[DICES BIER APA] Primeira Brassagem - Relatos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

crazydices

Well-Known Member
Joined
Feb 27, 2014
Messages
90
Reaction score
14
Bom dia a todos venho aqui deixar meu relato e agradecimento a todos pela minha primeira brassagem, uma APA. Sem o conhecimento adquirido por meio de leitura no fórum, com amigos e blogs não conseguiria colocar em prática.

Sábado (19/07/2014) 9h40min iniciado a brassagem, agua a 75ºC fiz o mash in, mas caiu somente para 71ºC então ai esta minha primeira observação, deveria ter aquecido a agua até 71ºC para poder manter a 67ºC. Então mexi até atingir uma temperatura de 67ºC então mantive por essa temperatura por 110minutos, quando feito o teste do iodo e conversão tinha sido feita, tinha programado 75min. Não sei o porque da demora da conversão dos amidos.Subi a temperatura para 78ºC por 10 minutos.

Então comecei a recircular/clarificar na mesma panela com bazoka por 30min até a outra panela atingir a temperatura de 75ºC, nesse momento já estava bem clara, fiz a lavagem com 25 minutos até atingir um volume final de 27 Litros, como não tenho 3 panelas joguei o mosto nos baldes de fermentação para poder lavar a panela de fervura (a mesma que fiz a brassagem)

Densidade antes da fervura: 1,042 (1,034 a 45,1ºC)
Densidade programada antes da fervura: 1,045

Partiu fervura, 30minutos até começar a ferver. Tudo tranquilo na fervura e adição de lupulos. Enquanto isso fervi 500ml de agua por 15 minutos, separei 120ml até atingir uma temperatura de 25ºC então fiz a hidratação do fermento. 15 min para finalizar coloquei o chiller no mosto junto com a fervura.

Densidade pós Fervura: 1,054 (1,026 a 82,6ºC)
Densidade após inocular fermento e pronto para fermentação 1,051
Densidade programada: 1,051

Fervura finalizada e para resfriar o mosto levei cerca de 85 minutos com chiller de imersão e chiller passando dentro de balde de gelo para chegar a 26ºC. Retirado o chiller tentei fazer whirlpool mas acho que não deu muito certo pq a bazoka tava la ainda.

Com todo cuidado para não levar trub, 20L de mosto foi transferido para um galão de agua vazio e foi chacoalhado por 50s para oxigenação (isso cansa demais) e então dividi em 2 baldes igualmente. Inoculei 60ml em cada balde, fechado e airlock com álcool. Em tempo, horário final da brassagem 18h30.

Transportei para outro lugar, onde tem controle de temperatura, e está sendo fermentado a 19ºC neste exato momento e as bolhas estão lá a todo vapor .:rockin:

Fiz uma programação com fermentação primária 7 dias, fermentação secundária 4 dias a 23ºC , maturar a 5º por 2 semanas, engarrafar com 7gr/L de açúcar e 7 dias para consumo. Sei que tudo isso são apenas planos, mas na vida real nem tudo responde a números, então vou ver até quando para de fermentar medindo a densidade e tudo mais.

Desculpem pelo wall of text que fiz ai mas são apenas relatos de minha primeira brassagem estou bem ansioso. O que acredito que seja normal heheh e quem leu e quiser dar alguma dica para melhoria será bacana. Volto aqui para deixar mais sobre no futuro.

:tank:

-------UPDATE 01 25/07/2014

fiz a medição ontem dos dois baldes, 250ml para o densimetro e foi medido 1016 nos dois, acho que o balde que parou com as bolhas deve ter fermentado mais rápido. Mas de qualquer forma busco uma FG de 1012 até a amanha a noite está programado a fermentação primaria.

-------UPDATE 02 01/08/2014

Sábado dia 26/07/2014 fiz uma leitura da fermentação e ainda assim a medição foi a mesma de quinta, resolvi aumentar a temperatura para 21ºC e deixar até terça feira.

Terça-feira 29/07 fiz uma ultima medição e encotrei
FG foi de 1015 o esperado era 1011 (mas ainda assim uma variação pequena)

Abaixei a temperatura para 2º para fase de maturação/clarificação, ficará assim até dia 09/08 onde farei o envase.

