Dificultadades com WHIRLPOOL

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tuta

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2014
Messages
78
Reaction score
20
Boa tarde moçada, como vão?!

Seguinte. Estou indo para minha quarta leva, tenho tido bons resultados, mas uma coisa esta me incomodando: não consigo de jeito nenhum fazer o whirlpool.

Já tentei de tudo quanté jeito e nada. Gostaria que vcs pudessem me ajudar com dicas, videos ou conselhos, bem como a hora certa de fazê-lo (a quente ou a frio e quando).

O grande problema é que estou levando muito sedimento para a fermentação e perdendo mta litragem. Minhas levas de 20 estão vindo com 16-17.

Se alguém puder gravar um vídeo fazendo eu agradeceria!

Se anexo uma foto da minha pá cervejeira. É bem parecida com essa.

Abraços e saudações!
 

Attachments

  • colher-de-plastico-p-caldeirao-med-5-5x45cm.jpg
    colher-de-plastico-p-caldeirao-med-5-5x45cm.jpg
    11.4 KB · Views: 372
Boa tarde moçada, como vão?!

Seguinte. Estou indo para minha quarta leva, tenho tido bons resultados, mas uma coisa esta me incomodando: não consigo de jeito nenhum fazer o whirlpool.

Já tentei de tudo quanté jeito e nada. Gostaria que vcs pudessem me ajudar com dicas, videos ou conselhos, bem como a hora certa de fazê-lo (a quente ou a frio e quando).

O grande problema é que estou levando muito sedimento para a fermentação e perdendo mta litragem. Minhas levas de 20 estão vindo com 16-17.

Se alguém puder gravar um vídeo fazendo eu agradeceria!

Se anexo uma foto da minha pá cervejeira. É bem parecida com essa.

Abraços e saudações!


Vou montar algo assim:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=G21aF7OsEZM[/ame]
 
Tuta,

O médico pra resolver o problema do paciente precisa que o mesmo diga o que está sentindo... ou seja, não basta entrar no consultório e falar "Olá, estou com dor. Poderia me dar uma pílula?", hehehehe...

Enfim... como tu procede quando faz whirlpool?
 
Tuta,

O médico pra resolver o problema do paciente precisa que o mesmo diga o que está sentindo... ou seja, não basta entrar no consultório e falar "Olá, estou com dor. Poderia me dar uma pílula?", hehehehe...

Enfim... como tu procede quando faz whirlpool?

Hahaha! Boa, Guenther!

Vou explicar o procedimento desde o inicio e vc faz teu julgamento, ok?!

Faltando uns 15 min pra terminar a fervura faço (tento) o whirlpool mexendo a colher/pá em movimentos circulares, de fora para dentro. Quando o rodamoinho começa a se formar, tento trazer a pá para o centro e continuar os movimentos com a ela praticamente encostada com o fundo da panela. Até vejo um cone se formando, mas nunca é suficiente.

Depois disso coloco o chiller, termino a fervura e deixo a coisa acontecer.
Ao final do resfriamento (levo aprox. 25-40 minutos, dependendo da temperatura ambiente) os sedimentos estão decantados no fundo, mas em toda extensão da panela, e não apenas concentrado no centro.

Todas as vezes levei boas quantidades de lúpulo para a fervura, mas como você mesmo me recomendou em outro post, algo a se ignorar.

O problema nissaê é que perco litros precisos (tanto na trasfega para fermentação, quanto no priming).

Li muita coisa sobre fazê-lo a quente ou a frio, mas nada que me convencesse de um ou de outro. Simplesmente optei por fazer aquele que mais me pareceu correto, tendo em vista o maior tempo para decantação!

Se precisar de mais informações é só avisar.

No mais, obrigado pela ajuda!
 

Boa tarde Pellin!

Tinha visto esse video nas interwebs quando pesquisei sobre como fazer e achei muito bacana. O problema é que é automatizado. Acho que pra passar pra essa fase de automação seria interessante aprender a forma rudimentar, entende?!

Vai que um dia a furadeira estraga?!

Vou aprontar essa engenhoca um dia tb! Parece ser simples de mais pra montar..
 
Bom, teu problema é bem simples..... whirlpool deve ser feito DEPOIS DE TERMINAR A FERVURA.

Ou seja, 15 minutos antes, coloca o chiller e deixa ferver junto.

Quando terminar, tira o chiller, faz whirlpool, e deixa descansar 15 minutos.

Feito isso tem duas opções pra resfriar:
1) Coloca o chiller COM MUITO CUIDADO E JÁ COM A ÁGUA LIGADA dentro da panela, para não desmanchar o cone de trub.

Ou

2) Se utilizar fermentadores tipo aqueles baldes brancos alimentícios, que suportam líquido acima de 60 graus e ainda se mantém atóxicos, pode transferir o líquido para o fermentador, e então resfriar com o chiller dentro dele.

