER. ACHEI IMPORTANTE MENCIONAR ISSO AQUI ANTES QUE COMECEM A RESPONDER).

4. Após atingido uns 25 graus, tiro o chiller, faço um bom redemoinho com a colher e tampo a panela, deixando descansar por uns 20 min para tudo assentar;

Eu nunca consegui um "cone de trub", pelo menos não o vejo, pq o fundo da panela fica cheio de cold break, até a altura da torneira. Li que isso é bom sinal, indicando que o resfriamento está sendo rápido.

Na minha última APA, mandei praticamente todo o cold break para dentro do fermentador. Não vi problema nenhum, já que ele assentou todo no fundo do fermentador. SERÁ QUE ISSO ESTÁ CONTRIBUINDO PARA O CHILL HAZE?

Mais uma pergunta... já que não está formando cone de trub de qualquer maneira, faz diferença fazer ou não whirlpool??

Abraços!


Tinha esse mesmo problema até que um dia resolvi seguir uma dica aqui do fórum fazendo o whirpool ao término da fervura e aguardando 15 minutos.

Após esse tempo transferi o mosto ainda quente para o fermentador e resfriei com o chiller sanitizado (não mais coloquei o chiller para esterelizar nos últimos 15 minutos. Assim consegui a formação do cone.

ImageUploadedByTapatalk1439498807.433990.jpg
 
b_agra, isso acontece pq quando fazes assim, só tens aí o hot break, que fica mais firme e robusto no fundo da panela.

Quando tu resfria antes do whirpool, tu coagula tb o cold break.. e o cold break não fica tão firme e forte no centro da panela. Ele é escorregadio.
 
Rodrigo... Hot Break é "hot break" enquanto se forma no aquecimento, depois ele quebra a consistência é muito parecida com o cold break, tanto que ao esgotar a panela, ele se desmancha.

As proteínas depois de quebradas e decantadas tem praticamente a mesma consistência.

Na foto tem uma quantidade muito pequena de break. A separação está boa simplesmente pelo fato de que foi feito a quente.

Normalmente quando resfriamos na panela, o que ocorre? O chiller entra, e não há whirlpool.... logo o coldbreak começa a se formar em toda a panela e decanta reto pra baixo, cobrindo todo o fundo.

Abraço,
 
Rodrigo... Hot Break é "hot break" enquanto se forma no aquecimento, depois ele quebra a consistência é muito parecida com o cold break, tanto que ao esgotar a panela, ele se desmancha.

As proteínas depois de quebradas e decantadas tem praticamente a mesma consistência.

Na foto tem uma quantidade muito pequena de break. A separação está boa simplesmente pelo fato de que foi feito a quente.

Normalmente quando resfriamos na panela, o que ocorre? O chiller entra, e não há whirlpool.... logo o coldbreak começa a se formar em toda a panela e decanta reto pra baixo, cobrindo todo o fundo.

Abraço,

Guenther, então quando resfriamos na panela não há a necessidade de fazer o whirlpool. Correto?
 
Guenther, então quando resfriamos na panela não há a necessidade de fazer o whirlpool. Correto?
Ué...... uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Claro que tem que fazer.

O que eu disse com "quando resfriamos na panela, o que ocorre? O chiller entra, e não há whirlpool" é porque..... ou você fez o whirlpool antes....................... ou vai fazer depois do resfriamento.

Não tem como ir colocando o chiller na panela e ficar fazendo whirlpool com a mão.

A única possibilidade é whirlpool constante com bomba, mas isso nem estava sendo mencionado na discussão.

Abraço,
 
Ué...... uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Claro que tem que fazer.

O que eu disse com "quando resfriamos na panela, o que ocorre? O chiller entra, e não há whirlpool" é porque..... ou você fez o whirlpool antes....................... ou vai fazer depois do resfriamento.

Não tem como ir colocando o chiller na panela e ficar fazendo whirlpool com a mão.

A única possibilidade é whirlpool constante com bomba, mas isso nem estava sendo mencionado na discussão.

Abraço,

@Guenther , o que acho que ele quis saber, é a mesma curiosidade que eu tenho: Existe algum outro motivo para fazer whirlpool a não ser a formação do cone de trub?
Ele perguntou se quando o resfriamento é feito na panela não há a necessidade de whirlpool pq o volume de coldbreak eh tão grande no fundo da panela que não se forma cone algum.
Pelo menos pra mim é assim que rola.
Sempre removo o chiller e faço um redemoinho bem forte, e parece não surtir efeito algum.
 