Ao fazer a medição consegui provar do sabor e aroma, estão bem intensos e muito bons.

a receita que utilizei foi essa:

67ºC 90min
2kg pale malte
2kg pilsen
500g caramunich
500g carared

fervura 60min
15g magnum 60min
15g cascade 15min
15g cascade 10min
20g cascade 5min
20g cascade 0

e boa!


-------UPDATE 03 09/08/2014

Sábado o envase foi feito tudo ocorreu tranquilamente, aparente não havia nenhuma contaminação, achei a cerveja um pouco turva não ficou muito clara, os dois baldes estavam ok, esqueci de medir densidade, deixarei pra quando abrir uma. Agora só aguardar até sabado que vem para abrir uma e ver a carbonatação. Depois pra frente é só alegria quanto mais tempo melhor ficará.

1908050_799526166745391_1798294099958622045_n.jpg
 

Attachments

  • 10487382_800772123287462_2646888122080520564_n.jpg
    10487382_800772123287462_2646888122080520564_n.jpg
    69.3 KB · Views: 103
Last edited:
Parabéns! APA é um dos meus estilos favoritos - e é o que eu mais brassei até hoje. Pelo que li do teu relato, tu fez tudo direitinho ... tua ceva deve ficar bem boa. Quando estiver pronta, posta uma foto e análise dela pra nós.

Sobre o trabalho que tu teve pra aerar o mosto, sugiro que dê uma lida neste tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403084

O Guenther explica que ao utilizar fermento seco, não é necessário aerar o mosto, uma vez que o fermento seco já possui reservas de ácidos graxos e esteróis suficientes para produzir biomassa suficiente para o primeiro estágio da fermentação. Por outro lado, ao reaproveitar ou utilizar fermentos líquidos, a oxigenação se faz necessária.
 
Esse "maturar" a 5º por 2 semanas tu deve estar confundindo com clarificar. Como já me foi explicado aqui mesmo no fórum, o processo de maturação ocorre sempre, quer você queira, quer não. Para uma APA, que quanto mais fresca melhor, acho duas semanas muito tempo de clarificação. Uma semana já dá e sobra para uma APA (se usares gelatina, bastam 3 dias e tua cerveja estará cristal). Já após o envase, nunca tive uma cerveja que carbonatou 100% em apenas uma semana. Todas as que abri antes de 15 dias não tinham boa formação de espuma ou então formava espuma mas o líquido não estava carbonatado ainda.
 
Esse "maturar" a 5º por 2 semanas tu deve estar confundindo com clarificar. Como já me foi explicado aqui mesmo no fórum, o processo de maturação ocorre sempre, quer você queira, quer não. Para uma APA, que quanto mais fresca melhor, acho duas semanas muito tempo de clarificação. Uma semana já dá e sobra para uma APA (se usares gelatina, bastam 3 dias e tua cerveja estará cristal). Já após o envase, nunca tive uma cerveja que carbonatou 100% em apenas uma semana. Todas as que abri antes de 15 dias não tinham boa formação de espuma ou então formava espuma mas o líquido não estava carbonatado ainda.

Então na verdade não foi confusão não, quando digo Maturar digo clarificar ao mesmo tempo como dito aqui mesmo, já que a maturação ocorre automaticamente logo após a fermentação, acabar nesse tópico aqui
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Pelo que entendi seria legal 1 semana só de maturação/clarificação ai faço o envase e 2 semanas para carbonatar?

valeu pelas dicas
 
Parabéns! APA é um dos meus estilos favoritos - e é o que eu mais brassei até hoje. Pelo que li do teu relato, tu fez tudo direitinho ... tua ceva deve ficar bem boa. Quando estiver pronta, posta uma foto e análise dela pra nós.

Sobre o trabalho que tu teve pra aerar o mosto, sugiro que dê uma lida neste tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403084

O Guenther explica que ao utilizar fermento seco, não é necessário aerar o mosto, uma vez que o fermento seco já possui reservas de ácidos graxos e esteróis suficientes para produzir biomassa suficiente para o primeiro estágio da fermentação. Por outro lado, ao reaproveitar ou utilizar fermentos líquidos, a oxigenação se faz necessária.

Então fera, eu tinha visto em um tópico aqui (detalhe que não lembro agora) que dizia que para obter 8ppm basta chacoalhar por 45 segundos o mosto. Tinha até um vídeo de um cara falando isso. desculpe não lembrar de onde li isso!
 