Sobre a sanitização do chiller, caso tu confies no teu procedimento (eu por exemplo faço assim com chiller de imersão de Inox), é sanitizar fora com sanitizante normal. Deixar ele ferver com o mosto é mais garantido, mas eu particularmente confio na minha qualidade de limpeza e sanitização, por isso acho mais prático que ficar colocando chiller na panela, ferver, tirar, etc.

Whirlpool a quente sempre se forma mais fácil que a frio, mas isso não quer dizer que não se possa fazer a frio também, ou seja, resfriar tudo primeiro, aí tira o chiller, faz o whirlpool, e deixa descansar uns 20, 25 minutos antes de transferir (precisa esperar mais tempo do que a quente).

Whirlpool é extremamente fácil e não tem mistério.... se não ocorre direito, na grande maioria dos casos é erro de execução do cervejeiro.

Abraço,
 
Bom, teu problema é bem simples..... whirlpool deve ser feito DEPOIS DE TERMINAR A FERVURA.

Ou seja, 15 minutos antes, coloca o chiller e deixa ferver junto.

Quando terminar, tira o chiller, faz whirlpool, e deixa descansar 15 minutos.

Feito isso tem duas opções pra resfriar:
1) Coloca o chiller COM MUITO CUIDADO E JÁ COM A ÁGUA LIGADA dentro da panela, para não desmanchar o cone de trub.

Ou

2) Se utilizar fermentadores tipo aqueles baldes brancos alimentícios, que suportam líquido acima de 60 graus e ainda se mantém atóxicos, pode transferir o líquido para o fermentador, e então resfriar com o chiller dentro dele.

Sobre a sanitização do chiller, caso tu confies no teu procedimento (eu por exemplo faço assim com chiller de imersão de Inox), é sanitizar fora com sanitizante normal. Deixar ele ferver com o mosto é mais garantido, mas eu particularmente confio na minha qualidade de limpeza e sanitização, por isso acho mais prático que ficar colocando chiller na panela, ferver, tirar, etc.

Whirlpool a quente sempre se forma mais fácil que a frio, mas isso não quer dizer que não se possa fazer a frio também, ou seja, resfriar tudo primeiro, aí tira o chiller, faz o whirlpool, e deixa descansar uns 20, 25 minutos antes de transferir (precisa esperar mais tempo do que a quente).

Whirlpool é extremamente fácil e não tem mistério.... se não ocorre direito, na grande maioria dos casos é erro de execução do cervejeiro.

Abraço,

Guenther, quando quero aroma e sabor do lúpulo sempre adiciono +/- 1,25 gr de lúpulo no momento que faço o whirpool. Minha dúvida, esse tempo de 15, 20 minutos esperando o cone se formar leva embora muito os aromas do lúpulo? Ou depois que a fervura está cessada pouco se perde?
 
Bom, teu problema é bem simples..... whirlpool deve ser feito DEPOIS DE TERMINAR A FERVURA.

Ou seja, 15 minutos antes, coloca o chiller e deixa ferver junto.

Quando terminar, tira o chiller, faz whirlpool, e deixa descansar 15 minutos.

Feito isso tem duas opções pra resfriar:
1) Coloca o chiller COM MUITO CUIDADO E JÁ COM A ÁGUA LIGADA dentro da panela, para não desmanchar o cone de trub.

Ou

2) Se utilizar fermentadores tipo aqueles baldes brancos alimentícios, que suportam líquido acima de 60 graus e ainda se mantém atóxicos, pode transferir o líquido para o fermentador, e então resfriar com o chiller dentro dele.

Sobre a sanitização do chiller, caso tu confies no teu procedimento (eu por exemplo faço assim com chiller de imersão de Inox), é sanitizar fora com sanitizante normal. Deixar ele ferver com o mosto é mais garantido, mas eu particularmente confio na minha qualidade de limpeza e sanitização, por isso acho mais prático que ficar colocando chiller na panela, ferver, tirar, etc.

Whirlpool a quente sempre se forma mais fácil que a frio, mas isso não quer dizer que não se possa fazer a frio também, ou seja, resfriar tudo primeiro, aí tira o chiller, faz o whirlpool, e deixa descansar uns 20, 25 minutos antes de transferir (precisa esperar mais tempo do que a quente).

Whirlpool é extremamente fácil e não tem mistério.... se não ocorre direito, na grande maioria dos casos é erro de execução do cervejeiro.

Abraço,

Certo, deixa ver se entendi bem.

Chiller na fervura p/ sanitizar -> fim da fervura faz o whirlpool sem chiller -> espera decantar por 20 min -> iniciar o resfriamento?

Isso não seria ruim para a lupulagem, já que haveria maior isomerização/evaporação dos ácidos/óleos dos lúpulos, aumentando o amargor e diminuindo o aroma?
E o risco de contaminação não aumentaria também?!

