devolver o mosto da proveta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leonardo Mantoani

Active Member
Joined
Sep 16, 2018
Messages
34
Reaction score
14
Location
videira
pessoal, procurei bastante minhas duvidas aqui e não achei, até pensei que fosse uma duvida comum. me desculpem se é repost.

sou iniciante, fiz apenas uma receita com um amigo, e estou prestes a fazer a minha primeira sozinho.
estou estudando pra caramba e anotando todos os detalhes antes de começar a cozinhar.

minha duvida é se o mosto usado na medição OG pode ser devolvido ao volume total de mosto, levando em consideração que a proveta e o densímetro sejam minunciosamente sanitizados.
é muitíssimo arriscado, ou alguém ja fez isso tranquilamente?

ps: se já existe essa duvida, me passem dicas de como procurar, sou meio noob nessa questão e já vou pedindo desculpas.

um abraço.
 
pessoal, procurei bastante minhas duvidas aqui e não achei, até pensei que fosse uma duvida comum. me desculpem se é repost.

sou iniciante, fiz apenas uma receita com um amigo, e estou prestes a fazer a minha primeira sozinho.
estou estudando pra caramba e anotando todos os detalhes antes de começar a cozinhar.

minha duvida é se o mosto usado na medição OG pode ser devolvido ao volume total de mosto, levando em consideração que a proveta e o densímetro sejam minunciosamente sanitizados.
é muitíssimo arriscado, ou alguém ja fez isso tranquilamente?

ps: se já existe essa duvida, me passem dicas de como procurar, sou meio noob nessa questão e já vou pedindo desculpas.

um abraço.

cara, eu não faço, prefiro pensar em perder 1 copo de breja q 30 garrafas
 
Se você está medindo antes ou durante a fervura não vejo mal nenhum em devolver.
Agora para medições durante a fermentação, minha dica é que você compre um mini densímetro (50mL) que assim vc gasta menos mosto.

Eu não arriscaria voltar ele para o fermentador, como disse o gvignotti, melhor perder 1 copo do que perder 30 garrafas.
 
Para medir a OG use um refratômetro, que gasta apenas algumas gotas.
As próximas devem ser feitas com densímetro mesmo.
Eu, particularmente, meço pré-fervura e OG no refratômetro e depois, só no dia do envase, para ver a FG, com densímetro. Mas para isso, tem que ter certeza de todo o processo, receita, mostura, fervura, pitch rate, temperatura controlada de fermentação, tempo de fermentação, etc.
Com o tempo vai melhorando e adquirindo segurança.
 
Depois da fervura, eu bebo também. Tem uma forma de aproveitar esse mostinho que sobra na proveta, eu nunca fiz isso, mas tu pode colocar o mosto da proveta no recipiente que usou pra reidratar o fermento, logo depois de inocular sem sanitizá-lo, e proteger do oxigênio, deixa fermentar na temperatura ambiente. Ele vai fermentar antes da cerveja e tu pode usá-lo como parâmetro de FG, pra conduzir a temperatura da tua fermentação principal.
 
Se você está medindo antes ou durante a fervura não vejo mal nenhum em devolver.
Agora para medições durante a fermentação, minha dica é que você compre um mini densímetro (50mL) que assim vc gasta menos mosto.

Eu não arriscaria voltar ele para o fermentador, como disse o gvignotti, melhor perder 1 copo do que perder 30 garrafas.

porque me parece que a maior preocupação é a contaminação. sendo assim, vejo amigos que usam um filtro de inox + o próprio saco de voal para filtrar o mosto quando passam pro fermentador, pois bem, se o grande problema é a contaminaçao, então essa filtragem é muito mais perigosa do que a medição com densímetro. já estou ciente que não é preciso fazer essa filtragem, mas segundo amigos que fazem, se não fizer isso, acumula muito mas muito trub no balde.

agora estou com medo de errar nas técnicas como o Whirpoll e jogar uma caralhada de trub pro fermentador.

essa filtragem é recomendável ou absolutamente desnecessária?
 
porque me parece que a maior preocupação é a contaminação. sendo assim, vejo amigos que usam um filtro de inox + o próprio saco de voal para filtrar o mosto quando passam pro fermentador, pois bem, se o grande problema é a contaminaçao, então essa filtragem é muito mais perigosa do que a medição com densímetro. já estou ciente que não é preciso fazer essa filtragem, mas segundo amigos que fazem, se não fizer isso, acumula muito mas muito trub no balde.

agora estou com medo de errar nas técnicas como o Whirpoll e jogar uma caralhada de trub pro fermentador.

essa filtragem é recomendável ou absolutamente desnecessária?

A não ser que tu tenhas colocado "toneladas" de lúpulo na fervura, o trub não é um vilão para a fermentação nem para o resultado final.

Faz um whirlpol, manda para o fermentador, se for um pouco de trub, foi. Não encana muito.

Uma vez fiz uma cream ale com flocos de arroz. Como a brewshop que compro não tinha no dia, fui numa loja de doces e comprei flocos de arroz daqueles de bolinhas pequenas, que se usa em chocolates. Aquilo simplesmente sumiu, passou pelo meu bag de mostura, foi para a fervura e era fino demais para formar um cone de trub decente. Para não me estressar joguei tudo no fermentador. A cerveja ficou boa, clara e ótima para praia, quanto que a chamei da "dos cunhados" (para os meus que são V8 movidos a Skol. Só não me ative ao fato que os flocos continham gordura, o que acabou com a retenção da espuma.

Filtre se tiver muito material vegetal, se não o whirlpol resolve bem. Inclua nos teus cálculos litros a mais para ficar no fundo da panela (não seja muquirana de querer tirar até a última gota da panela hehehehe).

No mais, sempre no final sai cerveja,


Jean Paul Lopes
Instagram @babyier.rocks
 
Antes de usar refratrômetro, eu colocava o mosto que tinha usado pra medir a OG (aproximadamente 250-300ml) em um pote plástico transparente com um airlock, colocava fermento e acompanhava a fermentação, em especial a deposição de sólidos no fundo. Daí passei a usar refratrômetro, então não faço mais. Quanto à filtragem, eu ainda realizado com o saco de voal, sanitizo com álcool 70, nunca tive problema. Eu quase não consigo fazer o redemoinho muito bem, então fica muito sólido em suspensão, que acabo filtrando com o saco de voal. Ressalto, nunca tive contaminação com uso de álcool 70 no pano de voal. E ah, o mosto que eu coloco pra acompanhar a fermentação, eu acabo por envasar numa garrafa de 300ml, ou seja, não perco uma gota!
 
Back
Top