Uma dúvida,

desses dois baldes que estão na fermentação, fechei sabado as 18hrs, domingo a noite as bolhas estavam a todo vapor sem parar, segunda a noite somente um balde com bolhas outro parado.

Isso é normal??deu zica?
 
Uma dúvida,

desses dois baldes que estão na fermentação, fechei sabado as 18hrs, domingo a noite as bolhas estavam a todo vapor sem parar, segunda a noite somente um balde com bolhas outro parado.

Isso é normal??deu zica?

Normal. Não deu zica.
Atividade no airlock não é parâmetro para problemas na fermentação.
Faça sua fermentação conforme planejado.
Aliás, não sei pq muitos se preocupam tanto com airlock.
Muitas vezes eu nem uso. Só coloco a tampa sobre o balde, sem lacrar e pronto.
 
fiz a medição ontem dos dois baldes 250ml para o densimetro e foi medido 1016 nos dois, acho que o balde que parou com as bolhas deve ter fermentado mais rápido. Mas de qualquer forma busco uma FG de 1012 até a amanha a noite está programado a fermentação primaria.
 
Normal. Não deu zica.
Atividade no airlock não é parâmetro para problemas na fermentação.
Faça sua fermentação conforme planejado.
Aliás, não sei pq muitos se preocupam tanto com airlock.
Muitas vezes eu nem uso. Só coloco a tampa sobre o balde, sem lacrar e pronto.
Sem airlock nunca teve problema com contaminação? Estou com uma leva de 20 litros de Weiss fermentando e vedei mal o balde. Airlock tá parado mas segue atenuando. Preocupação apenas com possível contaminação pela entrada de ar...
 
Sem airlock nunca teve problema com contaminação? Estou com uma leva de 20 litros de Weiss fermentando e vedei mal o balde. Airlock tá parado mas segue atenuando. Preocupação apenas com possível contaminação pela entrada de ar...


Nunca tive problema com contaminação.
Sobre a vedação, se estiver fechado a ponto de não entrar poeira e tal.. está ok.
 
Nunca tive problema com contaminação.
Sobre a vedação, se estiver fechado a ponto de não entrar poeira e tal.. está ok.

Se vc vedar ele aponto de não entrar ar nem sair ar o sua bombona vai explodir pois a fermentação gera gases e se não sair vai acumular e virar uma bomba
 
Se vc vedar ele aponto de não entrar ar nem sair ar o sua bombona vai explodir pois a fermentação gera gases e se não sair vai acumular e virar uma bomba

Com certeza. O que eu quis dizer foi que, se estiver fechado, somente com a tampa colocada sobre o balde fermentador, o CO2 produzido vai ser expulso e sua cerveja não vai ser contaminada.
Não necessidade de ficar "chocando" a atividade do airlock.

:mug:
 
Deixa eu aproveitar o gancho:
quando está terminado a fermentação (não existe mais atenuação na densidade), e eu faço a mudança de balde para a maturação, este balde que vai ficar maturando na geladeira uns 20 dias precisa de airlock?
 
Deixa eu aproveitar o gancho:
quando está terminado a fermentação (não existe mais atenuação na densidade), e eu faço a mudança de balde para a maturação, este balde que vai ficar maturando na geladeira uns 20 dias precisa de airlock?

Pelo o que eu li aqui e em outros lugares não há a necessidade de mudança de balde para maturação/clarificação, pode continuar no mesmo balde.
 
Pelo o que eu li aqui e em outros lugares não há a necessidade de mudança de balde para maturação/clarificação, pode continuar no mesmo balde.

É verdade. eu li isso também. E compreendi a lógica da coisa.
Mas o que aconteceu é que eu estava com 14 litros em um balde de 22 litros.
Este balde era muito grande pra eu colocar dentro da geladeira. Então mudei para um balde de 16 litros. Só que este estava sem airlock. No primeiro dia a tampa parecia que ia explodir. Ficou super arredondada. Dei uma aliviada pra sair a pressão de dentro. Mas passado isso não aconteceu mais.
 
Pessoas,
acho que 6,5 g/L de açucar foi pouco, será?
Achei que ficou muito turva, o que será que pode ter sido?
 
Back
Top