@Guenther , o que acho que ele quis saber, é a mesma curiosidade que eu tenho: Existe algum outro motivo para fazer whirlpool a não ser a formação do cone de trub?
Ele perguntou se quando o resfriamento é feito na panela não há a necessidade de whirlpool pq o volume de coldbreak eh tão grande no fundo da panela que não se forma cone algum.
Pelo menos pra mim é assim que rola.
Sempre removo o chiller a faço um redemoinho bem forte, e parece não surtir efeito algum.
Entendi a tua dúvida, mas a verdade é que, SIM, o cone de TRUB (trub...... não estou falando de cold-break) se forma perfeitamente (composto essencialmente de lúpulo).

O ocorre que por cima dele, espalhado na panela, fica todo o cold-break. Então pra quem olha e não conhece o que é uma coisa ou outra, parece que não se formou cone nenhum, e que tudo aquilo espalhado é trub.......... náo é.

Aí o que a maioria da galera faz? Não drena a panela até o fim, e fica com essa opinião na cabeça.

Se drenar até o fim, mesmo sugando as placas de cold-break, vão ver que quando o nível do líquido baixar, o cone de trub mais sólido (o trub verdadeiro) estará lá.

Abraço,
 
Entendi a tua dúvida, mas a verdade é que, SIM, o cone de TRUB (trub...... não estou falando de cold-break) se forma perfeitamente (composto essencialmente de lúpulo).

O ocorre que por cima dele, espalhado na panela, fica todo o cold-break. Então pra quem olha e não conhece o que é uma coisa ou outra, parece que não se formou cone nenhum, e que tudo aquilo espalhado é trub.......... náo é.

Aí o que a maioria da galera faz? Não drena a panela até o fim, e fica com essa opinião na cabeça.

Se drenar até o fim, mesmo sugando as placas de cold-break, vão ver que quando o nível do líquido baixar, o cone de trub mais sólido (o trub verdadeiro) estará lá.

Abraço,

Beleza, captei!!!

Eu estou mandando todo o cold break (procurando deixar o verdadeiro trub para trás) pra dentro do fermentador pra aproveitar ao máximo o precioso líquido, já que minha panela é de apenas 17l.
Depois da atenuação completa, abro o fermentador e vejo que toda aquela "lama" assentou no fundo, ficando bem compacta.
Vê algum problema nessa "metodologia"?
Só que a cerva ta ficando turva quando gela (chill haze). Mandar o cold break pra dentro do fermentador contribui pra isso será? Ou o cold break formado continua formado e em nada interfere?
Valeu!
 
Beleza, captei!!!

Eu estou mandando todo o cold break (procurando deixar o verdadeiro trub para trás) pra dentro do fermentador pra aproveitar ao máximo o precioso líquido, já que minha panela é de apenas 17l.
Depois da atenuação completa, abro o fermentador e vejo que toda aquela "lama" assentou no fundo, ficando bem compacta.
Vê algum problema nessa "metodologia"?
Só que a cerva ta ficando turva quando gela (chill haze). Mandar o cold break pra dentro do fermentador contribui pra isso será? Ou o cold break formado continua formado e em nada interfere?
Valeu!
Peraí.... tu queres dizer que todas as tuas cervejas estão límpidas como cristal, e depois ficam turvas só quando gelam?

Tem certeza disso?
 
Peraí.... tu queres dizer que todas as tuas cervejas estão límpidas como cristal, e depois ficam turvas só quando gelam?

Tem certeza disso?

Hehehe, límpidas como cristal não! Mas razoavelmente transparentes. E depois que gelam, ficam bem turvas.
 
Eu imagino que coldbreak no fermentador não de problema pois no resfriamento com chiler de placas o coldbreak vai se formar todinho no balde de fermentação, já que na panela nada vai ser resfriado
 
Hehehe, límpidas como cristal não! Mas razoavelmente transparentes. E depois que gelam, ficam bem turvas.
Cara, se ficarem turvas e isso não for o copo embaçado/suado por fora, sim, é chill haze.

Mesmo cervejas com chill haze, se deixadas geladas e quietas por alguma semanas, ficam límpidas com o tempo porque os taninos e proteínas quando gelados se juntam formando blocos maiores (e claros) que refletem a luz, e é isso que causa a turbidez, mas... eles são mais pesados, então com o tempo acabam indo para o fundo. Se uma garrafa ficar gelada um tempão e mesmo assim ficar turva sempre, aí já começa a entrar em "permanent haze" que muitas vezes é causado por oxidação ou até questões biológicas como tipo de fermento, etc.

