Diacetil - Percepção ou não

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricardohcs1

Well-Known Member
Joined
Feb 23, 2014
Messages
70
Reaction score
6
Boa noite.

Estou começando a me esforçar para perceber off flavor e planejando a aquisição de um kit para treinar. Entretanto, ainda não consigo definir se percebo algo.

Acho que já identifiquei acetoaldeido (tendéncia ao ácido, mas sem ser acético - mas sem nenhuma relação com maçã verde). Todavia, quero me esforçar para identificar o diacetil. Recentemente tive a impressão de percebe-lo em duas cervajas (uma comercial de larga escala e outra craft). Só que não consigo perceber o aroma de "manteiga", mas sim o mouthfeel e, talvez, um sabor tendendo ao salgado (não salgado de verdade, mas sim uma referência)

Enfim, minha pergunta é: Vocês realmente identificam o aroma de pipoca de microondas?
 
Ricardo,

fiz um curso de analise sensorial na semana passada, associei o aroma de diacetil com bala toffe, isto varia de pessoa para pessoa, vai depender das memorias sensoriais de cada um. O que ficou bem claro pra mim foi que a Itaipava tem bastante diacetil, nos usamos antártica como cerveja base para misturar os aromas, com o diacetil a cerveja ficou igual a itaipava.
 
Cara, o que eu posso dizer, é que o acetaldeído é facilmente confundível com um monte de coisas. Talvez seja o off-flavor que mais as pessoas confundem.

Depois disso, pela minha observação, vejo muita gente confundindo adstringência com cerveja seca, acidez com cerveja seca e alta carbonatação, e por aí vai.

De longe, diacetil é o mais fácil, e talvez oxidação também.