Diferença de medições de O.G pelo densímetro.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Adrianodfms

Well-Known Member
Joined
Jun 30, 2015
Messages
139
Reaction score
37
Boa tarde pessoal!

Aconteceu algo inesperado na minha última produção e me surgiu uma dúvida que acredito eu vocês poderão me esclarecer...

Fabriquei uma "Blonde Ale" em partial-mash e no final de tudo transferi para o fermentador após a fervura um volume total de 9 litros de mosto resfriado. Adicionei mais 15,5 litros de água pura para diluir esse mosto até o volume de 24,5 litros (oxigenando bastante como sempre faço, jogando a água de certa altura suficiente para isso) e antes de colocar a levedura medi a densidade do líquido que estava a 27°C pelo densímetro obtendo o resultado esperado de 1.040 (com a devida correção por conta da temperatura seria 1041,6). Logo após isso adicionei a levedura hidratada e tive um problema com a vedação da torneira com esse fermentador, sendo assim precisei transferir novamente esse mosto para outro balde fermentador melhor vedado.

Demorei uns 10 min para lavar e sanitizar o outro balde e finalmente transferi o líquido (chacoalhei esse segundo fermentador para oxigenar mais um pouco), porém quando tirei a segunda amostra para acompanhar a atenuação ao longo da fermentação primária, percebi um outro valor de OG, este marcando 1.034.

O que pode ter acontecido?

Obrigado mais uma vez!
 
A primeira coisa que me ocorre é que talvez a adição da água não tenha sido suficiente para homogeneizar a mistura e o líquido tenha ficado estratificado no fermentador.

Você mediu a densidade antes da diluição? Pelos meus cálculos era pra ser 1,113. Confere?
 
A primeira coisa que me ocorre é que talvez a adição da água não tenha sido suficiente para homogeneizar a mistura e o líquido tenha ficado estratificado no fermentador.

Você mediu a densidade antes da diluição? Pelos meus cálculos era pra ser 1,113. Confere?

Olá Paulo!

Vacilei e não me lembrei de medir a densidade dos 9 litros que saíram da fervura... Só posso lhe afirmar que o líquido estava bem denso somente pela aparência dele mesmo.
 
talvez a adição da água não tenha sido suficiente para homogeneizar a mistura

Não sei se fui claro, mas quis dizer que o que pode ter sido insuficiente é a agitação provocada pala adição da água, não a adição em si.
 

Latest posts

Back
Top