Bom, como diminuir isso? É preciso tentar várias coisas já que nunca vamos saber exatamente qual foi o motivo do haze, então é bom seguir várias boas práticas e averiguar se todas, e conjunto, diminuem o haze.

Qual é o clássico pra evitar haze? Simples... se vai ferver, FERVA. Se vai resfriar, RESFRIE. Ou seja, veja se sua fervura não está fraca demais, e talvez aumente um pouco tempo de fervura, para 75, 80, ou até 1h30. Eu particularmente gosto de ferver 1h30. Fervura intensa e mais longa faz com que mais taninos e proteínas se choquem, aglutinem, quebrem, e vão para o fundo depois. Só fazendo isso, sinceramente, já deve resolver. Digo isso porque normalmente cold-break não "parece", pela minha experiência, ser um causador tão grande de haze porque todos que usam chiller de placas (as cervejarias, por exemplo) mandam todo o cold-break para decantar no fermentador, e poucas fazem purga logo em seguida.

Ao mesmo tempo..... é preciso lembrar que cervejarias usam floculantes (whirlfloc, irish moss, etc) de forma intensa, e clarificadores também (gelatina, isinglass, biofine, etc) e todos esses, se corretamente utilizados, diminuem ou quase acabam com o haze.

Digamos que o haze é algo que na cerveja "quente" está "derretido", solubilizado, e quando ela esfria, ele "empedra"..... então se você aplicar gelatina ou outro agente com a cerveja gelada, esse cara leva o haze para o fundo também.

Resfriamento rápido (especialmente o choque térmico) ajuda a coagular proteínas e formar o cold-break, que também ajuda a diminuir o haze.

Em resumo... várias coisas podem ser causa, e várias podem ser as soluções. O que eu acho estranho é você ter esse problema em absolutamente todas as cervejas, independentemente do estilo, fermento, etc. Por isso que é bom averiguar haze quando se tem uma cerveja bem límpida ou cristal..... porque se ela ficar turva só com temperatura, certamente é haze, agora, com uma cerveja que já tem um certo nível de turbidez, aí a coisa pode ser um pouco de impressão pessoal e não se tem certeza.

Abraço,
 
Mais uma aula! como sempre!

Uma moagem muito fina tb contribui pro haze?
Cascas do malte "quebradas" e não totalmente inteiras como manda as boas práticas, tb contribui?
 
Cara, se ficarem turvas e isso não for o copo embaçado/suado por fora, sim, é chill haze.

Mesmo cervejas com chill haze, se deixadas geladas e quietas por alguma semanas, ficam límpidas com o tempo porque os taninos e proteínas quando gelados se juntam formando blocos maiores (e claros) que refletem a luz, e é isso que causa a turbidez, mas... eles são mais pesados, então com o tempo acabam indo para o fundo. Se uma garrafa ficar gelada um tempão e mesmo assim ficar turva sempre, aí já começa a entrar em "permanent haze" que muitas vezes é causado por oxidação ou até questões biológicas como tipo de fermento, etc.

Bom, como diminuir isso? É preciso tentar várias coisas já que nunca vamos saber exatamente qual foi o motivo do haze, então é bom seguir várias boas práticas e averiguar se todas, e conjunto, diminuem o haze.

Qual é o clássico pra evitar haze? Simples... se vai ferver, FERVA. Se vai resfriar, RESFRIE. Ou seja, veja se sua fervura não está fraca demais, e talvez aumente um pouco tempo de fervura, para 75, 80, ou até 1h30. Eu particularmente gosto de ferver 1h30. Fervura intensa e mais longa faz com que mais taninos e proteínas se choquem, aglutinem, quebrem, e vão para o fundo depois. Só fazendo isso, sinceramente, já deve resolver. Digo isso porque normalmente cold-break não "parece", pela minha experiência, ser um causador tão grande de haze porque todos que usam chiller de placas (as cervejarias, por exemplo) mandam todo o cold-break para decantar no fermentador, e poucas fazem purga logo em seguida.

Ao mesmo tempo..... é preciso lembrar que cervejarias usam floculantes (whirlfloc, irish moss, etc) de forma intensa, e clarificadores também (gelatina, isinglass, biofine, etc) e todos esses, se corretamente utilizados, diminuem ou quase acabam com o haze.