Por hora, obrigado pelas explicações, Guenther. Já sabemos, pelo menos, onde errei!
 
Dependendo do diâmetro e da geometria do chiller, dá pra fazer o whirlpool sem tirá-lo da panela, posicionando a pá na parte interna da serpentina.
 
Dependendo do diâmetro e da geometria do chiller, dá pra fazer o whirlpool sem tirá-lo da panela, posicionando a pá na parte interna da serpentina.

Paulo, é aconselhável fazer beirando a circunferência da panela ou próximo ao centro?


Alguém tem algum vídeo para ilustrar melhor?
 
Certo, deixa ver se entendi bem.

Chiller na fervura p/ sanitizar -> fim da fervura faz o whirlpool sem chiller -> espera decantar por 20 min -> iniciar o resfriamento?

Isso não seria ruim para a lupulagem, já que haveria maior isomerização/evaporação dos ácidos/óleos dos lúpulos, aumentando o amargor e diminuindo o aroma?
E o risco de contaminação não aumentaria também?!

Por hora, obrigado pelas explicações, Guenther. Já sabemos, pelo menos, onde errei!
Existe maior isomerização? Sim, mas é mínimo.

Existe maior evaporação de óleos que contribuem com aroma? Sim, também a diferença é pequena pra imensa maioria das cervejas.

Risco de contaminação? Pode desconsiderar. Primeiro pela temperatura do mosto, segundo pelo fluxo de vapor ascendente constante. Risco de contaminação na imensa maioria dos casos vem por problemas de limpeza e sanitização, e não por bactérias do ar, que até podem estar presentes no mosto, mas não causam estragos.

8 ou 9 entre cada 10 cervejeiros que conheço fazem dessa forma, whirlpool antes, resfriamento depois.

Eu só faço diferente em casos muito especiais, quando é uma cerveja com quantidades absurdas de lúpulo no final.

Abraço,
 
Existe maior isomerização? Sim, mas é mínimo.

Existe maior evaporação de óleos que contribuem com aroma? Sim, também a diferença é pequena pra imensa maioria das cervejas.

Risco de contaminação? Pode desconsiderar. Primeiro pela temperatura do mosto, segundo pelo fluxo de vapor ascendente constante. Risco de contaminação na imensa maioria dos casos vem por problemas de limpeza e sanitização, e não por bactérias do ar, que até podem estar presentes no mosto, mas não causam estragos.

8 ou 9 entre cada 10 cervejeiros que conheço fazem dessa forma, whirlpool antes, resfriamento depois.

Eu só faço diferente em casos muito especiais, quando é uma cerveja com quantidades absurdas de lúpulo no final.

Abraço,

Entendi, Guenther. Achei que a isomerização/evaporação seria consideráveis.

Uma última pergunta: deixo a panela tampada para evitar DMS, ou sem o fogo ligado não corro risco do composto voltar para a panela?!

Vlw pela ajuda, meu caro. Vou proceder assim na próxima leva e te conto o resultado.
 
É aquilo que falei antes... a menos que esteja brassando num local com muito vento ou que esteja chovendo, o"fluxo de vapor ascendente constante" não vai deixar nada cair ali dentro. Pode deixar aberto... fechado... tanto faz. Eu deixo sempre aberto.
 
Caramba, gostei desse esquema usando a furadeira, vou tentar o mesmo com a escumadeira que uso para lavagem dos grãos, cortando apenas a ponta do cabo para encaixar na furadeira. Se não der certo, dobro a ponta novamente e sigo como antes hehe
 
Bem legal aquele esquema mesmo.. nunca tinha pensado nisso, num sistema móvel de whirlpool. O bom é que permite fazer facilmente também com o chiller dentro da panela.

Abraço,
 
@Guenther, você realmente saca tudo de produção, tenho tomado um coro danado no whirlpool, mas agora lendo seu processo fiquei ate com raiva da minha falta de pensar. kkkkkk

Vou fazer exatamente como sugeriu e já tenho certeza que esta resolvido meu pepino.

Valeu.
Baratovysk
 
Funciona que é uma beleza. E o custo é praticamente zero.
 
Tentei levar esse projeto adiante mas não achei ninguém que soldasse. se alguém fizer, quero tentar tb!
 
Galera,

tentei fazer o esquema da escumadeira na furadeira e não deu muito certo na primeira tentativa.

Peguei uma escumadeira de 12cm de largura. A ponta dobrada eu cortei e a parte da pá dei umas marteladas e ela ficou reta (deu prá entender?).

Coloquei em uma furadeira, mas como ela não está bem balanceada, ficou batendo e espirrando muito, além do que o cabo da escumadeira é muito grosso para o mandril da furadeira (na verdade coube, mas bem apertado).

