Diacetil - Percepção ou não

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricardohcs1

Well-Known Member
Joined
Feb 23, 2014
Messages
70
Reaction score
6
Boa noite.

Estou começando a me esforçar para perceber off flavor e planejando a aquisição de um kit para treinar. Entretanto, ainda não consigo definir se percebo algo.

Acho que já identifiquei acetoaldeido (tendéncia ao ácido, mas sem ser acético - mas sem nenhuma relação com maçã verde). Todavia, quero me esforçar para identificar o diacetil. Recentemente tive a impressão de percebe-lo em duas cervajas (uma comercial de larga escala e outra craft). Só que não consigo perceber o aroma de "manteiga", mas sim o mouthfeel e, talvez, um sabor tendendo ao salgado (não salgado de verdade, mas sim uma referência)

Enfim, minha pergunta é: Vocês realmente identificam o aroma de pipoca de microondas?
 
Ricardo,

fiz um curso de analise sensorial na semana passada, associei o aroma de diacetil com bala toffe, isto varia de pessoa para pessoa, vai depender das memorias sensoriais de cada um. O que ficou bem claro pra mim foi que a Itaipava tem bastante diacetil, nos usamos antártica como cerveja base para misturar os aromas, com o diacetil a cerveja ficou igual a itaipava.
 
Cara, o que eu posso dizer, é que o acetaldeído é facilmente confundível com um monte de coisas. Talvez seja o off-flavor que mais as pessoas confundem.

Depois disso, pela minha observação, vejo muita gente confundindo adstringência com cerveja seca, acidez com cerveja seca e alta carbonatação, e por aí vai.

De longe, diacetil é o mais fácil, e talvez oxidação também.

Acho que a tua percepção de diacetil provavelmente está errada. Primeiro porque não tem nada a ver com mouthfeel. Mouthfeel tem a ver com corpo, secura, carbonatação, etc... ou seja, sensação (não gosto nem aroma) da cerveja. E também, é a primeira vez que vejo alguém falar em salgado como se fosse diacetil... salgado algumas cervejas tem, mas não ligado ao diacetil.

Diacetil é um clássico aroma de manteiga/toffee.... é um aroma "amanteigado", eu diria, mais até que pipoca de microondas pois o aroma dessas pipocas variam muito.

Quer um exemplo de diacetil? Procure tomar cervejas artesanais lagers fracas não pasteurizadas bem frescas... é bem comum.

Abraço,
 
Ricardo,

fiz um curso de analise sensorial na semana passada, associei o aroma de diacetil com bala toffe, isto varia de pessoa para pessoa, vai depender das memorias sensoriais de cada um. O que ficou bem claro pra mim foi que a Itaipava tem bastante diacetil, nos usamos antártica como cerveja base para misturar os aromas, com o diacetil a cerveja ficou igual a itaipava.
Obrigado pela resposta.
Farei um comparativo itaipava - antártica para tentar identificar.
 
Cara, o que eu posso dizer, é que o acetaldeído é facilmente confundível com um monte de coisas. Talvez seja o off-flavor que mais as pessoas confundem.

Depois disso, pela minha observação, vejo muita gente confundindo adstringência com cerveja seca, acidez com cerveja seca e alta carbonatação, e por aí vai.

De longe, diacetil é o mais fácil, e talvez oxidação também.

Acho que a tua percepção de diacetil provavelmente está errada. Primeiro porque não tem nada a ver com mouthfeel. Mouthfeel tem a ver com corpo, secura, carbonatação, etc... ou seja, sensação (não gosto nem aroma) da cerveja. E também, é a primeira vez que vejo alguém falar em salgado como se fosse diacetil... salgado algumas cervejas tem, mas não ligado ao diacetil.

Diacetil é um clássico aroma de manteiga/toffee.... é um aroma "amanteigado", eu diria, mais até que pipoca de microondas pois o aroma dessas pipocas variam muito.

Quer um exemplo de diacetil? Procure tomar cervejas artesanais lagers fracas não pasteurizadas bem frescas... é bem comum.

Abraço,
Definitivamente não tinha aroma de manteiga. O mouthfeel que me referi é algo que lembraria oleosidade/manteiga - discretamente - e que, por algum motivo, eu associei com salgado. Não que a cerveja fosse salgada efetivamente, mas minha cabeça associou a algo salgado.

Muito provavelmente não é diacetil. Continuarei a saga para desenvolver os sentidos.

Obrigado,
Ricardo
 
O mais off flavor que eu consegui identificar mais fácil foi o DMS, clássico aroma de milho / vegetais cozidos. Algumas cervejas comerciais de baixíssimo calão simplesmente parecem água de milho em conserva. A oxidação clássica descrita como papelão descobri há pouco tempo, por acaso, num teste cego de comerciais. Álcool superior também é fácil, parece solvente e desce queimando, mesmo em teores mais baixos. Acetaldeído ainda não consegui identificar, não peguei a sacada dele. To tentando.

Abraço!
 
Eu faço muitas lagers, então estou bem familiarizado com o maldito diacetil... Ele surge nos últimos dias de fermentação, e simplesmente toma conta do aroma do fermentado... Aquele cheiro gostoso do fermento perde feio pra ele em termos de intensidade e predominância... Então pode ter certeza : Quando o diacetil estiver presente, vc vai identificá-lo imediatamente, na cara! Cheira a ranço (gordura) e manteiga, e é bem desagradável.
Outro off-flavour bem fácil de identificar é o da oxidação... Pra mim é o pior de todos, porque deixa a cerveja simplesmente sem condições de ser consumida... Eu o percebo como um gosto de pano de limpar balcão de botequim....rsrsrsrs...
DMS também é bem fácil de perceber... Eu o noto como cheiro de água de lagoa...
E o álcool superior, como o André comentou acima, também bate forte no sabor, deixa a cerveja com gosto de thinner, horrível mesmo!
 
Álcool superior já senti numa leva de weiss que fiz. Só não sei como aconteceu, alguém tem ideia de como evitar?
 
Álcool superior já senti numa leva de weiss que fiz. Só não sei como aconteceu, alguém tem ideia de como evitar?

temperatura de fermentação. abaixo de 20ºC sempre (no inicio).
 
Back
Top