Digamos que o haze é algo que na cerveja "quente" está "derretido", solubilizado, e quando ela esfria, ele "empedra"..... então se você aplicar gelatina ou outro agente com a cerveja gelada, esse cara leva o haze para o fundo também.

Resfriamento rápido (especialmente o choque térmico) ajuda a coagular proteínas e formar o cold-break, que também ajuda a diminuir o haze.

Em resumo... várias coisas podem ser causa, e várias podem ser as soluções. O que eu acho estranho é você ter esse problema em absolutamente todas as cervejas, independentemente do estilo, fermento, etc. Por isso que é bom averiguar haze quando se tem uma cerveja bem límpida ou cristal..... porque se ela ficar turva só com temperatura, certamente é haze, agora, com uma cerveja que já tem um certo nível de turbidez, aí a coisa pode ser um pouco de impressão pessoal e não se tem certeza.

Abraço,

@Guenther , excelente explanação!!!!
Minha fervura está fraca sim, faço na boca maior do meu fogão, mas mesmo assim fica fraca, e faço só por 60 min.
Como não pretendo comprar fogareiro agora, irei aumentando o tempo de fervura pra ver se melhora.
Próxima cerva que eu abrir, vou tirar foto dela servida no copo, primeiro quente e depois gelada.

Valeu, abraço!
 
@Guenther , excelente explanação!!!!
Minha fervura está fraca sim, faço na boca maior do meu fogão, mas mesmo assim fica fraca, e faço só por 60 min.
Como não pretendo comprar fogareiro agora, irei aumentando o tempo de fervura pra ver se melhora.
Próxima cerva que eu abrir, vou tirar foto dela servida no copo, primeiro quente e depois gelada.

Valeu, abraço!

a panela não é grande o suficiente pra usar 2 bocas do fogão, mesmo que fique um pouco de chama "pra fora"?
Eu fervo cerca de 30 litros de mosto em um fogão caseiro utilizando 2 boca e a fervura é boa.
 
a panela não é grande o suficiente pra usar 2 bocas do fogão, mesmo que fique um pouco de chama "pra fora"?
Eu fervo cerca de 30 litros de mosto em um fogão caseiro utilizando 2 boca e a fervura é boa.

Cara, a desgraça da minha panela é nro. 30, ela é grande demais pra uma boca e pequena demais pra caber em duas bocas. Não ficaria um pouco de chama pra fora, ficaria mais de 50% da chama pra fora, hehehe.

Abraço!
 
Cara, a desgraça da minha panela é nro. 30, ela é grande demais pra uma boca e pequena demais pra caber em duas bocas. Não ficaria um pouco de chama pra fora, ficaria mais de 50% da chama pra fora, hehehe.

Abraço!

vc pode comprar uma resistência daquelas tipo rabo quente só pra dar um "gás" a mais nessa fervura.
 
vc pode comprar uma resistência daquelas tipo rabo quente só pra dar um "gás" a mais nessa fervura.

Eu tenho uma dessa, de 1200W, uso para chegar ao 100 graus e começar a ferver, mas não dá pra deixar ligada pq a ebulição fica muito violenta e transborda, daí deixo só no gás mesmo. ;)
 
Tenho uma dica por experiencia em minhas 8 brassagens de 20lts. Fazia whirpool com o uso da escumadeira ou de uma colher dessas de polietileno como aprendi no curso que fiz. Funcionava, mas sem um vortex legal. Mudei para uma pá de polietileno daquelas robustas. Ah muleque!!! Upgrade total. Faz menos força para começar e qdo embala.... quase se vê o fundo da panela. Melhorou muito e não tenho mais queixas.

Outra sugestão: faça um exercício, pratique. Na panela cheia de agua fria, coloque um pouco de grãos e mande ver no seu whirpool. Te garanto que depois de algumas tentativas vai melhorar e muito sua técnica, sem risco de melar tudo. Abc
 
vou adptar um mixer aqueles que fazem vitamina colocar uma aste de aço tipo um t de cabeça pra baixo vai dar um super whirpool
 
vou adptar um mixer aqueles que fazem vitamina colocar uma aste de aço tipo um t de cabeça pra baixo vai dar um super whirpool

Só cuidado pra não usar aço galvanizado, ou qualquer outro tipo que não inox, senão poderá prejudicar a cerveja.

Abraço
 
Fiz um T com uma barra de aco inox 304 e usei a furadeira . Ficou bem bonito o cone no final.

Uma duvida. Eu usei para aerar o mosto, depois de frio. Claro que estava tudo beeeem sanitizado. Fiz certo?
 
Back
Top