Diferença entre fermentis S23 e W34/70

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leoportugal

Well-Known Member
Joined
Oct 22, 2013
Messages
100
Reaction score
13
Bom dia a todos, saberiam me dizer a diferença entre esses 2 fermentos, o S23 e W34/70. Pergunto isso pois vou fazer uma pilsen esse FDS e estou em dúvida em qual desses fermentos utilizar!
Grato a todos.
 
Bom dia a todos, saberiam me dizer a diferença entre esses 2 fermentos, o S23 e W34/70. Pergunto isso pois vou fazer uma pilsen esse FDS e estou em dúvida em qual desses fermentos utilizar!
Grato a todos.
Cara, nunca usei o S-23... mas conheço vários que usaram, e eu raramente ouço falar bem sobre o S-23 comparado com o W34/70.

Abraço,
 
Pois então, eu faco muitas lagers, e certamente o w-34 e a minha "cepa da casa" :)

De caráter límpido e neutro, atenua bem, de boa sedimentação, e gera poucos off-flavors. Mas cuida bem, eu utilizo 3 pacotes de 11gr pra 20 litros, já utilizei 2 e gerou muito acetaldeído no final da fermentação, no caso das pilsners, já nas cervejas que levam quantidade considerável de malte escuro, não foi perceptivel nenhum off-flavor com utilização de 22gr (2 pacotes) para 20 litros.

O s-23 adiciona um frutado bem forte na tua cerveja. Se a intenção é fazer German pilsner, nem pensa duas vezes, w-34 e a levedura perfeita pra esse fim.

A propósito, o w-34 é originário do instituto weinhenstephaner na Alemanha. Segundo a fermentis, é a cepa lager mais popular utilizada pelas cervejarias artesanais na Alemanha.
 
Puts... acabo de comprar 4 pacotes de s-23 para a próxima leva :(

Fiz uma Lager usando o w34/70 e ela ficou com cheiro de mosto, achei que fosse o fermento, mas pelo jeito estou enganado...
 
Não e bem assim, ela é só uma levedura lager com caráter frutado. Ruim não vai ficar, tudo depende do que tu busca pra tua cerveja. Se tu procura uma lager com caráter neutro e límpido, certamente o s-23 não e a levedura recomendada.

Cuida só... http://www.homebrewtalk.com/f58/carlvar-pilsner-2b-bohemian-pilsner-312858/

Esse cara acima ganhou varias medalhas nessa receita, bohemian pilsner utilizando s-23.
 
Farei uma Bohemia Pilsner esse fds, serão 40 litros e vou utilizar 2 pacotes de 34/70. Será pouco? Deveria comprar mais 1 34/70.

Para 40 litros vou utilizar
10 Kg Pilsen agraria
1 Kg Carahell Weyermann
80g Tradition

Abraço.
 
Agora complicou de vez!!! Alguns me dizem pra usar 2, outros 3 é agora 4!!! Kkkkkkkk
 
Leo, se tu seguir a calculadora, o correto seria usar 4. Eu disse 3 para 20 litros. Para 40 litros e outra coisa. Se seguir a risca o numero de celulas adequado, e dependendo a tua og, o correto seria utilizar 8 pacotes para 40 litros. Mas aquela velha historia... "Funciona comigo", por isso disse, uso 3 pacotes para 20 litros :)
 
(oops, já responderam enquanto eu escrevia)

Agora complicou de vez!!! Alguns me dizem pra usar 2, outros 3 é agora 4!!! Kkkkkkkk

Complicado mesmo leo, não existe consenso...

Mas usando a regra conservativa do Guenther (que ele já repetiu o cálculo e explicação em inúmeros tópicos) seria 1g/L para ales até 1.050 de OG e 2g/L para lagers. Assim você "minimiza" o risco de errar pra menos, e se errar pra mais não vai ter problema, desde que não seja "horrores" a mais.

Aí pra 40L de lager eu usaria 6 ou 7 pacotes. Mas isso ponderando toda a teoria que já vi, já que em experiência não tenho muito pra contribuir. Dados experimentais de fontes não confirmadas mostram que se você tiver "sorte" cada pacote de fermento pode ter até 3x a quantidade mínima de células que o fabricante garante, aí sim, 2 pacotes está bom. Mas eu particularmente prefiro trabalhar com o que o fabricante garante do que com o que com "a sorte que o destino me reserva" heheh

(obs: o Feiten falou em 2 a 3 pacotes para 20L, não para 40L)
 
Last edited:
Back
Top