Preciso melhorar o projeto em alguns pontos: talvez uma pá menor e balancear bem o sistema. Vou ver com meu cunhado que trabalha com ferramentaria o que ele pode ajudar e depois posto os resultados aqui.

Também tentei importar aquela belezinha dos EUA, mas aquela empresa não envia para o Brasil, pois me disseram que tiveram problemas com a alfândega e tomaram prejuízos no passado.

Vou aproveitar o tópico e perguntar - eu tenho um fermentador cônico de 50 litros e pensei em fazer o seguinte: passar tudo por um chiller de contra-fluxo e mandar tudo prá dentro dele. Fazer um whirlpool dentro dele e esperar uns 20 minutos e drenar o trub por baixo. É possível?

Abraços
 
eu faço depois da fervura com chiller dentro e vai que vai que é uma beleza
 
Guenther, gostaria de saber se você tem algum projeto para os canos de entrada e saída do whirlpool com bomba. Os tipos de conexões usados e a altura que o jato do whirlpool entra na panela.
 
Cara.... não tem "projeto"..... a coisa é simples.

Pra fazer whirlpool com bomba, basta que o retorno do mosto na panela siga pela tangente da parede...... simplesmente em vez de ter 1 válvula na panela...... usa duas... uma do lado da outra, e na segunda, coloca um joelho na parte de dentro pro mosto voltar em alta velocidade rente à parede da panela. Já vi esse retorno em tudo que é altura que tu imaginar.... e todos funcionam, mas eu tendo a acreditar que no fundo é melhor.

Abraço,
 
Mas Guenther, colocando no fundo, ele não vai mexer com a cama de grãos?
Colocando no fundo, qual a distância (então lateral) ideal da válvula por onde extrai o mosto até o retorno?

Acho que acabei de encontrar a solução para um antigo problema meu: minha válvula foi instalada muito acima do fundo da panela. Vou transformar alí em um retorno e furar outra saída.
 
@Rohde, estamos falando de whirlpool na panela de fervura, pra ser feito pós-fervura, com bomba.
 
putz, que bobeira! falta de atenção.

ok, vou continuar com meu problema de registro muito alto, rsrs
 
Valeu Guenther! Minha dúvida no projeto seria quanto ao tubo que faz a captação do mosto para a bomba, mas lendo seu comentário acredito que não precise de um tubo tipo pick-up. Pretendo fazer o whirlpool com bomba junto com o chiller de imersão com os líquidos em contra-fluxo. Acredito que além de formar um belo Trub no centro auxiliará no tempo de resfriamento. Gostaria do comentário dos colegas. Obrigado.
 
Pessoal,

Eu tenho uma pá para argamassa (nova) parecida ao da figura anexa, ela é própria para furadeira. Vou usar na minha próxima brassagem e posto os passos e resultados.
 

Attachments

  • Capture.PNG
    Capture.PNG
    35.1 KB · Views: 229
Pessoal,

Eu tenho uma pá para argamassa (nova) parecida ao da figura anexa, ela é própria para furadeira. Vou usar na minha próxima brassagem e posto os passos e resultados.

Qual é o material dela?
Só use se for de inox... Ferro galvanizado não rola.

Eu já vi uns gringos usando isso aí pra aerar o mosto frio, vc não tem receio de que oxide o mosto quente?
 
Oi Tiago,

É galvanizado sim.... Vou estudar uma outra possibilidade. Valew pelo lembrete!
 
Fiz dois tipos de inox, mas ficou difícil controlar uma velocidade perfeita com furadeira. Ainda acho whirlpool com bomba BEM melhor.
 
Fiz dois tipos de inox, mas ficou difícil controlar uma velocidade perfeita com furadeira. Ainda acho whirlpool com bomba BEM melhor.


Guenter, vi seu video no face do seu equipo de 10 litros. Daria pra formar um bom trub na fervura com o mesmo esquema que vc esta fazendo o mash no vídeo ? Digo em relação sobre a posição de retorno do mosto na panela com a conexão cotovelo e mangueira de silicone.
Abs
 
Guenter, vi seu video no face do seu equipo de 10 litros. Daria pra formar um bom trub na fervura com o mesmo esquema que vc esta fazendo o mash no vídeo ? Digo em relação sobre a posição de retorno do mosto na panela com a conexão cotovelo e mangueira de silicone.
Abs
 
Guenter, vi seu video no face do seu equipo de 10 litros. Daria pra formar um bom trub na fervura com o mesmo esquema que vc esta fazendo o mash no vídeo ? Digo em relação sobre a posição de retorno do mosto na panela com a conexão cotovelo e mangueira de silicone.
Abs
Dificilmente com aquela bomba, e no geral, pra whirlpool, o ideal é que o retorno seja mais embaixo.
 

Latest posts

Back
Top